Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado
posta as temperaturas cara, fica mais fácil de analisar

Minha Placa de vídeo fica em torno de uns 45graus no windows...com uns 45% no rivatuner.

Quando eu entro em um jogo, aumento o rivatuner para 65%+-, ai aquece mt., tipo uns 50 e poucos graus..., se eu jogar pouco tempo..senao ela esqunta mt...o processador se eu nao estou enganado fica a uns 50 e poucos graus no windows, 53,57..nao me lembro...

Postado

Velho, amei o tópico ! acho que o problema mais grave que eu estou tendo é que no meu gabinete, não é possível colocar um fan na frente :/ e isso ta me dando muita dor de cabeça.. mas to pensando em comprar um novo próprio pra isso..

Realmente ótimo tópico, esclareceu muita coisa !

Postado

Olá amigos...

eu pretendo montar o seguinte PC:

Placa Mãe: Asus P5Q-E com chipset Intel P45

Processador: Intel Core 2 Quad Q9650 de 3.0GHz

Memória: Corsair Dominator 2x2GB DDR2 1066MHz (com cooler incluso)

Fonte: Seventeam ST-850Z-AF Modular

Gravadores: 2 Gravadores de DVD da LG (uma delas para Gravação Blu-Ray)

HD: 1000GB SATA2 32MB Samsung.

Placa de Vídeo: EVGA GeForce 9800GX2 1GB GDDR3 e 512 bits.

Eu já comprei um gabinete da X-Game Case Clone e nela veio três ventoinhas: um de 120mm (Frontal), um de 120mm (Traseiro) e uma de 80mm (Lateral), e vou colocar mais uma de 120mm (Frontal) na parte de cima para tentar garantir melhor refrigeração do meu PC.

Em cada ventoinha eu reparei que vem dois tipos de conectores diferentes nelas, um conector macho e outro fêmea, se não me engano...

São cinco perguntas que gostaria de saber:

Pode-se usar cabos Molex da fonte para ligar as ventoinhas?

Como seria o esquema dos conectores de cada ventoinha (macho=ventilação, fêmea=exaustão) ou vice-versa?

Qual dessas ventoinhas são melhor usadas para exaustão?

É importante o uso de filtros para evitar o acúmulo de poeira nos componentes eletrônicos?

Compensa instalar um Blower Exaustor na parte traseira do Gabinete?

Qualquer ajuda será bem vinda!!!

Abraço a todos.

Postado

Pode-se usar cabos Molex da fonte para ligar as ventoinhas?

Pode, e geralmente deve, esses fans q vem junto com o gabinete geralmente é molex, melhor seria se fossem de 3 pinos, mas fazer o que.

Como seria o esquema dos conectores de cada ventoinha (macho=ventilação, fêmea=exaustão) ou vice-versa?

O macho voce conecta no conector molex que vem direto da fonte, o femea so serve pra você fazer uma extensao, como se fosse o popular "T" que você usa na tomada, pra alterar o sentido exaustao/ventilaçao apenas desparafusando o fan e girando ele 180º em torno do eixo vertical (alterar a posiçao dele).

Qual dessas ventoinhas são melhor usadas para exaustão?

Pra exaustao tu usa a mais potente (creio que sejam todas igual, pelo menos as de mesmo tamanho), de preferência um de 120mm

É importante o uso de filtros para evitar o acúmulo de poeira nos componentes eletrônicos?

Cara o filtro vai atrapalhar muito o fluo de ar, se for usa-los coloca apenas naqueles que tu usar como ventilaçao, ja que pelo exaustor nao tem como entrar poeira.

Se nao for usar tens q fazer uma limpeza no maximo de 2 em 2 meses, pois o acumulo de poeira é muito prejudicial ao hardware.

Compensa instalar um Blower Exaustor na parte traseira do Gabinete?

Blower exaustor nao, se for usar usa um que ventile a placa de video.

Posicionamentos:

Frontal: ventilaçao

Traseiro: exaustao

Lateral: ventilaçao

Cara se todos esses fan's forem com conectores molex, acho eu que você vai achar bem barulhento (nao conheco o fan q eles usam, mas a maioria dos bons faz bastante barulho) te recomendo comprar um desses:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-88608054-controlador-de-velocidade-fan-control-akasa-ak-fc-06-usb-20-_JM

Postado

Boa noite,

Estou querendo melhorar a refrigeração do meu gabinete. Vou colocar o fan frontal jogando ar para dentro e o traseiro que ainda não tenho jogando ar para fora, mas a minha maior preocupação á a placa de video que perto de placa mãe, processador, HD e memórias é o único componente que está passando dos 40º aqui no inverno em temperatura ambiente de 10º.

Quero colocar um fan na lateral (parte esquerda inferior) jogando ar para fora, pois notei que a minha 9600GT (47º normal) o cooler dela toca ar para cima das memórias e saí ar quente para os lados e se eu colocar um fan na lateral tocando ar contra esta corrente de ar quente que está sendo expulsa acho que não irá dar certo, pois irá forçar ao meu ver até o cooler da placa no sentido contrário.

O certo seria colocar um fan paralelo a placa tocando ar nela, mas só conheço aqueles de slot que tocam ar para fora, existe um que toque ar para dentro de preferência na VGA?

Postado
Boa noite,

Estou querendo melhorar a refrigeração do meu gabinete. Vou colocar o fan frontal jogando ar para dentro e o traseiro que ainda não tenho jogando ar para fora, mas a minha maior preocupação á a placa de video que perto de placa mãe, processador, HD e memórias é o único componente que está passando dos 40º aqui no inverno em temperatura ambiente de 10º.

Quero colocar um fan na lateral (parte esquerda inferior) jogando ar para fora, pois notei que a minha 9600GT (47º normal) o cooler dela toca ar para cima das memórias e saí ar quente para os lados e se eu colocar um fan na lateral tocando ar contra esta corrente de ar quente que está sendo expulsa acho que não irá dar certo, pois irá forçar ao meu ver até o cooler da placa no sentido contrário.

O certo seria colocar um fan paralelo a placa tocando ar nela, mas só conheço aqueles de slot que tocam ar para fora, existe um que toque ar para dentro de preferência na VGA?

olá amigo

para baixar a temperatura da vga é só colocar um fan soprando o ar em cima dela

abraços

Postado

Valeu pelas dicas rafael-aj...

Mas agora eu to com uma outra duvida...

compensa instalar um controlador de ventoinhas para manter a maquina mais refrigerada?

o que vocês me dizem..abraço....

Postado

compensa instalar um controlador de ventoinhas para manter a maquina mais refrigerada?

Controlador de vendoinhas serve pra reduzir o barulho gerado pelas ventoinhas, diminuindo suas velocidades quando não é necessário suas rotações a 100%, mas não ajuda a refrigerar melhor não. Isso depende da quantidade de ventoinhas, tamanho delas e posicionamento das mesmas.

Abraço.

Postado

O controlador de ventoinhas nao vai ajudar a refrigerar mais nao, pelo contrario, ele reduz a rotaçao das ventoinhas para reduzir o ruido junto. então quando estão mais calor ou quando você faz aquela maratona de 5Hrs de jogatina você coloca elas no maximo, quando esta so na net você coloca eles mais silenciosas.

Claro que é mais conveniente as de 3 pinos que ja sao controladas pela placa-mãe, que aumentam a rotaçao automaticamente.

Postado
Claro que é mais conveniente as de 3 pinos que ja sao controladas pela placa-mãe, que aumentam a rotaçao automaticamente.

Acho que você quis dizer ´´4 pinos´´ , e mesmo assim só tem um conector de 4 pinos na placa-mãe , é a do processador.

As demais de 3 pinos nao controlam a velocidade do fan, pois o terceiro fio , so serve para indicar a rotaçao da mesma.

Postado
Acho que você quis dizer ´´4 pinos´´ , e mesmo assim só tem um conector de 4 pinos na placa-mãe , é a do processador.

As demais de 3 pinos nao controlam a velocidade do fan, pois o terceiro fio , so serve para indicar a rotaçao da mesma.

Nao ha engano nenhum amigo, tenho 2 fan's de 120mm controlados pela placa-mãe, pelo "Asus Q Fan" que automaticamente aumenta ou abaixa a rotaçao dos mesmos, como você pode ver na screen. Assim como a minha P5Q, a P5Q-E do amigo que postou a duvida possui o mesmo recurso, nao sei se todas as mobos possuem mas acredito que nao seja so a asus que ofereça esse recurso, pelo que eu lembro a Gigabyte tambem oferece um programa chamado "Smart Fan" que deve fazer o mesmo. não é por que é 3 pinos que não tem possibilidade de controlar a rotação. O terceiro pino é um mero sensor de rotações, se você quer aumentar ou diminuir a rotação, é por tensão, quanto menos tensão, menos rotação, e é assim que as mobos aplicam.

http://img11.imageshack.us/img11/9456/capturary.jpg

Note que este é apenas um aplicativo desnecessario, pois o Q fan é controlado também pela BIOS.

