Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dicas para melhorar a refrigeração no seu PC - Atualizado!


Posts recomendados

Gente, parabéns pelo tópico.

Tenho uma dúvida. Comprei um Cooler Master CM 690.

Ele vem com um cooler na frente, outro atrás e um na lateral.

Comprei mais 2 de 120 mm e pretendia colocar mais um na lateral com duto pro processador e outro em cima pra retirar o calor.

Aí aparecem minhas dúvidas. Tenho os seguintes espaços pra fans nesse gabinete. Mais um lateral, um na outra lateral, 2 em cima e um embaixo.

O que seria legal eu fazer com esses 2 fans ou mesmo comprando outro? Pergunto porque meu processador é um Q9400 e comprei uma HD4850. Já viram que vai esquentar, né?

Além disso, ele nao vem com duto. E não acho um duto pra 120 mm nem a ferro. Não existe de 120? Só acho de 80 mm. Acho que vou pra essa opção. Lateral com duto de 80 no processador. Aí me sobram 2 coolers de 120 mm e posso comprar mais um.

Helpe me gente...Quero deixar essa máquina gelada.

Obrigado. Vocês são meus anjos da guarda. Só compro lendo nesse forum antes.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Obrigado pelo elogio!

Pra que tanto FAN amigo?, somente os que ja vem com o Gabinete ja dao conta do recado, o que voce pode fazer e comprar uns FAN's da Cooler Master R4 e trocar pelos que veio junto do Gabinete, FAN d+ nao ajuda, atrapalha.

Quanto ao Duto de ar, se voce usa o Cooler box da Intel, use com um FAN de 80mm mesmo.

rtmix, pegue base no meu Gabinete, com a configuração da assinatura, consigo deixa-lo em IDLE a 30°c Proc, 40°c PM e 41°c Ambiente GPU, com a temperatura ambiente aqui do quarto por volta de 28°c. Em FULL sobe para 45°c, 49°c e 52°c, usando apenas 1 FAN Cooler Master R4 na frente jogando ar para dentro e 1 Cooler Box da Intel, isso mesmo, tirei o dissipador de ar dele e to usando a ventoinha como exaustor =D, ele tem um bom fluxo de ar e é silencioso.

Eu tento passar isso pra todos, com 2 FANs rodando a 75% da capacidade deles eu faço um Gabinete com 25% de Overclock manter uma temperatura abaixo do normal. Como faço isso? Leia o Tutorial no inicio e você saberá.

Mais duvidas estamos a disposiçao.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, eu li...Vou testar só com os coolers que vem com ele e colocando um fan de 80mm no duto pra ver.

Minha preocupação é que estou com uma hd 4850 que é cão pra esquentar e moro em dos locais mais quentes do RJ. E o estúdio que estou montando é mais quente que o inferno. Por hora não vou pôr ar condicionado, só mais pra frente. Eu já li tudo que disse antes mesmo de comprar minha assinatura aí embaixo. Ela só não está montada...Faço isso hoje e copio os resultados aqui.

Mais um vez obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Certo, então porque voce nao compra um Cooler melhor para seu Processador? Se voce diz que o local que ele vai ficar e muito quente, procure um local bem ventilado para por o Gabinete, do contrario ele vai "ferver".

Observaçao: Se a temperatura ambiente estiver acima de 35°c nao adianta voce colocar varios FANs dentro do Gabinete, ele vai estar puxando ar quente de todo jeito, quanto mais ar quente ele puxa pior fica, então nesse caso eu aplico o fator "teste", coloco 1 testo, coloco 2 e testo, coloco 3 e testo e assim por diante para analisar cada alteraçao nas temperaturas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

Postei no mês passado minhas temperaturas no meu gabinete generico wisecase: 2 fan de 80mm traseiro 1 de 80,120mm lateral e 1 80mm frontal e minhas temperatura eram as seguintes no everest

placa-mãe: Idle 47º Full 55º

VGA: Idle 39º Full 46º

Processador: Idle 41º Full 59º

núcleo 1: Idle 39º Full 57º

núcleo 2: Idle 38º Full 56º

Pesquisei no forum o gabinete Coolermaster CM690 e adquiri um e minhas temperaturas cairam drasticamente

placa-mãe: Idle 38º Full 45º

VGA: Idle 30º Full 37º

Processador: Idle 33º Full 51º

núcleo 1: Idle 32º Full 50º

núcleo 2: Idle 35º Full 52º

Depois de ter comprado cooler pro processador e fonte achando que poderiam estar causando o meu problema era o gabinete pequeno e fans de 80mm que não ajudam muito.

