Ir ao conteúdo

Strobo com flash de camera fotografica

Gabriel Lazarini

Posts recomendados

Postado

Olá, alguém teria um esquema de strobo que utilizasse um flash de maquina fotografica, de preferência aproveitando o máximo possível de componentes da maquina?

A seguir, umas fotos da placa e da lâmpada da câmera:

07102008109.jpg

07102008117.jpg

07102008118.jpg

07102008119.jpg

Fico no aguardo...

Abraços...

Postado

Trafo elevador entende-se por qual dos dois? O que está ligado ao "filamento" da lâmpada (fio branco) ou o outro, que carrega o capacitor(ao menos acredito ser essa a função dele)?

Se for o responsável pela carga do capacitor, não seria possível o carregá-lo; usar uma alimentação (tensão) mais alta? algo em torno de 100~180, ou até mesmo 220vcc? (acredito que seja o suficiente para o acendimento da lâmpada).

Abraços...

• 5 meses depois...
Postado

cara, por mim eu acho q num presta para fazer um strobo com um flsh não,

a potencia deve ser muito alta,

i eu acho q o circuito da camera num deixa fazer o "pisca-pisca" do strobo não,

eu acho q se deve adaptar um circuito d strobo no circuito ligado ao trafo do flash,

nunca testei mas acho q pode dar certo.:D

Postado

Esse link que o bcpetronzio passou tem um circuito relativamente simples, mas se você achar meio cheio de coisas demais tem um mais simples no link abaixo:

http://www.electronics-lab.com/projects/motor_light/005/

Caso use este, recomendo reduzir o valor do capacitor C2 para mais ou menos uns 4,7uF, já que a sua lâmpada NÃO é adequada para estroboscópios, embora possa ser usada para tal (desde que tomados certos cuidados).

Além disso, Q1 pode ser substituído por um TIC236D, TIC226D ou algo similar que você conseguir encontrar no comércio.

Quanto a aproveitar os componentes do seu flash, realmente são poucos que você vai reaproveitar. Seria a lâmpada mesmo, o transformador de pulsos (T1 no link que eu passei) e talvez o capacitor (se você não usar em frequências altas demais).

Ao menos o resto dos componentes não custa muito caro não. Os mais caros são o SCR/TRIAC e os capacitores.

• mês depois...
Postado

e ai colega essa placa ai da maquina foi igual a da minha que desmonte pra fazer o estrobo. haha

usei diodos de onda completa com uma lampada em serie que to querendo remover ela. e usando um rele porque ainda nao tive tempo para colocar um scr no lugar para dar os pulsos para aciona a lampada fico legal

Postado
seria bom ao fazer com leds usar os de maior angulo para espalhar a luz dele nao axam;

Acho que 20 leds alto brilho na cor branca façam uma luz muito boa! :D

Postado

pessoal peguei a placa de uma camera fotografica antiga e cortei e deixei so os componetes necessarios para dispara o flash,

Se vocês olharem para as fotos a um capacitor de 220uf/320v

peguei um rabiço onde coloquei uma lampada em serie e liguei em 4 diodos para retificar, ai liguie o positivo e negativo nos polo do capacitor, usei um 555 para dispara um rele (hahhaa) para dispara os flash.

Ele ta quase de 2 a 3 piscadas por segundo eu acho, a lampada da umas piscadas 1/3 de luz quando pisca, queria saber como faço para tirar essa lampada que ta comendo espaço e colocar o resistor necessario no lugar se isso precisa.

ou devo usar um esquema aqui no forum um triplicador

• Coordenador
Postado

Colega cpexpert, não entendi direito a "gambiarra" que você fez ai!, mas se for só colocar um resistor no lugar da lâmpada para continuar alimentando o capacitor!, creio que uma R de, (chute), 47R/5W, daria conta de suprir o capacitor sempre carregado!...

• 6 meses depois...
Postado

OLa pessoal

estou ressusitando esse topico para pedir o circuto final, pois estou com um flash de camera e gostaria de fazer o mesmo, talvez ate menos mas gostaria de ver ele funcioando com pilhas e não na tomada, porém se não for possivel agradeço o circuito para ligar na rede 127V~

obrigado

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...