Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ponte H


gabriela_goes

Posts recomendados

  • Coordenador

Op's, colegas!, disse no post #23!, porque sempre vi!, o TR do acoplador, recebendo alimentação no coletor!, ele satura, corta!, ou reprodus pulsos!..., Polarizado como "base" comum, com saida no emissor?, ainda não tinha visto!..., Sinceramente! desculpe-me se atrapalhei o desenvolvimento do projeto do/da colega!!!...

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Adicionando esse resistor, o circuito ira funcionar?
Creio que sim, pois sem ele o transistor de potência fica sem condições de ir para o corte (quando o opto corta, a base do transistor de potência fica "suspensa").
qual o valor do resistor?
A fórmula exata eu não sei...

Mas por dedução, teríamos que a soma da corrente de base do transistor de potência (TIP31C) com a corrente drenada por este resistor não pode ser maior que a suportada pelo opto acoplador... Logo, o tal resistor deve ter valor alto (da ordem de vários kilo ohms, creio eu)...

Assim, por exemplo, se o teu transistor de potência estiver drenando 100mA de corrente de base e o teu opto suporte 150mA máximos de corrente, eu calcularia este resistor para que ele desse uns 15 ou 20mA (para ter alguma folga e não trabalhar com o transistor do opto no limite).

Claro que isto eu estou deduzindo (pra não dizer "chutando").

Você tem que tomar cuidado com estes valores de corrente, pois se eles ficarem muito próximos do valor de corrente máximo do opto acoplador, creio que você terá problemas... Lembre-se que com carga (com peso) o motor drena mais corrente que girando vazio...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nada de funcionar cabteixeira, tentei com diversos valores e nenhum deles produziu resultado algum.. quando o sinal é recebido o emissor passa de zero para 4,9V como ja acontecia antes, e o motor nem tenta se mexer.

Será que devo considerar algum erro na montagem da ponte H? mas ja revisei varias vezes e esta de acordo com o projeto.

Obs: o motor funciona com voltagens bem menores que essa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!