Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Maior resolução menos gargalo?


leandro.nemesis

Posts recomendados

seguinte galera, vi muita gente falando que quanto menor a resoluçao utilizada em jogos + o processador é exigido, sempre fiquei curioso quanto a isso, porém nunca vi nenhum topico relacionado a isso

fiz um BenchMark no "crysis WarHead" utilizando varias resoluçoes em "high" e "low" quality.

---------------------

confg utilizada no teste

E8400@3ghz

MSI P35 Neo-F

xfx 9600GT 512/256

DDR2 2gb 800mhz

---------------------

se isso for verdade seria correto afirmar que

POR EXEMPLO:

-------------------------------------

E2160 + gtx280 a 800x600 = 100fps

E2160 + gtx280 a 2560x1600 = 400fps

-------------------------------------

Gostaria que vocês comentassem sobre o assunto.

post-269255-13884948922402_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara onde você leu isso?

é justamente o contrário a isso que acontece=D..

Quanto maior a resolução, mais acabamento as testuras é dado, e com isso mais informações passam do Vga ao processador, e ram, e etc..

Por isso, quanto mais alto for a resolução, maior é o uso do processador...Se por exemplo, você for usar o mesmo e2160 com uma GTx 260 ou GTX 280, o gargalo seria enorme...

Mas já com um e8400 ou e8500 em Stock, e uma GTx 280, isso já seria bem mais reduzido..

Já com sua 9600 Gt, pode ficar tranquilo que isso não está ocorrendo oks?

até!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então sempre achei isso ate ver um post de um carinha no forum,ai pensei, sera que o cara manja do assunto ou ta viajando, agente nunca sabe,to sempre em foruns e tal e sempre agente fica sabendo de coisas novas, ai como o cara falo isso fiquei na duvida

--------------------------------------

"12-07-2008 por eirasgarcia

1 estrategia p/ diminuir o gargalo é colocar os jogos em resolucoes bem altas, estilo 1400x900 ou maior, porque assim a vga é + utilizada do que em resolucoes menores, e dependera menos do cpu. "

--------------------------------------

ai fiquei na duvida, sera que é verdade ? =x

e o pior é que eu li sobre isso umas 3 vezes em foruns diferente, por isso que fiquei confuso, mas nunca engoli isso =D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto menor a resolução e menos opções de qualidade de imagem estiverem ativadas, como filtros, etc, mais se sente o gargalo do CPU. Ao aumentar a resolução, ativar filtros, etc, você aumenta o trabalho da placa de vídeo e sente menos o gargalo do processador.

vamos supor que eu tenha uma gtx280

se eu jogar grid nun Pentium 4@2ghz em 1440x900 com filtros no maximo e qualidade "very high" vou conseguir + FPS do que se eu jogar em 800x600 sem filtros tudo em "low" ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, eu não acredito nessa hipótese, já que Não adianta você ter uma mega placa de vídeo, com um processador fraco, que a maioria dos jogos nem se abrirão...

Só vou acreditar o dia que eu ver pessoalmente isso=D!

eu tmb queria ver 1 teste com uma placa e video parruda com um processador fraco, porque ai ficaria comprovado essa teoria

porque eu fiz um teste, mas fiz com o E8400 e uma 9600GT, nao tem como saber com esse teste pois o proc nao gargala nessa vga

vou pegar o pc do meu cunhado e fazer um novo teste

ele tem uma 9600GT e um sempron LE

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

BOA ÍDEIA CARA...

Esses Semprons Le da vida,são ótimos processadores de baixo custo pra quem só usa o pc pra coisas básicas, agora eu quero ver um desses rodando os jgoos atuais, rpa comprovar se essa teoria é verdade..

DUVIDO...

Até mesmo os Celerons mais modernos, com arquitetura igual ao dos C2D sofrem com alguns jogos que puxam mais, imagina esse Sempron, que é 65 Nm e só tem 256 de chache??

Tadinho...elee vai se esforçar até não aguentar mais!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Quando se está em baixas resoluções, sem filtros, digamos que uma placa atingiria 150fps num processador potente, mas o processador mais fraco limita isso e ela só faz 80fps... Agora tu usa filtros, alta resolução, o fps destas placa baixa bastante, digamos para uns 30fps, nesta segunda situação você terá menos gargalo do processador.

Em baixas resoluções e qualidade de imagem o fps fica mais, e mais é sentido o gargalo. Em altas resoluções e uso extensivo de filtros, o fps fica mais baixo, você usa mais potencial da placa, e o gargalo é menor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando se está em baixas resoluções, sem filtros, digamos que uma placa atingiria 150fps num processador potente, mas o processador mais fraco limita isso e ela só faz 80fps... Agora tu usa filtros, alta resolução, o fps destas placa baixa bastante, digamos para uns 30fps, nesta segunda situação você terá menos gargalo do processador.

Em baixas resoluções e qualidade de imagem o fps fica mais, e mais é sentido o gargalo. Em altas resoluções e uso extensivo de filtros, o fps fica mais baixo, você usa mais potencial da placa, e o gargalo é menor.

o fato de eu colocar resoluçao alta e o fps cair seria a minha placa de video, certo?

E se fosse uma HD4870x2? isso seria invertido? quanto maior a resoluçao + fps ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não é assim.

Quando maior a resolução, mais a GPU é usada e chega a seu limite (digamos em 1600x1200 em 20fps)

Se você abaixar a resolução pra 1024x768, quem vai limitar o desempenho (em digamos 60fps) é o Processador porque a VGA pode muito mais, mas o que o Processador está fazendo não acompanha.

entendeu?

em baixa resolução a CPU não acompanha a GPU, mas não vai ficar lento não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A CPU limita o potencial máximo da GPU, mas ela não vai ser mais rápida por ser em maior resolução nunca! é impossível que provem isso.

Vejam qualquer bench que usem mais de uma resolução, quanto maior menos desempenho.

nunca 1600x1200 vai ser mais rápido que 1024x768 no mesmo sistema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tá aí alguém que entendee

Raimarlunadi, Já vi outros posts seus e você entende bastantee..

Agora, com o que você dise, deixou todos aqui mais em dúvida ainda=D

Afinal, qual a verdade?

Eu também acredito que quanto mais fraco o processador, e mai alta a qualidade de imagem, maior o gargalo, já que quanto maior a resolução, e filtros, mais coisas passarão pelo GPU/CPU/Ram/H, para formar o que você vê na tela,..Afinal, a GPu não pode fazer o trabalho todo de renderizar um jogo sozinhoo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E não faz, mas depois de carregar do HD todas as texturas e modelos 3D, ele praticamente faz tudo.

Por isso jogos "abertos" tendem a ser mais pesados que os em ambiente "fechado", o HD vai gargalar no caso.

veja o World of Warcraft, aqui em casa da travadas por que está carregando muita coisa ao mesmo tempo, depois de carregar vai lisinho.

Mesma coisa pro Crysis, se você usa o -DEVMOD, vai aparecer um icone de disquete no canto da tela a toda hora (ele indica quando algo é carregado do HD) por "coincidência" as travadas acontecem quando o icone pisca como louco.

E a CPU fica só pra física (ficava, porque agr tem o PhysX)

--

e repetindo, a CPU vai gargalar e limitar a VGA em resolução baixa porque a VGA vai fazer tudo meuito rápido e a CPU não acompanha.

e estiver lento em 1024, vai ficar 2X mais pesado em 1600x1200, sendo assim se em 1024 rodar a 60fps, não espere mais de 30 em 1600x1200.

sacou?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim Sim..exatamente como eu pensava

eu ia tocar nesse assunto do Physix, já que com ele, se for explorado e usado em todos os jogos, diminuiria e MUIITOOO a ocorrencia do Gargalo...

Principalmente em jogos mais e mais modernos, já que a física fica cada vez mais real e complexa, e o processador do pc não dá conta de tudo ao mesmo tempo..

Assim, uma VGA extra só para física, ajudaria e MUito a diminuir o uso de CPU durante um jogo, e consequentemente, seu gargalo

MAs em resoluções mais altas, uma placa melhor para calcular o Physis, e outra para o geral seria necesário, claro.!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Falo e disseee

Configuração do jogo é tudoo

Alguém já viu NFs pegar mal em alguma VGa boazinha?nem precisa ser top...

Ele sempre roda, bem, ouqe prova que um dos jgoos que são bem-configurados!

Agora, Crysis, STALKER, e outros, são os mais Mal-Configurados que eu já vi na minha vida!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hmmm, bem como eu pensava

mas esse negocio do PhysX eu nao sabia

então ele faz o trabalho do processador? parece ser mt bom mesmo, mas so as placas mais atuais que tem essa tecnologia né?

alguem sabe me dizer se a 4870x2 tem esse PhysX ?

então meu E8400 vai bem numa 4870x2 ? to querendo pegar uma, mas com essa historia de gargalo agente fica sem saber o que comprar =/

A CPU limita o potencial máximo da GPU, mas ela não vai ser mais rápida por ser em maior resolução nunca! é impossível que provem isso.

Vejam qualquer bench que usem mais de uma resolução, quanto maior menos desempenho.

nunca 1600x1200 vai ser mais rápido que 1024x768 no mesmo sistema.

hmmmm

por exemplo:

Se eu colocar o jogo tudo no minimo em 800x600 fico com 60fps, isso seria o maximo do meu processador no game, certo?

ae vamos supor que minha placa de video com tudo no maximo e em resoluçao 1920x1200 nao sofre nem um pouco para rodar o jogo, então meu FPS seria ainda 60?

se for assim, nao vejo como meu E8400 ira gargalar, porque o fps ficaria excelente pra mim

porque se eu colocar crysis no minimo aqui o fps fica mt alto, + de 100 =x

800x600 quality=low, no aa

http://img134.imageshack.us/my.php?image=tmp1601rq0.jpg

http://img134.imageshack.us/my.php?image=tmp1745dl0.jpg

http://img134.imageshack.us/my.php?image=tmp8678kh3.jpg

http://img525.imageshack.us/my.php?image=crysis4gc5.jpg

http://img525.imageshack.us/my.php?image=crysis5on5.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não confunda low res (baixa resolução) com baixa qualidade. O crysis no LOW se comporta como um jogo DX8.1, e com tudo Full DX9.0c ou DX10. isso vai fazer a VGA penar. agora, se você comparar só a resolução em 800x600 e 1280x1024, e em 1280 ficar 60fps e a VGA não estra dando o máximo de si (uma 4870X2 digamos), o proc vai gargalar e mesmo em 800 não haverá ganho (na prática tem um ganho porque a resolução menor ocupa menos VRAM.)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!