Ir ao conteúdo

Placas nVidia com defeito? (G84 e G86)

Taven

Posts recomendados

Postado

Pessoal, não tenho mais informações sobre isso ainda, estou postando aqui para que possamos compartilhar o pouco que cada um achar.

Estive lendo que placas nVidia estariam com problema e laptops da Dell seriam afetados por isso!

Vou passar o link da Dell que lista os modelos com defeito:

http://direct2dell.com/one2one/archive/2008/07/25/nvidia-gpu-update-for-dell-laptop-owners.aspx

Ai eles oferecem um update de BIOS, mas se vocês lerem os comentários verão que a solução deles foi ligar o fan 100%, a toda hora para evitar que o video super aqueça.

http://www.theinquirer.net/gb/inquirer/news/2008/07/27/dell-models-defective-nvidia

http://www.theinquirer.net/gb/inquirer/news/2008/07/09/nvidia-g84-g86-bad

Leiam estes dois artigos (em inglês) falando sobre o problema. Por enquanto não há grandes informações como disse, mas vale a pena ficar ligado! Especialmente que tem note com essas placas... mesmo que não tenha apresentado nenhum problema ainda, é bom ficar ligado para a garantia não passar.

Tenho um Vostro 1500 e segundo um atendente da Dell no chat, este modelo não é afetado pelo problema. (achei estranho pois pelo que entendi o problema seria nas placas de video em geral da nVidia).

Quem tem modelos na lista do site que passei da Dell, fique bem esperto!

OBS: não tenho grandes informações, não quero assustar ninguém. Achei importante compartilhar isso pois também tenho um Vostro. Espero que tudo não passe de um mal intendido....

Postado

faz tempinho essa noticia ja, mas agora foi confirmado, e nao é todas placas de video em geral, so gerforce 8400 e 8600, o que acontece é o grande aquecimento da GPU mesmo, negocio é tentar deixar ele o maximo refrigerado, n é todos q dao pau, as vezes so aquecem e nao é estão comum acontecerem esses problemas, mas em todo caso digo ainda bem q a minha é uma 9500 .)...nvidia deveria fazer um recall vai dizer...

• Membro VIP
Postado

È... o problema é causado por chipsets NVidia.

Depois do bug do ano passado nos HP agora é nos Dell e na HP de novo. E pode também afetar outras marcas que usem NVidia.

Nota fresquinha -> Fonte: Revista Info

SÃO PAULO - Depois da Dell, foi a vez da HP admitir que placas da Nvidia estão fazendo laptops falharem.

Um grande lote de placas de vídeo da Nvidia está apresentando problemas que as faz super aquecer e deixar de funcionar corretamente.

Segundo comunicado da própria Nvidia, um tipo de silicone usado para “encapsular” o processador integrado às suas placas apresentou defeito e não permite a adequada refrigeração do chip.

Superaquecido, o chip deixa de funcionar ou opera de modo irregular, fazendo os vídeos em processamento travarem ou exibirem falhas como traços no meio da imagem.

A Dell admitiu no final de semana que vários de seus notebooks são afetados pelo defeito. PCs das linhas Inspiron, Latitude, Vostro e XPS foram afetados, diz a Dell.

A integradora publicou uma atualização de firmware que modifica a forma como as placas da Nvidia são ventiladas e, segundo a Dell, soluciona o problema.

Agora, a HP também admitiu que seus laptops são vítimas da mesma falha. Computadores das linhas Pavilion e Compaq Presario foram afetados. Nos Estados Unidos, a HP orienta seus consumidores que notarem problemas de processamento de vídeo a procurar a companhia.

Dell e HP são as duas maiores fabricantes de computadores do mundo, segundo dados do Gartner. Embora outras integradoras ainda não tenham se manifestado, é muito provável que outras marcas de notebooks com estas placas apresentem problemas semelhantes.

Postado

Por enquanto não... aparentemente todos os modelos G84 e G86 tem problema.... segundo o http://www.theinquirer.net/gb/inquirer/news/2008/07/09/nvidia-g84-g86-bad ... estou preocupado pois não falaram nada sobre o Vostro 1500, apesar dele ser mais antigo e usar a mesma placa... várias pessoas nos comentários das noticias perguntaram sobre o 1500 e ninguem respondeu nada. Mandei um e-mail no suporte da Dell (americano) pra ver o qeu eles dizem!

Postado

Nunca me preocupei em medir... até porque não jogo nem nada. Só sei que o fan não liga muito não e não fica direto. Aparentemente está normal. Quando conseguir medir volto a postar...

Postado

O problema não é ocasionado apenas pela alta temperatura.

De acordo com o The Inquirer o defeito está nos os ciclos quente/frio que o chip tem quando é ligado e desligado.

Postado

DuoLEd q ciclos sao esses? variação muito grande de temperatura em pouco tempo ? fazendo os "conectores" dilatar e encolher muito rápido?(isso é um chute auhsfuhsa)

Taven marca ai e nos diz, to curioso...

Postado

O ciclo que eu mencionei é o simples fato de ligar e desligar o notebook várias vezes o que faz o chip esquentar e esfriar para temperatura ambiente.

Não se sabe a causa exata do problema, mas esse defeito não pode ser reparado com uma simples resoldagem do chip BGA Nvidia (como ocorre com o 6150go presente nos notebooks problemáticos HP).

Postado

Acabei de ver a resposta da Dell americana pro e-mail que eu mandei...

Eles disseram que o Vostro 1500 não tem defeito mesmo.

Trecho do e-mail que recebi:

Please be assured that your system is not affected by the faulty Nvida graphics cards.

Postado
Acabei de ver a resposta da Dell americana pro e-mail que eu mandei...

Eles disseram que o Vostro 1500 não tem defeito mesmo.

Trecho do e-mail que recebi:

q bomm!!

mede a temperatura!! mas acho q ta tudo normal mesmo

• 9 meses depois...
Postado

A Dell brasileira continua vendendo até hoje as placas da Nvidia 8400M...

Já são componentes novos fabricados sem o problema relatado pela Nvidia ou simplesmente a empresa está desovando peças obsoletas e defeituosas mesmo?

Postado

Este problema não ocorre so nos dell é em todos os notebooks com nvidia, dois amigos que perderam o note por causa da placa de video um tinha um HP placa 6*** (não lembro o modelo) e o outro tinha um Asus placa 8400.

por isto comprei um com placa ATI :D

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...