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Influência no desempenho (flops)


Dude Perguntador

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Os FLOPs são uma medida do poder de cálculo da VGA, eu acho que isso importa mais para:

1- marketing

2- outros aplicativos que não sejam jogos.

Mas, como nem só de FLOPS nós vivemos a GTX280 é mais rápida.

Ainda tem os drivers, diferenças no modo como as placas trabalham a imagem, os filtros, como os jogos reconhecem cada placa..

É complicado. :wacko:

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Rápido e prático: "FLOP significa Floating Point Operations Per Second (Operações com Números Reais por Segundo), sendo uma unidade de medida de desempenho matemático de um processador. Por exemplo, se um processador é classificado como tendo 300 MFLOPS significa que ele é capaz de executar até 300 milhões de operações matemáticas por segundo. Não confunda FLOP com Floppy. Floppy é um dos nomes em inglês para disquete."

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O problema das ATI é que elas possuem 160 stream processing units (no caso do RV770) cada contendo 5 stream processors,poucos jogos conseguem aproveitar todos esses SPs pois algumas instruções não dependentes de dados anteriores subutilizam o SPU ou até porque devido a programação de determinados jogos eles não são tão dependentes de shader power (caso da ATI) mas sim mais dependentes de texture power (caso das nvidia).No pior dos casos um jogo só ira aproveitar 160 dos SPUs inteiros e ficaria de fora 640 SPs parados.

No caso da nvidia que possui 240 stream processors (GT 200) que rodam em um clock maior do que o resto do núcleo é mais fácil aproveitar todos SPs ( e conseqüentemente todo poder em GFLOPS) pois eles não são unidos da mesma forma que na ATI.

Se alguém não entendeu o que é feito nas ATI é o seguinte : o compilador do driver de vídeo junta 5 instruções em uma mesma e manda para o SPU todas as 5 intruções serão executadas em um único ciclo (o que demoraria normalmente 5 ciclos).

Se as instruções são dependentes da dados anteriores são fáceis de juntá-las (assim como 8+9*6-9+3=x) se as instruções não forem dependentes só alguns desse SPs serão usados (5*9=x) nesse último exemplo o cálculo já está pronto e não necessita mais de cálculos adicionais,o que faz com que 3 SPs ficassem parados.

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Hmmm, interessante.

Então na verdade, a nVidia tem GPUs mais fortes em jogos que não necessitam de tantos Stream Processors porque eles tem um clock muito maior.

Não seria o caso do Unreal Tournament? Nos testes do Clube do Hardware sempre a 9800GTX+ tá na frente, então seria porque ela tem muito clock nos shaders?

E também, não seria por isso que as HD 4xxx perdem pouco desempenho com AA? As instruções do AA vão pros SPs que não estão funcionando? (nem sei como funciona AA :S)

Só a última pergunta, há alguma difença entre os SPs das HD 4xxx e das GTX2xx? Por exemplo, se pegasse um jogo, pouco dependente de texture power só usasse X quantidade de SPs

, e as duas estivessem rodando no mesmo clock. Haveria diferença de desempenho?

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O desempenho do AA depende dos ROPs que na HD 4000 tem o dobro da eficiência que das HD 3000.

Os SPs da nvidia calculam MADD+MUL (multiplicação com soma+multiplicação) e as ATI MADD x 5 (multiplicação com soma nos 5 SPs dos SPUs).

Mas as nvidia não conseguem fazer MADD+MUL o tempo inteiro só em casos específicos.

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