Ir ao conteúdo

Fonte Simétrica de +30/-30V por 6A

Topete2

Posts recomendados

Postado

Boa Tarde amigos, Sou iniciante no fórum e desde já agradeço a todos pela atenção depositada...

Minha dúvida está relacionada a montagem de uma fonte simétrica de 30+30V com corrente de 6A,tenho um trafo de 35+35/6A e gostaria de usá-lo na montagem,porém a tensão de saída tem que ser no máximo de 30V.

Teria como eu usar um 7824 e um 7924 na saída? mas e a corrente,já que o máximo que eles suportam é 1A? Me ajudem aí!!!

Tenho experiência em tango pcb e preciso do esquema elétrico que me atenda para fazer o PCB dela!!!

Abraços e muito Obrigado

Postado

Oi meu amigo, acho que voce está encrencado .....

Esse transformador, após retificação por ponte de diodos e capacitores de filtro, vai ter tensão simétrica de 47 + 47 volts DC, quando o consumo for baixo.

Se voice usar circuitos reguladores lineares, para abaixar para 30 + 30 Volts, voce vai ter um bom aquecedor ....... vamos fazer uma suposição :

Se seu circuito consumir 3 Amperes, a tensão da fonte vai cair na entrada do regulador para uns 40 + 40 volts, ou seja, seus reguladores vão ter de dissipar o calor de 30 Watts para cada um dos lados , totalizando 60 watts de calor.

É muito calor para ser dissipado.

O primeiro cuidado que você tem de ter é ver qual a tensão máxima que os 7824 e 7924 aceitam na entrada, lembre-se que você vai jogar quase 50 volts neles ...

Caso eles suportem, eu não me lembro do datasheet deles...., é só voce fazer um Bypass com um transistor de alta potência, tipo 2N3055 e 2N2955, que eles seguram a corrente tranquilos. Mas tem de calcular muito bem o dissipador deles.

Se voce procurar o datasheet desses CI's , vai achar esse circuito de bypass como exemplo ok ?

Boa sorte meu amigo.

Paulo

Postado

Obrigado pela atenção Aphawk, no manual diz 50V de Vs sem sinal e 40V very high , seria no max 40V em operação??? quantos ampere será que consome 2 TDA's desse, no manual diz picos de 10A... será??? será que terei que usar um trafo de uns 10A???? Me dê uma dica por favor de como fazer e configurar uma ponte de corrente com os 2n3055 ou um link que eu possa fazer... Abraços e obrigado!!!!

Postado
Obrigado pela atenção Aphawk, no manual diz 50V de Vs sem sinal e 40V very high , seria no max 40V em operação??? quantos ampere será que consome 2 TDA's desse, no manual diz picos de 10A... será???

Que TDA é esse a que você se refere?

Postado

Amigo Topete,

Veja este circuito, é a solução clássica para obter correntes maiores :

http://www.zen22142.zen.co.uk/Circuits/Power/1230psu.htm

A mesma ideia serve tanto para o regulador positivo como para o regulador negativo, melhor dizendo, use o 2n2955 para o 7824, e o 2n3055 para o 7924 ok ?

Mas acho que você está complicando um pouco, esse TDA é para áudio ?????

Não se usa fonte regulada para isso..... ainda mais se ele puxa picos de 10A cada CI...... e voce está usando no mínimo 2, são 20A .... uma fonte regulada de 30V por 20A deve dar um trabalho danado para fazer funcionar direitinho sem oscilar !!!!

Passa o modelo do TDA, e se puder passe o esquema que você vai usar.

