Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Windows 3.11 + FreeDos = Windows LiveCD! Como fazer isso?


Igor Isaias Banlian

Posts recomendados

Baixei a última versão lançada do FreeDos, baixei o Windows 3.11 completo.

Eu sei que o FreeDos roda em LiveCD, portanto, pensei: Porque não instalar o Windows 3.11 (que roda sobre DOS), no CD do FreeDos, e ter um Windows 3.11 que rode automaticamente em LiveCD. Isso é possível?

Como eu faço então para instalar o Windows 3.11 no LiveCD (imagem .iso) do FreeDOS, pelo Windows XP, e gravar tudo isso em CD e fazer esse CD continuar LiveCD?

Outra coisa: Me falaram que o Windows 3.11 não inicializa assim que o DOS inicializa, e que para inicializar o Win 3.11, tem que dar um comando pelo DOS. Que comando é esse? Tem como inicializar o Win 3.11 automaticamente assim que o DOS inicializar?

Abraço,

Igor Isaias Banlian

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Olá.

O Windows 3.11 não é 100% compatível com o Freedos, e só funcionará bem com o MS-DOS versão 5.00 até a versão 6.22. Com o Freedos ele não funciona. Você até pode usar um parâmetro para forçar ele a funcionar no Freedos, mas ele apresentará limitações:

Nope, not yet possible to run Windows 3.11 on FreeDOS

(...) This results in 8086 mode (Win 3.0 only) working, 286 mode (Win 3.0/3.1) working in an unstable way and 386 mode (Win 3.11) not working at all. (...)

WfW 3.11 runs in /d:t mode, which is almost the same as /s (standard) mode of Win 3.1, with the exception that DOS boxes are not available in /d:t ("do not load any 386 VxD drivers in 386 enhanced mode") mode of WfW 3.11.

(...) The exception: You can open at most ONE DOS box in Win 3.x in DOSBox before it crashes ;-).

Fonte: http://fd-doc.sourceforge.net/faq/cgi-bin/viewfaq.cgi?faq=General_Information/223

Logo, é mais interessante você conseguir o MS-DOS 6.22 e instalá-lo em uma máquina virtual (como o Virtual PC) e em seguida instalar o Windows 3.11 para funcionar com total compatibilidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

...Você até pode usar um parâmetro para forçar ele a funcionar no Freedos, mas ele apresentará limitações:
Postado Originalmente por FAQ do FreeDOS

Nope, not yet possible to run Windows 3.11 on FreeDOS

(...) This results in 8086 mode (Win 3.0 only) working, 286 mode (Win 3.0/3.1) working in an unstable way and 386 mode (Win 3.11) not working at all. (...)

WfW 3.11 runs in /d:t mode, which is almost the same as /s (standard) mode of Win 3.1, with the exception that DOS boxes are not available in /d:t ("do not load any 386 VxD drivers in 386 enhanced mode") mode of WfW 3.11.

(...) The exception: You can open at most ONE DOS box in Win 3.x in DOSBox before it crashes ;-).

Fonte: http://fd-doc.sourceforge.net/faq/cgi-bin/viewfaq.cgi?faq=General_Information/223

Então irei usar ele mesmo assim, mais com limitações.

Agora, o problema principal não era rodar o Windows 3.11 no FreeDOS, mais sim instalar ele no LiveCD do FreeDOS, para rodá-lo como um Windows 3.11 LiveCD. Você sabe como fazer isso?

Abraço,

Igor Isaias Banlian

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outro problema, além da incompatibilidade que eu mencionei, é que o Windows 3.11 utiliza recursos onde é necessário a possibilidade de ler e gravar na unidade aonde ele está instalado, e rodando ele diretamente de um CD (que é "read-only"), provavelmente esse esquema não irá funcionar.

Anyway, você pode tentar fazer, nunca se sabe. Sobre o LiveCD do FreeDOS eu nunca o utilizei.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outro problema, além da incompatibilidade que eu mencionei, é que o Windows 3.11 utiliza recursos onde é necessário a possibilidade de ler e gravar na unidade aonde ele está instalado, e rodando ele diretamente de um CD (que é "read-only"), provavelmente esse esquema não irá funcionar.

Mais isso pode ser solucionado fazendo um "HD virtual" temporário na memória RAM, de forma que o Windows 3.11 escreva na memória RAM pensando estar escrevendo em um HD convencional. Com Linux isso dá certo... :D

Abraço,

Igor Isaias Banlian

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Que eu lembre, tinha que digitar WIN no Dos, e einiciava o Windows 3.1

Acho que ele não funcionará em liveCD, pois precisa gravar dados temporários no CD.

Talvez exista algum maneira de direcionar esses dados para um HD criado em RAM, já vi casos que permitem isso, inclusive existe uma distribuição que tem uma instalação de win que roda em CD:

http://www.h33t.com/details.php?id=200db2803b89ae7d91a47afd70c69e943431a37b

dei uma olhada rápida no tópico e vi que agora tem um miniXP, as versões anteriores tinha um mini Win98. Vou baixar e testar se ainda tem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!