Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Controle intensidade luminosa lâmpada incandescente


fabiogalera

Posts recomendados

Pessoal, boa noite.

Estou fazendo meu projeto de monografia, onde irei fazer o controle de uma lâmpada incandescente (acender/apagar e alterar a intensidade luminosa da mesma) através de um celular.

Utilizarei a tecnologia bluetooth para comunicar com um servidor e a tecnologia ZigBEe para conectar com a placa onde terá a lâmpada incandescente.

Ok, a dúvida é a seguinte, já está funcionando a comunicação, recebo no microcontrolador PIC16F628 da Microchip os seguintes dados (0 para desligar, 10 para acender 10%, 20 para 20% .... e 100 para 100%). Além disso, o microcontrolador receberá um sensor de luminosidade e de presença, onde deverá fazer o acionamento de 100% caso esteja escuro e com alguém (mas isso será programado no microcontrolador).

Preciso saber, o melhor e mais barato jeito de alterar a intensidade luminosa da lâmpada por uma porta analógica. Me deram a dica de usar uma porta DIGITAL e tentar usar a tecnologia PWM. Outra dica foi usar um DIMMER com um motor que alterasse, porém, fica inviável econômicamente.

Gostaria de um help sobre isso, como eu poderia fazer e tal. Gostaria que me enviassem exemplos de circuitos e dicas para isso.

Obrigado desde já pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

http://www.feiradeciencias.com.br/sala15/15_41.asp

O dimmer..

Use um motor de passo para girar o pot.

Tu pode por exemplo, quando quiser 10% da luminosidade usar pulsos associados a um driver com 74194, quanto ao motor tu consegue por um preço baixo em manutenção de PC's ou de impressoras.

Outra seria simular um potenciômetro com resistencias fixas..

Para isso existe varias maneiras..

Fiz isso uma vez com microreles de 5V, mas éram apenas 4 etapas e não tinha pensado em nada para substituir o pot.

Quanto a PWM não sei se teria amesma eficiência de um dimmer..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

você pode tb usar potenciômetros digitias no dimmer.

Tem vários fabricantes:

http://www.google.com/search?client=opera&rls=en&q=digital+potentiometer&sourceid=opera&ie=utf-8&oe=utf-8

Ou então, acredito eu, que deva ser possível fazer isso tb, com o uso de conversores DA.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!