Ir ao conteúdo

Como dimensionar banco de capacitor para correçao do fator de potencia?


Téio

Posts recomendados

Postado

Sim. Esses 2 links explicam muito bem o que é fator de potencia, mas nao possui a informaçao do calculo para dimesionar o banco de capacitor para a correçao do fator de potencia. E essa é minha dúvida.

Postado

Cara, acho um pouco difícil você conseguir isso, já que você teria que ter a parte imaginária... Tipo, saber se seu capacitor era um -j30, por exemplo. Saber se é VAR Capacitiva, pra você corrigir com uma Indutiva, sacou? Geralmente, esse é o tipo de coisa que você não encontra nos manuais de hardware, mas sim fazendo testes.

  • Membro VIP
Postado
Ola amigos!

Alguem sabe como podemos dimensionar bancos de capacitor para corrigir o fator de potencia?

Só um detalhe. A carga é industrial?

  • Membro VIP
Postado

Essa pergunta do Meiraneto é fundamental. Se a carga for indutiva, o que é o mais provável, se usa capacitores para a correção, se a carga for capacitiva se usa indutores e se a gênese do baixo fator de potência for o comportamento não linear de dispositivos como fontes de alimentação de nada adiantará tentar corrigir com capacitores ou indutores.

O cálculo do banco de capacitores necessários não é difícil, apenas facilita se tiveres uma calculadora que lida com funções trigonométricas como seno cosseno e tangente bem como as suas inversas (arcsen, etc..).

Veja ai umas dicas. http://www1.webng.com/nbittencourt/articles/art_capacitores/port_art_capacitores.htm

Abraço..

Postado

OK Srs.

Na verdade a carga é um CPD imenso como muitos computadores, servidores e racks de rede, quero diminuir o maximo o fator de potencia desta carga.

  • Membro VIP
Postado

Essa carga tem um comportamento anômalo em função da não linearidade dos elementos de retificação. Isso dai não se resolve com capacitores nem com indutores.

Ou se resolve isso dai de modo pontual, em cada uma das cargas, substituindo as fontes de conmvencionais para fontes com PFC ativo ou se resolve com geradores especiais, de potência, que injetam uma forma de onda na rede elétrica de modo a cancelar ou minimizar as harmônicas. Isso dai é coisa muito séria, não é fácil de se fazer e tem custo elevado. Procura, na Internet, pela solução adotada no Hotel

Burj Al Arab, em Dubai. Foi essa segunda ai de que te falei..

Abraço..

  • 2 semanas depois...
Postado

Ok Faller,

Desculpa a demora em retornar o aqradecimento sobre a resposta, to ralando d mais!

Mas valeu mesmo.

No caso de colocar um filtro de linha com capacitor e indutor pra cada maquina, sendo primeiramente analisada qual a harmonica esta presente, pode reslover ou diminiuir esse fenomeno?

  • Membro VIP
Postado
Ok Faller,

Desculpa a demora em retornar o aqradecimento sobre a resposta, to ralando d mais!

Mas valeu mesmo.

No caso de colocar um filtro de linha com capacitor e indutor pra cada maquina, sendo primeiramente analisada qual a harmonica esta presente, pode reslover ou diminiuir esse fenomeno?

Sim a solução com LC, sintonizado na frequência de 60 Hz é uma solução. Deixaria passar sem atenuação ou com pouca atenuação essa fundamental e passaria a atenuar as demais harmônicas.

Problema: Tamanho e peso do filtro LC sintonizado...

Procure por conformadores de forma de onda ou shapers, circuitos Valley Fill e coisas do tipo. São conformadores de forma de onda muito mais baratos, leves e eficientes que a adoção de passa banda sintonizado..

Abraço..

Postado

Téio, não sei se você entende inglês, mas aqui tá o vídeo do documentário sobre a construção do hotel de Dubai, Burj Al Arab, onde rapidamente comentaram sobre o problema q teriam com distorção harmônica e o tipo de sistema usado pra lidar com isso. Eu tinha esse video em português, mas perdi. To tentando gravar de novo no canal National Geographic, onde o documentário volte e meia é exibido:

YouTube - Megastructure : Construction of Burj Al Arab 5

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg


CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!