Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O que é Cache L3?


Posts recomendados

Esse artigo aí tá um pouco desatualizado. Ok, a AMD usou cache L3 nos K6 III. Era um pente que ia na placa mãe, como se fosse de RAM, mas era Cache.

Depois disso o cache L3 voltou a ser usado, agora nos Phenoms. Cada processador tem seus Caches L1 e L2 individuais e um L3 compartilhado entre todos.

Parece que a Intel está usando L3 nos core i7 também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

uma memoria (atualmente embutida no processador) mais rapida e -consequentemente- menor que a ram... cana nivel é maior e mais lento que o anterior... sendo assim l1 é pequeno e muito rápido, l2 é maior e mais lento, e o l3 é inorme (seguindo parametros dos cache, 8~6M é muito) mas é bem lento

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 anos depois...

Tenho uma dúvida, eu preciso liberar o L3 para ter melhor desempenho em games alem da placa de video?

No caso quero Stremar e não tenho dinheiro para comprar uma placa de captura, deixo aberto duas telas(dois monitores) usando uma para ver os comentários, minha placa de video da e muito para meus games, Zotac GTX 760 256 bits 2GB(não é a de 4gb) AMP! Edition(dizem que é a melhor da Zotac quando tem esse AMP!), 16 GB Ram de 1600mhz(mas na placa-mãe ta configurado 1333mhz), placa-mãe GA-h97m-gaming 3 (rev. 1.0) (exatamente essa REV.1 com a versão da bios no F3), Eu sou curioso nesse assunto de Hardware, queria saber, se meu I7 4970 de 3,6ghz (que não foi o ultimo, fui triste, 4790k 4,0ghz) tem memoria cache de 8mb e queria saber se eu preciso "HABILITAR" para usar ou melhorar o desempenho dele?

Nesse caso, um outro processador i5 3,6ghz  e com 6mb cache liberado (levando em conta minha segunda pergunta, que acredito que tem de liberar) seria o i5 mais rápido porque liberou esse tal cache L3 de 6mb?

Quando compro um processador com L3 e a placa-mãe suporta o uso do L3( no caso a minha suporta), eu ainda tenho de configurar isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!