Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
ph tech

[Resolvido] Como proteger fonte em caso de curto

Recommended Posts

E aí gente. é o segunte, quero desarmar totalmente uma fonte em caso de curto nas saídas, usando um relé. caso haja curto o relé desarma, desligando totalmente a fonte, e só voltando a ligar, se eu apertar um botao de rearmamento. se alguem tiver algum esquema, srá bem vindo.

obrigado

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Que tipo de fonte e' ? Vai ser usada pra que ?

Se for uma fonte de PC, geralmente elas ja possuem protecao contra curto, mesmo as mais vagabundas =)

Compartilhar este post

Link para o post

use um fusivel na saida ae quando de curto o fusivel queima interrompendo a passagem de corrente eletrica.Ae tu bota outro fusivel no lugar do queimado.è mais fácil fazer isso.

Compartilhar este post

Link para o post
E aí gente. é o segunte, quero desarmar totalmente uma fonte em caso de curto nas saídas, usando um relé. caso haja curto o relé desarma, desligando totalmente a fonte, e só voltando a ligar, se eu apertar um botao de rearmamento. se alguem tiver algum esquema, srá bem vindo.

obrigado

postado por Evilásio Costa

use um fusivel na saida ae quando de curto o fusivel queima interrompendo a passagem de corrente eletrica.Ae tu bota outro fusivel no lugar do queimado.è mais fácil fazer isso
Meu comentário:
- Sempre responder ao tópico com base no que pediu o autor do mesmo!

http://forum.clubedohardware.com.br/announcement.php?f=39

Compartilhar este post

Link para o post

lokasso, é uma fonte simétrica +25 -25/5A que estou montando para uso em minha bancada. mas uso 7812 7805 e 7912 7905, e nao sei como faço para desarmá-la em caso de curto entre qualquer uma das cinco saídas.se puderem me ajudar com qualquer coisa, agradeço.

Compartilhar este post

Link para o post

Colega Ph Tech, se você vai usar somente estes CI's na saida, eles já possuem proteção interna...ok?

Compartilhar este post

Link para o post

Eles realmente possuem proteção interna, mas mesmo assim já quimei alguns por conta de curtos (acredito que para esta "proteção" funcionar é necessário que haja um bom dissipador nos CIs)...

De qualquer forma, não acredito que ele esteja usando APENAS estes CIs, já que obter +-25V x 5A só com eles não é muito fácil...

Uma sugestão que deixo é a seguinte: coloque circuitos comparadores nas saídas a serem protegidas, e então se eventualmente a tensão de uma destas saídas ficar inferior a um certo valor o comparador corta o relê, que por sua vez corta o transformador ou algo do gênero... Para ligar bastaria um botão "paralelo" com o relê.

Deste jeito que descrevi sempe que houver um curto nas saídas a fonte desliga e é necessário "rearmá-la" manualmente, mas também tem jeito de deixá-la se armar novamente sozinha, mas acho que dá um pouco mais de trabalho...

Compartilhar este post

Link para o post

usar comparadores pode ser um pouco difícil por causa de sua alta precisão, mas de qualquer forma, tentarei montar a proteçao usando eles.

muito obrigado a todos pela ajuda, inclusive ao caro amigo lokasso.

Compartilhar este post

Link para o post

E aí cara, deu certo ?

Bruno, malz aí pela ressureição do tópico, eu apenas estou curioso pra saber se foi usada alguma das soluções sugeridas e se funcionou tudo certo.

Compartilhar este post

Link para o post
E aí cara, deu certo ?

Bruno, malz aí pela ressureição do tópico, eu.........

Sem problemas colega!

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

pessoal to atrasado de mais né? .kkkk

mais não estava participando do forum nessa época rs ...

um circuito simples e q eu uso a muito tempo ..fiz questão de desenha-lo no paint ..de tão simples ...

bom. o funcionamento dele?

é assim . quando você clicar na chave switch ele vai arma o rele ,e como o rele esta ligado nele mesmo ele vai permanecer ativado .. e quando houver um curto no circuito ele vai fechar um curto no rele e vai desarma-lo e quando ele desarmar ele vai para de enviar tensão na sua saida e só vai voltar a enviar alimentão quando o switch for presionado novamete ..

basico e simples ..

grande abraço ...

post-391650-1388495070619_thumb.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais