Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Over GA-G31M-S2L e Core 2 E7200


AbelR

Posts recomendados

E aí galera. Tô querendo colocar meu processador em 3.16Ghz (1.333 FSB) e não consigo...minha configuração é: Proc: E7200, MB: Ga-G31m S2L, Memo: 2GB Kingston Hyperx 800 Mhz, Fonte: Corsair vx450, HD: Maxtor 250GB (aprovado CDH). Na 1ª tentativa coloquei o CPU Clock Ratio em 9.5 e CPU Host Frequency em 333. testei com everest e me apavorei....a tempº foi pra 58º ( não me lembro se era dos núcleos). A tempº dobrou em relação a Tempº padrão, que ocila entre 24º e 30º. Na 2ª tentativa deixei a configuração citada acima e alterei o vcore para 1.175v e o pc reiniciava restaurando a configuração padrão. Fiquei com medo e desisti. Qual seria o melhor over estavel pro dia a dia com essa configuração? Vale lembrar que o cooler é box e uso vga onboard e que o gabinete tem 3 coolers (1 lateral e 2 dianteiros). Abel, aparece aí pra dar uma ajuda pra esse iniciante aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

olha só... o primeiro over que eu fiz foi com o software easytuner5

coloquei no manual e mudei o fsb para 333 e ele não aceitava... fui mudando até aceitar....

o que eu notei foi que no meu caso ei tive que incrementar a tensão da memória para +0.1 no programa...

quando eu vi que a coisa funcionou eu fui setar esses valores na bios para não precisar usar o programa....

se eu lembro de cabeça na bios:

CPU clock host ------------ ENABLE

CPU HOST FREQUENCY ----- 333

PCI Express Frequency ----- manual/100

System Memory Multiply ----2.5

você vai ver qual o valor que vai dar logo em baixo...

depois disso são as voltagens...

CPU voltage control ------ manual

CPU VCORE --------------1.175

se teu over não entrar só te resta aumentar a tensão das memórias...

DDR2 OverVoltage Control ----- +0.1

se ainda assim não der certo passe para +0.2

isso foi tudo que eu mudei no meu over... e fiz um over estável de 3.32 (fsb 350)

é por isso que eu digo para você usar o programinha easytuner no início pois foi assim que eu consegui identificar o problema do meu over que era a tensão das memórias que eu tinha que incrementar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia galera, estou acompanhando o tópico desde a minha compra da GA-G31M-S2L + E7200. Minha MB chegou essa semana e pretendo fazer um over, chegar aos 3.4ghz no máximo ou até mesmo só 3.2ghz ja está de bom tamanho.

Ontem fiz um teste em stock no Orthos, deixei meia hora ligado, as temps dos clocks não passaram de 45º.

Resolvi alterar algumas configs na bios.

Coloquei o FSB em 333, deixei o mult. em 9.5 (padrão que ja estava), deixei o PCI-EX em auto e aumentei a voltage para 1.1750v.

Entrei no windows e pasei o Orthos, Prime95 e MemTest, todos eles não passaram de 10 segundas e ja deu um erro nas memórias.

Quando fiz o over as memos subiram para 6 6 6 6 18.

O que tenho que fazer para estabilizar isso?? :(

EDIT: Está é a config do meu pc:

Intel E7200 2.53ghz

Cooler CoolerMaster Hyper TX2

Gigabyte GA-G31M-S2L

2x2GB Kingston DDR2 800mhz

Sapphire HD4850 512mb

Sound Blaster Audigy SE

HD Seagate 500gb Sata2

DVD-RW LG 4167b

Fonte Satellite SL-8600 600w Reais

Gabinete CoolerMaster Elite 333

Logitech G5

TV LCD Samsung 26" LN26R71BX

Home Theater 5.1 Goldship 4000w PMPO

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

FOREVIS fixe sim em manual a PCIE e no valor 100

DIG4UM faça o mesmo... pciE manual e fixado em 100

faça o teste... nem mexa nas configurações da memória...

se não funcionar daí sim configure as memórias....

para as memórias primeiro fixe elas no multiplicador correto e faça o teste do orthos

se não der certo aumente um pouquinho a tensão das mesmas... em +0.1

se não der vá para 0.2

se funcionar mas as latências aumentarem automáticamente então vá testando baixar elas um pouco...

faça essas modificações até conseguir alguma coisa fixa...

achei que por ser kingstone não daria problema algum...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

FOREVIS fixe sim em manual a PCIE e no valor 100

DIG4UM faça o mesmo... pciE manual e fixado em 100

faça o teste... nem mexa nas configurações da memória...

se não funcionar daí sim configure as memórias....

para as memórias primeiro fixe elas no multiplicador correto e faça o teste do orthos

se não der certo aumente um pouquinho a tensão das mesmas... em +0.1

se não der vá para 0.2

se funcionar mas as latências aumentarem automáticamente então vá testando baixar elas um pouco...

faça essas modificações até conseguir alguma coisa fixa...

achei que por ser kingstone não daria problema algum...

Vou fazer isto mais tarde (a noite).
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

FOREVIS fixe sim em manual a PCIE e no valor 100

DIG4UM faça o mesmo... pciE manual e fixado em 100

faça o teste... nem mexa nas configurações da memória...

se não funcionar daí sim configure as memórias....

para as memórias primeiro fixe elas no multiplicador correto e faça o teste do orthos

se não der certo aumente um pouquinho a tensão das mesmas... em +0.1

se não der vá para 0.2

se funcionar mas as latências aumentarem automáticamente então vá testando baixar elas um pouco...

faça essas modificações até conseguir alguma coisa fixa...

achei que por ser kingstone não daria problema algum...

A minha bios está a F4, vou atualiza-la para F7, vi que não tem algumas opções para alterar vou ver no que da. valeu brother

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia amigos

Consegui estabilizar o over, veja a screen:

testezq4.th.jpgthpix.gif

Alterei o PCI-EX para 100 como você disse, coloquei o multip. das memorias em 2.5, vcore em 1.1750v e tambem desativei o C1E.

Não precisei alterar a voltage das memorias ficou no default mesmo.

Quero chegar um pouco mais longe no 3.4ghz, o que vou precisar alterar? Só colocar o FSB em 360 e ir aumentando o vcore???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal! Finalmente estou com meu pc montado e funfando!hehe

Gostaria de fazer um OC pra 3,16Ghz no e7200...

Só tenho um fan instalado bem atras do processador, e a fonte com uma ventoinha de 12 cm bem em cima...

PReciso saber o jeito mais seguro e fácil de se fazer isto...

1º)não quero mexer em nada da memória num primeiro momento. Quero q ela mantenha a latencia, frequencia, tensão e tudo mais.. então preciso saber como posso garantir q ela não vai mudar nada durante o OC e se preciso mexer em algo na BIOS pra garantir isso...

2º)Vou passar o FSB pra 333 e o vcore pra 1,1750 correto?

3º)Preciso colocar o PCI-EX em Manual e 100 certo?

4º)O que é C1E que o digaum disse?

Preciso saber alem disso, como faço pra arrumar o pc se ele num ligar mais ou coisa do tipo...

Vi numa resposta atrás sobre resetar o CMOS,(que seria deixar a config em default novamente... )

Queria saber o que é CMOS exatamente, como reseto e se ao colocar em DEFAULT, terei que reconfigurar TUDO novamente, ou se a BIOS voltará a ficar como está AGORA ao resetar...

E pra terminar, preciso saber como atualizo a bios e se corro o risco de perder a config da BIOS atual ao fazer isto...

huauhahua

Eu sei que são um monte de perguntas, mas agradeceria MUITO(mesmo) a ajuda de vocês!

Obrigado!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal! Finalmente estou com meu pc montado e funfando!hehe

Gostaria de fazer um OC pra 3,16Ghz no e7200...

Só tenho um fan instalado bem atras do processador, e a fonte com uma ventoinha de 12 cm bem em cima...

PReciso saber o jeito mais seguro e fácil de se fazer isto...

1º)não quero mexer em nada da memória num primeiro momento. Quero q ela mantenha a latencia, frequencia, tensão e tudo mais.. então preciso saber como posso garantir q ela não vai mudar nada durante o OC e se preciso mexer em algo na BIOS pra garantir isso...

2º)Vou passar o FSB pra 333 e o vcore pra 1,1750 correto?

3º)Preciso colocar o PCI-EX em Manual e 100 certo?

4º)O que é C1E que o digaum disse?

Preciso saber alem disso, como faço pra arrumar o pc se ele num ligar mais ou coisa do tipo...

Vi numa resposta atrás sobre resetar o CMOS,(que seria deixar a config em default novamente... )

Queria saber o que é CMOS exatamente, como reseto e se ao colocar em DEFAULT, terei que reconfigurar TUDO novamente, ou se a BIOS voltará a ficar como está AGORA ao resetar...

E pra terminar, preciso saber como atualizo a bios e se corro o risco de perder a config da BIOS atual ao fazer isto...

huauhahua

Eu sei que são um monte de perguntas, mas agradeceria MUITO(mesmo) a ajuda de vocês!

Obrigado!!!

Bom dia amigo, não sei tudo mas vou te dar uma dica do que fiz para chegar aos 3,16 GHZ.

1, 2 e 3 - Não teve jeito, tive que mexer nas memórias. Ao aumentar o FSB para 333, aumentar o vcore para 1.1750 e colocar o PCI-EX em 100, as memórias subiram para 1000mhz, tive que baixar o multiplicador delas para 2,5, assim elas ficaram em 833mhz.

4 - O C1E serve para baixar o clock do processador enquanto ele estiver em idle. Por exemplo:

Pegamos o e7200 e deixamos ele no modo stock, sem ter alterado nada nele, ficará em 2.53ghz que é o padrão, quando você não estiver usando o pc ou fazendo alguma tarefa que consuma muito pouco de sua potencia ele irá abaixar o clock para 1.6ghz, assim consumindo menos energia. Ótimo para quem deixa o PC fazendo download a noite toda.

Enable ativa esta opção.

Ao resetar o CMOS a bios voltará todas as suas configurações para o padrão. Sim, você perderá todas as alterações feitas na bios.

Sobre atualizar a bios, tentei com um pendrive e não consegui, não encontrava nenhum arquivo no pendrive, mas tudo bem, o overclock está 100% estável.

Abraços:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia amigo, não sei tudo mas vou te dar uma dica do que fiz para chegar aos 3,16 GHZ.

1, 2 e 3 - Não teve jeito, tive que mexer nas memórias. Ao aumentar o FSB para 333, aumentar o vcore para 1.1750 e colocar o PCI-EX em 100, as memórias subiram para 1000mhz, tive que baixar o multiplicador delas para 2,5, assim elas ficaram em 833mhz.

4 - O C1E serve para baixar o clock do processador enquanto ele estiver em idle. Por exemplo:

Pegamos o e7200 e deixamos ele no modo stock, sem ter alterado nada nele, ficará em 2.53ghz que é o padrão, quando você não estiver usando o pc ou fazendo alguma tarefa que consuma muito pouco de sua potencia ele irá abaixar o clock para 1.6ghz, assim consumindo menos energia. Ótimo para quem deixa o PC fazendo download a noite toda.

Enable ativa esta opção.

Ao resetar o CMOS a bios voltará todas as suas configurações para o padrão. Sim, você perderá todas as alterações feitas na bios.

Sobre atualizar a bios, tentei com um pendrive e não consegui, não encontrava nenhum arquivo no pendrive, mas tudo bem, o overclock está 100% estável.

Abraços:D

Bom dia amigo! Obrigado pelas respostas!

Mas vou repassar mais algumas pra ti

Não tem como eu travar a memória em 800Mhz?

Eu sei que tem como salvar a configuração da BIOS em um disquete por ex... Alguem sab como posso fazer isto? Ou então como salvar um "perfil" na própria BIOS pra que eu não perca a config atual?

porque tu teve que desativar o C1E? Num ficava estável? Alguem mais teve que desativa-lo também?

--

Ah... Se alguem souber como resolver a atualização de BIOS...

Obrigado a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia amigo! Obrigado pelas respostas!

Mas vou repassar mais algumas pra ti

Não tem como eu travar a memória em 800Mhz?

Eu sei que tem como salvar a configuração da BIOS em um disquete por ex... Alguem sab como posso fazer isto? Ou então como salvar um "perfil" na própria BIOS pra que eu não perca a config atual?

porque tu teve que desativar o C1E? Num ficava estável? Alguem mais teve que desativa-lo também?

--

Ah... Se alguem souber como resolver a atualização de BIOS...

Obrigado a todos!

Pelo que vi não tem como, pelo menos na minha mb não aparece isso (bios F4), os multiplicadores que aparecem é apenas 2x, 2.5x e 3x, o 2x vai ficar em 667mhz, o 2.5x fica em 833 e o 3x fica em 1000mhz.

