Ir ao conteúdo

Fazendo Antenas Wireless Caseiras de 2.4GHz

heronss

Posts recomendados

Postado

Pessoal, tenho uma duvida em relação ao cabo, posso usar um de antena de tv? Aquele branco?

Eu fiz isso já pra teste mas n sei de perdi potência usando ele

• mês depois...
Postado

Um caso muito estranho.

Eu utilizava um Roteador Linksys WRT54G, antenas fixas.

Então, como passei a partilhar a rede com meu vizinho, resolvemos comprar uma antena mais forte para que ele pudesse ter sinal na casa dele...

Comprei então um D-Link DIR-600 e uma Antena OmniDirecional de 18dBi... o que eu imaginei que seria mais que suficiente para garantir sinal *legal* na casa toda dele...(raio de uns 70metros)...

Hoje chegou o roteador e a antena, instalei, configurei e testei...

Com a antena original dele - 1 pontinho (20% de sinal) no ponto + próximo.

Com a antena de 18dBi - 1 pontinho (20% de sinal) no ponto + próximo.

Não entendi nada, com uma antena de 18dBi, eu deveria ter um ganho considerável... não?

Será problema na antena? ou no roteador?

Alguem me ajuda aí.

• 2 semanas depois...
Postado

olá alguém pode me ajudar?

Minha cidade recentemente disponibilizou um sinal WIFI de graça, q abrange a cidade toda.

Mas tenho q colocar uma antena. A maioria das antenas q existem para venda só vem com um cabo USB de 10 metros que vai direto pro pc, ou com o cabo separado mais um adaptador USB pra ligar em um pc só.

Gostaria de saber como eu faço pra distribuir esse sinal para todos os pcs e leps q eu tenho em casa?

Em casa tenho router no momento mas a distribuição é por cabos.

Por Gentileza me ajudem, quero usar logo essa conexão WIFI da cidade e mandar o speedy pro saco. Abraço.

Postado

ola , sou novo aqui , e estava com problema em minha rede sem fio o problema era que minha rede caia muito o sinal ai descobri que era a antena do meu roteador dlink 524 150n comprei uma antena de 10 dbi nesta loja www.lojahelp.com.br mais ja vi antena em varios sites como mercado livre , buscape etc.. na casa de um amigo estava ocorrendo o mesmo problema levei minha antena para la e funcionou melhor que a dele original , porque isso ocorre com a antena que veio no dlink ? ela e mais que 5dbi?

• mês depois...
Postado

Amigos tenho uma duvida é melhor ultilizar um cabo RG 58 COM CONECTORES RP-SMA MACHO E FEMEA DE 10 METROS ou um EXTENSOR ADAPTADOR WIRELESS ELE É UM ADAPATDOR USB / RJ 45 QUE PERMITE LIGAR O ADAPTADOR WIRELESS ATE 45 MTROS

Postado

Olá Marcos e galera do fórum...

Acessei o blog (blogdotuto.blogspot.com) e tem bastante coisa bacana.... assim que o 4shared ajudar eu faço o download...rsrs

Eu li o tópico inteirinho e, pro que eu preciso, ainda me restaram dúvidas:

a) essas antenas são pra wireless só pra envio de sinal?

B) consigo adaptar uma antena dessa (de pringles ou pvc) no meu roteador Dlink 524 e aumentar o sinal aqui em casa???

c) essas antenas precisam da tal plca pmcia (é assim a sigla?)

d) esse conector pig tail tem que ser soldado o fio de cobre (até o centro da lata) e depois receberá o cabo coaxial... a outra ponta do cabo irá até uma placa pcm ou pode ir direto pro router???

e) a antena pringles é direcional ou 360º?

Antes eu usava uma antena original do router(5dbi) mas agora mudei o router de local e mesmo com uma nova antena de 11dbi não consigo sinal no meu note onde preciso.... já tentei umas gambiarras, mas nada....

Se alguem puder me ajudar, agradeço!!

forte abraço a todos!!

Diegão

• 2 meses depois...
Postado

Pessoal, sou novo aqui no Forum, por isso me desculpem se este não é o tópico ideal para fazer minha pergunta, mas vamos lá:

Fiz um controle RF onde o transmissor é controlado através da porta paralela do PC, ele funciona mas o problema é que as vezes o receptor não recebe o sinal (há um LED no receptor que pisca quando o mesmo recebe um bit e as vezes quando aperto o botão no PC para enviar o bit o tal LED não pisca, por isso imagino que o receptor está com problemas para receber o sinal). Peguei o projeto na internet e segundo o desenho, o circuito deve ser alimentado com 5V e eu estou usando 4 pilhas, ou seja, uma fonte de aproximadamente 6,5Volts - será que esse é o problema, ou o verdadeiro problema é a má qualidade da antena que no caso é improvisada e esta meio amassada?

Obrigado

Postado

eu tenho uma antena de grade(grelha) de uns 15 dbi se nao me engano.... usei a muitos anos pra uma parada q nao deu certo... sera que ela serve para substituir a lata? eu usaria os fios, o adaptador wireless e espetaria no meu laptop.... q voce acha?

• 3 semanas depois...
  • 3 semanas depois...
Postado

Olá pessoal, sou nova aqui.

Deixa eu explicar o que fiz e deu muito certo.

Já tinha uma antena grade 25dbi de ganho. E precisava de outra para um outro pc.

Foi então que comprei aqueles cabos 59, se eu nao me engano, de parabólica, desci a antena, coloquei a ponta do cabo 59 seguindo o dipolo da antena grade e mais ou menos ao lado do dipolo original eu fiz um com a ponta do cabo 59.