Abraços!^_^

________

M2N-SLI Deluxe// X2 5600 + Noctua NH-U9B// ECS N9800 GT// Corsair TX650W// Maxtor 250Gb//2x1Gb Kingston DDR2 800Mhz// Coolermaster CM690

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pois é amigo, mais uma vez minha "profecia" prevalece =D.

Todos os testes que eu faço sao com Gabinetes de 4 baias, e com entrada de ar frontal e lateral, meu tutorial de nada adianta para quem tem Gabinete de 3 baias ou nao tem entrada frontal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kbssssssa, beleza?

Então cara eu havia dado um jeito no meu pc que esquentava muito. Tinha aberto com a tico tico a lateral e tal, colocado 3 fans de 80, sendo 2 insuflando ar e 1 retirando.

Agora, o meu problema é o ruido deles. Eu tenho 1 fan rodando a 3000 rpm e os outros 2 variam de acordo com a necessidade (Asus 6-engine). Eu queria saber de ti se tem alguma (s) marca (s) que são mais silenciosos? Até rodei na Sta. Ifigenia esses dias atras, mas o pessoal lá sabe nada não. :/

Valeu cara!! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Marco-Alu, beleza e você =D

Seguinte, Desculpe mas vou ser sincero com voce, pra que 3 FAN na tampa lateral? 2 jogando o ar para dentro e 1 tirando, um praticamente anula o outro amigo, se voce colocar na parede do seu quarto 1 exaustor de ar e um ventilador um do lado do outro sera que vai ter algum resultado? ou seria melhor colocar 1 numa parede e o outro na outra parede paralela? Se eu fosse voce deixava apenas 1 na lateral que ja e o suficiente para seu PC pois ele esta em Stok, pegue o outro e coloque na frente do gabinete e o 3 FAN use como exaustor na traseira do gabinete.

Sistema de refrigeraçao melhor do que os montados por mim no 1 topico somente Water cooler ou algo do genero, 1 Frontal, 1 Lateral, 1 Exaustor e caso haja necessidade o duto de ar.

Quanto ao FAN "barulhento", logico, com esse tanto de FAN ligado faz barulho mesmo, recomendo a voce o Cooler Master R4, mas caso voce queira uma maneira mais barata e simples, e so voce ligar o FAN barulhento no mesmo pino que e ligado o controlado pelo tal programinha, como faz isso? como o termo "gambiarra" nao e aceito no Forum, então vamos fazer uma "adaptaçao", corte o fio preto e vermelho dos 2 FANs e ligue-os, nao da para desenhar mas e simples de fazer, apenas 1 FAN sera ligado no pino da placa-mãe, mas o outro vai estar "amarrado" nos fios dele, descarte o fio amarelo, somente o vermelho e preto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O loco kbssssa! :unsure: Acho que me expressei mal, são 3 fans, mas 1 é frontal, um na lateral e 1 de exaustor. O loco, num ia largar 2 na lateral não, eu montei um esquema do jeit o que você tinha postado no iniciodo topico.

Então cara, eu até pensei em ligar ele nos pinos que a mobo controla. Mas o que me deixa encucado é que o gabinete não tem uma entrada boa de ar frontal, então se o fan rodar muito lento, pode prejudicar a insuflação de ar pela frente.

té pensei em colocar um de 120 mm na frnte, mas o gabinete nã suporta, dai eu teria que "adaptar" hehehe :lol:.

Eu vou fazer um teste colocando o frontal no pino controlado, vamos ver qual vai ser a dele. Vou testar e te falo o que deu. ;)

Vou ver também se acho esse fan da cooler master também.

Abraço cara!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que descobri um jeito de resolver a questão do fan frontal. Dei uma olhada pela internet e em alguns fóruns e vi que o pessoal usa baia fan, uma moldura que ocupa 3 baias e permite usar um fan de 120mm frontal. O que me deixa na dúvida é a altura que ele vai ficar (superior), pois o ar vai entrar e, com o exaustor abaixo da fonte, sair por trás quase que num túnel de vento. Não sei se vai resfriar o sistema. Mas penso que melhor existir esse fluxo de ar do que nada.

Já encomendei um R4 que chega essa semana e antes de pegar o baia fan vou tentar adaptar ele ná lateral (abaixo), pois acho que seria mais eficiente.

O exaustor ainda não consegui decidir qual usar, pois os que tem melhor cfm também tem alto dB. O maior que posso colocar neste gabinete seria os de 90mm. Alguma sugestão (com link)?

Bom, vou ter que fazer a adaptação para o controlador de velocidade da placa e li no próprio manual da placa que o conector suporta de 350mA~740mA (máx. 8,8W) ou um total de 1A~2,22A (máx. 26,64W) no ramo +12V. Vou tentar descobrir se isso é muito ou pouco e se ligando as duas não daria problema. Se alguém souber me antecipar a resposta, agradeço.

E por fim, tem como "apagar" as luzes do R4? hehe Meu PC fica ligado a noite no quarto e não queria aquele brilho azul.

Valeu gurizada.

Abraço :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Hehehe e so voce cortar os fios dos Leds que a luz deles apaga =D.

Use um R4 como exaustor tambem, eu uso o cooler box da intel, so o cooler claro o dissipador de ar ta guardado kkk

Eu usei por um bom tempo 2 FANs no mesmo conector da placa-mãe e nunca deu problema, mas o maximo que pode acontecer e danificar o cooler, creio eu.

Mas se nao da para colocar um FAN de 120mm frontal, coloque um de 80mm mesmo, desde que jogue ar frio para a regiao inferior do gabinete ja e alguma coisa, se colocar na parte superior, provavelmente o ar frio vai misturar com o quente e nao vai fazer muita diferença.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, eu também estou quase adaptando um R4 na parte frontal do meu. Quanto ao adaptador que vai nas baias, pelo que aprendi em engenharia, a tendencia do ar gelado é descer. Mas como ele está sob pressão (pequena, mas está), pode ser que ele impeça o ar quente de subir, sei lá. Isso iria formar um efeito estufa no pc! hehehhhhe :lol:^_^

O que talvez funcionaria é se houvesse algum defletor forçando o ar a descer né, iria ser uma boa alternativa! :D

Eu achava estranho porque meu pc fazia barulho e outros comprados montados não faziam. Até que fim de semana precisei desmontar um Qbex do meu sobrinho para copiar a HD dele (windows morreu no boot) e descobri: Eles não fazem barulho porque NÃO TEM fans para refrigerar nem extrair o ar quente... (_(

O Paulo, eu vi R4 sem led para vender na net, acho que na umpoukodetudo.com ou waz.com. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sim Marco, mas como tudo que eu disse nao é baseado em teorias e pedaços de papel com coisas escritas e desenhadas, testei cada processo citado no topico.

Fiz um teste, nao citado no topico, que coloquei este FAN R4 no lugar das 3 baias e deixei o Everest rodando por 2horas, resultado: Processador e placa-mãe aumentaram pouco mas aumentaram a temperatura, cerca de 5°c em media tanto Full quanto IDLE, mas o que me chamou a atençao, foi a placa de video, ela "ferveu", o HD passou de 32°c para 45°c em IDLE e 38°c para 54°c em Full.

Esta opção de FAN e boa apenas para que ja usa um Frontal na parte inferior, logo a frente do HD como citei, nao postei ela por este motivo, sua influencia nao e estão boa a ponto de ser usada.

E como os coolers de HD, pouco desempenho, alto ruido, e pode ser substituido por aquele esquema que citei, colocar o Fan frontal na frente do HD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beleza Marcos, dei uma olhada nas lojas que você passou, e o modelo sem leds que tem na umpokodetudo é o de 46CFM (metade do R4-L2R-20CK-GP de 90CFM).

Comprei um de 90CFM pra testar, mas ainda não instalei. Vou tentar colocar numa grade que tem na lateral inferior, e se não der que vou tentar o esquema com a baia fan. Pensei em fazer algo como você falou - usar um defletor - para forçar o ar a descer, mas ainda não pensei em que material usar e nem em como fixar.

Minha busca agora é por um fan menor de até 90mm, para usar de exaustor na parte posterior, mas todos que vi com melhor CFM tem alto ruído.

Kbsssssa, vai dar pena de cortar os fios. Sei que a peça não é cara, mas vou ver se consigo "desengatar"... hehe

Na sua opinião, então, usar um fan frontal na parte superior pode acabar aumentando a temperatura?

