Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Rafael dos Santos

Chipset 780G em 90 Graus!!!

Recommended Posts

Galera, comprei uma placa Gigabyte GA-MA78GM-S2 e montei um pc com um par de memórias Crucial Ballistix Tracer 1066, e o restante é o da assinatura, vou trocar a CPU pra frente... Mas o que acontece é que a temperatura do chipset já bateu 93 graus! Esse troço tá quente pra caramba, já troquei a pasta térmica por uma que tenho da Akasa e não melhorou. A temp. fica entre 86 e 93 graus, até minha vga tá menos quente (60~70 graus). Isso é normal? Se for, que cooler me recomendam, pois quero melhorar isso.

Att.:eek:

post-87801-13884948333407_thumb.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

seu chipset NB não está em 80ºc, está em 40ºc, e o SB em 38ºC, o que está em 80ºC são seus mosfets, se seu chipset tivessem chegado a 70ºc sua placa já tinha queimado a muito tempo :P

Compartilhar este post

Link para o post

Ok, me deixa até tranqüilo, mas me diga, porque não consigo ficar nem 10 segundos com o dedo no dissipador? O bagulho tá doido! Já tive até procurando outro dissipador, o ZM-NBF47. Ele é melhor do que o original da gigabyte? Sei que os mosfets são transistores de potência com chaveamento rápido, mas onde eles ficam na placa, pode me mandar fotos? :confused:

Att,

Compartilhar este post

Link para o post

amigo olha não troque o dissipador da gigabyte não. Ele tá de bom tamanho, se eu fosse tú eu só trocaria a pasta termica dele e adicionava alguns fans de 120mm na chapa lateral e superior do gabiente...

http://forum.clubedohardware.com.br/melhor-gabinete-menor/551684

Compartilhar este post

Link para o post

Você acha válido também colocar dissipadores nos mosfets, ou só a instalação dos fãns já basta? Vi alguns exemplos, mas na minha placa parece os mosfets estão em locais um pouco críticos.

Compartilhar este post

Link para o post

amigo se não veio dissipadores neles é porque não precisa... mosfets são bem resistentes ao calor, não se preocupe.

Compartilhar este post

Link para o post

Me desculpem, mas tenho outra dúvida. Agora aparece a mensagem informando que o arquivo windows\system32\config\system não existe ou está corrompido, só que após reiniciar por umas 3 vezes o pc liga, porém com o windows em 4 cores, só após reiniciar por mais uma vez o xp carrega normalmente, já formatei o hd umas 3 vezes e nada! Isso aconteceu após a troca da placa mãe, será que ela está com defeito?

Compartilhar este post

Link para o post
Me desculpem, mas tenho outra dúvida. Agora aparece a mensagem informando que o arquivo windows\system32\config\system não existe ou está corrompido, só que após reiniciar por umas 3 vezes o pc liga, porém com o windows em 4 cores, só após reiniciar por mais uma vez o xp carrega normalmente, já formatei o hd umas 3 vezes e nada! Isso aconteceu após a troca da placa mãe, será que ela está com defeito?

passa o checkdisk, ou formata...

Compartilhar este post

Link para o post

Instalei o windows em outro hd sata I e nada! Será que não é incompatibilidade do hd sata I com minha placa mãe sata II? Já procurei na net informações sobre isso, mas não achei. Já estou ficando maluco!

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que teu problema tá na fonte. Num deu pra ter certeza, mas parece que a tensão de +5Vcc tá mostrando 6,02V. É isso mesmo? Se for, é fonte com regulador de tensão bichado. Experimenta trocar a fonte, só pra teste.

Compartilhar este post

Link para o post
quanto a mobo relaxa, eu tenho tambem e é tenso botar o dedo mesmo..

beleza! Qto a temp estou trank sim, realmente são dos mosfets como o amigo de cima falou. A zica tá é nesse arquivo maluco aê. Instalei um outro XP que arrumei, vou ver como fica, já que o problema aconteceu com dois hd's diferentes...

Compartilhar este post

Link para o post
Acho que teu problema tá na fonte. Num deu pra ter certeza, mas parece que a tensão de +5Vcc tá mostrando 6,02V. É isso mesmo? Se for, é fonte com regulador de tensão bichado. Experimenta trocar a fonte, só pra teste.

Medi agora com um multímetro e deu 5.32Volts. Acho que não é isso, a fonte tá zero! Seria muita sacanagem que ela estivesse com defeito, mas valeu pela dica.

Compartilhar este post

Link para o post

Tá complicado! Agora tô com esse conflito da imagem em anexo. Mesmo modificando a opção D-SUB/HDMI para D-SUB/DVI, esse conflito aparece. Isso, além do tal arquivo corrompido ou ausente que escrevi acima. Quando faço alguma modificação no setup, o conflito some, mas é só deixar o pc desligado (por 15min por exemplo) e ligar depois, que o mesmo problema volta! Detalhe, isso com vga onboard ou não, o problema é o mesmo. Isso pode ser problema da placa mãe, já que comprei usada?

post-87801-13884948503893_thumb.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Tá complicado! Agora tô com esse conflito da imagem em anexo. Mesmo modificando a opção D-SUB/HDMI para D-SUB/DVI, esse conflito aparece. Isso, além do tal arquivo corrompido ou ausente que escrevi acima. Quando faço alguma modificação no setup, o conflito some, mas é só deixar o pc desligado (por 15min por exemplo) e ligar depois, que o mesmo problema volta! Detalhe, isso com vga onboard ou não, o problema é o mesmo. Isso pode ser problema da placa mãe, já que comprei usada?

Moderação, pode bloquear o tópico. O problema foi resolvido trocando a placa mãe por uma A780GM-A da ECS. Estou bastante satisfeito com a placa, só achei que o áudio da ECS é inferior ao da Gigabyte. Até +!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais