Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dicas para melhorar a refrigeração no seu PC - Atualizado!


Posts recomendados

thalesvictor,

Eu não posso te responder com certeza, pois olhei no manual da sua placa, e não diz sobre as outras saídas de Fans. Mas siga o meu pensamento:

1o - Olhando a foto da placa mãe, podemos ver que as outras conexões de fans da MB são 3 pinos (fora a da CPU que são 4). Então por aí já vemos que se você ligar o Fan 4 pinos direto nessas saídas da MB, não vai haver controle de velocidade.

2o - Eu desconhecia este cabo da Akasa, porém vamos pensar como a saída da MB controla a velocidade: como aquela saída é projetada para o uso do Fan da CPU, ela controla a velocidade conforme o aquecimento somente da CPU, e não das outras peças do Gabinete certo ? Então se você colocar este cabo extensor nesta saída de 4 pinos, todos os outros Fans irão ser controlados conforme a necessidade só do processador, e não do restante das peças do PC.

Agora veja, como eu disse, esta é minha linha de pensamento. Eu nunca utilizei este cabo para saber como ele realmente trabalha.

No meu caso, eu comprei um controlador de Fans da própria Akasa para resolver meu problema, e ficou muito bom.

Espero ter ajudado.

ATT,

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

thalesvictor,

Eu não posso te responder com certeza, pois olhei no manual da sua placa, e não diz sobre as outras saídas de Fans. Mas siga o meu pensamento:

1o - Olhando a foto da placa mãe, podemos ver que as outras conexões de fans da MB são 3 pinos (fora a da CPU que são 4). Então por aí já vemos que se você ligar o Fan 4 pinos direto nessas saídas da MB, não vai haver controle de velocidade.

2o - Eu desconhecia este cabo da Akasa, porém vamos pensar como a saída da MB controla a velocidade: como aquela saída é projetada para o uso do Fan da CPU, ela controla a velocidade conforme o aquecimento somente da CPU, e não das outras peças do Gabinete certo ? Então se você colocar este cabo extensor nesta saída de 4 pinos, todos os outros Fans irão ser controlados conforme a necessidade só do processador, e não do restante das peças do PC.

Agora veja, como eu disse, esta é minha linha de pensamento. Eu nunca utilizei este cabo para saber como ele realmente trabalha.

No meu caso, eu comprei um controlador de Fans da própria Akasa para resolver meu problema, e ficou muito bom.

Espero ter ajudado.

ATT,

Cara, muito boa sua ajuda. Entendi perfeitamente o que quis dizer. Olhando o manual dela aqui, tem essas entradas. 1CPU FAN, 1 PWR FAN DE 3 PINOS E 2 SYS FAN sendo 1 de 3 e outra de 4 pinos. Meu gabinete HAF 912 vem com 2 fans já e ai, como fica? O AKASA VIPER que to querendo comprar é de 4 pinos. Como fazer a ligação de cada uma dessas fan? Sou leigo no assunto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Thales,

Eu peguei o modelo AK-FC-07BK, segue o link de uma loja que geralmente eu compro. Na época eu comprei pelo Megamamute, que estava mais em conta.

Eu escolhi este, pois apesar de não ser dos mais "bonitinhos" que o mercado oferece, ele tem a opção de deligar o Fan, que muitos não tem, só diminuem a velocidade a metade.

Outro fator importante para a escolha também, é a potência por canal de Fan. Este tem 30W por canal, que é excepcional. Se você comprar um controlador que tenha baixa potência por canal, o Fan pode não girar com a velocidade máxima.

http://www.oficinadosbits.com.br/Oferta.asp?codigo=10649

ATT,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Thales,

Eu peguei o modelo AK-FC-07BK, segue o link de uma loja que geralmente eu compro. Na época eu comprei pelo Megamamute, que estava mais em conta.

Eu escolhi este, pois apesar de não ser dos mais "bonitinhos" que o mercado oferece, ele tem a opção de deligar o Fan, que muitos não tem, só diminuem a velocidade a metade.

Outro fator importante para a escolha também, é a potência por canal de Fan. Este tem 30W por canal, que é excepcional. Se você comprar um controlador que tenha baixa potência por canal, o Fan pode não girar com a velocidade máxima.

http://www.oficinadosbits.com.br/Oferta.asp?codigo=10649

ATT,

valeu amigo pela atenção. Mas vou deixar 3 faz mesmo. FUNDO pela MObo, FRENTE E LATERAL PELA FONTE. Até porque meu HAF912 JA vem com 2 fan, compro só uma VIPER e troco com a do fundo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguém pode me dar uma opinião aqui ???

Essas temperaturas estão corretas? O PC em questão é um Core 2 Duo E4500 2.2ghz, usando cooler stock, e a MoBo é uma Gigabyte GA-946GM-DS2, e estou usando video onboard mesmo. Ha 1 FAN na lateral jogando o ar para dentro e 1 FAN na traseira como exaustor. Ja tentei perguntar sobre isso em outros forums, e não obtive nenhuma resposta concreta. E mais uma coisa, qual é o item que eu devo levar em conta nos processadores de 2 ou mais núcleos, a temperatura do processador ou o dos núcleos ???

Screen das temperaturas em IDLE:

temp1_zpsac5c4297.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ysignal,

Eu não posso te dizer com certeza se as leituras estão corretas, ou erradas. Mas me parece estranho um diferença tão grande assim dos núcleos, para o da CPU.

Acho que seria bom você usar um outro programa para conferir as temperaturas.

Experimente o Speefan, ele é bem simples. Tem no "Baixaki".

Abaixo está o link das especificações do seu processador, se estas temperaturas estiverem corretas, você pode ficar tranquilo.

http://ark.intel.com/pt-br/products/30781

ATT,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ysignal,

Eu não posso te dizer com certeza se as leituras estão corretas, ou erradas. Mas me parece estranho um diferença tão grande assim dos núcleos, para o da CPU.

Acho que seria bom você usar um outro programa para conferir as temperaturas.

Experimente o Speefan, ele é bem simples. Tem no "Baixaki".

Abaixo está o link das especificações do seu processador, se estas temperaturas estiverem corretas, você pode ficar tranquilo.

http://ark.intel.com/pt-br/products/30781

ATT,

Bom, pelo que eu vi nas especificações do processador, as temperaturas dos núcleos é lido pelo sensor do processador e não pelo sensor da Mobo, ai vem a pergunta, em qual eu confio ???

Eu fiz o teste com o Speedfan, e os resultados não mudam muita coisa em relação ao AIDA64.

Veja a secreenshot abaixo.

temp02_zps5442afe7.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, pelo que eu vi nas especificações do processador, as temperaturas dos núcleos é lido pelo sensor do processador e não pelo sensor da Mobo, ai vem a pergunta, em qual eu confio ???

Nesse seu caso, pra tirar a dúvida eu iria pela BIOS mesmo. Reinicie o PC e entre na BIOS para ver a temperatura que mais se assemelha com a dos leitores.

Como você está analisando as temperaturas com o PC em IDLE, as temperaturas serão bem próximas depois de uns 5 minutos com o PC ligado, mesmo na BIOS.

ATT,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nesse seu caso, pra tirar a dúvida eu iria pela BIOS mesmo. Reinicie o PC e entre na BIOS para ver a temperatura que mais se assemelha com a dos leitores.

Como você está analisando as temperaturas com o PC em IDLE, as temperaturas serão bem próximas depois de uns 5 minutos com o PC ligado, mesmo na BIOS.

ATT,

Na BIOS, logo quando eu ligo ele me mostra algo em torno de 48ºC/50ºC e mostra só o do processador.

Esqueci de mencionar... Quando ele estava em FULL (algo em torno de 60ºC) eu coloquei o dedo no dissipador e ele estava frio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se na BIOS está este valor, então o seu sensor correto é o que está aproximado dele.

Pelo menos até onde eu sei, a BIOS é a mais confiável.

A menos que o sensor que mede a temperatura do processador esteja com defeito, mas acredito mais nas leituras erradas dos programas.

Quanto a temperatura em FULL de 60C, está ótima para o seu processador se conseguir manter isso. E na ponta do dissipador, se o processador estiver a essa temperatura não deveria estar tão quente. Mas também não gelado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se na BIOS está este valor, então o seu sensor correto é o que está aproximado dele.

Pelo menos até onde eu sei, a BIOS é a mais confiável.

A menos que o sensor que mede a temperatura do processador esteja com defeito, mas acredito mais nas leituras erradas dos programas.

Quanto a temperatura em FULL de 60C, está ótima para o seu processador se conseguir manter isso. E na ponta do dissipador, se o processador estiver a essa temperatura não deveria estar tão quente. Mas também não gelado.

Bom... por enquanto eu estou me baseando nas leituras dos núcleos, ja que segundo a Intel, nos C2D em diante, a leitura dos núcleos é lida pelo próprio processador.

Amanhã eu vou colocar um outro cooler (um Cooler Master que eu ainda não tirei da caixa hehehe) que eu tenho aqui e em seguida eu posto o resultado aqui.

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, coloquei o outro cooler (Cooler Master) que eu tenho aqui, e bem... não teve muita diferença.

Screen dele em IDLE

imagem_zpsf449d7fe.png

Para tentar amenizar essa situação, eu fiz essa gambiarra aqui:

Fotografia0016_zps9bd043ce.jpg

E pra finalizar, alguém pode me dar uma dica para resfriar esse sistema em um gabinete desse abaixo ???

Fotografia0017_zpsed585aa9.jpg

Valeu !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ysignal,

As temperaturas em IDLE parecem estar boas. Em FULL como estão ?

Dá para vermos nas fotos, que há um furação para Fans de 80 ou 92 mm na traseira, um pouco abaixo da fonte. Começaria por aí, com um Fan jogando o ar quente para fora.

Na frente não posso ver o interior, mas geralmente tem um suporte na parte inferior, que você também pode colocar um Fan jogando ar frio para dentro (se o HD que deve estar ali deixar).

E por último, se a tampa lateral que você removeu tiver entradas de ar, e as temperaturas em FULL ainda estiverem altas, também pode colocar um Fan ali jogando ar para dentro.

ATT,

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ysignal,

As temperaturas em IDLE parecem estar boas. Em FULL como estão ?

Dá para vermos nas fotos, que há um furação para Fans de 80 ou 92 mm na traseira, um pouco abaixo da fonte. Começaria por aí, com um Fan jogando o ar quente para fora.

Na frente não posso ver o interior, mas geralmente tem um suporte na parte inferior, que você também pode colocar um Fan jogando ar frio para dentro (se o HD que deve estar ali deixar).

E por último, se a tampa lateral que você removeu tiver entradas de ar, e as temperaturas em FULL ainda estiverem altas, também pode colocar um Fan ali jogando ar para dentro.

ATT,

Bem, as temperaturas em FULL estão assim:

imagem02_zps1973a360.png

Sobre a ventilação, antes de eu deixar ele aberto, eu tinha colocado uma fan de 92mm atrás como exaustor e uma fan de 80mm na tampa jogando o ar pra dentro, e parecia que não tava adiantando, acho que é porque as fans que eu tenho aqui são ruins, por isso ta ai a gambiarra da foto acima, apenas jogando o ar no chipset, ja que ele esquenta mais que o CPU. E falando em CPU, durante o "torture test", eu meti o "dedometro" novamente no dissipador e adivinhe? tava frio, tipo não estava nem perto desses 63ºC ai, eu particularmente estou achando que o sensor de temperatura dessa mobo ta bichada, por isso eu estou confiando mais nas temperaturas dos núcleos, ja que os mesmos são medidos pelo sensor que ta no processador. Bom eu estou usando esse PC ha um bom tempo nessas condições e até agora não me deu problema, e nenhum BSOD até agora, e se as temperatura em IDLE estão boas, então fico mais tranquilo, afinal eu não uso o PC para jogos mesmo (a não alguns emuladores). Esse mês eu to quebrado de grana, mas assim que eu receber eu vou ver se compro umas fans melhores e uma pasta térmica decente.

