Ir ao conteúdo

Fonte Simétrica de +30/-30V por 6A

Topete2

Posts recomendados

Postado

Boa Tarde amigos, Sou iniciante no fórum e desde já agradeço a todos pela atenção depositada...

Minha dúvida está relacionada a montagem de uma fonte simétrica de 30+30V com corrente de 6A,tenho um trafo de 35+35/6A e gostaria de usá-lo na montagem,porém a tensão de saída tem que ser no máximo de 30V.

Teria como eu usar um 7824 e um 7924 na saída? mas e a corrente,já que o máximo que eles suportam é 1A? Me ajudem aí!!!

Tenho experiência em tango pcb e preciso do esquema elétrico que me atenda para fazer o PCB dela!!!

Abraços e muito Obrigado

Postado

Oi meu amigo, acho que voce está encrencado .....

Esse transformador, após retificação por ponte de diodos e capacitores de filtro, vai ter tensão simétrica de 47 + 47 volts DC, quando o consumo for baixo.

Se voice usar circuitos reguladores lineares, para abaixar para 30 + 30 Volts, voce vai ter um bom aquecedor ....... vamos fazer uma suposição :

Se seu circuito consumir 3 Amperes, a tensão da fonte vai cair na entrada do regulador para uns 40 + 40 volts, ou seja, seus reguladores vão ter de dissipar o calor de 30 Watts para cada um dos lados , totalizando 60 watts de calor.

É muito calor para ser dissipado.

O primeiro cuidado que você tem de ter é ver qual a tensão máxima que os 7824 e 7924 aceitam na entrada, lembre-se que você vai jogar quase 50 volts neles ...

Caso eles suportem, eu não me lembro do datasheet deles...., é só voce fazer um Bypass com um transistor de alta potência, tipo 2N3055 e 2N2955, que eles seguram a corrente tranquilos. Mas tem de calcular muito bem o dissipador deles.

Se voce procurar o datasheet desses CI's , vai achar esse circuito de bypass como exemplo ok ?

Boa sorte meu amigo.

Paulo

Postado