Ir ao conteúdo

Testes de autonomia com Nobreak 700Va.

branz_mf

Posts recomendados

Postado

Para quem tiver interessado, fiz alguns testes de autonomia com o meu no-break. Meu no-break é SMS Manager 3 700VA Senoidal Online.

Nele tem duas baterias de 12v, uma interna e outra externa.

Substitui a bateria interna do no-break (12v 7Ah) por uma de capacidade maior (12v 9Ah) e a bateria de 12v 7Ah está ligada na parte externa, assim totalizando 16 Ah. Depois abri o nobreak e removi o alarme chato que apita constantemente quando o inversor é acionado.

Meu pc:

Fonte: 450Watts reais da Seventeen

Placa-mãe: MSI P6N GM-L2

Processador: Intel Core 2 Duo 2.66 ghz

Placa de vídeo: Evga GeForce 8800GTS 512Mb Chipset G92

Teste 1 - Consumo total estimado em watts: 127Watts

Carga: Tv LG Cinemaster CP-29 30k (Consumo máximo de 127 Watts segundo o manual).

Baterias: 2 Baterias, uma de 9ah interna e outra de 7ah externa. 100% carregadas.

Potência de saída: 20-30% Tomada, 40% Inversor.

Temperaturas:

Tomada= Mínima 30% Máxima: 40%

Inversor=Mínima 40% Máxima 60%

Tempo de autonomia=1 hora e 5 Minutos.

Conclusão: Até que durou muito tempo.

Teste 2: - Consumo total estimado em watts: De 220 a 410 Watts.

Carga: Meu pc (350Watts segundo os cálculos) + Monitor tubão LG 710E (60Watts segundo a informação da parte traseira do monitor).

Baterias: 2 Baterias, uma de 9ah e outra de 7ah. 100% carregadas.

Potência de saída: 60%-80% Tomada, 80%-Acima de 100% Inversor.

Temperaturas:

Tomada= Mínima 30% Máxima: 50%

Inversor=Mínima 40% Máxima: Acima de 100% (O nobreak frita quando está ligado na bateria, preciso de um nobreak com potência de saída maior).

Tempo de autonomia=de 8 a 25 Minutos.

Conclusão: O consumo de energia pode variar muito dependendo da ultilização do pc, se for utilizar a internet, conversar no msn, o tempo de autonomia estimado é de 25 Minutos com a minha config. Agora se for jogar o consumo de energia pode chegar bem perto dos 350 Watts (só a gabinete) e o tempo de autonomia foi extremamente baixa apenas 8 minutos, nesse tempo deu pra tocar duas músicas do GH3 (com os gráficos no máximo assim aumentando o consumo de energia e comprometendo o tempo de autonomia).

Os testes foram feitos com 100% da carga das baterias e foram interrompidos antes do nobreak ser desligado automaticamente e segundo alguns sites, os nobreaks desligam automaticamente ao utilizarem 50% da carga da bateria ou até mais assim evitando que as baterias não se esquentem muito e comprometam a vida útil delas. Foi eu que interrompi os testes até atingir a autonomia baixa.

Postado

280 reais, só? Onde??

Vale lembrar q esse nobreak não é "online", mas apenas Senoidal.

A SMS confunde propositalmente o consumidor ao usar o termo "regulação online" que não é nada mais do que a presença do estabilizador em linha com a energia.

Nobreaks verdadeiramente online recebem a energia da tomada, carregam as baterias e a energia de corrente alternada é gerada novamente a partir das baterias.

São nobreaks bem caros...

Postado
280 reais, só? Onde??

Vale lembrar q esse nobreak não é "online", mas apenas Senoidal.

A SMS confunde propositalmente o consumidor ao usar o termo "regulação online" que não é nada mais do que a presença do estabilizador em linha com a energia.

Nobreaks verdadeiramente online recebem a energia da tomada, carregam as baterias e a energia de corrente alternada é gerada novamente a partir das baterias.

São nobreaks bem caros...

Comprei ele usado num leilão do mercado livre. E quanto ao nobreak, eu realmente percebi que ele não é online e o tempo de atraso para acionar o inversor é extremamente baixo que os equipamentos nem percebem a diferença.

• 1 ano depois...
Postado

Agora se for jogar o consumo de energia pode chegar bem perto dos 350 Watts

O consumo é bem abaixo disso. Provavelmente você está a confundir consumo com potência recomendada para a fonte. Se quiser saber o consumo de verdade bote um aparelho Kill-A-Watt aí e meça o consumo na tomada, depois desconte a baixíssima eficiência da fonte.

• 6 meses depois...
  • Membro VIP
Postado
Quanto ao nobreak, eu realmente percebi que ele não é online e o tempo de atraso para acionar o inversor é extremamente baixo que os equipamentos nem percebem a diferença.

É o mínimo dos mínimos que se poderia esperar de um no-break off-line, que os equipamentos nem sentissem a comutação, caso contrário não existiria a menor razão de tê-lo...

O maior problema dele não é quando falta a energia e sim quando a mesma está presente. Nessa hora ele não passa de um estabilizador com todas as desvantagem desses..

• 4 meses depois...
Postado
É o mínimo dos mínimos que se poderia esperar de um no-break off-line, que os equipamentos nem sentissem a comutação, caso contrário não existiria a menor razão de tê-lo...

O maior problema dele não é quando falta a energia e sim quando a mesma está presente. Nessa hora ele não passa de um estabilizador com todas as desvantagem desses..