Paulo

• 3 semanas depois...
Postado

Caro Aphawk... O TDA é o 7294 ,se você entrar no www.alldatasheet.com você vai encontrar . já o pcb eu tenho aqui, montei tanto o stereo quanto a versão em bridge e funcionou legal...tenho tambem pcb de VU, equalizador de 5 bandas, filtro crossover etc... se acaso quiser me dá uma dica de como te mandar já que sou meio leigo nesses negócios de fóruns.... Obrigado pelas dicas da fonte ...abraços

Link. http://www.alldatasheet.com/view.jsp?Searchword=TDA7294 segue o link amigo... toca bem esse TDA viu... abraços

• Coordenador
Postado

Colega Topete2 sobre sua citação

se acaso quiser me dá uma dica de como te mandar já que sou meio leigo nesses negócios de fóruns....
Disponibilize seu material, (fotos, esquemas, tutorial, etc...), numa pasta em um disco virtual, (faça um Upload), e depois coloque o link para esta pasta aqui no tópico... segue abaixo o link para um disco virtual...

Link para disco virtual

Se tiver dúvidas é só perguntar ok?

Abraços.

Postado

Meu amigo, tenho um estoque com 28 TDA's desses e já monto amplificadores algum tempo. Embora esse CI recomende 100Volts sem sinal e 80Volts no pau brabo eu sugiro uma fonte com alimentação total de 70V.(35+35). Porque??? Teu trafo como mencionado é de 35+35/6A. Se tua intenção é montar na configuração single-ended até poderia usar esse trafo com regime de 100% sem levar em conta perdas por qualidade do trafo, queda de tensão no secundário, etc..etc.. áh e mais as perdas com o circuito (tip2955) pra baixar essa tensão..

Realmente na minha opnião.. Terá no final das contas uma mini estufa e nada de potência!! Esses TDA's esquentam pra caramba, principalmente em baixas freqüencias e nos espúrios de alta (acima de 10kHz).

É um excelente amplificador principalmente no módo [bridge] (<= segue o link), o que algumas pessoas não recomendam (pura bobagem, querem qualidade e não valvulado).

Compre um novo trafo de 24+24/8A pra margem de segurança e folga pra não perder qualidade no "peso" dos graves ou utilize esse trafo de 35+35 nos CI's da linha STK por exemplo, existe uma infinidade e se for de teu interesse posso até recomendar alguns que eu mesmo já montei.

Espero ter ajudado, abração!

Postado

Rodrigo, concordo 100% com sua opinião.

Se é áudio, usar um trafo mais baixo e fonte simples sem regulação é a melhor solução, eu só daria mais 2 palpites :

1 - Qualidade do trafo - Para evitar qqr problema, eu pediria um trafo para uma corrente ainda um pouco maior, assim garante as perdas eventuais que ele teria se for de qualidade ruim. Se o seu TDA pode entregar picos de 10A, e voce gosta de som de excelente qualidade, use o transformador de 10A, pelo menos dá para garantir que até uns 8A ele vai manter a tensão de saida, e se precisar mesmo de mais corrente..... bem, para isso que existe o banco de capacitores na filtragem, certo ?

Dá o seu palpite aqui também, Rodrigo, voce está mais acostumado com isso do que eu hoje em dia hehehehe

2 - Capacitores de filtragem de fonte : Se for um amplificador para graves, é sempre melhor utilizar um capacitor a mais do que o necessário pelos cálculos, principalmente se voce está pensando em usar capacitores de valor elevado em vez de vários capacitores menores. A corrente que vai circular no capacitor pode ser bem alta, e ele pode se danificar em bem menos tempo do que o previsto.

Boa montagem !

Paulo

Postado

Caro Topete2, se tu queis uma fonte de alta qualidade, com 6A faça uma monte uma fonte classe B, que tem uma qualidade melhor do que as comuns. só tem um problema, pra fazer simétrica com ela, é muito complicado, ai você teria que montar duas, mas dai voce poderia usar esse seu trafo traquilamente.

qualquer duvida manda msg privada q eu posso ajudar.

Postado

Caro rodrigo... Agradeço a você e a todos aí pelo apoio na montagem da fonte,arrumei um trafo de 22+22V 10A,

(paguei meio caro mais o que vale é o GOSTO do que dimdim no BOLSO)

acredito que usando ele seja a melhor solução para montar uma fonte mais simples sem a necessidade de bypass de corrente e regulagem... Um abração á todos

• Coordenador
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...