Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dicas para melhorar a refrigeração no seu PC - Atualizado!


Posts recomendados

Muito legal esse esquema que você criou!

Só tenho uma dúvida. Não seria melhor colocar esse fan das baias ventilando ao invés de exaurindo ar? Pelo meu ver, criaria um túnel de vento da frente do gabinete para trás! Dessa forma parece que o fan das baias parece estar atrapalhando ( ou não, melhor fazer uns testes, pode ser que eu esteja errado).

Abração e parabéns pela máquina!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá RicADSI,

Muito legal esse esquema que você criou!

Só tenho uma dúvida. Não seria melhor colocar esse fan das baias ventilando ao invés de exaurindo ar? Pelo meu ver, criaria um túnel de vento da frente do gabinete para trás! Dessa forma parece que o fan das baias parece estar atrapalhando ( ou não, melhor fazer uns testes, pode ser que eu esteja errado).

Então, a minha primeira montagem foi dessa forma que vocês está sugerindo: o Fan de 120 mm da Akasa que está nas baias, estava trazendo o ar frio de fora para dentro.

Porém eu me deparei com um problema: apesar de eu ter aberto a lateral do meu móvel, atrás fica a parede, então a saída de ar fica um pouco comprometida, acaba acumulando o ar quente que sai do gabinete. Tanto que eu deixo um pouco virado para a esquerda para sair pela lateral interna do móvel, que também tem uma abertura na parte de trás.

Foi então que eu pensei nesta forma de ajudar a tirar o ar quente pela parte superior dianteira do gabinete.

Isto pois esse cooler de 200 mm lateral tem uma CFM bem acima da média. Então ele leva o ar quente "de frente" a placa mãe, e quando ele chega de encontro espalha o ar para as laterais (que nesse caso é a parte da frente e e trás do Gabinete).

Já o Fan inferior da frente (o Zalman), também tem um CFM bem acima da média, então ele consegue "forçar" a corrente de vento naquela direção.

Só que veja que tudo isso é só teoria, pois para comprovar isso teríamos que fazer testes tipo aqueles onde se joga uma "fumaça" na admissão do vento, e olhar dentro do gabinete a direção que ela faz (sabe que isso me deu uma boa ideia ;) ).

Eu acabei deixando assim por tentativa e erro. Depois de montar o Fan dianteiro superior jogando o ar frio para dentro, a temperatura interna caiu coisa de 7 graus. Mudando esse mesmo Fan para retirar o ar quente, reduziu a temperatura em mais 5 a 6 graus.

Abração e parabéns pela máquina!

Obrigado, e abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara eu tenho uma dúvida, e quanto aos FANs ligados diretamente na fonte, teria alguma indicação ?

Na minha placa mãe tem 1 conector 4 pinos para fan... mais me disseram que se for FAN para o GABINETE, é preferível que eu conecte ele diretamente na fonte.

Poderia me ajudar?

Obrigado desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara eu tenho uma dúvida, e quanto aos FANs ligados diretamente na fonte, teria alguma indicação ?

Na minha placa mãe tem 1 conector 4 pinos para fan... mais me disseram que se for FAN para o GABINETE, é preferível que eu conecte ele diretamente na fonte.

Poderia me ajudar?

Obrigado desde já.

Folegoto,

A acredito que este fan vai te atender bem.

http://www.kabum.com.br/produto/10053/cooler-zalman-zm-f2-plus

O que eu possuo, veio com o adaptador para ligar no cabo da fonte, com o adaptador para reduzir a velocidade, caso você ache que o ruído está muito alto na velocidade máxima, e também com os pinos de silicone que ajudam muito na vibração. Porém se você instalar o adaptador para reduzir o ruído, vai diminuir a rotação, porém também a capacidade de ventilação do mesmo. Aí fica a seu cargo.

Quanto a ligar na fonte, este fan aceita a ligação e vem com o adaptador.

Caso este modelo não venha ( o meu é o modelo com led, e veio), pode comprar separado.

http://www.oficinadosbits.com.br/Oferta.asp?codigo=1470

Att,

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

CadoBR, obrigado pela dica, mais por se tratar de um cooler para gabinete seria interessante para mim o de 80mm ou o de 120mm.

Alguma outra indicação ? este que me passou serviria como um de 80mm ?

obs: esté e de 90mm

Folegoto,

Este que te recomendei eu estou usando no gabinete, na parte da frente para puxar o ar frio para dentro do gabinete.

Porém, realmente o melhor é você olhar no seu gabinete qual furação existe, para suportar o Fan de 120 mm, ou de 80 mm.

Existe uma infinidade de marcas e modelos de Fans: com LED, sem LED, de plástico, de alumínio, etc.

Veja o que lhe agrada mais. Porém sempre esteja atento ao "Fluxo de Ar" (geralmente medido em CFM). Esse já é um bom indicador. Sendo mais alto o Fluxo de ar, melhor será a refrigeração.

Se o ruído do Fan também for um fator importante na escolha para você, observe no campo "Ruído" (geralmente medido em dBA), este quanto menor o valor, menor será o barulho gerado por ele.

Existem outros fatores, porém estes acredito que sejam os principais.

Veja estes três Fans, de marcas diferentes, com RPM´s, fluxos de ar e níveis de ruídos diferentes, por exemplo:

http://www.kabum.com.br/produto/25162/akasa-cooler-fan-120mm-ak174cg4gns

http://www.kabum.com.br/produto/35955/coolermaster-cooler-fan-120x120mm-r4-bcbr-12fw-r1-led-white-

http://www.kabum.com.br/produto/37084/evercool-cooler-fan-12cm-silent-shark-fan-ssf-12-

ATT,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Galera postei esses dias por aqui. Estou com um Cougar Challenger e 4 coolers Aerocool Shark. Estou apenas na dúvida de como colocar a fonte? Já vi vídeos e fotos de montagem onde o fan da fonte fica virado para dentro do gabinete e outros onde ele fica para fora. Procurei, procurei e até agora não cheguei a uma conclusão...

A fonte é uma Corsair 600CX 80 Bronze Plus. E, apenas lembrando, ela fica na parte de baixo do gabinete da Cougar.

Gostaria de algumas opiniões sobre isso.

Grato!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...

Tô fazendo um mega-upgrade no meu PC, e venho pensando muito em refrigeração ultimamente

Nunca dei a menor importância pra isso, sempre comprei minhas pecinhas, paguei alguém pra montar e brincava feliz... Inclusive meu gabinete tem mais de 6 anos e eu perdi a tampa lateral dele.

Eu (acho que) nunca tive problemas com refrigeração, mas agora tô comprando uma VGA (que não tenho há 3 anos) e MOBO novas, aumentando memória e tal; a única coisa que vai se manter é meu processador, um Phenom II X6.

Como vou ter peças de alto desempenho, e já sabendo que ia comprar um gabinete novo, passei a pensar em refrigeração. Na verdade, eu nem sei como monitorar a temperatura das peças sem ser pela BIOS.

Li esse tópico todo, e li um na parte de Gabinetes, com título mais ou menos "tutorial pra fazer um gabinete refrigerado", é bem antigo, mas suas informações parecem ainda valer e muitas estão em consonância com o que foi dito aqui.

De tudo que já li, tô com ideia de comprar um gabinete novo, e modificá-lo pra colocar 4 FANs: uma na parte inferior dianteira, acima do HD (como o do criador do tópico) e uma na parte lateral, ambas jogando ar frio pra dentro, e uma na parte superior traseira e outra na parte superior do gabinete (sim, superior, depois da fonte), tirando ar quente do gabinete. O motivo de querer fazer assim é exatamente o do amigo da última página: tem uma parede atrás do meu gabinete. Na verdade não é uma parede completa, um pouco pra esquerda tem uma janela, mas não dá pra modificar a posição. Além disso tem um pequeno móvel na parede em cima do gabinete... Ou seja, acho que vou ter problemas com refrigeração.