Desativar o C1E é opcional, as vezes, ocorre instabilidade no over por causa dessa opção ativada, então pra não ter problema eu desativei, e aondi moro não preciso pagar conta de energia, fica filé.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

digaum parabéns......

para passar dos 3.16 talvez você tenha que deixar em auto o PCIe ou vá aumentando um pouco cada vez mais o PCIe...

outra é a memória... talvez precise aumentar a tensão dela.... (como no meu caso)

Gaud parabéns pelo PC novo...

olha só..

atualização de bios é a coisa mais fácil...

você vai no site da gigabyte e baixa a última versão para a tua placa... TEM QUE SER PARA A TUA PLACA!!!!!! acredito que seja ainda a F7

daí tu descompacta ela no c:

depois tu reincia o micro e entra na bois... depois tu vai fazer igual ao que está lá no final do manual da placa mãe... vai apertar a tecla correspondente ao Q-flash e vai seguir as instruções... não tem erro... só tem que garantir que a bios seja a da placa mãe mesmo e torcer para que não falte luz na sua casa!!!! só isso... odeio fazer atualização de bios por causa disso..... (tenho um medo danado da lei de murphy)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

digaum parabéns......

para passar dos 3.16 talvez você tenha que deixar em auto o PCIe ou vá aumentando um pouco cada vez mais o PCIe...

outra é a memória... talvez precise aumentar a tensão dela.... (como no meu caso)

Gaud parabéns pelo PC novo...

olha só..

atualização de bios é a coisa mais fácil...

você vai no site da gigabyte e baixa a última versão para a tua placa... TEM QUE SER PARA A TUA PLACA!!!!!! acredito que seja ainda a F7

daí tu descompacta ela no c:

depois tu reincia o micro e entra na bois... depois tu vai fazer igual ao que está lá no final do manual da placa mãe... vai apertar a tecla correspondente ao Q-flash e vai seguir as instruções... não tem erro... só tem que garantir que a bios seja a da placa mãe mesmo e torcer para que não falte luz na sua casa!!!! só isso... odeio fazer atualização de bios por causa disso..... (tenho um medo danado da lei de murphy)

valeu brother. Estou com receio de aumentar ainda mais o over e da algum artefatos na vga. Vou tentar criar coragem ai eu faço. hehehehhe

Vou tentar atualizar novamente, sim é a F7 a última, tem a F8 mas é beta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ae pessoal,

primeiramente obrigado pelas respostas! Estou aprendendo muito com certeza!

E valeu pelos parabéns rvcezar!

Agora, vou ser bem sincero...Meu maior medo é tentar fazer o OC, dar pal, e eu num conseguir mais reconfigurar a bios (porque eu num so técnico e nunca mexi nisso).

Ngm sab como posso salvar minha bios pra num perder? Se eu atualizar, vou ter q reconfigura-la toda novamente? Como faço pra ver a BIOS instalada?

Bom, do mais, vou esperar até quinta provavelmte pra fazer o OC, to com usando o pc antigo pra resolver umas coisas aqui e quando voltar pro novo, eu vejo que que eu faço... Até lá vou tentar me informar pra num fazer *****!huahuahua

Falou ae!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

gaud sobre esse seu medo...

leia todo o manual... no manual você verá que existe uma opção que deve ser ligada para poder fazer over... essa opção que permite que você faça over também é a opção que protege seu pc contra um over mal sucedido...

como acontece?

se eu setar por exemplo um fsb de 400, quando eu der save and exit na bios o micro vai resetar e tentar aplicar as minhas configurações...

se não for possível você verá que o pc desliga e em uns 5 segundos depois ele religa...

se novamente ele não conseguir carregar o over ele vai desligar e passados mais 5 segundos ele religa.... só que desta vez com as configurações em padrão...

portanto não tem problemas e você nem precisa resetar bios nem nada...

da primeira vez que fiz over deu isso e eu tomei um susto!!!!!

depois passou..... hehhhehehehehehe

não tem erro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

gaud sobre esse seu medo...

leia todo o manual... no manual você verá que existe uma opção que deve ser ligada para poder fazer over... essa opção que permite que você faça over também é a opção que protege seu pc contra um over mal sucedido...

como acontece?

se eu setar por exemplo um fsb de 400, quando eu der save and exit na bios o micro vai resetar e tentar aplicar as minhas configurações...

se não for possível você verá que o pc desliga e em uns 5 segundos depois ele religa...

se novamente ele não conseguir carregar o over ele vai desligar e passados mais 5 segundos ele religa.... só que desta vez com as configurações em padrão...

portanto não tem problemas e você nem precisa resetar bios nem nada...

da primeira vez que fiz over deu isso e eu tomei um susto!!!!!

depois passou..... hehhhehehehehehe

não tem erro

Uia, não sabia disso não, que opção é esta na bios???

