Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Overclock e vida útil


caioattili

Posts recomendados

Olá, tenho o computador da assinatura com um overclock no microprocessador para 150 Mhz ( 75 Mhz x 2 ) e Barramento PCI a 37,5 Mhz .

Sempre ouvi dizer que o overclock diminui a vida útil dos componentes, mas geralmente ninguém fala qual é esta redução, ou seja, em quantos anos a vida útil diminui.

Bem, o que eu realmente quero saber é: Quantos anos dura um microprocessador antigo como o meu Pentium 120 Mhz sem overclock e com overclock, bem como os periféricos PCI que possuo instalados, baseando-se que eu uso este computador em média 3 horas por dia.

Agradeço qualquer colaboração!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Todos os processadores do mundo, são feitos inicialmente para durarem 10 anos. Este é o tempo médio de qualquer processador sem overclock.

Com overclock, a vida útil do processador diminuirá de forma significativa, apenas se a temperatura se elevar muito. Um aumento de 10º, significa uma queda de aproximadamente 40% da vida útil do processador.

Periféricos PCI, AGP, HD e outros, que também sofrem com o overclock, são afetados, mas não sei te informar quanto tempo a menos eles terão.

Seu barramento PCQ está bem alto para um pc já bem usado namw acha? O Ideal, é que (no seu caso especialmente) não ultrapasse os 36Mhz. Lembre-se, que está indo mais tensão para o seu HD também, que pode ir pro espaçõ rapidinho...

Eu aconselho a todos que tem processadores abaixo dos 600Mhz, a não fazerem overclock, ois o ganho é irrizório, perto dos contras. Espero que tenha compreendido minhas explicações

Espero ter ajudado.

By: Glabro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Indo mais tensão para o hd, ele poderá quemar, ou caso não queime, diminuição de sua vida útil é só um dos fatores que irão ocorrer...

Quse ninguém olha isso, mas o HD sofre e muito com os overclock´s...

Bem..não vou entrar a fundo nisso, pois não é a questão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo ...

É muito dificel dizer o qnt em vida util o processador pode perder au sofrer as consequencias de um Overclock ..

Eu acredito q maioria dos procssadores não durem 10 anos ...

com OC pode haver uma redução .. mais me diga ..

você vai usar o mesmo processador 10 anos !?

Realmente é muito dificel ..

mesmo assim eu num recomendo OC nesse seu sistema não !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Cafs@02 Dec 2003, 04:43

...eu num recomendo OC nesse seu sistema não !

Eu também não. Seu sistema já é antigo, portanto um overclock pode ou não funcionar. Mesmo se fuincione, você vai querer arriscar seu PC a toa? O ganho que você teve, foi lucrativo? Você percebeu alguma diferença? Bem... É isso aÍ!...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por GLABRO@30 nov 2003, 18:30

Todos os processadores do mundo, são feitos inicialmente para durarem 10 anos. Este é o tempo médio de qualquer processador sem overclock.

Com overclock, a vida útil do processador diminuirá de forma significativa, apenas se a temperatura se elevar muito. Um aumento de 10º, significa uma queda de aproximadamente 40% da vida útil do processador.

Periféricos PCI, AGP, HD e outros, que também sofrem com o overclock, são afetados, mas não sei te informar quanto tempo a menos eles terão.

Seu barramento PCQ está bem alto para um pc já bem usado namw acha? O Ideal, é que (no seu caso especialmente) não ultrapasse os 36Mhz. Lembre-se, que está indo mais tensão para o seu HD também, que pode ir pro espaçõ rapidinho...

Eu aconselho a todos que tem processadores abaixo dos 600Mhz, a não fazerem overclock, ois o ganho é irrizório, perto dos contras. Espero que tenha compreendido minhas explicações

Espero ter ajudado.

By: Glabro

H.D. não dimimui em nada, as voltagens são exatamente 5 e 12 V c/c.

PCI e AGP funcionam dentro dos padrões, ou seja igual ou próximo de 33 e 66 MHz.