Meu cooler do processador é o BOX que veio junto, mas um técnico de uma loja que levei uma vez disse que ele é muito bom, até se surpreendeu por ser BOX. Então acho que vou economizar essa grana.

Sobre os coolers, eu li que os de 120mm bons são acima de 70CFM, e é não é tão fácil achá-los, tem muitos FANS de marcas boas com 40, 45CFM.

Alguém tem alguma opinião sobre esssa disposição dos meus FANs?

Tô pensando em comprar esse da Kabum junto com minha VGA:

CoolerMaster R4-XFBL-22PR-R1: http://www.kabum.com.br/produto/31776/coolermaster-cooler-fan-xtraflow-120mm-led-vermelha-r4-xfbl-22pr-r1-

Vou comprar só um, pois essa parte de gabinetes + refrigeração tenho que comprar com meu cartão, e pra não gastar com frete na Kabum, achei esse numa loja da minha cidade:

CoolerMaster R4L2R20AR-R1: http://www.cecomil.com.br/produtos_descricao.asp?lang=pt_BR&codigo_produto=00190112

Tô no caminho certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Thiago,

Tô fazendo um mega-upgrade no meu PC, e venho pensando muito em refrigeração ultimamente

É importante, principalmente no nosso país que é um pouco mais quente.

E com um upgrade, provavelmente você irá precisar de mais energia, e quase inevitavelmente gerará mais calor.

Como vou ter peças de alto desempenho, e já sabendo que ia comprar um gabinete novo, passei a pensar em refrigeração. Na verdade, eu nem sei como monitorar a temperatura das peças sem ser pela BIOS.

Existem alguns programas que nos dão medidas aproximadas, como o SpeedFan, e o Everest (ou AIDA64). O SpeedFan é gratúito.

De tudo que já li, tô com ideia de comprar um gabinete novo, e modificá-lo pra colocar 4 FANs: uma na parte inferior dianteira, acima do HD (como o do criador do tópico) e uma na parte lateral, ambas jogando ar frio pra dentro, e uma na parte superior traseira e outra na parte superior do gabinete (sim, superior, depois da fonte), tirando ar quente do gabinete.

Acho que você está certo na montagem

Meu cooler do processador é o BOX que veio junto, mas um técnico de uma loja que levei uma vez disse que ele é muito bom, até se surpreendeu por ser BOX. Então acho que vou economizar essa grana.

Isso você verá quando montar a maquina, se ele aguentar manter uma temperatura normal para o seu processador, não tem porque trocar. Eu continuo com o meu BOX.

Sobre os coolers, eu li que os de 120mm bons são acima de 70CFM, e é não é tão fácil achá-los, tem muitos FANS de marcas boas com 40, 45CFM.

Eu compraria o Thermaltake AF0026. Meu irmão comprou, e ele vem com um controlador de Fan externo (um chavinha com um fio extensor), para que você possa controlar a velocidade dele. Veja que o CFM é muito bom.

Segue o link de uma loja na sua cidade, e depois o link com as especificações dele na Thermaltake (somente em inglês).

http://www.cstore.com.br/live.php?sec=showprod&sess=9965

http://www.thermaltake.com/products-model.aspx?id=C_00001463

ATT,

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Thiago,

É importante, principalmente no nosso país que é um pouco mais quente.

E com um upgrade, provavelmente você irá precisar de mais energia, e quase inevitavelmente gerará mais calor.

Existem alguns programas que nos dão medidas aproximadas, como o SpeedFan, e o Everest (ou AIDA64). O SpeedFan é gratúito.

Acho que você está certo na montagem

Isso você verá quando montar a maquina, se ele aguentar manter uma temperatura normal para o seu processador, não tem porque trocar. Eu continuo com o meu BOX.

Eu compraria o Thermaltake AF0026. Meu irmão comprou, e ele vem com um controlador de Fan externo (um chavinha com um fio extensor), para que você possa controlar a velocidade dele. Veja que o CFM é muito bom.

Segue o link de uma loja na sua cidade, e depois o link com as especificações dele na Thermaltake (somente em inglês).

http://www.cstore.com.br/live.php?sec=showprod&sess=9965

http://www.thermaltake.com/products-model.aspx?id=C_00001463

ATT,

Pow CadoBR, valeu mesmo cara! Inclusive eu desconhecia essa loja total (falha minha já que conheço cada loja de eletrônicos dessa cidade...)

Tá indisponível do site, mas vou ligar lá pra saber se tem; poxa, esse FAN tem 90 de CFM, muito bom mesmo!

Valeu pelas dicas de programas.

Eu comprei um CoolerMaster Xtraflo R4-XFBL-22PR-R1 junto com minha VGA, ainda vão chegar; segundo o site da CoolerMaster, ele pode chegar a 93 CFM

http://www.coolermaster.com/product/Detail/cooling/case-fan/xtraflo-120-red.html

Mas vou precisar comprar outros, claro, por isso agradeço a indicação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Thiago,

Eu comprei um CoolerMaster Xtraflo R4-XFBL-22PR-R1 junto com minha VGA, ainda vão chegar; segundo o site da CoolerMaster, ele pode chegar a 93 CFM

Esse eu não conheço, mas pelas especificações parece ser muito bom.

Mas vou precisar comprar outros, claro, por isso agradeço a indicação.

Existem vários bons no mercado, é só ficar atento as especificações. E sempre que possível veja os que são testados aqui no Clube do Hardware, que ajuda bastante na escolha.

ATT,

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu mesmo, CadoBR

Eu tô "gelado" aqui de como sou leigo em gabinetes. Não fazia a menor ideia que tinha gabinete que veem já com milhares de FANs e tal.

Agora tô pensativo, porque não queria gastar mais do que 200 reais com gabinete-FANs, mas tem alguns realmente bons

Só não sei se dá pra confiar na CFM desses gabinetes... Mas vou na loja (tô achando que gabinete é que nem camisa, que só se compra vestindo) olhar de um por um.

Uma coisa que não entendi é por que tem muitos gabinetes onde a fonte fica embaixo. Minha fonta, por exemplo, tem a FAN na parte de baixo; nesse caso não fica ruim assim?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora tô pensativo, porque não queria gastar mais do que 200 reais com gabinete-FANs, mas tem alguns realmente bons

Só não sei se dá pra confiar na CFM desses gabinetes... Mas vou na loja (tô achando que gabinete é que nem camisa, que só se compra vestindo) olhar de um por um.

Realmente a escolha de um gabinete é difícil, pois os melhores são os que tem os preços mais absurdos. O que você tem a fazer, é pesquisar o que é melhor pra no seu caso, como você está fazendo...e avaliar o espaço em que ele vai ficar, as peças/placas que você irá colocar...para que não fique apertado (e prejudicar a circulação de ar), ou o contrário, e comprar "uma mansão para um só morar".

Mas eu concordo plenamente que os gabinetes não vem com Fans de acordo com o preço que pagamos por eles.

Uma coisa que não entendi é por que tem muitos gabinetes onde a fonte fica embaixo. Minha fonta, por exemplo, tem a FAN na parte de baixo; nesse caso não fica ruim assim?

Pense em uma coisa: o ar quente sobe ou desce ??

Pois bem, se o ar quente sobe, e o Fan da fonte está na parte inferior dela, não é muito melhor que ele pegue o ar frio que está embaixo (fora) do gabinete, ao invés de estar na parte superior e pegar todo o ar quente que é gerado pelas outras peças e sobe até a fonte ??

Claro que a fonte embaixo também tem o ponto negativo, de que ela irá gerar calor, e esse ar quente irá "subir" para outras peças do PC. Porém eu acredito que terá menor impacto pois a saída de ar da fonte fica voltada para fora (traseira).

ATT,

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente a escolha de um gabinete é difícil, pois os melhores são os que tem os preços mais absurdos. O que você tem a fazer, é pesquisar o que é melhor pra no seu caso, como você está fazendo...e avaliar o espaço em que ele vai ficar, as peças/placas que você irá colocar...para que não fique apertado (e prejudicar a circulação de ar), ou o contrário, e comprar "uma mansão para um só morar".

