Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dicas para melhorar a refrigeração no seu PC - Atualizado!


Posts recomendados

Fala pessoal. Me ocorreu uma questão. Onde moro (praia) tem muita maresia e a frente do meu PC fica próxima a uma janela.

Colocando o fan na parte frontal, jogando ar para dentro, creio que entraria muita umidade também. Pensei na seguinte hipótese. Colocar o R4 que comprei na parte superior do gabinete (teria que ir em uma funilaria para abrir), jogando o ar quente para fora.

O ideal seria NÃO conduzir ar externo para dentro do PC (com outro fan) devido a umidade. Alguém sabe se isso acarretaria em algum efeito prejudicial, essa saída de ar quente, sem uma entrada de ar forçada (por outro fan)?

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

opa ae galera...

então, uma coisinha sobre o everest:

porque aparece o seguinte trecho: [TRIAL VERSION], por exemplo, na temperatura do HD? (assim eu não consigo ver a temperatura dele)

o engraçado é q a temperatura do HD aparece no ´teste de estabilidade no sistema´....

e vejam c as temperaturas médias do meu pc estão boas (sem jogar, uso mais o pc pra net):

placa-mãe: 46º

processador: 31º

CPU Diodo (e o q vem a ser isso?): 54º

GPU Diodo (a mesma pergunta): 59º

HD SANSUMG HD082GJ: 30º

ah, e o cooler do processador fica em torno de 3000 rpm

eu tenho 1 fan lateral (saida do ar) e um fan frontal (entrada), esta bom, ou preciso realmente colocar um fan traseiro?

eu andei vendo alguns topicos ae, e vi é q possivel controlar a rotação do cooler.

Comu eu faço isso?

e é possivel tb contolar a rotação dos fans?

uma ultima pergunta: a temperatura ambiente influencia na temperatura interior do pc?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

opa ae galera...

então, uma coisinha sobre o everest:

porque aparece o seguinte trecho: [TRIAL VERSION], por exemplo, na temperatura do HD? (assim eu não consigo ver a temperatura dele)

o engraçado é q a temperatura do HD aparece no ´teste de estabilidade no sistema´....

Seu EVEREST é uma versão de avaliação. É a mesma coisa daqueles programas que rodam 30 dias e depois só comprando. Por isso mostra TRIAL no lugar da temperetura do HD.

e vejam c as temperaturas médias do meu pc estão boas (sem jogar, uso mais o pc pra net):

placa-mãe: 46º

processador: 31º

CPU Diodo (e o q vem a ser isso?): 54º

GPU Diodo (a mesma pergunta): 59º

HD SANSUMG HD082GJ: 30º

ah, e o cooler do processador fica em torno de 3000 rpm

eu tenho 1 fan lateral (saida do ar) e um fan frontal (entrada), esta bom, ou preciso realmente colocar um fan traseiro?

Diodo CPU seria o mesmo que processador. É curioso porque já dá a temperatura do processador como PROCESSADOR. Não sei o que pode ser isso.

Diodo GPU é a placa de vídeo.

De acordo com as informações dos colegas foristas a respeito de refrigeração, seria aconselhável você colocar um fan frontal (entrada) e um traseiro (saída). Isso é o básico. Agora você pode colocar também este lateral jogando ar diretamente em cima do processador e peças adjacentes (entrada).

eu andei vendo alguns topicos ae, e vi é q possivel controlar a rotação do cooler.

Comu eu faço isso?

e é possivel tb contolar a rotação dos fans?

Procure no fórum sobre "baybus", "contolador de fan", ou contole de velocidade para coolers/fans. Basicamente é uma espécie de regulador de velocidade que ocuparia um slot de 5.25" (uma baía) do seu gabinete.

No caso do cooler da placa de vídeo e processador você pode arrumar programas específicos ou recursos da própria placa-mãe que fazem isso (exemplo: placa-mãe ASUS com Cool 'n Quiet)

uma ultima pergunta: a temperatura ambiente influencia na temperatura interior do pc?

Sim. Levando em conta que o PC vai puxar ar de fora (temperatura ambiente), quanto mais frio estiver melhor. Agora se sua refrigeração não for boa, de nada adianta estar frio, pois o fluxo de ar no gabinete não será bom. (excesso ou falta de fans, cabos espalhados, cooler ineficiente, etc.)

Em teoria, se não me engano são palavras do próprio Gabriel Torres, o ideal é que o PC internamente fique com temperatura cerca de 10ºC acima da temperatura ambiente. Se estiver 25ºC ambiente, deveria estar 35ºC internamente (gabinete). Mas na prática, dependendo do processador, cooler, sistema de refrigeração, isso pode variar para mais ou para menos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Mas vocês devem levar em consideração também onde se localiza o censor de temperatura na placa-mãe ou na placa de vídeo, algumas placas-mãe tem o censor perto do processador, bem onde o ar quente do cooler passa, mostrando uma informação errada.

O melhor censor de temperatura que pode ser usado em um Gabinete, para ver sua temperatura interna, é sua mão mesmo, se você não está doente, sua temperatura interna deve estar por volta de 36°c(a minha, acostumado com frio =D), se você colocar a mão dentro do gabinete vai sentir se está quente ou frio, no meu caso aqui, ele está um pouco frio, então posso supor que está boa.

Olhando a direção da corrente de ar dentro do gabinete você consegue também "imaginar" qual a melhor maneira de refrigerar seu PC. Eu poderia mostrar pra vocês várias técnicas que eu uso no dia a dia mas não vai adiantar, pois eu me adaptei a elas.

Mas o importante é sempre usar o Everest e sua mão para ver a temperatura do PC.

PS.: Existe um programinha chamado SpeedFAN, que controla a velocidade do cooler e dos FANs que você usar, mas somente se o FAN ou Cooler tiver suporte para isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

e ae galera gostaria que vocês avaliassem o esquema de refrigeração q fiz em casa, ganhei alguns graus na vga e proc, minha vga em repouso (no windows 52 graus indicado pelo riva tuner), meu proc está à 35 graus (pelo everest).

Coloquei um cooler da silverstone de 107 cfm e controle de velocidade logo abaixo da vga.

Gostaria dos pontos de vista de todos obrigado.

gabinete.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

e ae galera gostaria que vocês avaliassem o esquema de refrigeração q fiz em casa, ganhei alguns graus na vga e proc, minha vga em repouso (no windows 52 graus indicado pelo riva tuner), meu proc está à 35 graus (pelo everest).

Coloquei um cooler da silverstone de 107 cfm e controle de velocidade logo abaixo da vga.

Gostaria dos pontos de vista de todos obrigado.

gabinete.jpg

Ola amigo.

Eu tenho Cooler Master CM690 e coloquei 6 fan 120 cfm,e queria saber como voce colocou esse cooler da silverstone?Ele esta na lateral?Esta fixado nos pci?

Mas a sua ventilação esta boa.Se tiver como colocar um cooler desse da silverstone na frente,embaixo,e uns dois ou um no topo,voce vera como vai reduzir a temperatura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, queria perguntar uma coisa: Estou querendo pegar o PC da assinatura em Junho, com o gabinete CM 690! Vou deixar ele com: 1 fan frontal (já vem incluído), 1 fan lateral esquerda (vou tirar o que já vem e por embaixo, e colocar um de "90 CFM"), 1 inferior (o que estava na esquerda), 2 superiores (os "90 CFM"), 1 traseiro (já vem incluído) e 1 lateral direita (comprar um da Adda de 80x15 mm)! Como sou louco por refrigeração, queria saber se ficaria bom colocar uma baia fan de 120 mm na frente do gabinete? Que dicas vocês me dão?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
e ae galera gostaria que vocês avaliassem o esquema de refrigeração q fiz em casa, ganhei alguns graus na vga e proc, minha vga em repouso (no windows 52 graus indicado pelo riva tuner), meu proc está à 35 graus (pelo everest).

Coloquei um cooler da silverstone de 107 cfm e controle de velocidade logo abaixo da vga.

Gostaria dos pontos de vista de todos obrigado.

gabinete.jpg

voce esta jogando o ar quente acumulado na traseira do PC para dentro dele, resumindo, voce esta provocando o efeito estufa dentro do seu PC. Recomendo que voce inverta o cooler de 120mm traseiro, coloque-o na frente jogando ar para dentro. Vai melhorar cerca de 5°c em media na temperatura.

Pessoal, queria perguntar uma coisa: Estou querendo pegar o PC da assinatura em Junho, com o gabinete CM 690! Vou deixar ele com: 1 fan frontal (já vem incluído), 1 fan lateral esquerda (vou tirar o que já vem e por embaixo, e colocar um de "90 CFM"), 1 inferior (o que estava na esquerda), 2 superiores (os "90 CFM"), 1 traseiro (já vem incluído) e 1 lateral direita (comprar um da Adda de 80x15 mm)! Como sou louco por refrigeração, queria saber se ficaria bom colocar uma baia fan de 120 mm na frente do gabinete? Que dicas vocês me dão?

