Ir ao conteúdo

Ajuda: Zalman 360 ou a 460?

carlosgmv

Posts recomendados

Postado

Alguém pode me ajudar? Já decidi que a Fonte será uma Zalman. Só fico na dúvida em qual pegar, a diferença entre as 2 chega a ser mais de R$ 100,00. Fiz o teste no extreme.outervision da máquina que pretendo montar:

System Type:------- Single Processor

Motherboard:------- High End - Desktop

CPU:---------------- Intel Core 2 Duo E8400 3000 MHz Wolfdale

CPU Utilization (TDP): 85% TDP

RAM:----------------2 Sticks DDR2 SDRAM

Video Card:----------ATI Radeon HD 4850

Video Type: --------- Single Card

SATA HDD:---------- 1 HDD

DVD-RW/DVD+RW Drive:1 Drive

Floppy Drive:---------1 Drive

PCI IDE Card:---------Yes

USB:-----------------1 Device

Fans LED:------------3 Fans 120mm;

Keyboard and mouse: Yes

System Load:--------90 %

Recommended Wattage: 291 Watts

Pelo que entendi lendo vários artigos, a Zalman tem uma eficiência de 80%, portanto 20% dos Watts é transformado em calor, ela precisaria entregar 349 Watts para a minha configuração, o que estaria muito perto dos 360...

Bem, se eu não estiver enganado em nada, e tendo em conta que não pretendo fazer Overclock em nada, será que posso pegar a Zalman 360 ou é melhor pagar mais caro e ficar com a 460?

Tem a Corsair 450VX também, que é mais barata que a Zalman 460B-APS.

Eu pegaria uma das duas, pra dar possibilidades de ups futuros como o Daniel falou.

MKM, o problema é que achei uma Zalman 360 por R$ 199, pesquisei essa Corsair e achei por R$ 269, contra R$ 285 da Zalman 460.

O negócio é que não pretendo fazer upgrades futuros, pretendo usar a minha config por uns 2 ou 3 anos sem fazer Overclock em nada. Isso significa que minha configuração na realidade demandará menos que 349 Watts não é?

Mesmo assim é melhor deixar a Zalman 360 de lado?

Postado

No seu lugar eu ficaria com a de 460w , o que daira margens a futuros upgrades ...

Se puder comprar a corsair de 450 w , seria uma ótima escolha , não desmerecendo a zalman que é uma ótima fonte ...

Postado

System Type: Single Processor

Motherboard: Regular - Desktop

CPU: Intel Core 2 Duo E8400 3000 MHz Wolfdale

CPU Utilization (TDP): 85% TDP

RAM: 2 Sticks DDR2 SDRAM

Video Card 1: ATI Radeon HD 4850

SATA HDD: 1 HDD

DVD-RW/DVD+RW Drive: 1 Drive

Floppy Drive: 1 Drive

PCI IDE Card: Yes

USB: 1 Device

Fans

Regular: 2 Fans 80mm;

LED: 3 Fans 120mm;

Keyboard and mouse: Yes

System Load: 90 %

Recommended Amperage:		
+3.3V +5V +12V
6.0 A 10.2 A 17.7 A

Se quiser pegar uma Zalman 360APS, vá fundo, como quer ficar com ela um tempo bom, a durabilidade dela é alta. veja a demanda na linha de 12V, 17.7, a Zalman tem 26A nos 12V.

17.7/0.7=25.2A

Pelo que entendi lendo vários artigos, a Zalman tem uma eficiência de 80%, portanto 20% dos Watts é transformado em calor, ela precisaria entregar 349 Watts para a minha configuração, o que estaria muito perto dos 360...

Essa teoria tá furada, não é desse jeito não.

80% de efciencia quer dizer que quando ela tiver fornecendo ao PC 360W ela vai puxar da tomada 450W

• Membro VIP
Postado

Só para constar, a Zalman ZM360B-APS fornece bem mais do que sua potêcia rotulada, ultrapassa os 400W e desarma em 475W.

Ambas as três tu estarás bem servido, a decisão é sua:

1ª Escolha Zalman ZM460B-APS ou Corsair 450W se puder pagar e quiser se garantiar para o futuro.

2ª Escolha a Zalman ZM360B-APS, que dá conta com um pé nas costas da sua configuração mas não vai aguentar tantos upgrades futuros como as outras duas.

Postado
Só para constar, a Zalman ZM360B-APS fornece bem mais do que sua potêcia rotulada, ultrapassa os 400W e desarma em 475W.

Não leve isso muito em consideração, pois não se sabe como os componentes internos como capacitores, indutores, retificação vão se comportar com essa carga toda hora.

Prefiro seguir o rotulado e nunca na risca dele também, colocando um coeficiente de folga como de 80%, 70% e mais para frente muito bom e pra cima disso vai piorando.

Tem que ver também a fonte em questão.

A questão é seguir o rótulo e colocar uma boa folga, o que acontece no caso acima.

Pense, se a Zalman tivesse tudo (capacitores, indutores, retificação, estágios e tudo) para colocar 400W, seria uma burrice não colocar, mas se ela colocou 360W ou 26A nos 12V é bom seguir o que ela colocou e não passar disso e deixar uma boa folga como descrevi acima.

Postado

É gente demais que cabulou as aulas de física da tia Maricota e confunde eficiência com capacidade de potência da fonte. Por mais que se explique...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...