Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Over GA-G31M-S2L e Core 2 E7200


AbelR

Posts recomendados

  • Membro VIP

luciano... acredito que o seu problema possa estar nas memos que não são de marca de qualidade como corsair.

vou te dar o meu exemplo... o meu e7200 estava a 3.32 tranquilamente... não conseguia aumentar mais por causa das minhas memos que são 533 corsair... (isso mesmo... 533)

mas o over tava funcionando... troquei de HD recentemente.... passei de samsung ide 120gb 7200 para seagate sata2 500gb 7200..... o que aconteceu?

perdi o over!!!!!

a placa desabilitou automáticamente....

nem tentei fazer nada a respeito porque notei que o e7200 na velocidade stock dele supri por completo todas as minhas demandas....

deixei quieto... quem sabe um dia eu não volte a lidar com isso... por enquanto to de boa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tb apostaria meu humilde salário que é memória.

Outra coisa, sobre o seu assunto HD, o barramento SATA compartilha da frequencia do PCI-E, como essa placa sobe ele sozinho mesmo você travando é perigoso ter um over muito grande com HD SATA, capaz de queimar.

Como já disse uma vez eu não aconselho ngm a passar de 3.16 ou 3.6 com essa MoBo, a não ser que tenha VGA onboard e HD IDE. Caso contrário é um risco que corre. :P

Faça o que eu digo mas não faça o que eu faço hahahaha

luciano... acredito que o seu problema possa estar nas memos que não são de marca de qualidade como corsair.

vou te dar o meu exemplo... o meu e7200 estava a 3.32 tranquilamente... não conseguia aumentar mais por causa das minhas memos que são 533 corsair... (isso mesmo... 533)

mas o over tava funcionando... troquei de HD recentemente.... passei de samsung ide 120gb 7200 para seagate sata2 500gb 7200..... o que aconteceu?

perdi o over!!!!!

a placa desabilitou automáticamente....

nem tentei fazer nada a respeito porque notei que o e7200 na velocidade stock dele supri por completo todas as minhas demandas....

deixei quieto... quem sabe um dia eu não volte a lidar com isso... por enquanto to de boa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

kkkkkkkk muito boas as explicações..... Mas com relação às memórias será que são elas que estão impedindo de subir ?!?!?....afinal quando eu seto em 3,8ghz....elas ficam em 740mhz ou seja bem abaixo da sua frequencia nominal......sem levar em consideração que essas memos vão a 900 mhz com tranquilidade....

pois é não acho que seja memória porque mesmo com frequencia menor que a nominal e latencias mais relaxadas o over não vai...

De qualquer forma vou fazer como o colega falou....3,6ghz para um conjunto de 580 reais tá bom demais....dá conta até de GTX 295...rsrs gargalo never more...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Eu tb apostaria meu humilde salário que é memória.

Outra coisa, sobre o seu assunto HD, o barramento SATA compartilha da frequencia do PCI-E, como essa placa sobe ele sozinho mesmo você travando é perigoso ter um over muito grande com HD SATA, capaz de queimar.

Como já disse uma vez eu não aconselho ngm a passar de 3.16 ou 3.6 com essa MoBo, a não ser que tenha VGA onboard e HD IDE. Caso contrário é um risco que corre. :P

Faça o que eu digo mas não faça o que eu faço hahahaha

pois é ED... como eu disse... já não tá valendo fazer over nas minhas atuais configurações.... e se eu voltar a fazer... farei no máximo a 3.23 e olhe lá porque nem to sentindo falta.... pra minha placa de video tá tudo show de bola.... a maioria dos jogos chegam a passar de 80 frames... e como eu uso VSYNC sempre em ON para dar os 60 frames... nunca tive problemas com o conjunto, todos os jogos a 60 frames... o único jogo que perdeu os 60 frames foi o mirrors edge quando eu habilitei uma opção direto na placa de video... não lembro o nome da opção mas pesou pra caramba! daí a placa caía dos 60 frames.... fora isso... (crysis não conta ok!)

(outro que não conta é o GRAW2 porque ele usa muuuito processador já que tenho uma ATI e o CPU que processa o Physx)

kkkkkkkk muito boas as explicações..... Mas com relação às memórias será que são elas que estão impedindo de subir ?!?!?....afinal quando eu seto em 3,8ghz....elas ficam em 740mhz ou seja bem abaixo da sua frequencia nominal......sem levar em consideração que essas memos vão a 900 mhz com tranquilidade....

pois é não acho que seja memória porque mesmo com frequencia menor que a nominal e latencias mais relaxadas o over não vai...