Valeu pelas dicas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Nao Paulo, pelo contrario, diminui a temperatura, porém nao faz o mesmo efeito que um FAN frontal inferior.

Desviar o ar dele parece ser simples mas acho que nao é, nao recomendo que use PVC, se voce tem um gabinete fechado pode usar ate papelão mesmo, e barato e fácil de modelar, faça o teste com as temperaturas e poste os resultados, quero comparar com os que eu obtive.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É kbsssa, então pelo seu teste, faz um pouco de sentido o ar gelado ser insuflado por cima não deixar o ar quente subir. Como você disse, a placa de video ferveu, faz sentido porque os slots pci ficam na parte inferior da mobo.

O ideal mesmo é ficar o fan na parte inferior como você falou.

Esse R4 120 mm de 90 CFM não faz um ruido tão alto como um fan de 80 mm comum? porque s o R4 de 46 CFM trabalha a 1600 rpm, o outro para dar 90 CFM deve rodar acima de 2000 rpm, porque pelas fotos parecem ser iguais as helices de ambos. Num sei né, to só especulando.

Abraço! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu deixo o meu rodando a 1500rpm para nao fazer muito barulho, e mesmo assim o fluxo de ar e bem grande, este de 80mm rodando a 1600rpm deve ser bem silencioso se for o mesmo R4 so que menor, nao conheço mas pelos dados pra pra ter noção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, sou iniciante total neste esquema de temperaturas e afins, mas estou aprendendo. Vejo o pessoal comentando sobre a temperatura em full e idle, mas não tenho a manha de como medir. Instalei o Everest e por lá vejo a temperatura atual. Usando o teste de estabilidade de sistema, deixei ele rodando uns 10 minutos usando 100% do processador. Achei que ele ficaria uns 5~10min e apresentaria um resultado, mas nada. Vi nas estatísticas a mínima, média e máxima. Daí desliguei... hehe.

Qual é o esquema pra ver a temperatura em full e idle?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, gostaria de saber qual seria a melhor forma para refrigerar meu gabinete(assinatura) eu já eliminei os cabos que ficavam espalhados da fonte para melhor fluxo de ar, possuo 2 fans tirando ar na parte de traz e um na lateral!!!!

foto do gabinete http://www.2shared.com/fadmin/4911815/28f169a6/pc_online.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Cara, sou iniciante total neste esquema de temperaturas e afins, mas estou aprendendo. Vejo o pessoal comentando sobre a temperatura em full e idle, mas não tenho a manha de como medir. Instalei o Everest e por lá vejo a temperatura atual. Usando o teste de estabilidade de sistema, deixei ele rodando uns 10 minutos usando 100% do processador. Achei que ele ficaria uns 5~10min e apresentaria um resultado, mas nada. Vi nas estatísticas a mínima, média e máxima. Daí desliguei... hehe.

Qual é o esquema pra ver a temperatura em full e idle?

Feche todos os aplicativos com exceção do Everest e meça a temperatura depois de 10min. Esta e a temperatura em IDLE

Abra o Everest e vá em teste de estabilidade, marque a opção STRESS CPU apenas, desmarque as demais opções, deixe o teste rodar por 1hora e antes de para-lo anote as temperaturas. Esta e a temperatura em FULL.

Olá, gostaria de saber qual seria a melhor forma para refrigerar meu gabinete(assinatura) eu já eliminei os cabos que ficavam espalhados da fonte para melhor fluxo de ar, possuo 2 fans tirando ar na parte de traz e um na lateral!!!!

foto do gabinete http://www.2shared.com/fadmin/4911815/28f169a6/pc_online.jpg

Nao deu para ver a foto do seu gabinete, tente tirar 1 exaustor e coloca-lo como FAN frontal, ficando 2 fans jogando ar para dentro e 1 exaustor jogando para fora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Tenho um Gabinete 4 baias Processador Pentium D 925 3.0, Placa-Mãe ECS P4M800PRO-M, estava com temperaturas muito altas , Processador 70°C e placa Mãe 51°C, coloquei uma fan de 800mm logo abaixo da Fonte (Unicoba 250 watts reais) uma fan na frente de 60 mm um duto lateral para o Processador e troquei o cooler paor um Akasa, hoje minhas temperaturas são 56 para o Processador e 44 para a placa mãe, gostaria de saber se ainda estão altas, obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!