Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Filtros para analisador de espectro


ral.mar

Posts recomendados

Pessoal o negocio é o seguinte, tentei montar um analisador de espectro que achei na net mas não consegui eu tava pensando em fazer o seguinte, montar um analisador com +/- 7 bandas por canal usando o UAA180 como driver de leds mas eu não sei como fazer os filtros ou seja estou precisando fazer 7 filtros/bandas que seria duplicado para cada canal ;7 para a direita e 7 para a esquerda com as mesmas frequências, alguém tem uma ideia de como fazer isto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este não serve para analisador de espéctro...

Ele é um equalizador gráfico.

Você pode montar o analisador de espéctro com componentes discretos.

Os filtros você pode implementar com Amplificadores Operacionais (filtros passa-faixa). e colocando um bargraph em cada saída de filtro...

Podes também multiplexar o sistema de bargraph para reduzir o número de componentes...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este não serve para analisador de espéctro...

Ele é um equalizador gráfico.

Você pode montar o analisador de espéctro com componentes discretos.

Os filtros você pode implementar com Amplificadores Operacionais (filtros passa-faixa). e colocando um bargraph em cada saída de filtro...

Podes também multiplexar o sistema de bargraph para reduzir o número de componentes...

Exatamente o que eu quero, Amplificadores Operacionais (filtros passa-faixa). e colocando um bargraph em cada saída de filtro..., o detalhe é que não sei fazer isto .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fazer filtros com operacionais requer muita habilidade com cálculos. Se vai encarar, é bom saber que não serão poucos os componentes do projeto.

http://www.animeguru.com/images/velleman/k4300.html

O detalhe da quantia de componentes não é apenas um detalhe é que eu não sei como fazer com microcontrolador por isso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal!

Me interessei um pouco neste VU microcontrolado!

Alguem possui algum projeto com o código fonte?

Vejam este, como será que é feito??

YouTube - spectrum analyzer 8x10

Amigo ral.mar já fiz um VU com opamps e ficou legal, exatamente como o amigo cabteixeira colocou, porém aproveitei o sinal dos dois canais e mixei em apenas um, foi utilizado CI's TL074 mais 3 KA2281 e seis display de 10leds barra acendendo 2 a 2 dando um efeito bem legal!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Velho eu não tenho o projeto pronto porque eu mesmo fiz..

Estava no PC mas foi formatado, eu vou tentar axar na net o eq. com opamps e a partir dele tu cria o teu,se precissar de alguma ajuda pra criar é só dar um toque!

Segue links:

http://www.next.gr/audio/equalizers/6-Band-Graphic-Equalizer-l136.html

http://www.generalguitargadgets.com/pdf/ggg_eq6.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu caro Rodrigo tanto um quanto outro, poderia colocar a saida para o vu antes de cada potenciômetro ou depois dele eu tenho esta duvida?

Outra coisa e se colocar junto com o potenciômetro na saída de cada operacional?

Também achei este esquema aqui, eu acho que daria certo não?

http://sound.westhost.com/project64.htm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode sim ral.mar!

Na verdade no meu eu não usei pot., coloquei resistor no lugar como se fosse no máximo!

Coloque diretamente na saída do opamp sem alterar o circuito.

Na verdade é fácil, pois a saída de freqëncia de todos os opamps são ligadas num ponto comum, apenas desligue-as e entre com cada VU.

Se tiveres dúvida use seu próprio projeto, fica mais fácil a visualização pra melhor entendimento pois está dividido em blocos!

Quarquer coisa pergunte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caros colegas eu fiz este circuito:cool::cool::cool:http://www.generalguitargadgets.com/pdf/ggg_eq6.pdf,

o detalhe:( é que ele pede 9v simétrico(9-0-9), poderia ser usado 12v simétrico(12-0-12)?:confused::confused:

Fica ai a minha dúvida, eu não quero estragar o circuito e quem puder ajudar valeu:D:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E não vejo problema algum...

Pois já fiz eqüalizadores onde alterei a tensão gradativamente e não percebi distorção na resposta de freqüencia. Fiz este teste pois me surgiu a mesma dúvida algum tempo atrás..

A não ser pelo ganho da saída que aumenta com a tensão.

Não sei quanto a este mas o teste que fiz foi em um com opamps também, tem até CI's como o BA3812 se não me engano que tem uma ampla faixa de tensão, sem alterar nada! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi, apenas para deixar claro, se sua fonte realmente é de 12v +12v ( já retificado e filtrado ) pode utilizar sem problema, mas eu recomendaria voce utilizar apenas o lado 12 volts, ligando apenas o +12v e o central no mesmo lugar do desenho da pilha de 9 Volts que aparece sózinha, onde tem o divisor de tensão que faz o terra virtual.

Falo isto porque a grande maioria dessas fontes de 12 + 12 acabam mostrando quase 15 + 15 quando o circuito é de baixo consumo, e isto pode queimar os ampops ok ?

Mais uma dica, esse equalizador é para guitarras, ele não pode equalizar as frequencias altas, voce vai notar ele apenas nos graves e médios, ou seja, ele serve muito bem também para VOZ.

Boa sorte !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...

esquemaanalizador.jpg

Estou querendo fazer este esquema mas eu gostaria de modificar na placa 3 como mostra o desenho colocando talvez o lm 3914,uaa180 ou mesmo o uaa170 e queria que me dessem uma ajuda dizendo se é possível e o que teria de fazer

imageshack.us/photo/my-images/4/esquemaanalizador.jpg/ o link do esquema acima

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

esquemaanalizador.jpg

Estou querendo fazer este esquema mas eu gostaria de modificar na placa 3 como mostra o desenho colocando talvez o lm 3914,uaa180 ou mesmo o uaa170 e queria que me dessem uma ajuda dizendo se é possível e o que teria de fazer

imageshack.us/photo/my-images/4/esquemaanalizador.jpg/ o link do esquema acima

Ninguém me ajuda nessa ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!