De qualquer forma vou fazer como o colega falou....3,6ghz para um conjunto de 580 reais tá bom demais....dá conta até de GTX 295...rsrs gargalo never more...

amigo, podem ser sim as memos porque elas são markvision... e não dá para confiar porque não são de 1ª linha (geralmente não são)

tente pegar emprestado umas memos corsair próprias para over...

garanto que fará diferença.... fora isso só o problema de pciE aumentando mesmo... a minha placa de video não aguenta pciE achima de 110

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado a todos que colaboraram com o tópico, aprendí um bocado aquí, mas tenho uma dúvida:

Qual o parâmetro que devo alterar para mudar as latências das memórias?

Atualmente uso só um pente 2Gb Kingstom 800Mhz em 6-6-6-18. que diferença faz alterar a latência das memos?

Com minha config vale a pena apenas colocar mais um 2Gb Kingstom 800Mhz ou trocar por duas Corsair?

O E7200 ta dando Bootleneck na minha PV (Como ja constatei no tópico especifico da Placa de Vídeo), mas alterar frequência e/ou latência das memórias ajudaria realmente no desempenho para games?

Desde já grato pela atenção...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

kkkkkkkk muito boas as explicações..... Mas com relação às memórias será que são elas que estão impedindo de subir ?!?!?....afinal quando eu seto em 3,8ghz....elas ficam em 740mhz ou seja bem abaixo da sua frequencia nominal......sem levar em consideração que essas memos vão a 900 mhz com tranquilidade....

pois é não acho que seja memória porque mesmo com frequencia menor que a nominal e latencias mais relaxadas o over não vai...

De qualquer forma vou fazer como o colega falou....3,6ghz para um conjunto de 580 reais tá bom demais....dá conta até de GTX 295...rsrs gargalo never more...

Colega.

Sinto te dizer que seu problema não São as memórias.

Uso markvísion.

Tô com minha EP31-ds3l com 1500Mhz em FSB, só num tôp em 400Mhz porque o barramente PCI-ex já tá travado em 115Mhz e pra subir mais tenho que destrava-lo e daí dá zebra aqui.

Eu uso meu E2140 a @3.0Ghz diariamente e com PCI-ex destravado ele vai pra 3.2Ghz.

No seu caso específico posso te garantir que não é memória, pode ser um baita azar de ter pego um processador ruim. Aconteceu comigo de pegar um Celeron 420 que num passa de 2.4Ghz nem que a vaca tussa, enquanto tem gente colocando célerons a 3.4Ghz.

Lembresse que overclock também é sorte.

Mesmo assim te aconselho a ir quebrando a cabeça para descobrir uma maneira de melhorar esse seu overclock aí. Acredito que possa ir a pelo menos a 3.8Ghz.

boa sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

cara nada é garantido.. mas tem pessoal, acho que aqui nesse tópico mesmo, que teve problemas bem de memos.. que quando trocadas deslancharam...

porém olhe o meu exemplo... que tinha um bom over mas não conseguia colocar over maior porque a placa de video não deixava... tinha que ter pci-e abaixo de 110 e agora que coloquei HD novo SATA o meu over foi desabilitado... hd sata também limita porque se o pci-e passa de 100 tudo passa de 100 o que não é bom para alguns componentes....

quando for fazer um novo over na minha máquina terei que fazer até 3.23 ou 3.16 somente.. para não correr o risco de danificar o HD

como você pode perceber, é um conjunto de fatores que precisam caminhar juntos para obter sucesso no over....

se você quer fazer um over maior e ainda vai usar placa de video offboard e hd sata, então é melhor pegar uma placa mãe que dê um suporte maior para over... que consiga travar pci-e e aumentar somente processador.... são placas mais caras mas pode ser que seu investimento seja mais bem aproveitado... tipo, junta mais uma grana e mais o valor dessa OCZ e mais o valor da placa mãe atual e pega uma placa mais porrada para isso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara nada é garantido.. mas tem pessoal, acho que aqui nesse tópico mesmo, que teve problemas bem de memos.. que quando trocadas deslancharam...

Foi o meu caso, eu tinha um Kit 2GB OCZ Reaper 800Mhz que não passavem de 900Mhz, troquei elas por um kit Corsair 4GB XMS2 800Mhz e pronto, elas ficam em 1055Mhz no dia dia easy.

Isso é coisa de sorte mesmo, algumas memos sobem mais outras não, mesmo sendo da mesma marca e modelo as vezes, igual processador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

--------------------------------------------------------------------------------

Eu possuo um HD 320 Gb SATA II

Será que vai ter algum problema com ela e com o leitor/gravador DVD?

E além disso, se eu comprar uma placa de video 9600Geforce terá algum problema? Pois falam que ela é PCI-E 2.0

já que essa placa mãe não vem com slot 2.0...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Parabéns pelo tópico. Graças a ele e à ajuda de todos consegui overclockar meu E7200 perfeitamente sem comprometer o sistema. Vou aqui postar os dados e infos necessárias para ajudar alguém, caso precise:

MOBO - Asus P5k-SE

VGA - HD3870 Sapphire 512mb ddr4

HD - Seagate SATA2 500gb

Memória - 2x2gb DDR2 800 G.Skill 5-5-5-15

Processador - Intel C2D E7200

Cooler do processador - Vcom P775 (review dele feito por outra pessoa http://forumpcs.ig.com.br/viewtopic.php?t=213338 ) *OBS - lapidei a base

Meu objetivo com o over foi o ganho de velocidade no windows e em programas, ou seja, uso geral, então nem me importei em aumentar muito o clock, ao menos por enquanto.

FSB = 350mhz

Memória = 933mhz

Dram voltage = 1.90v (dentro das especificações de fábrica, que são 1.80~1.90v)

Vcore = 1.25v

Multiplicador = 9.5x (default)

Pciex = 100mhz

TOTAL = 3.34 ghz

O pc se encontra totalmente estável e o ganho de velocidade foi notável, ou seja, valeu muito a pena.

Temperaturas IDLE: Ambiente +- 25ºC

Núcleo 44ºC

Processador 41ºC

Temperaturas FULL LOAD - após 1 h 15m de stability test no Everest:

Núcleo 65ºC

Processador 65ºC

"sem erros"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sugiro q você use o Intel Burn In Test (6 ciclos) para verificar a estabilidade da CPU, assim como o ORTHOS para CPU e memoria (Blend mode por 8 horas).

Não considero o teste do Everest o suficiente, embora ele seja bem útil.....

Se passar por td isso pode abrir a gelada.

Boa Sorte !

Parabéns pelo tópico. Graças a ele e à ajuda de todos consegui overclockar meu E7200 perfeitamente sem comprometer o sistema. Vou aqui postar os dados e infos necessárias para ajudar alguém, caso precise:

MOBO - Asus P5k-SE

VGA - HD3870 Sapphire 512mb ddr4

HD - Seagate SATA2 500gb

Memória - 2x2gb DDR2 800 G.Skill 5-5-5-15

Processador - Intel C2D E7200

Cooler do processador - Vcom P775 (review dele feito por outra pessoa http://forumpcs.ig.com.br/viewtopic.php?t=213338 ) *OBS - lapidei a base

Meu objetivo com o over foi o ganho de velocidade no windows e em programas, ou seja, uso geral, então nem me importei em aumentar muito o clock, ao menos por enquanto.

FSB = 350mhz

Memória = 933mhz

Dram voltage = 1.90v (dentro das especificações de fábrica, que são 1.80~1.90v)

Vcore = 1.25v

Multiplicador = 9.5x (default)

Pciex = 100mhz

TOTAL = 3.34 ghz

O pc se encontra totalmente estável e o ganho de velocidade foi notável, ou seja, valeu muito a pena.

Temperaturas IDLE: Ambiente +- 25ºC

Núcleo 44ºC

Processador 41ºC

Temperaturas FULL LOAD - após 1 h 15m de stability test no Everest:

Núcleo 65ºC

Processador 65ºC

"sem erros"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

é verdade... para mim o que mais funcionava para testes era o ORTHOS... ele é muito porrada!

vários overs meus ele acusava erro... por fim consegui manter um over estável e leve...