Poh man esse PC ta xow em?, se eu fosse voce, antes de colocar tudo isso de FAN, montava o PC com apenas 1 frontal e 1 exaustor apenas, e iria adicionando mais FANs conforme seja necessario, sempre digo e repito, eu com meu PC com overclock de 25% e com apenas 1 FAN frontal nao passa de 50°c o processador em FULL e 48°c a PM em full, placa de video nao passa dos 75°c, o que importa nao e a quantidade e sim a real necessidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia. Após pensar no que era o melhor e menos caro a fazer, resolvi comprar um gabinete que tenha espaço para colocar os 2 R4 de 120mm (frontal e traseiro), para não precisar ficar adaptando demais o meu gabinete atual (sem espaço para o fan frontal, e abertura traseira de apenas 92mm).

Achei um gabinete bem em conta, PORÉM, pelo que li em outros fóruns ele é modelo compacto. http://www.coolermaster.com/products/product.php?act=detail&id=2541 / http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-90760540-gabinete-cooler-master-elite-340-rc-340-a-pronta-entrega-_JM

Minha configuração atual: CPU C2D E4400, Mobo P5VD2-VM, VGA 9500GT, 2 HDs Sata2 (500 e 250GB), 2 RAM de 1GB, DVR-R, Fonte Cooler Master 460W (e NENHUM fan).

A dúvida é, ter uma torre alta (meu gabinete atual) e com menos ventilação (teria que adaptar ou colocar fans menores), ou um mais compacto e bem ventilado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Um bom gabinete e qualquer marca que seja grande o suficiente para caber pelo menos 2 FANs de 120mm, nao precisa ser de marca, o meu deixo olhar aqui... é um XTYLING... nunca vi essa marca na vida, mas ele e bem grande e cabe 2 FANs de 120mm, tem duto de ar e pode colocar +1 FAN de 120mm na lateral dele, paguei 90 reais...

Até no camelô você encontra gabinete bom, é só procurar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim Rafael, com certeza esse que você citou fecharia (dei uma pesquisada), porém minha questão é pouca $$ pra investir, pois minha ideia nem era comprar um agora.

Me interessei pelo 340 justamente por caber os dois fans de 120mm, ser de um vendedor (ML) da minha cidade (sem frete) e por um preço muito bom (dentro do que posso pagar) mas vi em outros foruns que por ser um modelo compacto pode prejudicar a refrigeração.

Dei uma circulada em algumas lojas no final da tarde, mas só encontrei gabinetes com aquelas frentes monstro e tal, por um preço bem acima.

Mas valeu, vou dar mais uma pesquisada pra decidir.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola amigo.

Eu tenho Cooler Master CM690 e coloquei 6 fan 120 cfm,e queria saber como voce colocou esse cooler da silverstone?Ele esta na lateral?Esta fixado nos pci?

Mas a sua ventilação esta boa.Se tiver como colocar um cooler desse da silverstone na frente,embaixo,e uns dois ou um no topo,voce vera como vai reduzir a temperatura.

Opa.

Em questão de colocar um cooler na frente em baixo do meu gabinete é q o mesmo não tem entrada de ar, é um gabinete comum, ja andei dando uma olhada em uns gabinetes e fiquei namorando um Vento da Asus e um Cooler Master Centurion 590, mas é muita grana.

Então prendi o Silverstone com um parafuso comprido com porca, um só foi suficiente, o predi através de um dos buraquinhos do lado dos supostos espelhos dos slots PCI, e o deixei encostando na base do gabinete, ficou legal o esquema, se você não utiliza seus slots PCI, é uma boa, pode prender tb com abraçadeira plástica.

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que agora fechou. Comprei o gabinete CM RC-340 e instalei o fan R4 de 120mm de exaustor na parte traseira. Só tenho um, e acho que por enquanto não vou precisar colocar um na frente puxando ar, até porque moro na praia e creio que aumentaria consideravelmente a umidade interna (maresia).

As temperaturas no gabinete antigo eram as seguintes:

IDLE/FULL

MB - 44º / 46º

CPU - 47º / 59º

CPU#1 - 56º / 60º

CPU#2 - 55º / 60º

Diodo GPU - 56º / 56º

HD250GB - 42º / 45º

No novo gabinete (com um HD a mais):

IDLE/FULL

MB - 40º / 42º

CPU - 32º / 36º

CPU#1 - 36º / 41º

CPU#2 - 35º / 40º

Diodo GPU - 47º / 49º

HD250GB - 39º / 41º

HD250GB - 34º / 37º

Caiu bastante a temperatura do processador, e acho que agora ficou bom. Como hoje não fez muito calor (ambiente), vou monitorar novamente num dia mais quente. Era isso. Valeu a todos pelas dicas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
será q eu posso usar fita dupla-face para fixar um cooler no dissipador de ar da minha placa mãe????

Esta "adaptação" creio que seja inviável, prefiro usar parafusos, vá em alguma loja de materiais de construção e compre aqueles parafusos de madeira, ou aqueles que vem com a "buxinha", repare que o dissipador tem uns espaços que da para aparafusar um cooler perfeitamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!