Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
miné

Conexão wireless gera simultaneidade?

Recommended Posts

Pessoal, boa noite.

Com essa notícia de que o Speedy volta a exigir provedor de acesso, estou procurando um para eu me conectar.

Minha dúvida é a seguinte:

Verifiquei em alguns contratos de provedores que estes cobram por conexão adicional. Ou seja, se um segundo computador se conectar simultaneamente à internet, o provedor cobra por esse segundo acesso.

Tenho em casa um modem D-LINK 500b e um roteador wireless LINKSYS WRT54G.

Essa conexão wireless também se configura como conexão simultânea? Se sim, como fazer para que isso não aconteça? Dei uma pesquisada na internet e inclusive neste forum, mas como o prazo expira-se hoje e não vi exatamente o que eu queria, peço a ajuda de vocês

Agradeço a colaboração

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como verifico se o modem está em bridge e o roteador autenticando?

Compartilhar este post

Link para o post

Não.

Mesmo que isso ocorra, cabe ao provedor impedir seu 2º acesso já que você não o contratou.

E não aceite caso o provedor queira te cobrar. Se isso acontecer, estarão tentando te enganar.

Compartilhar este post

Link para o post
Não.

Mesmo que isso ocorra, cabe ao provedor impedir seu 2º acesso já que você não o contratou.

E não aceite caso o provedor queira te cobrar. Se isso acontecer, estarão tentando te enganar.

Está no contrato de alguns provedores, como o Terra. Pelo que eu pesquisei, várias pessoas tiveram problemas desse tipo, principalmente com o Terra. Só ficaram sabendo quando receberam a fatura com valores de R$ 200,00, R$ 300,00.

Compartilhar este post

Link para o post
Está no contrato de alguns provedores, como o Terra. Pelo que eu pesquisei, várias pessoas tiveram problemas desse tipo, principalmente com o Terra. Só ficaram sabendo quando receberam a fatura com valores de R$ 200,00, R$ 300,00.

Só mandar reembolsar. Aquela lei de devolver o dobro do valor em caso de cobrança indevida vale pra qualquer tipo de telecom?

Afinal eles não tem como saber que há vários computadores conectados a um roteador. A não ser, talvez, abrindo e analisando os pacotes que são trafegados, o que é ilegal, seria o mesmo que abrir uma carta selada para ver se há mais de uma pessoa escrevendo uma mensagem ali dentro.

A única ocorrência semelhante que me lembro é de um amigo que ligou o modem (bridge) a um HUB ou Switch, não lembro. Ele tinha dois computadores e conseguiu dois IPs diferentes no mesmo modem mandando o sistema operacional discar nos dois computadores.

Ora, entretanto esse cenário não existe em redes com roteadores, afinal quem disca é o roteador, você simplesmente está na rede dele.

Resumindo: você só vai ter duas conexões se QUISER fazer isso. Afinal você precisará discar duas vezes, e fazendo isso você está, conscientimente, alocando dois IPs, o que, aí sim, é previsto no contrato. (Embora eu ainda ache muita má fé o provedor permitir a conexão pra depois cobrar. Ou vai me dizer que eles não tem como saber quantas conexões você está usando? pff)

E se eles cobrarem por você usar o mesmo login em duas conexões? Simples: pergunte a eles porque, em primeiro lugar, eles PERMITIRAM que a conexão fosse feita. Afinal se você paga só UMA, por que diabos eles permitem mais? Fica evidente a má fé do provedor.

Um último comentário: não esqueça que o cliente é VOCÊ. Quem tem de ser agradado é VOCÊ, não o provedor. VOCÊ paga, VOCÊ usa, VOCÊ deve sentir-se satisfeito, não é o provedor quem deve impor "medo" nem nada...

Editado por PatchLevel

Compartilhar este post

Link para o post
Só mandar reembolsar. Aquela lei de devolver o dobro do valor em caso de cobrança indevida vale pra qualquer tipo de telecom?

Afinal eles não tem como saber que há vários computadores conectados a um roteador. A não ser, talvez, abrindo e analisando os pacotes que são trafegados, o que é ilegal, seria o mesmo que abrir uma carta selada para ver se há mais de uma pessoa escrevendo uma mensagem ali dentro.

A única ocorrência semelhante que me lembro é de um amigo que ligou o modem (bridge) a um HUB ou Switch, não lembro. Ele tinha dois computadores e conseguiu dois IPs diferentes no mesmo modem mandando o sistema operacional discar nos dois computadores.

Ora, entretanto esse cenário não existe em redes com roteadores, afinal quem disca é o roteador, você simplesmente está na rede dele.

Resumindo: você só vai ter duas conexões se QUISER fazer isso. Afinal você precisará discar duas vezes, e fazendo isso você está, conscientimente, alocando dois IPs, o que, aí sim, é previsto no contrato. (Embora eu ainda ache muita má fé o provedor permitir a conexão pra depois cobrar. Ou vai me dizer que eles não tem como saber quantas conexões você está usando? pff)

E se eles cobrarem por você usar o mesmo login em duas conexões? Simples: pergunte a eles porque, em primeiro lugar, eles PERMITIRAM que a conexão fosse feita. Afinal se você paga só UMA, por que diabos eles permitem mais? Fica evidente a má fé do provedor.

Um último comentário: não esqueça que o cliente é VOCÊ. Quem tem de ser agradado é VOCÊ, não o provedor. VOCÊ paga, VOCÊ usa, VOCÊ deve sentir-se satisfeito, não é o provedor quem deve impor "medo" nem nada...

Concordo com você. Só que na prática a coisa não é tão simples. Má fé existe muito. Em setores concentrados, onde pode-se configurar a prática de cartéis, ficamos de certa forma reféns das empresas. Na teoria, deveríamos ter orgãos e Justiça que fizessem valer os direitos do consumidor e do cidadão, mas isso não é tão trivial como deveria.

Instalei minha rede wireless baseado no tutorial que o Clube do Hardware disponibiliza (Como Montar uma Rede Sem Fio Usando um Roteador de Banda Larga). Mas confesso que não sei dizer se o modem está em bridge e o roteador está autenticando...

Compartilhar este post

Link para o post
Instalei minha rede wireless baseado no tutorial que o Clube do Hardware disponibiliza (Como Montar uma Rede Sem Fio Usando um Roteador de Banda Larga). Mas confesso que não sei dizer se o modem está em bridge e o roteador está autenticando...

Pra garantir é só não deixar os PCs autenticarem e colocar a senha apenas no roteador ou apenas no modem, não sei quais as possibilidades de configuração com ADSL...

Compartilhar este post

Link para o post
Pra garantir é só não deixar os PCs autenticarem e colocar a senha apenas no roteador ou apenas no modem, não sei quais as possibilidades de configuração com ADSL...

Ok, PatchLevel. Por enquanto estou usando o login da Telefônica mesmo, até eles bloquearem. Pra garantir, já me cadastrei num provedor indicado pela telefônica que não cobra a autenticação. Aparentemente, não há cobrança por conexão simultânea. De qualquer maneira, agradeço a atenção.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais