Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Case:Adquirir um novo speedy Ou um link dedicado?


felipegds

Posts recomendados

Boa Tarde ae galera.

Gostaria de algumas opinioes...

Tenho uma rede aqui com mais ou menos 25 pcs...q só utilizam a net para acessar sites de banco...receita federal etc...

e temos aqui também 4 linhas de voip....

E um speedy de 4Mbps

Gostaria de saber se a melhor opção para mim é pegar outro speedy de 4Mbps e somente utiliza-lo para dados, e deixar o outro speedy de 4Mb para o voip.

Ou então contratar um link dedicado para os dados e deixar o speedy para o voip.

porque como o voip ocupa muita banda as vezes a net acaba ficando lenta aqui.

Obrigado ae galera!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se o fluxo de dados é maior, que parece que deva ser, o melhor é o link dedicado para os dados e o speedy para o voice e o roteador habilitado para a função QoS.

Independente da plataforma que irás usar, sugiro também um "excelente" firewall tanto no roteador como em soft no servidor, e uma excelente política de SI dentro da empresa.

[ ]'s

Lord Enigm@

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não sei qual é o codec que você utiliza para voip, mas 4 megas para voip é muita coisa. Cada linha voip utiliza, chutando alto, uns 150k de banda para cada linha voip (normalmente o voip utiliza 64kbps)

O que mais conta no voip é o tempo de resposta (latencia) que precisa ser bem curto para não ter atrasos.

Se você tem condições de colocar um link dedicado é ótimo, porque tanto a velocidade e a latência são muito bons.

E na minha opinião eu ficaria apenas com o link dedicado. Colocaria um roteador que permitiria eu reservar banda para o voip e o resto deixaria para dados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!