Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problemas Enermax Noisetaker 420W


diogocast

Posts recomendados

Estava jogando um Call of Duty 4 tranquilamente quando uma das fases caiu

o PC continuou ligado eu hesitei por uns segundos pra desligar quando um estalo sai da fonte e desliga tudo!

tirei a fonte, abri troquei o fusivel q tava queimado e quando ligo a fonte novamente na força BOOM , lá se vai outro fusivel!

que sera que aconteceu? vale a pena eu levar a fonte numa assitencia ou vou ter q partir pra outra??

afinal muita dó joga essa fonte no lixo, muito boa ela! fora o preju! me custo uns 200 reais ela!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Certamente um surto de tensão, vindo pela rede elétrica, passou pela sua proteção (você tem ai uma proteção contra surtos de tensão, não tem???) e por excesso de tensão rompeu a tensão de limite de algum do componentes de entrada da fonte de alimentação do PC. Se você não tiver uma boa proteção contra surtos de tensão, torça para que sua fonte os tenha. São os varistores que de vez em quando existem em boas fontes para PC. Fontes genéricas não os possuem.

Indico sempre uma régua de proteção, como essas dai, de boa procedência como são as fabricadas pela APC: http://www.atera.com.br/lista.asp?f1=27&f2=1&f3=&f4=

Quando a rede cai, acaba desligando um monte de máquinas, equipamentos, dispositivos etc. Alguns deles com comportamento indutivo e de potência elevada, como por exemplo o motor do elevador de seu prédio ou do prédio vizinho, ou mesmo lá na outra esquina. Lembre-se que a rede nessa hora é uma grande antena coletiva. Nessa hora, com um rápido desligamento, é muito mas muito comum esse tipo de elemento, com sua indutância natural, provocar o aparecimento de picos de tensão muito curtos mas com alta tensão, tipicamente de 1.000 a 6.000 volts.

Esse tipo de surto de tensão, jamais notado por lâmpadas ou por nossos outros dispositivos elétricos normais, é o vilão da queima de aparelhos no exato momento de faltar a energia.

Esse típico surto de tensão muitas vezes tem a duração de microsegundos mas pode facilmente romper isolação elétrica , queimar elementos semicondutores nas entradas das fontes de alimentação.

Deve ter sido o que aconteceu ai na sua casa..

abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faller obrigado por esclarecer minha duvida!

quanto a proteção eu possuo um filtro de linha Forceline Professional (que eu nao confio muito) alias este queimou o fusivel também, mas não foi na mesma hora, acho que queimou quando eu liguei a fonte com fusivel trocado.

minha fonte é Uma Enermax

seria esta pecinha verde um varistor???

dsc00081lr8.jpg

w640.png

tem duas delas, a outra esta do lado dela mas nao da pra ver na foto

não consegui remove-la pois esta soldada na placa! é aconselhavel eu mesmo tentar trocar ou a chance de eu fazer besteira é grande?

se eu por acaso removela, como eu faço pra testar se ta queimada ou não?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Varistores não são verdes.

Esse deve ser um termistor, ou um sensor de temperatura para a ventoinha

Olha essa foto:

https://www.clubedohardware.com.br/fullimage.php?image=20814

Quando a rede cai, acaba desligando um monte de máquinas, equipamentos, dispositivos etc. Alguns deles com comportamento indutivo e de potência elevada, como por exemplo o motor do elevador de seu prédio ou do prédio vizinho, ou mesmo lá na outra esquina. Lembre-se que a rede nessa hora é uma grande antena coletiva. Nessa hora, com um rápido desligamento, é muito mas muito comum esse tipo de elemento, com sua indutância natural, provocar o aparecimento de picos de tensão muito curtos mas com alta tensão, tipicamente de 1.000 a 6.000 volts.

Esse tipo de surto de tensão, jamais notado por lâmpadas ou por nossos outros dispositivos elétricos normais, é o vilão da queima de aparelhos no exato momento de faltar a energia.

Esse típico surto de tensão muitas vezes tem a duração de microsegundos mas pode facilmente romper isolação elétrica , queimar elementos semicondutores nas entradas das fontes de alimentação.

Deve ter sido o que aconteceu ai na sua casa..

abraço...

Bela explicação faller.

Dessa eu nun sabia.

Mais um motivo para não fazer ligação bifásica na fonte ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!