Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como bloquear setores defeituosos?


Alpha-X

Posts recomendados

Olá, possuo um HD com alguns setores defeituosos, eu consigo formatar ele, mas quando estou usando as vezes os dados pegam os setores ruins e dao problemas.

Existe algum utilitário que bloqueie o acesso à esses setores? (mesmo que diminua o espaço) Já tentei o skandisk e o HDD Regenerator, mas ele fica do mesmo jeito...

Obs. Não existe nenhum dado importante que eu possa perder nesse HD.

Grato!

Alpha-X

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por v.ghirotti@09 Nov. 2003,05:59

Se tiver espaço particiona ele, depois so use a parte boa, agora se os setores defeituosos estiverem espalhados, o hd está condenado, pois mais setores irão aparecer, talves o problema seja mecânico, e os discos estão se estragando, falou?

Como faço pra descobrir as partes que estão defeituosas? Tem algum programa que identifica e mostra?  :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Colega, o que acontece é o seguinte: o Disk Manager do fabricante tem geralmente duas funções: Zero Fill e LLF (low level format). Mas lembre-se: pegue o DM específico do fabricante de seu HD, que você encontra no site do próprio.

O Zero Fill vai (como o nome diz) preencher o HD com zeros, apagando todo e qualquer dado inclusive as tabelas onde são gravadas as localizações de setores defeituosos, feitas pelo Scandisk. Em outras palavras, os "B" vermelhos que aparecem no exame de superfície do Scandisk desaparecem, mas o setores defeituosos continuam lá.

Agora o LLF vai re-identificar os setores que não mais são confiáveis para escrita/leitura, e vai desviar definitivamente as operações que seriam feitas nestes setores para os chamados setores substitutos (spare sectoring) que todo HD tem justamente para essa finalidade, gravando a localização dos defeituosos numa tabela chamada defect mapping, invisível para o sistema operacional. Daí vem a impressão de que os bad blocks foram "apagados", mas na verdade eles continuam lá só que "invisíveis", digamos.

você pode usar o Zero Fill primeiro, se o DM do fabricante tiver, e o LLF em seguida. Se não tiver Zero Fill, pode ser só o LLF mesmo.

Particionar apenas, não vai fazer com que os setores defeituosos sejam redirecionados: no próximo exame de superfície eles serão marcados novamente. E se fosse problema mecânico provavelmente você nem teria conseguido rodar o DM, nem ao menos o HD seria reconhecido, portanto pode ficar tranquilo que ainda tem salvação.

Mas lembre-se: jamais use este HD para fins de backup ou para armazenar dados importantes, pois quando ele começa à apresentar bad sectors, significa que perdeu a confiabilidade. Se o mais importante num dispositivo de armazenamento é a confiabilidade para armazenar dados, de que adianta um HD que apresentou bad sectors, mesmo que recuperado?

Use apenas para coisas menos importantes (rodar sistema operacional, instalar programas, jogos, etc...) mas nunca para salvar seus trabalhos.

Boa sorte!

:**

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!