3.23 se não me engano... mais do que isso o ORTHOS já acusa erro...

pior é que sei que o erro é devido à minha PCI-E que para colocar em 350 ela deve ser aumentada de 100 para 106 mais ou menos... e daí o HD já se perde!

se eu colocar HD IDE somente daí consigo um over maior! por incrível que pareça!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia a todos do fórum, estou com esse E7200 M0 e comecei a dar uma mexida nele, inicialmente dei um over de 5% passei ele pra 2,66 e memórias em DDR2 700 (5-5-5-15). Até aí nada de incrível, mas o que venho notando são as temperaturas dele em stock e nesse pequeno over. O mesmo em over de 5% fica com as mesmas temperaturas de Stock, mas elas em idle ficam: 42, 45 (núcleo 1) e 49 (núcleo 2) - medidas do everest 5.1 e em tortura (orthos) passam dos 60°C. Aqui em Recife é quente, mas tenho uma ventonhia tirando o ar quente do gabinete, vocês acham essa temperatura normal? Outra coisa, o limite dele é até 74°C, esse valor deve ser levado em conta para as três temperaturas apresentadas ou só para a primeira? Não desabilitei o C1E nem o speed step, até que ponto eles começam a limitar o over? Um over de 5% já representa alguma coisa? A configuração é a da assinatura. Obrigado a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jclafi e Rvcezar:

Fiz o stress test, blend mode do Orthos e acabou dando erro depois de quase 6 horas:

"............1:Test 1, 84000 Lucas-Lehmer iterations of M1150221 using 56K FFT length.

2:Self-test 48K passed!

2:Test 1, 84000 Lucas-Lehmer iterations of M1150221 using 56K FFT length.

1:FATAL ERROR: Final result was D21F3548, expected: A3334541.

1:Hardware failure detected, consult stress.txt file.

1:Torture Test ran 5 hours, 51 minutes 44 seconds - 1 errors, 0 warnings.

1:Execution halted.

2:Torture Test ran 5 hours, 51 minutes 44 seconds - 0 errors, 0 warnings.

2:Execution halted."

O que acham? É caso de baixar o over ou quase 6 horas sem erros já mostra que o sistema está estável o bastante?

Caso seja caso de baixar, qual é, mais provavelmente, o componente que causou o erro?

Pabyton:

Não sei responder a maioria das perguntas, mas sobre o over de 5%, tem que ver se voce sentiu alguma diferença real na performance do sistema.

O cooler que voce usa no processador é stock?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se deu erro é porque o sistema não está estavel.

Não existe esse negócio de o sistema estar estável o bastante cara.

Veja bem, não interessa se o ORTHOS deu erro com 10min ou depois de 8 horas, a situação é a mesma, o micro não está estavel.

É muito provavel q você precise de mais vCORE, visto q FSB@350 nessa mobo ela deve rodar com tensão padrão no N.B.

Desta forma incrementa um pouco o vCORE, se está em 1.25v coloca 1.28v, ou perto disso.

Mais um detalhe, tente usar um divisor menor pras memorias, porque 933Mhz nelas pode estar te atrapalhando. Se você conseguir deixar em 750 numa relação 1:1 com FSB é uma boa jogada.

Caso contrário, deixa a memo a 933Mhz, aumente a tensão dela pra 2.0v, lembre-se q 1.9v de fábrica é pra rodar na frequencia padrão, 800Mhz, e não 933Mhz.

Boa sorte !

Jclafi e Rvcezar:

Fiz o stress test, blend mode do Orthos e acabou dando erro depois de quase 6 horas:

"............1:Test 1, 84000 Lucas-Lehmer iterations of M1150221 using 56K FFT length.

2:Self-test 48K passed!

2:Test 1, 84000 Lucas-Lehmer iterations of M1150221 using 56K FFT length.

1:FATAL ERROR: Final result was D21F3548, expected: A3334541.

1:Hardware failure detected, consult stress.txt file.

1:Torture Test ran 5 hours, 51 minutes 44 seconds - 1 errors, 0 warnings.

1:Execution halted.

2:Torture Test ran 5 hours, 51 minutes 44 seconds - 0 errors, 0 warnings.

2:Execution halted."

O que acham? É caso de baixar o over ou quase 6 horas sem erros já mostra que o sistema está estável o bastante?

Caso seja caso de baixar, qual é, mais provavelmente, o componente que causou o erro?

Pabyton:

Não sei responder a maioria das perguntas, mas sobre o over de 5%, tem que ver se voce sentiu alguma diferença real na performance do sistema.

O cooler que voce usa no processador é stock?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!