Nao so esses dois fan's sao de 3 pinos como também o fan da VGA.

como você pode ver em:

http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.madshrimps.be/articles/ZalmanVF1000LEDreview-geoffrey-19531.jpg&imgrefurl=http://www.madshrimps.be/printart.php%3FarticID%3D631&usg=__b5_Xpz9vSLMcWiOzNQodRzZXu2s=&h=413&w=550&sz=82&hl=pt-BR&start=16&um=1&tbnid=Pyw0lNgpA23R_M:&tbnh=100&tbnw=133&prev=/images%3Fq%3Dvf1000%2Bzalman%26hl%3Dpt-BR%26client%3Dfirefox-a%26rls%3Dorg.mozilla:pt-BR:official%26hs%3DARg%26sa%3DN%26um%3D1

Esse nao é o meu fan da VGA, apenas um exemplo, mas como o meu também é com conector de 3 pinos e controla a velocidade de rotaçao.

Postado

3 - Coloque 1 FAN de 120mm ou 80mm na parte frontal do gabinete, puxando o ar frio para dentro do PC, conforme a figura abaixo. Atençao para um detalhe importante, a posiçao do HD deve ficar abaixo da direçao do ar do FAN, como na figura, alem de puxar ar frio para dentro, voce diminui a temperatura do HD também.

Estive estudando como fazer este seu esquema em meu PC , e percebi que devido ao modelo de meu gabinete, não é possível instalar o fan frontal de modo que fique acima do HD, contudo me ocorreu a seguinte ideia:

Seeu instalar um tudo em forma de T que direcione o fluxo tanto para o fundo do gabinete quanto para o HD logo acima. Será que funcionaria? e no casoda isntalação deste fan frontal é preciso aumentar a demanda de retirada de ar quente do gabinete por meio de troca do exautor ou adição de outro? Abaixo segue o esquema :

LEGENDA:

1- PROCESSADOR

2- HD

3- P. VÍVEO

4- D. DVD

5- FONTE

6- FAN DA FONTE

7- EXAUSTOR

PS:. ABAIXO DO HD EM CINZA SERIA O TUBO QUE DIRECIONARIA O AR, ESTE ESTARIA LIGADO A UM FAN FRONTAL DE 120mm.

post-571708-13884952143158_thumb.jpg

Postado
3 - Coloque 1 FAN de 120mm ou 80mm na parte frontal do gabinete, puxando o ar frio para dentro do PC, conforme a figura abaixo. Atençao para um detalhe importante, a posiçao do HD deve ficar abaixo da direçao do ar do FAN, como na figura, alem de puxar ar frio para dentro, voce diminui a temperatura do HD também.

Estive estudando como fazer este seu esquema em meu PC , e percebi que devido ao modelo de meu gabinete, não é possível instalar o fan frontal de modo que fique acima do HD, contudo me ocorreu a seguinte ideia:

Seeu instalar um tudo em forma de T que direcione o fluxo tanto para o fundo do gabinete quanto para o HD logo acima. Será que funcionaria? e no casoda isntalação deste fan frontal é preciso aumentar a demanda de retirada de ar quente do gabinete por meio de troca do exautor ou adição de outro? Abaixo segue o esquema :

LEGENDA:

1- PROCESSADOR

2- HD

3- P. VÍVEO

4- D. DVD

5- FONTE

6- FAN DA FONTE

7- EXAUSTOR

PS:. ABAIXO DO HD EM CINZA SERIA O TUBO QUE DIRECIONARIA O AR, ESTE ESTARIA LIGADO A UM FAN FRONTAL DE 120mm.

BEM VINDO AMIGO!!!

pode até da certo mais será q o ar vai sobir com força suficiente para refrigerar o hd??

Postado

Amigos.

A Placa mãe Asus P5Q-E tem um recurso que chama Asus Fan Xpert...

é que ainda não comprei esta placa, pois estou montando um PC aos poucos..

mas quando comprar , vou estudar o Manual desta placa...

e meu gabinete tem 3 ventoinhas com conectores de 3 pinos.. e vou comprar mais 1 ventoinha.

então, dá pra conectar todas diretamente na placa mãe para ter este controle automático ou seria melhor ligar diretamante nos cabos Molex para os fans trabalharem a 100% direto????

Abraços....

Postado
Amigos.

e meu gabinete tem 3 ventoinhas com conectores de 3 pinos.. e vou comprar mais 1 ventoinha.

então, dá pra conectar todas diretamente na placa mãe para ter este controle automático ou seria melhor ligar diretamante nos cabos Molex para os fans trabalharem a 100% direto????

Abraços....

olá amigo

sempre é melhor você ligar os fans na fonte,para não "foçar" a placa mãe

abraços

Postado
Amigos.

Abraços....

Ligar direto na placa-mãe pra mim é a melhor escolha, assi você controla a rotaçao deles, mas se você nao der bola pro barulho coloca na fonte, você que sabe.

Postado
Amigos.

Abraços....

Podes ligar na placa mãe sim, mas se não conseguir ligá-los (talvez não tenha a quantidade adequada de conectores na mobo) você pode fazer a ligação na fonte e, para diminuir o barulho deles, uma opção é ligar em 7V (um dos fios em 12V e o outro em 5V). Eu uso 3 fans aqui desse jeito, já que meus fans não são dos mais silenciosos, e mesmo assim tenho uma excelente refrigeração com eles funcionando a 7V.

sempre é melhor você ligar os fans na fonte,para não "foçar" a placa mãe

Cada fan consome menos que míseros 3W. Dá pra ligar uma penca deles sem problemas na mobo.;)

Abraço.

• 4 semanas depois...
Postado
BEM VINDO AMIGO!!!

pode até da certo mais será q o ar vai sobir com força suficiente para refrigerar o hd??

Tenho certeza absoluta que não. Pelo contrário, o ar será sugado. Devido ao fenômeno em que os fluidos com maior velocidade tem pressão menor.

Se não fosse isso o avião nunca decolaria.

Abraços

Postado

preciso de uma ajuda gente, tenho uma hd4850 num gabinete cooler master elite 333 e as temperaturas da VGA estão bem elevadas, então resolvi comprar um cooler de 120mm e por na lateral do pc, pra jogar ar direto nela.

a minha duvida é quanto a posição do cooler que será colocado, eu deveria por o cooler de 120mm pra jogar ar no meio da placa de video ou mais pra frente dela? minha pergunta ficou meio difícil de entender, então fiz um desenho aqui no paint pra tentar explicar melhor.

posiocooler.th.jpg

pela screen eu posicionei o cooler lateral junto ao cooler da placa de video, essa seria a posição ideal pro cooler?

valeu!

Postado
preciso de uma ajuda gente, tenho uma hd4850 num gabinete cooler master elite 333 e as temperaturas da GPU estão bem elevadas, então resolvi comprar um cooler de 120mm e por na lateral do pc, pra jogar ar direto nela.

a minha duvida é quanto a posição do cooler que será colocado, eu deveria por o cooler de 120mm pra jogar ar no meio da placa de video ou mais pra frente dela? minha pergunta ficou meio difícil de entender, então fiz um desenho aqui no paint pra tentar explicar melhor.

posiocooler.th.jpg

pela screen eu posicionei o cooler lateral junto ao cooler da placa de video, essa seria a posição ideal pro cooler?

valeu!

A posição ta correta amigo, a função desse cooler extra é dar uma "mao" pro cooler da VGA, então deve estar jogando ar direto nele ^_^.

Postado

Boa noite amigos.

eu tenho um gabinete X-Game Clone e pretendo adicionar novos coolers nele, gostaria de saber se este cooler frontal superior usado como ventilação não irá atrapalhar o outro cooler instalada no teto do Case usada como exaustão?

Abraços!!!

post-479253-13884952537433_thumb.jpg

Postado
Boa noite amigos.

eu tenho um gabinete X-Game Clone e pretendo adicionar novos coolers nele, gostaria de saber se este cooler frontal superior usado como ventilação não irá atrapalhar o outro cooler instalada no teto do Case usada como exaustão?

Abraços!!!

Creio que nao va atrapalhar nao, mas sera que nao seria melhor subir o Gravador de dvd, colocando-o abaixo do de Blu-Ray?

Postado

Pessoal, troquei hoje os 2 fans adicionais que eu tinha, de 80mm, da akasa, por 2 de 120mm (ultra quiet âmber), da mesma marca.

Eles estão posicionados atrás e na lateral, no modelo convencional, o lateral jogando pra dentro, o de trás pra fora.

Peguei um dos de 80mm que sobrou, e coloquei abaixo do HD, jogando o ar nele.

É esse o ponto. A parte que esquenta mais é em cima (naquela chapa) ou em baixo (onde estão as placas)?

Essa ventilação pode prejudicar o hd? adianta de alguma coisa? seria mais eficaz se estivesse em cima (jogando ar na 'chapa')?

O fan não está colado, está a uns 2 dedos do hd, amarrado nas baias.

Meu gabinete é um da Fortrek Gamer (X-Calibur acho), e tem um fan de 120mm frontal.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!