O dipolo que eu fiz ficou tipo um T deitado, de um lado o fio central uns 3.2cm e do outro

a malha na mesma medida.

Surpresa: estou navegando nos dois usando a mesma antena na mesma qualidade de sinal - excelente.

Alguém já fez algo parecido?

Postado

Agora quando me sobrar tempo vou tentar fazer, só que desta vez vou usar uma grade de ventilador que tenho aqui---

se alguém tiver umas dicas...

post-832415-13884958492821_thumb.png

• 4 semanas depois...
Postado

Pessoal,

Possuo um Roteador da Netgear, só não me recordo o modelo, o mesmo fica na minha casa, e eu gostaria de enxergar o sinal dele em 2 outros pontos, um deles é a casa da minha mãe que fica a 2km do roteador e sera usado por um desktop , o outro ponto é o meu trabalho que fica a 4km no qual usaria o meu notebook ou smartphone com Wi-Fi.

Gostaria da opinião de vocês para as seguintes questões:

1- Tem como eu trocar a antena do meu roteador para que o sinal dele seja "enxergado" a uma distancia de 4km , por um notebook ou smartphone com Wi-Fi ?. Os dois aparelhos já possuem antenas internas receptoras.

2- Em uma distancia de 2km, fica a casa da minha mãe, gostaria de saber, como faria para receber o sinal emitido, já que na casa dela , uso um desktop.

3- O sentido e direção dos 3 locais (casa,casa mãe e trabalho) são o mesmo, ou seja, traçando uma reta imaginaria eu "cruzaria" com os 3 pontos. Nesse caso uma antena Unidirecional resolveria meu problema.

Agradeço a atenção de todos !!!

Postado
Pessoal,

Possuo um Roteador da Netgear, só não me recordo o modelo, o mesmo fica na minha casa, e eu gostaria de enxergar o sinal dele em 2 outros pontos, um deles é a casa da minha mãe que fica a 2km do roteador e sera usado por um desktop , o outro ponto é o meu trabalho que fica a 4km no qual usaria o meu notebook ou smartphone com Wi-Fi.

Gostaria da opinião de vocês para as seguintes questões:

1- Tem como eu trocar a antena do meu roteador para que o sinal dele seja "enxergado" a uma distancia de 4km , por um notebook ou smartphone com Wi-Fi ?. Os dois aparelhos já possuem antenas internas receptoras.

2- Em uma distancia de 2km, fica a casa da minha mãe, gostaria de saber, como faria para receber o sinal emitido, já que na casa dela , uso um desktop.

3- O sentido e direção dos 3 locais (casa,casa mãe e trabalho) são o mesmo, ou seja, traçando uma reta imaginaria eu "cruzaria" com os 3 pontos. Nesse caso uma antena Unidirecional resolveria meu problema.

Agradeço a atenção de todos !!!

1- Não, as antenas internas de laptop, smartfone tal nao tem o ganho necessario, voce teria que colocar um sinal absurdamente forte, para conseguir enxergar teu acesspoint de estão longe.

2- Se tiver visada desses locais voce consegueria colocar uma antena externa

com bom ganho mas minha opiniao é que voce teria que usar 3 antenas uma pro trabalho uma pra sua mae outra pra sua casa.

3- Antenas direcionais sao melhores do que as omini porque voce consegue colocar a pontencia toda na mesma direcao porém como eu disse em cima, pra fazer um link desses você precisa de antenas externas com uns 30 dbi de ganho.

Postado

1- Não sabia que também existia esse tipo de "sinal de recepção"

2- Nesse caso, seria 2 antenas receptoras e 1 emissora ?!

3- Ai eu teria q usar cada uma das 3 antenas com 30 dbi ?!

Tenho uma outra pergunta, o roteador é muito fraco, ele fica a mais ou menos 8 metros do meu notebook, tem apenas 2 paredes e 1 microondas entre eles ... O sinal no Notebook é dado com a classificação de BOM pelo S.O. Win XP e no meu smartphone ele fica em 2 (de 1 à 5)

o que seria interessante eu fazer para esse sinal ficar um pouco mais forte ?

Postado

Tenho uma outra pergunta, o roteador é muito fraco, ele fica a mais ou menos 8 metros do meu notebook, tem apenas 2 paredes e 1 microondas entre eles ... O sinal no Notebook é dado com a classificação de BOM pelo S.O. Win XP e no meu smartphone ele fica em 2 (de 1 à 5)

o que seria interessante eu fazer para esse sinal ficar um pouco mais forte ?

é só direcionar o sinal pra onde esta o seu pc. Veja este link

http://www.efetividade.net/2007/09/07/redes-sem-fio-como-aumentar-o-alcance-do-sinal-wireless-gastando-menos-de-r-20/

o meu sinal ficava com 3 barras, coloquei apenas a cartolina com aluminio dobrado atrás da antena do roteador, e o sinal não cai mais, fica com 5 barras, sinal excelente!;)

Postado
é só direcionar o sinal pra onde esta o seu pc. Veja este link

http://www.efetividade.net/2007/09/07/redes-sem-fio-como-aumentar-o-alcance-do-sinal-wireless-gastando-menos-de-r-20/

o meu sinal ficava com 3 barras, coloquei apenas a cartolina com aluminio dobrado atrás da antena do roteador, e o sinal não cai mais, fica com 5 barras, sinal excelente!;)

Fiquei curioso, pois to no trabalho e não tenho acesso a esse site, mais quando chegar em casa vou acessar e ver essa ideia ...

Postado

Po , esse esqueminha eu já tinha feito uma vez , mais não deu certo ...

o aumento não foi consideravel .......

to pensando em trocar a antena do aparelho .. sera q ajuda ?!

• mês depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...