Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Copiando um sistema antigo...


51ice

Posts recomendados

Como vai galera?

Tem uma máquina antiga aqui no meu trabalho que só roda MS-DOS e tem um programa excelente de cadastro de clientes e controle de estoque.

Eu estava tentando fazer um backup desse sistema pela guia "Backup" do proprio programa, mas tá com erro.

Para se chamar o programa basta digitar o o nome dele no prompt a qualquer momento e em qualquer pasta que estiver (percebi que é chamado um comando eccho off) e o sistema já é aberto.

A máquina não tem drive de CD e o sistema cabe em disquete mas não to achando meio de copiar. Tem até alguns arquivos .zip mas não achei o Winzip nessa máquina.

Quando saio do programa o prompt já cai numa pasta chamada Sistema/Loja (C://>sistema/loja) e por isso acho que tudo está dentro dessa pasta mesmo.

Na opinião de vocês qual a melhor maneira de se fazer um backup numa situação dessas?

Até mais. :cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

51ice

Qual o nome do programa ou em que pasta ele esta???

Se voce encontrar, por exemplo, na autoexec.bat uma linha onde esteja escrito @echo off a finalidade dela é fazer com que as demais linhas de comando subsequentes a ela NÃO sejam mostradas na tela. Absolutamente, NÃO é o nome do programa que você deseja copiar.

De maneira geral, bastaria você copiar todos os arquivos da pasta para seu novo

micro.

Apenas mais um lembrete: na época do velho, bom e saudoso DOS, para "zipar"

um arquivo se usava o zip (assim mesmo, sem win) e para "unzipar" se usava o

unzip. Só como curiosidade.

O atual winzip deve extrair os arquivos, ainda que tenha sido usado o zip para compactá-los.

Se puder ajudá-lo, conte comigo.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

você pode baixar o arj da internet, eu me lembro de um comando que eu sempre usava, eu não sei para que significa cada termos mas, ele aceita multivolume(vários disquetes) e tem uma boa taxa de compactação.

Ex para compactar arj a -vva -r -p1 <drvdest:nomearq.arj> <drvorig:\diretório\arquivos.ext>

Ex para descompactar arj x -vva -r -p1 <drvorig:nomearq.arj>

Num exemplo pratico

c:\arj a -vva -r -p1 a:\windisk.arj c:\win98\*.*

(vai compactar o diretório win98 no arquivo windisk no drive a:, e vai pedir quantos disquetes forem necessarios)

c:\arj x -vva -r -p1 a:\windisk.zip

(vai descompactar o conteudo do arquivo windisk em a:, obtendo informações do próprio arquivo para que drive e diretório ele vai ser descompactado, se for multivolume vai pedir os disquetes subsequentes até que seja necessário)

Dica: não utilize disqueste com Bad Block, mesmo que já estejam marcados, eu sempre tive problemas ao compactar utilizando estes disquetes.

se tiver sucesso poste aqui para que precisar não ficar na dúvida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Após sair do programa dê um Dir e verifique se os arquivos estão mesmo nesta pasta. Se estiverem copie o ARJ.exe para dentro dela. Em seguida dê o seguinte comando para compactar para varios disquetes:

ARJ A -VA -V144O NOME -Y (substitua o "nome" pelo que você quiser)

O Arj vai criar varios arquivos com os nome.arj, nome.a01, nome.a02 etc.

Copie então estes arquivos para os disquetes previamente formatados.

Na maquina em que você irá instalar o programa crie um diretório na unidade "C"

C:\>MD NOME (substitua "nome" pelo que você quiser)

C:\>CD NOME (para acessar o diretório que você criou), copie os disquetes e o ARJ.EXE para esse diretório e dê o seguinte comando para descompactar.

C:\NOME>ARJ X -VA NOME -Y (se der erro troque a letra X por E).

Parece complicado, mas não é. É que eu gosto das coisas bem explicadinho. Valeu?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!