Um Celeron 400 rodando em 580 MHz é bem significativo, 45% de acréscimo, e está há mais de 4 anos de uso continuo diário.

-Papagaio fala, mas não sabe o que fala!...

joscar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A respeito de vida útil já não sei responder mas esse teu pentium 120, tu colocou apenas para 150, eu e meu vizinho colocamos o 133 dele rodar a 180 (3x60) funcionou a 200 mas daí ele dava umas pane deves em quando, não precisa aumentar o fsb tanto como tu fez mecha apenas nos multiplicadores.

Fallow!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, desculpem pela demora da resposta, mas é que eu realmente não tive possibilidade de responder antes.

Bem, eu entendo que o sistema como um todo, já está bem rodado, mas a questão é que o aumento de desempenho embora não pareça, foi significativo, pois eu tinha alguns jogos que não rodavam direito, com muitas quebras de quadro e depois do overclock, incrivelmente este problema desapareceu.

Sei que este overclock está perigoso, mas a questão é que eu já estava com o saco cheio de não conseguir rodar nele nem joguinhos antigos baseados em MS-DOS pela lerdeza e se eu voltar atrás a única função que ele terá será para fazer trabalhos de escola e Internet aos fins de semana, ou seja embora eu tenha consciência do risco, se alguém puder me garantir que pelo menos mais um ano ele vai durar eu vou manter o overclock senão eu tento vender ele sem overclock e fico sem nenhum, pois será quase a mesma coisa para mim.

Outra coisa a respeito do multiplicador: Eu sei que aumentando o FSB o Barramento PCI também overclocka, mas este microprocessador possui o multiplicador travado em 2x, eu já tentei aumentar para 2,5x e não mudou nada, então a única alternativa era aumentar o FSB.

Só uma coisa que eu não entendi: por que os meus discos rígidos poderia ser estragados? Eu já ouvi falar que existe a possibilidade de alguns dados se corromperem, mas deles quebrarem é a primeira vez.

Agradeço a todos pela colaboração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

você vai usar o mesmo processador 10 anos !?

Tenho um tio que tem um 486dx2 66 fazem 10 anos no início de 2004... :P

e ele segue usando pra o básico, word(6.0),excell e alguma coisa básica...tem hd de 512 mb, 8 mb ram e roda win3.11

Então acho que vai do uso que você faz...

Só uma coisa que eu não entendi: por que os meus discos rígidos poderia ser estragados? Eu já ouvi falar que existe a possibilidade de alguns dados se corromperem, mas deles quebrarem é a primeira vez.

Até onde eu sei o que pode ocorrer é corromper os dados...geralmente isso ocorre a 40 ou mais mhz no pci...

Uma coisa importante...vale a pena SIM fazer over, se estiver com a temperatura ok sim.

Mesmo porque, se o seu processador queimar sairá barato comprar um novo,e aí já pode até pegar um mais rápido...se é mesmo necessário para poder jogar, vá em frente.

Ou compra qualquer placa de vídeo(2d) melhor que a trident...não lembro de nenhuma agora,se alguém quiser ajudar....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

OK! O Barramento PCI está a 37,5 Mhz, e sobre o microprocessador, se eu quisesse vender este meu atual para comprar um mais possante as lojas pagariam uma merreca por ele, então eu acho que eu vou usá-lo até acabar. Pois eu tinha um 486DX2 66 Mhz que eu sempre usei ele certinho, sem forçar nunca, até que um belo dia (Junho/2003) eu fui fuçar onde não era chamado e queimei o microprocessador e de quebra queimei a placa-mãe que eu tanto fazia carinho.

É, mas como meu PC é velho (a data de fabricação do microprocessador é 1996, placa-mãe 1997, módulos de memória RAM 1999, placa de vídeo 1995, placa de fax-modem 1999, placa de som 199?, disco rígido primário 1994, disco rígido secundário 2000, etc.) e eu sempre os utilizei (muitos destes desde o 486) sem forçar acredito que só agora é que eles estão trabalhando pra valer!

Bem, muito obrigado a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por joscar@04 dez 2003, 02:05

-Papagaio fala, mas não sabe o que fala!...

joscar

Aí cara.. Espero que você não tenha dito isso pra mim... Pois tudo o que posto aqui, tem algum fundamento. Se não tiver, foi mal, mas não destrate seua amigos do fórum. Gostaria que você masntesse um mínimo de consciência antes de escrever ok? Grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só mais uma coisinha: Alguém já ouviu falar de um microprocessador que queimou com pouco tempo de uso depois de um overclock?

Sim, meu duron 800 antigo, queimou junto com a placa mãe depois de 3 min em over (estava com cooler pra K6...uahauhauhauha(importante que eu não sabia disso, pois o pc estava em arantia, e se eu violasse o lacre ia perder...nunca abri o pc e como ele NUNCA travava não me preocupei com temperatura.)

se eu quisesse vender este meu atual para comprar um mais possante as lojas pagariam uma merreca por ele,

Eu falava em um UM POUCO mais rápido...tipo um MMX 166, ou um Pentium Comum 200...usado, entende? aí mesmo que as lojas pagassem uma merreca...esse usado também custaria uma...rsrssrrs

:bandeira:

Vai por mim, pra jogar alguma coisa MUITO LEVE,lógico...compre uma placa de vídeo 2d melhorzinha, de uns 2 mb de outra marca..deve sair em torno de R$20 e vai valer o investimento...

Pensa no seguinte "upgrade" pentium 166 ou mais + placa de vídeo 2mb melhorzinha... ao todo não deve sair nem r$ 50 e já vai te ajudar um pouco...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, esta semana, após eu instalar um drive de CD-ROM, no dia seguinte o overclock começou a falhar. O computador travava toda hora dentro de jogos que eu já estava acostumado a jogar e eu voltei o FSB para 66 Mhz e tudo voltou a funcionar muito bem.

Agora, uma outra coisa que está começando a me deixar curioso é sobre a minha placa de vídeo.

Por que todo mundo fala para eu trocar de placa de vídeo? Esta Trident é tão horrível assim? Se eu trocar vou ter algum aumento de desempenho?

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É a fonte já tá velha mesmo e é de 250W e meu gabinete está cheio de coisas ligadas a fonte como ventoinhas traseiras extras, mas o preço de uma fonte AT nova eu acho que é mais caro do que um novo microprocessador mais rápido, ou estou errado?

Mais uma coisinha... Como eu sei para qual processador é o meu cooler? Alguns me disseram para eu usar um cooler de K6, mas como é que eu sei se o meu cooler é de K6 ou não?

Obrigado a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aí cara.. Em primeiro ligar:

Desligue todos os coolers extras que você possui no seu pc. Todos mesmo! Deixe apenas o do processador mesmo! Pentium até o 266 não esquenta quase nada!

Depois que fizer isso, use o seu pc normalmente, e veja se continuam os erros. Se não continuar beleza, deixe sem os coolers...

Para saber se o cooler é pra K6 ou não, pergunte ao vendedor. Se bem que ele pode te tapear né? então faz assim:

Chega na loja, e pergunte se eles tem um processador k6-2/500Mhz pra vender.. Depois pergunte quall cooler esles recomendam para você usar nele.. Aí diga para eles:

Ah... então agora eu vou comprar o cooler de uma vez.. o processador eu compro depois :P !!! Ha ha ah! Ai você vai levar o cooler certo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que acontece é que não é o microprocessador que esquenta muito, mas sim o interior do gabinete como um todo. Por exemplo, quando eu insiro um disquete no drive e apenas deixo ele lá por um tempo sem usá-lo, quando eu o retiro ele parece uma torrada que acabou de sair da torradeira (não fica exageradamente quente nem saindo fumaça mas é só para exemplificar!). Então não sei se seria correto eu retirar as ventoinhas extras pois aí é que os discos rígidos iam torrar mesmo, bem como as placas e os módulos de memória RAM (Isso é o que eu acho).

Bem, agradeço a ajuda de todos!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!