Sobre o over, vou tentar no fim de semana, porque trabalhar e fazer facul me ocupa 100%, fora a namorada que reclama da falta de atenção pra ela.

HUAHUAhAUhAuha :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

sim digaum é bom que você saiba também... caso contrário vai ficar como eu na frente do micro... tipo "iiih! Fu** o PC!!!"

depois das primeiras tentativas vocês vão se sentir mais a vontade para fazer a sua própria configuração de over....

testem a estabilidade do over com o everest, veja a como ficou a tensão do processador com o CPU-Z e tirem uma SS e postem aqui....

façam o teste de stress do computador e avaliem a temperatura mínima e máxima....

use o o orthos e deixem rodando ele de noite para ver se o pc passa nos testes....

daí se passar nessas coisas o over está estável

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sim digaum é bom que você saiba também... caso contrário vai ficar como eu na frente do micro... tipo "iiih! Fu** o PC!!!"

depois das primeiras tentativas vocês vão se sentir mais a vontade para fazer a sua própria configuração de over....

testem a estabilidade do over com o everest, veja a como ficou a tensão do processador com o CPU-Z e tirem uma SS e postem aqui....

façam o teste de stress do computador e avaliem a temperatura mínima e máxima....

use o o orthos e deixem rodando ele de noite para ver se o pc passa nos testes....

daí se passar nessas coisas o over está estável

valeu brother, fim de semana vou tentar aumentar o over e posto aqui as impressões.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal, estou com um problema... Quer dizer, não sei se é um problema:

Fiz um OC estável @3,16 porém, tive que baixar o multiplicador das memos, senão as mesmas trabalhariam @1Ghz.

Bom, sei que minhas memos são de ótima qualidade e boas pra OC, mas como faço para saber se é confiável deixá-las @1Ghz e se há um bom programa para testar a estabilidade de um OC desse porte, nas memos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

digaum agora que fui ver que você está com um pc parecido com o meu... (para melhor) então acho que você não terá problemas não....

consegui ir até 3.32 de boa... só que tive que colocar em auto a pcie para rodar de boa... fora isso tá tudo beleza....

E ai rvcezar... Seu PCIex não pode ficar em auto... Coloca em 105MHz que deve resolver seu problema... Na verdade eu não tenho certeza disso, mas como aconteceu com minhas memos, ja ficaram com os timings bem altos com config. automatica, a mobo nunca exatamente quando esta bom a config. e por isso ela pode estar colocando a mais do que deveria!!! OK??? :)

Uia, não sabia disso não, que opção é esta na bios???

Sobre o over, vou tentar no fim de semana, porque trabalhar e fazer facul me ocupa 100%, fora a namorada que reclama da falta de atenção pra ela.

HUAHUAhAUhAuha :lol:

não precisa acionar nada na BIOS(SETUP), esta configuração é automatica... Quando comprei minha mobo até levei um susto(PUT* QUE PARI*) o PC desliga do nada, mas depois ele liga de novo... :D... :)

Olá pessoal, estou com um problema... Quer dizer, não sei se é um problema:

Fiz um OC estável @3,16 porém, tive que baixar o multiplicador das memos, senão as mesmas trabalhariam @1Ghz.

Bom, sei que minhas memos são de ótima qualidade e boas pra OC, mas como faço para saber se é confiável deixá-las @1Ghz e se há um bom programa para testar a estabilidade de um OC desse porte, nas memos.

Deixa elas trabalharem em 1GHz e passa um memtest por pelo menos uns 20min... Se passar no memtest por pelo menos uns 20min e provavel que esteja OK... Dai, para ter certeza, você pode aumentar um pouco os timing das memo, se elas melhorarem nos testes de comparação do everest é melhor manter os timing elevados e o desempenho será maximizado... Caso você não passe no memtest com 1GHz, você poderá aumentar os timings das memos, ou a tensão vDIMM(tensão da memo) e tenta de novo que deve resolver o problema, se não entendeu ou ainda esta com dúvida é só perguntar de novo... Falou... :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!