Sem contar que a forma de onda desses equipamentos é horrivel quando funcionam por baterias, é uma onda quadrada com muito ruido e outras deformidades.
Postado

Aproveitando o tópico, gostaria de saber se posso usar esse Nobreak SMS Manager III para manter um computador ligado 24 horas? Gostaria de saber também qual a diferença entre senoidal online de dupla conversão e senoidal online de simples conversão? O segundo causa algum prejuízo? Agradeço desde já a colaboração.

• Membro VIP
Postado
Aproveitando o tópico, gostaria de saber se posso usar esse Nobreak SMS Manager III para manter um computador ligado 24 horas? Gostaria de saber também qual a diferença entre senoidal online de dupla conversão e senoidal online de simples conversão? O segundo causa algum prejuízo? Agradeço desde já a colaboração.

Dê uma lida nesse tópco dai.. Se restar alguma dúvida ainda, volte a perguntar...

No-break realmente é a salvação???

Postado

Obrigado pela ajuda Faller. Na última vez que li, não percebi que já existia uma pergunta semelhante a minha. Se entendi bem, basicamente esse Nobreak SMS apresenta os problemas de um estabilizador quando a eletricidade está presente, mas tem a vantagem de ter onda senoidal. Sem querer explorar mais, mas já explorando; gostaria de saber se posso colocar um filtro de linha antes do Nobreak?

• Membro VIP
Postado
... Sem querer explorar mais, mas já explorando; gostaria de saber se posso colocar um filtro de linha antes do Nobreak?

Podes sim adotar um filtro de linha antes dele, mas esse tipo de no-break geralmente é equipado com um filtro de linha na entrada. Colocar mais um filtro de linha não vai prejudicar e tampouco ajudar em nada.

Sua pergunta anterior não me ficou muito clara..

Queres saber se podes com esse no-break alimentar um PC continuamente, por 24 horas...

Se a energia comercial estiver presente, sim..

Se não houver energia comercial também pode desde que o no-break tenha expansão de sua capacidade de armazenamento de energia, através da colocação de banco externo de baterias, corretamente dimensionado...

Postado
Obrigado pela ajuda Faller. Na última vez que li, não percebi que já existia uma pergunta semelhante a minha. Se entendi bem, basicamente esse Nobreak SMS apresenta os problemas de um estabilizador quando a eletricidade está presente, mas tem a vantagem de ter onda senoidal. Sem querer explorar mais, mas já explorando; gostaria de saber se posso colocar um filtro de linha antes do Nobreak?

Vale lembrar que essa vantagem (sobre outros no-breaks) da onda senoidal só se aplica quando o no-break está em modo bateria, uma vez que quando não está, ele passa energia da tomada (que tem onda senoidal)

• mês depois...
Postado

Em primeiro lugar, obrigado a todos que minam este fórum de informações de utilidade pública.

Podes sim adotar um filtro de linha antes dele, mas esse tipo de no-break geralmente é equipado com um filtro de linha na entrada. Colocar mais um filtro de linha não vai prejudicar e tampouco ajudar em nada.

Galera, por gentileza, considerando que este nobreak já possui um filtro de linha na entrada, e, por não ser online, ele trabalha como um estabilizador quando o fornecimento de energia comercial está ativo:

1) Ele ainda acarretará as três agressões citadas no tópico do faller "Razões pelas quais os estabilizadores atrapalham a fonte do PC"?

2) Caso positivo, este filtro que ele possui, reduzirá em algum fator o número de ocorrências destas agressões (por menor que seja)?

Por fim, visto que estou em um local com rede 220V e frequentes oscilações de energia, especialmente em dada temporada do ano de aproximadamente 3 meses em que um grupo gerador com motor a diesel é utilizado para compensar falhas do fornecimento, qual seria mais consistente como proteção para um computador aprox. 300W de consumo, PS3 e TV Led:

a) Este short break senoidal 700VA, ou

B) um bom filtro de linha + este short break senoidal 700 VA, ou

c) um bom filtro de linha + um short break convencional de maior potência, ou

d) apenas um bom filtro de linha?

Obrigado.

• Membro VIP
Postado
Em primeiro lugar, obrigado a todos que minam este fórum de informações de utilidade pública.

Galera, por gentileza, considerando que este nobreak já possui um filtro de linha na entrada, e, por não ser online, ele trabalha como um estabilizador quando o fornecimento de energia comercial está ativo:

1) Ele ainda acarretará as três agressões citadas no tópico do faller "Razões pelas quais os estabilizadores atrapalham a fonte do PC"?

2) Caso positivo, este filtro que ele possui, reduzirá em algum fator o número de ocorrências destas agressões (por menor que seja)?

Por fim, visto que estou em um local com rede 220V e frequentes oscilações de energia, especialmente em dada temporada do ano de aproximadamente 3 meses em que um grupo gerador com motor a diesel é utilizado para compensar falhas do fornecimento, qual seria mais consistente como proteção para um computador aprox. 300W de consumo, PS3 e TV Led:

a) Este short break senoidal 700VA, ou

B) um bom filtro de linha + este short break senoidal 700 VA, ou

c) um bom filtro de linha + um short break convencional de maior potência, ou

d) apenas um bom filtro de linha?

Obrigado.

Sinto lhe dizer mas esqueceste da melhor alternativa, que é a seguinte:

Um bom filtro de linha, para o PC uma fonte decente de 400 Watts com PFC ativo, ou seja com entrada full range, para o TV a led esqueça, já tem fonte Full Range e para o PS3 também esqueça, pois o mesmo também é equipado com fonte full range.

As fontes full range podem trabalhar com tensão variando de 90 VAC até 264 VAC sem nenhum problema..

Simples..

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!