Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como proteger fonte em caso de curto


ph tech

Posts recomendados

E aí gente. é o segunte, quero desarmar totalmente uma fonte em caso de curto nas saídas, usando um relé. caso haja curto o relé desarma, desligando totalmente a fonte, e só voltando a ligar, se eu apertar um botao de rearmamento. se alguem tiver algum esquema, srá bem vindo.

obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
E aí gente. é o segunte, quero desarmar totalmente uma fonte em caso de curto nas saídas, usando um relé. caso haja curto o relé desarma, desligando totalmente a fonte, e só voltando a ligar, se eu apertar um botao de rearmamento. se alguem tiver algum esquema, srá bem vindo.

obrigado

postado por Evilásio Costa

use um fusivel na saida ae quando de curto o fusivel queima interrompendo a passagem de corrente eletrica.Ae tu bota outro fusivel no lugar do queimado.è mais fácil fazer isso
Meu comentário:
- Sempre responder ao tópico com base no que pediu o autor do mesmo!

https://www.clubedohardware.com.br/forums/forum/30-eletr%C3%B4nica/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eles realmente possuem proteção interna, mas mesmo assim já quimei alguns por conta de curtos (acredito que para esta "proteção" funcionar é necessário que haja um bom dissipador nos CIs)...

De qualquer forma, não acredito que ele esteja usando APENAS estes CIs, já que obter +-25V x 5A só com eles não é muito fácil...

Uma sugestão que deixo é a seguinte: coloque circuitos comparadores nas saídas a serem protegidas, e então se eventualmente a tensão de uma destas saídas ficar inferior a um certo valor o comparador corta o relê, que por sua vez corta o transformador ou algo do gênero... Para ligar bastaria um botão "paralelo" com o relê.

Deste jeito que descrevi sempe que houver um curto nas saídas a fonte desliga e é necessário "rearmá-la" manualmente, mas também tem jeito de deixá-la se armar novamente sozinha, mas acho que dá um pouco mais de trabalho...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

pessoal to atrasado de mais né? .kkkk

mais não estava participando do forum nessa época rs ...

um circuito simples e q eu uso a muito tempo ..fiz questão de desenha-lo no paint ..de tão simples ...

bom. o funcionamento dele?

é assim . quando você clicar na chave switch ele vai arma o rele ,e como o rele esta ligado nele mesmo ele vai permanecer ativado .. e quando houver um curto no circuito ele vai fechar um curto no rele e vai desarma-lo e quando ele desarmar ele vai para de enviar tensão na sua saida e só vai voltar a enviar alimentão quando o switch for presionado novamete ..

basico e simples ..

grande abraço ...

post-391650-1388495070619_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!