Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Over GA-G31M-S2L e Core 2 E7200


AbelR

Posts recomendados

  • Membro VIP

Abel....

acho que o limite para over na minha placa é de 360X9.5

mais do que isso a placa não liga se não colocar o pciE a mais de 110....

atualmente to usando 350X9.5 e com PCIE a 103... daí roda bonitinho... só que não passa no ORTHOS.... única coisa que notei... com 1 hora de testes dá pau.

abaixo de 350 o ORTHOS não acusa erro algum... e em preciso aumentar muito a tensão das memos....

o erro do ORTHOS é tipo assim... ele diz que o valor que o sistema apresentou foi 0.5 mas o ORTHOS estava esperando pelo menos 0.4 (nem sei o que ele quer dizer com isso masssssss, deixa assim)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Abel....

acho que o limite para over na minha placa é de 360X9.5

mais do que isso a placa não liga se não colocar o pciE a mais de 110....

atualmente to usando 350X9.5 e com PCIE a 103... daí roda bonitinho... só que não passa no ORTHOS.... única coisa que notei... com 1 hora de testes dá pau.

abaixo de 350 o ORTHOS não acusa erro algum... e em preciso aumentar muito a tensão das memos....

o erro do ORTHOS é tipo assim... ele diz que o valor que o sistema apresentou foi 0.5 mas o ORTHOS estava esperando pelo menos 0.4 (nem sei o que ele quer dizer com isso masssssss, deixa assim)

Existe uma relação entre o FSB e PCIex, essa relação é muito sensível... Quando você ultrapassar o limite padrão do FSB (digamos que seja 1333MHz) o PCIex vai ter que aumentar na mesma proporção... Ou seja, se você aumentar em 20% o FSB, o PCIex vai pedir 20% a mais também... Suponhamos que você colocou o FSB em 1400MHz (aumento de 5.026% em cima do FSB 1333MHz) o PCIex vai exigir 105MHz (aumento de 5.026% em cima de 100MHz originais do PCIex)... Claro que tudo isso se desfaz quando você tem uma mobo feita p/ overclock, ou seja, ela já vem preparada para segurar o PCIex em 100MHz, mesmo quando o FSB nativo dela (no nosso caso 1333MHz) for ultrapassado...

Existe também os casos de mobos que foram bem fabricadas e por isso mesmo sendo do nível "low-end" (como a GA-G31M-S2L) ela é capaz de suportar o PCIex abaixo do nível do FSB, acho que deve ser seu caso, afinal você colocou o FSB em 350MHz e PCIex em 103MHz e ficou bacana, sendo assim você é um cara de muita sorte... HEHEHEHEHEHE... Ps.: Todas essas informações eu tirei atrávez de estudo próprio, não tive como fazer teste em outras mobos (to sem grana), mas de acordo com o que eu pude averiguar, essa seria a relação entre FSB e PCIex, NÃO ME RESPONSABILIZO POR INFORMAÇÕES AQUI SITADAS... Falou... :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

pois é abel... sabe que tem ainda o detalhe da minha memória...

como ela é 533 e nesses testes que eu fiz ela ficou acima dos 700 acredito que este também seja um limitador... talvez se eu tivesse memórias melhores eu poderia conseguir outro tipo de over... mas.... (tá bom assim)

rodar o nosso processador a 3.42 com a nossa placa baixo custo não tem preço... hehehehehehehe

só não deixo em 3.42 porque ele começa a ficar instável... dá uns erros no antivirus(kasperisky) e de vez em quando no explorer... (fora não passar no ORTHOS)

mas para jogos vai tranquilo... isso que me intriga...

quando o meu pc não está em 350 está em 340 (o mais alto e estável até agora) portanto tá ótimo! nem vou trocar de cooler porque esse BOX tá segurando que é uma maravilha!

EDIT:

Abel, esqueci de te comentar que nos testes de 350 e 360 que eu fiz só o ORTHOS que indica erro... ja everest e outros programas não acusam nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pois é abel... sabe que tem ainda o detalhe da minha memória...

como ela é 533 e nesses testes que eu fiz ela ficou acima dos 700 acredito que este também seja um limitador... talvez se eu tivesse memórias melhores eu poderia conseguir outro tipo de over... mas.... (tá bom assim)

rodar o nosso processador a 3.42 com a nossa placa baixo custo não tem preço... hehehehehehehe

só não deixo em 3.42 porque ele começa a ficar instável... dá uns erros no antivirus(kasperisky) e de vez em quando no explorer... (fora não passar no ORTHOS)

mas para jogos vai tranquilo... isso que me intriga...

quando o meu pc não está em 350 está em 340 (o mais alto e estável até agora) portanto tá ótimo! nem vou trocar de cooler porque esse BOX tá segurando que é uma maravilha!

EDIT:

Abel, esqueci de te comentar que nos testes de 350 e 360 que eu fiz só o ORTHOS que indica erro... ja everest e outros programas não acusam nada.

Se estiver bom assim e bom deixar como esta... Naturalmente q quanto mais melhor... Nem sempre o bolso segura... Estou pensando em pegar uma P5Q e um cooler AKASA AK965BL, o **** é que vai sair por 515R$... Ai não da... Não tem bolso e estágio q segure... Mas se eu conseguir, ai sim, vai E7200 chegando bem pertinho dos 5GHz e SuperPI 1M em menos de 9sec... hehehe... To loco pra isso... Enquanto não chega esse dia, fico só no básico: 4.33GHz limite... E tenta fazer o everest e enquanto faz o everest, utiliza outros programas juntos, provavelmente irá dar erro que nem o orthos... O orthos é mais rigoroso nos testes, por isso dificilmente algum OC instável passa por ele e naturalmente é também o mais pedido pelos overclockers!!! Falou... :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

cara você teria coragem de gastar 515 reais só para fazer over?

tá louco... pega esse dinheiro e compra uma HD4850 como eu!!!

vai ter os jogos atuais todos (menos crysis) rodando com tudo, em resolução alta e a muuuuitos frames... a maioria na casa dos 60 frames quando VSYNC estiver ligado... se ele estiver desligado os picos de frames vão a mais de 100 tranquilo em vários jogos....

como é que você conseguiu bater 4GHZ???? hehehehe colocou pciE em quanto??

o que pode acontecer se aumentar muito a PCIE????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara você teria coragem de gastar 515 reais só para fazer over?

tá louco... pega esse dinheiro e compra uma HD4850 como eu!!!

vai ter os jogos atuais todos (menos crysis) rodando com tudo, em resolução alta e a muuuuitos frames... a maioria na casa dos 60 frames quando VSYNC estiver ligado... se ele estiver desligado os picos de frames vão a mais de 100 tranquilo em vários jogos....

como é que você conseguiu bater 4GHZ???? hehehehe colocou pciE em quanto??

o que pode acontecer se aumentar muito a PCIE????

Pra colocar em mais de 4GHz com a GA-G31M-S2L, não da pra ficar com VGA-off... Tive q retirar a VGA-off... Por isso quero uma mobo com 1600MHz de FSB nativo e com controle aprimorado do PCIex... Não tem como continuar com a GA-G31M-S2L se eu quiser aumentar o OC com VGA-off... É ****... Eu só consegui até 4GHz e a 8600GT, mais que 4GHz é praticamente impossível, a 8600GT treme as perninhas... Fiquei sabendo que o limite p/ 8600GT é 106MHz no PCIex e por isso não deixo o E7200 em 3.8GHz e o PCIex em 120MHz... O sistema fica completamente instável... Analise a situação: Se você aumentar o FSB, naturalmente o CPU sobe junto, da mesma forma ocorre entre o FSB e as memos(a não ser que você diminua o multiplicador) e por tanto isso acontece no PCIex e a VGA-off, quando você aumenta o PCIex, as velocidades do núcleo, shader e memo da VGA-off sobem junto, não sei exatamente em que proporção (pois o controle de velocidade da VGA-off ocorre através de software e não da BIOS da VGA-off)... Se pudessemos ver a velocidade direto da BIOS, ai então poderiamos saber em que velocidade a VGA-off esta trabalhando sob aumento do PCIex... Mais tarde vou ver se pego uma VGA parruda(que suporte OC até queimar os transistores, tipo a 8800GS ou GT) e ai o bixo vai pegar... Só não faço isso ainda em função de segurança e de que não tenho garantia na VGA-off (comprei usada), se não tava sempre no talo... E o risco de aumentar muito o PCIex e derreter o barramento, ele naturalmente suporta 150MHz, mas a diferença de potencial entre a VGA-off e o PCIex seria muito alta (tipo chuveiro em 110v), pelo menos foi o que consegui compreender... Não tenho certeza sobre isso, é algo que devemos pesquisar mais... Falou... :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, antes de tentar fazer o OC, li o manual da placa-mãe e tentei instalar o "Xpress Recovery" ou algo assim, que é um software que grava a BIOS no HD em um setor escondido...

Infelizmente não consegui, por culpa de um erro que dizia que meu HD(com 200 Gb livre) tinha espaço insuficiente...

Como vocês disseram que conseguiam reiniciar a BIOS no ponto que tinha parado quando o pc dava pal, gostaria de saber se vocês tem esse Xpress Recovery instalado... (ele aparece na tela preta quando você liga o pc) e da pra você entrar nele usando F9 se ele ja estiver instalado

Alem disto, comprei um FAN AKASA de 1700 rpm e instalei na frente do gabinete, mas to achando ele muito barulhento! Vocês sabem como controlar a velocidade do FAN? Se eu instalar o fan na placa-mãe, tem como eu controlar a velocidade com algum software?

valeu ae pessoal! Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, antes de tentar fazer o OC, li o manual da placa-mãe e tentei instalar o "Xpress Recovery" ou algo assim, que é um software que grava a BIOS no HD em um setor escondido...

Infelizmente não consegui, por culpa de um erro que dizia que meu HD(com 200 Gb livre) tinha espaço insuficiente...

Como vocês disseram que conseguiam reiniciar a BIOS no ponto que tinha parado quando o pc dava pal, gostaria de saber se vocês tem esse Xpress Recovery instalado... (ele aparece na tela preta quando você liga o pc) e da pra você entrar nele usando F9 se ele ja estiver instalado

Alem disto, comprei um FAN AKASA de 1700 rpm e instalei na frente do gabinete, mas to achando ele muito barulhento! Vocês sabem como controlar a velocidade do FAN? Se eu instalar o fan na placa-mãe, tem como eu controlar a velocidade com algum software?

valeu ae pessoal! Obrigado!

O Xpress Recovery serve para recuperar backup de seus dados ou fazer o backup... No seu caso, você estava tentando salvar todos seus dados (do HD) no próprio HD e não a BIOS... Para fazer o backup da BIOS você faz da mesma forma que a atualização, só que o contrário, ao envez de dar o update você faz o backup na hora, tem uma opção abaixo de "update BIOS" para salvar a BIOS em um disco local, esse disco local deve ser um pendrive ou diskete!!! Infelizmente não conheço nenhum software de controle de ventoinha... Geralmente são vendidos controladores de FAN externos, porém são muito caros(só vejo de 100R$ pra mais)... Quanto tá a temperatura do seu CPU??? Falou... :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

ronaldo,

to achando sim o vcore muuuito alto...

faça o teste de baixar pouco a pouco ele manualmente até ele funcionar estável com o ORTHOS....

para ele ter ficado 9 horas é sinal de que está estável... quanto a isso não tem problema... mas a temperatura e a tensão estão muito acima.... como você setou na bios??? tem muita coisa em automático?

ED,

pelo que notei você tem uma configuração bem parecida com a minha...

eu já postei mais pra trás os dados sobre o que deveria ser configurado na bios para ter determinado OVER...

pois bem, para 3,16 era questão só de passar o FSB para 333

depois setar as voltagens em manual, pode começar com 1.175, PCIE em 100

as suas memórias são o que? 800?? e a tensão? 2.0 não tá muito alta? não era para ser 1.8 essa memo?

tira uma foto da sua BIOS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ronaldo,

ED,

pelo que notei você tem uma configuração bem parecida com a minha...

eu já postei mais pra trás os dados sobre o que deveria ser configurado na bios para ter determinado OVER...

pois bem, para 3,16 era questão só de passar o FSB para 333

depois setar as voltagens em manual, pode começar com 1.175, PCIE em 100

as suas memórias são o que? 800?? e a tensão? 2.0 não tá muito alta? não era para ser 1.8 essa memo?

tira uma foto da sua BIOS.

Então, passei o FSB pra 333 e coloquei pra rodar com 1.175v, dai o pc não iniciou, tentei com 2.035 tb não iniciou, só foi iniciar quando coloquei o 2.225, uso video on-board.

E as memos na verdade eu tive que aumentar vdimm quando usei ele em @3.16 se não não ficava estável e esqueci de voltar na assinatura, hoje em dia com o proc a 2.85 eu uso elas padrão, 1.8v mesmo.

Quanto a foto vou tentar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ronaldo,

to achando sim o vcore muuuito alto...

faça o teste de baixar pouco a pouco ele manualmente até ele funcionar estável com o ORTHOS....

para ele ter ficado 9 horas é sinal de que está estável... quanto a isso não tem problema... mas a temperatura e a tensão estão muito acima.... como você setou na bios??? tem muita coisa em automático?

Cezar.

Está praticamente tudo em AUTO !! rs

Mexi em FSB a 410, setei PCI-E a 100 e RAM a 1066 q depois reconfigurou conforme aumentei o FSB. Fiz somente isso, mais pra teste.

O q você me recomenda?

Setar as voltagens?

Uso 8600GT, posso elevar até qto o PCI-E?

Queria bater 4ghz, é possível com minha configuração?

valeu mesmo ! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

galera sou novo em overclock, meu pc é da assinatura, minha memo é da Samsung, meu vcore é 1.120v,e pretendo por uma 9600 gt depois.

como eu faço over? o que eu mudo na bios?

eu li que com placa off não dá para subir muito, mas não deveria ser o contrario?

valewsss

edit:

minhas temperaturas máximas no teste do everest são 58º e minimas 39º, uso um cooler box.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, passei o FSB pra 333 e coloquei pra rodar com 1.175v, dai o pc não iniciou, tentei com 2.035 tb não iniciou, só foi iniciar quando coloquei o 2.225, uso video on-board.

E as memos na verdade eu tive que aumentar vdimm quando usei ele em @3.16 se não não ficava estável e esqueci de voltar na assinatura, hoje em dia com o proc a 2.85 eu uso elas padrão, 1.8v mesmo.

Quanto a foto vou tentar.

Ta muito alta... Eu uso meu E7200 em 3.4GHz com 1.175v... Tenta aumentar os timing(temporizações) das suas memos... Colocas elas em 5-5-5-18 e tenta de novo!!! Se não der, desabilita todas/qualquer opção descrita como "spread spectrum" da sua BIOS... Se não der, posta umas fotos pra gente ajudar mais... :)

Cezar.

Está praticamente tudo em AUTO !! rs

Mexi em FSB a 410, setei PCI-E a 100 e RAM a 1066 q depois reconfigurou conforme aumentei o FSB. Fiz somente isso, mais pra teste.

O q você me recomenda?

Setar as voltagens?

Uso 8600GT, posso elevar até qto o PCI-E?

Queria bater 4ghz, é possível com minha configuração?

valeu mesmo ! :)

Vai setando a tensão aos pouquinhos... Tenta deixar no menor valor possivel... Quanto mais você's configurar as opções manualmente, mais seguro será o seu over... As opções automaticas do SETUP sempre coloca amais do que deve... Sugiro colocar em no máximo 1.25v para deixar em 3.8GHz ou 1.3625v para deixar em 4GHz... Fiquei sabendo que a 8600GT aceita 105/106MHz no máximo de PCIex (comprovei pessoalmente que: a 8600GT realmente fica instável demais (muita tela-azul da morte) depois de subir além de 106MHz e em 106MHz ainda assim aparece algumas telas azuis e ainda, ainda assim em 105MHz esporadicamente me surgem na tela algumas telas azuis)... :)

galera sou novo em overclock, meu pc é da assinatura, minha memo é da Samsung, meu vcore é 1.120v,e pretendo por uma 9600 gt depois.

como eu faço over? o que eu mudo na bios?

eu li que com placa off não dá para subir muito, mas não deveria ser o contrario?

valewsss

edit:

minhas temperaturas máximas no teste do everest são 58º e minimas 39º, uso um cooler box.

Coloca mais ou menos como nessas fotos:

dsc00008ql3.jpg

w1280.png

dsc00009ho6.jpg

w1280.png

Quando se coloca uma VGAoff, você esta implicando o fato de que o PCIex tera de assumir um valor exato de acordo com sua VGAoff, por exemplo, minha 8600GT não passa de 106MHz de PCIex(quando muito, afim do sistema ficar super-estável), logo meu E7200 não passará de 3.4GHz, pois quando eu coloco mais de 358MHz de FSB o sistema fica intável, esse raciocínio não significa que você irá perder desempenho, na verdade você "não" irá "ganhar" mais desempenho (com relação ao CPU) do que com video onboard, já que com video onboard o PCIex pode ser posto em 150MHz que não da nada, não há comunicação com nenhum periférico e por isso a mobo (mid-low) concegue se equilibrar no FSB... Seu vcore de verdade não é 1.120v, ele só esta nesse valor em função do vdrop, que faz com que o valor original sofra uma queda, valor esse que no seu caso é 1.175v... Com sua futura 9600GT eu acho que você pode ir bem mais longe que eu, levando em concideração também o fato de q a 9600GT é PCIex 2.0 e por isso segura o dobro da banda de dados do que o PCIex 1.0(teoricamente)... As temperaturas que você controlou, foram os núcleos ou a do processador em si??? Se for dos núcleos você pode "até" ficar tranquilo, mais se for do processador em si é bom você dar uma atenção, a temperatura máxima dos núcleos(cores) é de 74.1°C para o E7200!!! Deixa o CPU clock ratio em 9.5x, "CPU host frequency(MHz)[FSB]" deixa em 333, onde esta os 5-5-5-18 (referente as DDR2) você pode por em 4-4-4-12, nas tensão você pode por +0.3v para DDR2, chipset deixa em auto e CPU deixa em 1.175v... Dessa forma seu PC vai ficar assim:

E7200 2.53GHz 1.175v - 3.16GHz 1.175

DDR2 800MHz CAS5-5-5-18 1.8v - 833(2)MHz CAS4-4-4-12 2v

GA-G31M-S2L FSB 1066MHz - 1333MHz

beleza??? Esse é o início, o resto você pode ir tentando aos poucos, testando cada opção, essa é a melhor forma de se fazer over... Falou... :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

UP, UP, UP, UP, UP, UP...

Depois de muuuuuito tempo vou dar UP de verdade no tópico...

Bom, comprei um novo cooler, o AKASA AK-965BL (pagei uma fortuna que eu não tinha, tirei do limite do banco, foram 70R$ de investimento)... No início foram algumas decepções, a temperatura baixou cerca de 7°C com relação ao cooler BOX[ta], porém no over eu vi que realmente existe diferença, não é tanta quanto eu achava, porém ela existe... Infelizmente estou indo dormir agora e por isso, vou por somente as fotos... E com relação ao over, eu consegui com ele (mesmo estando mais quente do que quando eu fiz o maior over com cooler BOX[ta] q foi em 4.333MHz a uma temperatura de cerca de 20°C ambiente) uma boa marca: 4.408GHz a ponto de conseguir fazer o SuperPI 1M, infelizmente não consegui estabilizar, acho que já estou no limite da minha mobo(por ser uma mobo mid-low, ter posto o FSB dela em 464MHz com 39% de over em cima do limite nativo dela, que é 333MHz, já é um sucesso)... :)

crim0006hc8.th.jpgthpix.gif

crim0008cv0.th.jpgthpix.gif

crim0010at4.th.jpgthpix.gif

crim0012eu6.th.jpgthpix.gif

Mais tarde eu faço um mini-review sobre o AKASA AK-965BL, com as "minhas" conclusões sobre ele... Também posto mais detalhes sobre o OC no E7200... Falou... :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E ai pessoal!!! Aqui eu de novo... Momentos antes de chegar a AKASA-450(base de prata)... Vou fazer meu melhor com o tempo que tenho... Estes são os resultados, por alto, de um cooler de “alto-desempenho” e custo baixo... O AKASA AK-965BL conta com um ótimo acabamento e desing arrojado, agrada a quem olhar seu LED azul, que permanece aceso durante a utilização do cooler... No início da utilização dele eu me decepcionei... O desempenho não foi tão absurdo quanto eu imaginava... Meu E7200 estava em 34°C quando tirei o cooler BOX[ta] e coloquei o AK, depois da troca a temperatura ficou em torno de 29°C(eu realmente achei que iria diminuir para uns 20°C, sonho meu)... Como foi a 1° vez que tive contato com um cooler de “alto-desempenho” eu levei este susto... Depois de começar as preliminares eu logo vi que meu desespero pelo dinheiro gasto não tinha ido completamente pro ralo, o cooler realmente me deu algo de bom, no OC ele mostrou que manda, passei de 4333GHz para 4408GHz limite, isto com capacidade de fazer o SuperPI 1M em 12.390sec (meu recorde atual)... Como esta configuração foi feita de forma rápida e sem um bom uso das opções de refino eu acredito que pelo menos uns 4.5GHz eu consiga dentro dos próximos dias... Ainda por cima com a vinda próxima da pasta térmica à base de prata, a AKASA AK450... Pelo testes que vi pela web o desempenho em °C é de cerca de 5°C a menos que com a pasta térmica genérica... Bom a vão as fotos:

SuperPI 1M

12.390sec – infelizmente não pude monitorar a velocidade em que estava o E7200, porém acredito que deveria estar em 4417GHz:

12390pa9.th.jpgthpix.gif

12.437 sec à 4408GHz:

124374408ea7.th.gifthpix.gif

12.453 sec -

12453km1.th.jpgthpix.gif

É isso ai... 12.484 sec à 4417GHz... Acho que estou bem no limite da minha mobo, como ela é mid-low ja tava na hora dela se render pro FSBwall, a princípio o limite é 465MHz, uma boa marca para minha mobo, enfim, ainda não vou para, quanto mais eu puder ir mais eu vou... Obrigado a todos que leram até aqui...

124844417cw3.th.gifthpix.gif

Por enquanto é isso, até daqui a pouco e que Jeová abençõe a todos... :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

-Um bom dissipador só mostra a eficiência quando é exigido, isto é, quando a temperatura sobe, ele mostra o poder de dissipação.

-20ºC é bom de mais, mas, isso vai depender da temperatura ambiente. O máximo que consegui com um sistema de resfriamento a AR, em relação a temperatura ambiente, se não me engano foi 5ºC menos.

-Está bom seu over e resultado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ta muito alta... Eu uso meu E7200 em 3.4GHz com 1.175v... Tenta aumentar os timing(temporizações) das suas memos... Colocas elas em 5-5-5-18 e tenta de novo!!! Se não der, desabilita todas/qualquer opção descrita como "spread spectrum" da sua BIOS... Se não der, posta umas fotos pra gente ajudar mais... :)

Vai setando a tensão aos pouquinhos... Tenta deixar no menor valor possivel... Quanto mais você's configurar as opções manualmente, mais seguro será o seu over... As opções automaticas do SETUP sempre coloca amais do que deve... Sugiro colocar em no máximo 1.25v para deixar em 3.8GHz ou 1.3625v para deixar em 4GHz... Fiquei sabendo que a 8600GT aceita 105/106MHz no máximo de PCIex (comprovei pessoalmente que: a 8600GT realmente fica instável demais (muita tela-azul da morte) depois de subir além de 106MHz e em 106MHz ainda assim aparece algumas telas azuis e ainda, ainda assim em 105MHz esporadicamente me surgem na tela algumas telas azuis)... :)

Coloca mais ou menos como nessas fotos:

dsc00008ql3.jpg

w1280.png

dsc00009ho6.jpg

w1280.png

Quando se coloca uma VGAoff, você esta implicando o fato de que o PCIex tera de assumir um valor exato de acordo com sua VGAoff, por exemplo, minha 8600GT não passa de 106MHz de PCIex(quando muito, afim do sistema ficar super-estável), logo meu E7200 não passará de 3.4GHz, pois quando eu coloco mais de 358MHz de FSB o sistema fica intável, esse raciocínio não significa que você irá perder desempenho, na verdade você "não" irá "ganhar" mais desempenho (com relação ao CPU) do que com video onboard, já que com video onboard o PCIex pode ser posto em 150MHz que não da nada, não há comunicação com nenhum periférico e por isso a mobo (mid-low) concegue se equilibrar no FSB... Seu vcore de verdade não é 1.120v, ele só esta nesse valor em função do vdrop, que faz com que o valor original sofra uma queda, valor esse que no seu caso é 1.175v... Com sua futura 9600GT eu acho que você pode ir bem mais longe que eu, levando em concideração também o fato de q a 9600GT é PCIex 2.0 e por isso segura o dobro da banda de dados do que o PCIex 1.0(teoricamente)... As temperaturas que você controlou, foram os núcleos ou a do processador em si??? Se for dos núcleos você pode "até" ficar tranquilo, mais se for do processador em si é bom você dar uma atenção, a temperatura máxima dos núcleos(cores) é de 74.1°C para o E7200!!! Deixa o CPU clock ratio em 9.5x, "CPU host frequency(MHz)[FSB]" deixa em 333, onde esta os 5-5-5-18 (referente as DDR2) você pode por em 4-4-4-12, nas tensão você pode por +0.3v para DDR2, chipset deixa em auto e CPU deixa em 1.175v... Dessa forma seu PC vai ficar assim:

E7200 2.53GHz 1.175v - 3.16GHz 1.175

DDR2 800MHz CAS5-5-5-18 1.8v - 833(2)MHz CAS4-4-4-12 2v

GA-G31M-S2L FSB 1066MHz - 1333MHz

beleza??? Esse é o início, o resto você pode ir tentando aos poucos, testando cada opção, essa é a melhor forma de se fazer over... Falou... :)

Cara valeu mesmo pela ajuda vou tentar hoje fazer o over e tirar as fotos da bios e assim que puder vou postar os resultados aqui, valeu mesmo!!! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

muito 10!

mas uma pergunta... tu atingiu esse valor com placa onboard ou com a 8600 mesmo????

lembro que tu disse que anteriormente tu atingia níveis altos de over somente com video onboard....

Pois é... Foi com video onboard mesmo... Eu até poderia por a 8600GT mas seria exigir demais dela e como ela esta fora da garantia (s/ seguro de vida) eu preferi não arriscar, vou deixa-lá no máximo a 105MHz(105KM/h na freeway) de PCIex (não tenho mais "cache"(money) :D)... Mesmo porque, com video off a GA-G31M-S2L não conceguiria estabilizar com PCIex muito alto, para por em 4417MHz, q foi meu limite, (ainda conceguindo fazer o superpi, SEM conseguir fazer o superpi eu consegui ligar o PC a 4.5GHz, mas da uns segundos e ele trava) eu teria que por o PCIex em no mínimo 140MHz, algo bem complicado para a GA-G31M-S2L, ja ando exigindo demais dela, a tadinha quase não se aguenta em cima das pernas... Mas fazer o que??? É a vida!!! HEHEHE... :)

Cara valeu mesmo pela ajuda vou tentar hoje fazer o over e tirar as fotos da bios e assim que puder vou postar os resultados aqui, valeu mesmo!!! :D

Tamos ai pra isso... Quando precisar é só dar um grito... Abraço... (me agrada muito estar sendo útil)... Falou... :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Abel tu comprou teu cooler na DIGIMER?

esses dias eu vi esse cooler lá e agora fui conferir para ver se era o mesmo e não tem mais... hehehehe

acho que tu comprou o último.. (se for o da digimer) hehehehehehe

por um bom tempo vou ter que ficar com o BOX mesmo...

tenho outras prioridades em peças para comprar...

lista para o papai noel:

HD 500GB +/- 250 reais

monitor 19" ou 22" +/- 340 a 450 (dando o meu como pagamento)

memórias mais rápidas... as minhas tão pedindo água faz horas... 533 hehehehe

o cooler vem aqui só... hehehehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vai setando a tensão aos pouquinhos... Tenta deixar no menor valor possivel... Quanto mais você's configurar as opções manualmente, mais seguro será o seu over... As opções automaticas do SETUP sempre coloca amais do que deve... Sugiro colocar em no máximo 1.25v para deixar em 3.8GHz ou 1.3625v para deixar em 4GHz... Fiquei sabendo que a 8600GT aceita 105/106MHz no máximo de PCIex (comprovei pessoalmente que: a 8600GT realmente fica instável demais (muita tela-azul da morte) depois de subir além de 106MHz e em 106MHz ainda assim aparece algumas telas azuis e ainda, ainda assim em 105MHz esporadicamente me surgem na tela algumas telas azuis)... :)

valeu mesmo Abel.

To quebrando a cabeça pra entender as funções de cada coisa.

Tipo achei muito show você conseguir bater 4,4 ghz. Tem como dar uma resumidinha? rs

você acha q minha config bate os 4,5ghz? Mais por curiosidade.

Asus P5QL-E - chipset P43

E7200 + Coolermaster TX2

RAM 2x1 OCZ reaper 1066

HD SATA2 500gb Seagate 32mb

Video 8600gt Zogis 512mb

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!