Ir ao conteúdo

Montar rede com roteador entre 2 notebooks e um pc

mate1992

Posts recomendados

Postado

Olá, quero comprar um roteador para montar uma rede, uso net vírtua e tenho a internet em um desktop e quero compartilhar ela com outros 2 notebooks mas tenho dúvidas pois não encontrei um tutorial para fazer uma rede entre 2 notebooks e um pc.

Se puderem ajudar..

Obrigado

Postado

voce pode comprar um roteador simples ou com wireless.todos tem 4 portas para rede cabeada. Se voce comprar um roteador wireless, pode comprar uma placa de rede wireless para o desktop, aí voce pode conectar todos os 3 pc´s wireless. Se por acaso algum dos notebooks não tiver wireless aí voce precisa comprar um conector USB wireless.

Tem várias marcas no mercado, preocupe-se em garantir uma boa assistencia técnica para o equipamento.

A instalação é relativamente fácil, na configuração da rede wireless anote em um lugar seguro a senha de acesso do administrador para não ter que reconfigurar

Postado

ok, mas eu não posso usar esse conector USB wireless no pc? Eu queria usar wireless nos note..ai eu presciso comprar a placa de rede wireless pro pc?

• Membro VIP
Postado
ok, mas eu não posso usar esse conector USB wireless no pc?

Pode, sim.

Eu queria usar wireless nos note..ai eu presciso comprar a placa de rede wireless pro pc?

Precisaria, sim.

Postado
ok, mas eu não posso usar esse conector USB wireless no pc? Eu queria usar wireless nos note..ai eu presciso comprar a placa de rede wireless pro pc?

Amigo não precisa não... o PC via cabo e os notes na wireless irão se comunicar desde que estejam todos no mesmo grupo de trabalho, eu tenho aqui em casa 1 PC e um NOte, o PC no CABO e o NOte no wireless e uso normalmente... e uso um WRT54g como HUB o roteamento é feito pelo meu modem um SpeedStream 4200 Siemens

• Membro VIP
Postado
PC via cabo e os notes na wireless irão se comunicar desde que estejam todos no mesmo grupo de trabalho

Concordo em gênero e espécie.

eu tenho aqui em casa 1 PC e um NOte, o PC no CABO e o NOte no wireless e uso normalmente... e uso um WRT54g como HUB o roteamento é feito pelo meu modem um SpeedStream 4200 Siemens

Certíssimo também, mas o colega que iniciou o tópico poderia, ao invés de usar cabo no pc desktop, instalar uma placa wireless e usar cabo apenas para configurar o roteador e aproveitar melhor toda a mobilidade que um roteador wireless oferece, afinal, WireLess significa SemFio em inglês e também na casa dele.

Postado

Procure conhecer bem as configurações dos computadores que voce tem.

Um desktop normalmente não tem wireless instalado, voce tem opção de comprar um dispositivo USB externo ou uma placa PCI interna ( compre de 54 Mb, as de 108 são mais caras e para uso doméstico não precisa ).

Já os notebooks mais novos todos já tem wireless, mas caso não tenha aí é que precisa comprar um dispositivo USB.

Resumindo, provávelmente voce vai precisar só do roteador wireless e de um adaptador wireless para seu desktop ( ou PCI interno ou USB externo )

Postado

era isso que queria, o desktop no cabo e os 2 notebook no wireless,como eu faço para configurar a rede assim? Aqui no fórum tem algum tutorial para isso?

É que passando meu pc para wireless ele vai perder um pouco da velocidade não é?

E caso use esse usb no pc, qual tutorial devo seguir?

Você me indicariam qual roteador que não seja caro?

Valeu pela ajuda

Postado

tem vários tutoriais, mas a configuração do roteador é fácil:

no modem Motorola da Net ligue a saída Ethernet com a entrada WAN no roteador ( é a mais perto do cabo de energia ).

No PC, digite no navegador explorer : 192.168.1.1 que vai abrir a janela para entrar no configurador do roteador

user:admin

senha: em branco na primeira vez

altere a senha para que outro não entrem na sua rede wireless na aba tools ( cuidado para não esquecer )

na aba home, entre na opção wireless, dê um nome para a rede e defina uma senha WEP que vai ser fornecida cada vez que algum computador for usar sua rede wireless ( anote também )

PS essas dicas foram para um D´Link 524 mas deve servir para outroas marcas

Ah e sobre a velocidade, como as assinaturas só vão até 8 MB/s; 54 Mb/s dá e sobra

Postado

pedrax, eu vou usar um outro fio para ligar a saída Ethernet com a entrada WAN no roteador? Ai eu posso deixar a ligação com o pc via cabo? E nos notebooks o que eu devo alterar nas configurações?

Postado

Sim, são dois cabos.Os cabos TP( par trançado) são iguais para as duas conexões com pontas RJ45.Se tiver alguém que monte os cabos sob medida, faça um curtinho ( eu ligo o roteador e o modem com um de 15 cm ) afinal o roteador e o modem ficam sempre juntos e o outro para o desktop faça no comprimento que voce precisar. Se comprar pronto os tamanhos vão de 1 a 2 metros, ás vezes 3m.

Configure o roteador para habilitar o DHCP na aba DHCP.

No desktop, a única configuração é deixar o protocolo TCP/IP ( na placa de rede, clique com o mouse, botão lado direito e entre em propriedades )em "obter o endereço automáticamente"

Nos laptops, a mesma coisa só que vai aparecer uma conexão wireless ( clique da mesma forma com o mouse em cima do ícone da rede, botão direito,propriedades).

Nessa hora vai aparecer as redes disponíveis, clique na sua e aí vai pedir a senha de acesso ( se voce deixar em branco a senha, qualquer um com wireless vai poder entrar-risco de segurança e a sua banda de acesso vai diminuir na proporção que outros entrem ).

Se for compartilhar arquivos e impressoras use o tutorial configurar rede doméstica, é só dar o mesmo nome de grupo e os recursos que quiser compartilhar,( pastas, impressoras,scaner,etc ) clique em cima do recurso;e com o botão do mouse direito em propriedades, compartilhamento. As impressoras tem que dar nome e instalar o driver nos computadores que forem usar esse recurso

Postado

ok, o cabo que vai do modem ao roteador é o mesmo tipo do que vem agora do modem para o meu pc só que com os conectores nos dois lados ? Eu posso usar esse mesmo cabo de agora para depois com o roteador?

Valeu

Postado

pedrax..muito obrigado, agora vou comprar o roteador que disse pois não queria comprar nada antes de saber bem certo como fazer...

Obrigado mesmo.

Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!