Ir ao conteúdo

Formatando caracteres com no Dephi

kamikaze14

Posts recomendados

Postado

Pessoal,

Tenho um trabalho da escola pra fazer e uma das questões consiste em pegar um texto digitado e aplicar uma formatação ( negrito, sublinhado e itálico ) conforme eu clicar no botão correspondente ao estilo.

Alguém sabe se existe uma função para isso ?

Grato desde já.

Postado

Rapaz, era bom você explicar melhor.

Como vai vir esse texto? O cara vai digitar no programa? Vai vir em .txt? .doc? Se ele for digitar no programa vai ser dentro de um Memo? Ou em um Edit?

:mellow:

Postado

Desculpa.

Tipo, eu crio uma Label que virá com um texto qualquer e crio quatro caixas de marcação, uma pra por a label em negrito, outra em itálico, outra em sublinhado e outra em tachado.

Ex: Quando eu marcar o quadradinho do negrito, minha Label ( não é um TEdit, é um TLabel), vai ficar em negrito.

É isso

Postado

Ah, é bem simples. Outro dia um amigo meu veio me peguntando um negócio desse. você estuda no Cefet-RN, por acaso? Eu vi agora que você é de Natal...

Isso ae é bem simples. Tem uma propriedade no label justamente pra isso. A linha de comando que você vai usar é essa:

Label1.Font.Style := [x];

onde x vai depender do que você quer:

Negrito: fsBold

Itálico: fsItalic

Sublinhado: fsUnderline

Tachado: fsStrikeOut

Se você quiser deixar o label em negrito, por exemplo, ficaria:

Label1.Font.Style := [fsBold]; //lembrando dos colchetes

E se você quiser que o label fique duas coisas ao mesmo tempo, negrito e itálico por exemplo, é só separar entre vírgulas dentro dos colchetes:

Label1.Font.Style := [fsBold, fsItalic];

Qualquer dúvida posta ae.

Edit:

Cabei de ver no seu perfil que você estuda no CEFET mesmo!

aehauehaue, eu faço 3º ano de informática lá (:

Postado

Minha dúvida agora é...

Porque tenho que fazer

Label1.font.style:=Label1.font.style + fsbold

pra poder aparecer duas formatações ao mesmo tempo quando eu selecionar duas formatações diferentes. Por que antes de colocar esse Label1.font.style + fsbold, não ficava duas formatações de uma vez, tipo Negrito com Itálico, entende?

Enfim a dúvida é por que tenho que colocar esses itens agora.

Postado

Não ficou muito claro essa sua última dúvida, mas pelo que eu imagino, você quer que as formatações que forem selecionadas nos checkbox apareçam no Label. Se tá marcado o checkbox do negrito e do itálico, o label vai estar em negrito e em itálico; se estiver só o do sublinhado, o label vai estar somente sublinhado; se estiver marcado os checkbox do itálico e do tachado, ele vai estar só tachado e itálico, e assim por diante, certo?

É o que pelo menos faz mais sentido.

Vai no evento OnClick do checkbox (clicando 2x nele você vai lá) e digita o seguinte código:

if NegritoBox.Checked then

Label1.Font.Style := Label1.Font.Style + [fsBold]

else

Label1.Font.Style := Label1.Font.Style - [fsBold];

Esse aí ficaria no OnClick do checkbox do negrito. Coloca o mesmo código, trocando o nome do checkbox e o nome do style, e vai dar tudo certinho. O próximo seria para o OnClick do checkbox do itálico:

if ItalicoBox.Checked then

Label1.Font.Style := Label1.Font.Style + [fsItalic]

else

Label1.Font.Style := Label1.Font.Style - [fsItalic];

Pronto, acho que tudo ficou bem claro.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!