Mas eu concordo plenamente que os gabinetes não vem com Fans de acordo com o preço que pagamos por eles.

Pense em uma coisa: o ar quente sobe ou desce ??

Pois bem, se o ar quente sobe, e o Fan da fonte está na parte inferior dela, não é muito melhor que ele pegue o ar frio que está embaixo (fora) do gabinete, ao invés de estar na parte superior e pegar todo o ar quente que é gerado pelas outras peças e sobe até a fonte ??

Claro que a fonte embaixo também tem o ponto negativo, de que ela irá gerar calor, e esse ar quente irá "subir" para outras peças do PC. Porém eu acredito que terá menor impacto pois a saída de ar da fonte fica voltada para fora (traseira).

ATT,

Então so gabinetes tem furinhos pra entrada de ar na parte de baixo, pra deixar entrar o ar de fora?

Valeu mesmo pelas respostas, CadoBR!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não entendi direito a pergunta Thiago. Se é o porque dos gabinetes terem furos na parte inferior ser para a entrada de ar frio, está correto.

ATT,

Não, imaginei que é meio complicado entrar ar por baixo, já que geralmente os gabinetes ficam sobre alguma base... Mas não adianta eu ficar especulando isso, vou na loja e dou uma olhada, e tiro minhas dúvidas!

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não, imaginei que é meio complicado entrar ar por baixo, já que geralmente os gabinetes ficam sobre alguma base

Exatamente, porém sempre há um pequeno espaço na parte de baixo, pois o gabinete tem uns "pezinhos" fixos que não deixam que ele fique colado na base do móvel, permitindo que entre ar.

... Mas não adianta eu ficar especulando isso, vou na loja e dou uma olhada, e tiro minhas dúvidas!

Faça isso, pois vendo é muito mais fácil de você analisar, e ver o esquema que você prefere.

Abraços,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exatamente, porém sempre há um pequeno espaço na parte de baixo, pois o gabinete tem uns "pezinhos" fixos que não deixam que ele fique colado na base do móvel, permitindo que entre ar.

Faça isso, pois vendo é muito mais fácil de você analisar, e ver o esquema que você prefere.

Abraços,

Vi lá, tem o pezinho mesmo, e a entrada é boa. Mas ainda não comprei o gabinete porque não vi um modelo que gostei, talvez amanhã compre e monte a máquina (tomara que não queime nada hehe). Valeu pelas dicas, CadoBR!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
Pessoal uma dúvida não sei se tem muita lógica o que eu vou perguntar mais preciso saber como refrigerar melhor meu pc

Eu vejo muitos FAN's que possuem mais hélices do que outros, isso muda o fluxo de ar que é expelido pelo FAN ?

não, nem isso, nem a qtde de rotações por minuto (RPM)

podem ajudar, mas não são critérios absolutos pra definir o fluxo de ar. Por isso existe o CFM

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Sobre as fan comprei da AKASA VIPER 4 pinos. Vou colocar 3. Gostaria de saber se essa placa mãe tem 3 entradas PWM para ter controle sobre as rotaçôes das três por meio de programa? Precisarei comprar o adaptador FLEXA fp5?

(Ja me reponderam isso aqui diZendo q n dava, mas em outro forum disseram q dava, dai a dúvida)

PLACA MÃE: http://www.kabum.com.br/produto/27265/mb-gigabyte-p-amd-ga-970a-ud3-am3-box/?tag=MB%20GigaByte%20p/%20AMD%20GA-970A-UD3%20AM3+%20Box

FELXA 5 - https://www.guerradigital.net/cabos-e-adaptadores/fan/cabo-akasa-flexa-fp5-para-5-fans-4-pinos-ak-cbfa03-45.html

FAN VIPER - http://www.miranda.com.br/produtos/partes-de-computador/akasa-cooler-p-gabinete-12cm-amarelo-viper-akfn059/5670/

E AI? PRECISO OU NÃO COMPRA O ADAPTADOR PRA TER CONTROLE SOBRE AS 3 FANS POR MEIO DE PROGRAMA?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!