Obrigado !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu também acredito que a temperatura do processador esteja dentro do esperado, ou seja mal funcionamento do sensor da Main Board.

Esse Cooler Master que você instalou no processador é 4 pinos ?

Pois se for você pode tirar uma base por ele quando esta dizendo que o dissipador esta frio: em IDLE e em FULL ele está rodando a mesma rotação. Se ele for 4 fios (e o sensor estiver ok), ele deve aumentar a rotação quando estiver esquentando (isso também depende da BIOS, se ele não estiver setado para ficar a 100% todo tempo).

Pelo menos isso já pode ser levado como guia, como uma dica.

ATT,

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

E pra finalizar, alguém pode me dar uma dica para resfriar esse sistema em um gabinete desse abaixo ???

Fotografia0017_zpsed585aa9.jpg

Valeu !!!

Baia-fan de 120mm onde se instala os dvds.Ex: http://www.spon.com.br/index.asp?sec...oria=0&id=1926

ou

Com uma furadeira ou serra-copo, cortar o assoalho e o teto e instalar fans de 120mm, mas para isso precisa ter um mínimo de noção no uso da furadeira...(mas lembre-se de deixar o espaço onde irão ficar os parafusos.) (só procurar por casemode)

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala rapaziada!

Baia-fan de 120mm onde se instala os dvds.

Vá na do Apolo e fecha com o certo. E ainda poderá acrescer um filtro nele, caso necessite. Tenho um desse no possante e ficou bacana, bem diferente das gambiarras que costumo fazer, uaehuehueahae!

Taí a foto, Ysignal:

3vdo.jpg

Abraço!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Lembrando que há a possibilidade de você mesmo construir uma baia-fan, acho que com um pouco de paciência dá para fazer um.

Esse caboclo aqui fez com as próprias coberturas das entradas do gabinete...

http://adrenaline.uol.com.br/forum/hardwares-em-geral/189228-baia-fan-tabajara.html

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu também acredito que a temperatura do processador esteja dentro do esperado, ou seja mal funcionamento do sensor da Main Board.

Esse Cooler Master que você instalou no processador é 4 pinos ?

Pois se for você pode tirar uma base por ele quando esta dizendo que o dissipador esta frio: em IDLE e em FULL ele está rodando a mesma rotação. Se ele for 4 fios (e o sensor estiver ok), ele deve aumentar a rotação quando estiver esquentando (isso também depende da BIOS, se ele não estiver setado para ficar a 100% todo tempo).

Pelo menos isso já pode ser levado como guia, como uma dica.

ATT,

Baia-fan de 120mm onde se instala os dvds.Ex: http://www.spon.com.br/index.asp?sec...oria=0&id=1926

ou

Com uma furadeira ou serra-copo, cortar o assoalho e o teto e instalar fans de 120mm, mas para isso precisa ter um mínimo de noção no uso da furadeira...(mas lembre-se de deixar o espaço onde irão ficar os parafusos.) (só procurar por casemode)

Vá na do Apolo e fecha com o certo. E ainda poderá acrescer um filtro nele, caso necessite. Tenho um desse no possante e ficou bacana, bem diferente das gambiarras que costumo fazer, uaehuehueahae!

Taí a foto, Ysignal:

3vdo.jpg

Lembrando que há a possibilidade de você mesmo construir uma baia-fan, acho que com um pouco de paciência dá para fazer um.
Ótimas idéias, e a adaptação do Fan na entrada ficou muito boa com a grelha.

Nessa loja abaixo, tem vários produtos para refrigeração, assim como para o gabinete. Todas as vezes que eu comprei lá o atendimento foi ótimo e os produtos chegaram ok.

http://studiocase.com.br/

ATT,

Bom ,acho que vou desenhar um projeto de casemod pra esse gabinete aqui, e tambem vou arranjar umas fans decentes pra ele, que tenha um fluxo de ar de ao menos 70 CFM. E sobre a baia-fan, eu vou me aventurar a fabricar uma aqui.

Ahh... esqueci de mencionar, eu tive que ligar um ventilador nele aqui por causa do calor que fez hoje. E sobre o lance do smartfan na BIOS, eu desativei para que ele fique sempre em 100% de sua rotação, ja que esses coolers que eu tenho aqui tem um RPM muito baixo (algo em torno de 2400 RPM no maximo com o Cooler Master e 1800 com o cooler stock da Intel). Mas eu vou fazer como o CadoBR disse, vou ativar o smartfan na BIOS e ver como ele reage.

Valeu pessoal !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • Membro VIP
Alguem tira uma duvida iniciante aqui por favor ?

se minha placa mãe só tiver entrada pra 1 fan do gabinete, como eu faço pra ligar o resto dos fans ?

Pode ligar na fonte, seja com adaptador do próprio fan ou uma pequena "gambiarra" bem feita, ou pode usar um controlador de fan que geralmente tem umas 5 saídas ou mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

adriannocg,

Alguem tira uma duvida iniciante aqui por favor ?

se minha placa mãe só tiver entrada pra 1 fan do gabinete, como eu faço pra ligar o resto dos fans ?

Adaptadores como o exemplo abaixo são fáceis de se achar em lojas de informática. Porém se não as encontrar pode comprar por sites também.

Porém, se você for comprar fans novos, espere pois muitos do que são vendidos atualmente já vem com este adaptador.

http://www.studiocase.com.br/adaptador-fan-3-4-pinos-p182

Agora, se você já quiser algo mais completo, como um controlador de Fans segue uns exemplos abaixo.

O que eu uso em casa:

http://www.studiocase.com.br/controlador-de-fan-akasa-fctrio-ak-fc-07bk-com-display-vfd-p465

Este tem no servidor da empresa:

http://www.studiocase.com.br/controlador-de-fan-akasa-ak-fc-06bk-preto-p33

ATT,

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu estou pensando em comprar esse gabinete aqui:

http://www.cougar-world.com/products/pc_case/pioneer.html

ta por cerca de R$280 na pichau.

vi que ele vem com 3 fans pré-instalados

com 3 fans (frontal, no teto e atras) eu ja teria um sistema de resfriamento bom ?

além disso vi que ele tem um sistema de controle de velocidade de fans.

alguem sabe como isso funciona ? é automático ou eu preciso ficar ajustando ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu estou pensando em comprar esse gabinete aqui:

http://www.cougar-world.com/products/pc_case/pioneer.html

ta por cerca de R$280 na pichau.

vi que ele vem com 3 fans pré-instalados

com 3 fans (frontal, no teto e atras) eu ja teria um sistema de resfriamento bom ?

Ótima escolha. Não conhecia o gabinete.

Não conhecia, porém vi as especificações e me pareceram boas, e também perguntei a meu irmão que conhece bem mais que eu. E ele falou que é ótimo custo X benefício.

E sim, você terá um bom sistema de resfriamento (no gabinete certo).

além disso vi que ele tem um sistema de controle de velocidade de fans.

alguem sabe como isso funciona ? é automático ou eu preciso ficar ajustando ?

Pelo que pude ver nas fotos, os Fans que você ligar nestes conectores dos controladores irá controlar manualmente.

Porém você não precisa ligar neles se você não quiser. Pode ligar na placa mãe ou na fonte com os adaptadores.

Porém eu acho interessante ligar nos controladores. Pois se você não estiver exigindo muito do pc, ou por exemplo, só estiver baixando arquivo, você pode diminuir a velocidade dos Fans para baixar o ruído e o consumo (que também não é nada exagerado).

ATT,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!