Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pisca Pisca


murilogermanos

Posts recomendados

  • Coordenador

SOSCHIP!, incomensurável sua ajuda em todos tópicos!...,Valeu!!!, Murilogermanos, quando for comprar resistores (No início) peça sempre o valor do resistor!, pois há resistores de precisão que te confundirão muito na questão das cores!!! (de que lado começa!...), e é isso aí, disseram tudo a você! SOSCHIP e EDU!!!...

Boa sorte, e qualquer dúvida?, estaremos sempre aqui para te esclarecer...

Abraços,

Bruno.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Normalmente vermelho é positivo. E neutro, ou terra, é o preto.

Pra fazer a ligação dos componentes, você precisa seguir o circuito elétrico. Poste o circuito elétrico que você vai usar pro pessoal poder te ajudar melhor.

E se você não tem conhecimento de eletrônica, o melhor é consultar o datasheet dos componentes. Eles tem informação visual das pinagens.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, acho que para finalizar o meu projeto nesse tópico, postarei o que usei.

Segui o esquema apresentado pelo bcpetronzio, buscando as especificações.

Usei uma bateria de 9V (a mais fácil que encontrei)

2 resistores de 100 ohms

2 resistores de 47 k ohms

2 capacitores 10 micro F X 25 V

2 transistores BC 548

10 leds

OBS.: Não sei se esses elementos foram os que eu utilzei, já que dependi do vendedor para pegar os materiais (alguns consegui ver as especificações).

Obrigado, edu, bcpetronzio, Mauricio 2006, soschip, jorgeeletronico, e todos os outros que ajudaram.

OBS.: Pessoal, se tiver algum problema com essa "instalação", ou sugestão, peço que se puderem, me avisem.

Caro, v3n0w, não tenho o conhecimento necessário para ajudá-lo, mas procurei ver a imagem e não consegui.

Esse multisim é um programa (desculpe a minha ignorância).

Em suma, obrigado a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, como estou aprendendo acho que seria interessante entender esse circuito: http://www.sabereletronica.com.br/secoes/leitura/227

Porém fiz ele no multisim e não deu resultado, os leds não acendem, vocês sabem me dizer porque?

piscack3.jpg

piscack3.c2380b5f4d.jpg

Obrigado!

Acho que nesse circuito da Saber, os valores dos resistores dos LEDs estão alterados.

Com um resistor de valor tão alto em série, o LED nem vai acender, ou vai acender bem fraco.

Substitua R2 e R1 por resistores de 560 ohms.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olá,

olha, eu fiz um, há bastante tempo, era assim:piscap10.gif

R1=1K Ohm

R2=10K Ohm

R3=10K Ohm

R4=1K Ohm

C1=47uF / 25v

C2=47uF / 25v

os 2 BC's=547(npn)

Fonte 9 V.

Obs . para alterar a velocidade, acho que ou o capacitor, ou o transistor devem ser alterados...

ah, os capacitores não importam a polaridade...

té maiss

Nickolas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olá,

olha, eu fiz um, há bastante tempo, era assim:piscap10.gif

R1=1K Ohm

R2=10K Ohm

R3=10K Ohm

R4=1K Ohm

C1=47uF / 25v

C2=47uF / 25v

os 2 BC's=547(npn)

Fonte 9 V.

Obs . para alterar a velocidade, acho que ou o capacitor, ou o transistor devem ser alterados...

ah, os capacitores não importam a polaridade...

té maiss

Nickolas

OS capacitores, vão definir a frequência das piscadas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi, pessoal.

Não sei se o que vou postar está certo, mas é o seguinte:

depende do tipo de capacitor. Os eletrolíticos tem polaridade, acho que o de cerâmnica não tem.

Outra coisa:

Tem como eu colocar um potenciômentro no meu pisca pisca, e o que que ele faz ? Ele altera o tempo das piscadas ?

Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Sim Murilogermanos!, se você colocar um potenciometro em série com R2 e R3, (una R2 e R3 antes de liga-lo ao +B) e coloque um potenciometro em série com eles, (exemplo: 10K Ohms) você vai dimunuir as "piscadas" pela metade!, sem alterar os capacitores!!!..., ou seja, quanto maior o valor de R2 e R3, menor a frequência das "piscadas"...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim Murilogermanos!, se você colocar um potenciometro em série com R2 e R3, (una R2 e R3 antes de liga-lo ao +B) e coloque um potenciometro em série com eles, (exemplo: 10K Ohms) você vai dimunuir as "piscadas" pela metade!, sem alterar os capacitores!!!..., ou seja, quanto maior o valor de R2 e R3, menor a frequência das "piscadas"...

Caro, bcpetronzio, obrigado pela sua ajuda.

Agora parece ter mudado a velocidade.

Mas você pode explicar um pouco mais como você propôs, para ver se eu fiz certo?

Eu coloquei um potenciometro, e na saída dele liguei os resistores.

Tá certo?

OBS.: coloquei um potenciometro de B100K e B1 K. Eles indicam a resistência máxima?

Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Ôh colega! não sei calcular os resistores (potenciometros), porém com a esperiência? te sugerimos formas diferentes de ligar os circuitos..., ligando o "pino" central do potenciometro a um dos lados dele, você terá uma resistencia variável conforme a movimentação do cursor do mesmo, e sabendo que quanto maior, os resistores do circuito R2 e R3 (os do meio do circuito), maior será o tempo das piscadas!!! (menor frequencia),..., é só uma sugestão! quem tá com a mão "na massa" é você! e só você pode nos dá o retorno de como funcionou!!! (ao contento ou não), aqui, estamos apenas com "simuladores" de circuitos!...e com a memória, (que diga-se de passagem, já está bem fraca!!!),...

sua citação: "Eu coloquei um potenciometro, e na saída dele liguei os resistores.

Tá certo?",

eu não vi esta ligação! mas se você colocou este potenciometro em série com R2 e R3 ou +B?, ligando um lado do pot, aos resistores e o outro lado ao +B e unindo o "pino" do meio com um dos "pinos" da lateral? você fez certo! e entendeu o propósito! (aumentar as R' do meio do circuito R2 e R3 para diminuir as piscadas dos led)

Colega não sei se estou sendo claro!, aguarde que você receberá esplicações muito mais didáticas que estas que te passei!...

Abraços,

Bruno.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caros, edu e bcpetronzio.

Obrigado novamente pela atenção.

bcpetroncio, não entendi muito bem, pois quase não sei nada de eletronica, mas acho que liguei conforme você falou.

Tirei os resistores R2 e R3.

Coloquei o potenciometro, com a "perninha direita" na parte de polo positivo (parte de cima do circuito).

Coloquei os resistores R2 e R3 com entradas nas saídas do potenciometro ("perninhas" esquerdas e direitas), ligando suas saídasa aos seus respectivos transistores.

Funcionou, ficou bem legal!

OBS.: me refiro às perninhas com o seguinte referencial:

"Aquele negócio que gira para a minha frente".

Obrigado pela atenção, e desculpe por postar algo tão mal redigido.

Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

"Obrigado pela atenção, e desculpe por postar algo tão mal redigido.

Valeu. ", Colega não precisa se desculpar!, eu é que lamento pela inabilidade didática!, pois tenho dificuldades de postar fotos!..., mas é isso mesmo! você ligou certo! e fico contente pelo circuito ter funcionado ao seu contento!!!...

Grande abraço,

Bruno.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!