Ir ao conteúdo

Qual filtro de linha desses devo usar?

Cherd

Posts recomendados

Postado

Boa tarde, sou novo aqui no fórum, mas na verdade já li inúmeros tópicos antes de ser cadastrado. Ontem li vários tópicos, principalmente do usuário faller no que diz respeito a filtros de linha. Ele citou dois modelos da APC: o P7T e um outro igual a ele, mas sem proteção para telefone. Ele falou bem sobre esses filtros de linha. Eu tenho um aqui em casa, mas é da SMS, é o Dual Full Protection 8D, a imagem está abaixo:

http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=246736

Gostaria de comentários a respeito desse filtro de linha da SMS, parece que ele tem dois varistores (não sei ao certo), gostaria também que me dissessem a diferença dele para o P7T da APC quanto ao quesito proteção contra surtos. Eu sei que existem filtros de linha melhores no mercado, da própria APC inclusive, mas eu queria algo até 50 reais. Aguardo respostas do faller, _rau_..... e do pessoal que puder ajudar aí.

Valeu.....

• Membro VIP
Postado

Veja ai a proteção da SMS, os elementos que deveriam ter e que por custo, foram suprimidos.. Veja a falta de um indutor de filtro também..

ProteoSMS.jpg

De uma olhada na proteção da APC

De Rede elétrica - Falta também um bom indutor de filtro

ProteoP7T.jpg

Detalhes que fazem a diferença

ProteoP7Timpresso.jpg

Proteção telefônica

ProteoP7T_Telefnica.jpg

Na média a proteção da APC é consideravelmente melhor que aquela da SMS, por:

- Tem proteção (varistor) entre F-T e N-T que a da SMS não tem;

- Tem dois TCO's que protegem termicamente seus varistores e, desse modo, também seu equipamento;

- Tem proteção da linha telefônica com dois varistores e fusíveis;

- Tem micro-disjuntor ao invés de fusível;

- Tem indicador de ligado e detecção de erro de aterramento.

A proteção da APC vale cada centavo a mais cobrado..

Postado

Muito obrigado mesmo!!! Sou um tanto ignorante na área de Elétrica, na verdade sou da área de saúde, mas sou aficionado por computadores e tudo o que diz respeito à eles. A gente aprende muita coisa com os fóruns, isso é bem legal, queria me aprofundar mais, mas não sei como e a correria tb atrapalha. Uma pergunta Faller: a minha rede aqui é 110, moro em casa, você sabe quanto fica mais ou menos pra se fazer um aterramento. Outra dúvida: há um tempo atrás um eletricista transformou a tomada da máquina de lavar aqui para 220, pois a máquina é 220 e o pessoal aqui em casa não queria usar mais o transformador (por ser pesado e tudo mais). O problema é que parece que o consumo de energia aumentou. Isso não é estranho?? Pois afinal o "220" não é mais econômico??? O resto das tomadas continua 110. Obrigado pela atenção.

• Membro VIP
Postado
Muito obrigado mesmo!!! Sou um tanto ignorante na área de Elétrica, na verdade sou da área de saúde, mas sou aficionado por computadores e tudo o que diz respeito à eles. A gente aprende muita coisa com os fóruns, isso é bem legal, queria me aprofundar mais, mas não sei como e a correria tb atrapalha. Uma pergunta Faller: a minha rede aqui é 110, moro em casa, você sabe quanto fica mais ou menos pra se fazer um aterramento. Outra dúvida: há um tempo atrás um eletricista transformou a tomada da máquina de lavar aqui para 220, pois a máquina é 220 e o pessoal aqui em casa não queria usar mais o transformador (por ser pesado e tudo mais). O problema é que parece que o consumo de energia aumentou. Isso não é estranho?? Pois afinal o "220" não é mais econômico??? O resto das tomadas continua 110. Obrigado pela atenção.

Tem muitos fatores associados a percepção e ao comportamento que mascaram a conta de energia. Se você reparar ao longo dos meses verá que esse consumo de energia não é uma coisa linear.

A energia para a máquina em 220 Volts, eliminando a necessidade de transformação ou no mínimo ficou igual ou certamente ficou mais econômica. Será que não se lavou mais roupa, será que não ficou mais tempo ligada, e coisas desse tipo. Digo que não é científico a percepção de que gastou mais...

Quanto ao preço de elaborar um aterramento, não saberia dizer mesmo que fosse aqui na minha cidade,q ue dirá ai onde você mora, que nem sei aonde é...

Abraço..

Postado
Tem muitos fatores associados a percepção e ao comportamento que mascaram a conta de energia. Se você reparar ao longo dos meses verá que esse consumo de energia não é uma coisa linear.

A energia para a máquina em 220 Volts, eliminando a necessidade de transformação ou no mínimo ficou igual ou certamente ficou mais econômica. Será que não se lavou mais roupa, será que não ficou mais tempo ligada, e coisas desse tipo. Digo que não é científico a percepção de que gastou mais...

Quanto ao preço de elaborar um aterramento, não saberia dizer mesmo que fosse aqui na minha cidade,q ue dirá ai onde você mora, que nem sei aonde é...

Abraço..

Desculpe-me, esqueci de informar um grande detalhe: eu fiz um teste com a máquina de lavar: liguei ela no transformador (funcionando em 110 nesse caso) e coloquei para funcionar, verifiquei no padrão de energia e rodava normalmente, depois fiz o teste em 220 e o mesmo rodava quase o dobro da velocidade. É isso que achei estranho. Moro em Belo Horizonte. É muito trabalhoso a instalação de um aterramento? Voltando um pouco ao filtro de linha: posso usar o da SMS até eu comprar o da APC? (acho q semana q vem eu deva comprar um). Quais os componentes que um filtro de linha deva possuir para ser perfeito ou quase perfeito?

Abraço....

Outra coisa: a conta geralmente vinha entre 50 e 60 reais, depois que foi feita essa modificação subiu para cento e poucos reais.

• Membro VIP
Postado
Desculpe-me, esqueci de informar um grande detalhe: eu fiz um teste com a máquina de lavar: liguei ela no transformador (funcionando em 110 nesse caso) e coloquei para funcionar, verifiquei no padrão de energia e rodava normalmente, depois fiz o teste em 220 e o mesmo rodava quase o dobro da velocidade.

Então tem coisa estranha ai..

Em 110 usando um transformador 110 para 220, a máquina, que é 220 o contador de energia andou lento...

A máquina ligada em 220 Volts direto, fez o contador andar mais rápido....

tem coisa errada ai... Provavelmente esse seu transformador não está levantando a tensão para 220 como deveria. Ou ele arria a tensão pelo consumo da máquina...

O correto seria você medir a tensão apresentada à máquina em cada um dos casos citados.. Por ai começa a solução de seu problema.. No diagnóstico correto.. Compre um multímetro e meça.. Na internet ou no camelô sai menos de R$ 10,00.

Veja ai como exemplo: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-89083768-_JM

Abraço...

Postado
Então tem coisa estranha ai..

Em 110 usando um transformador 110 para 220, a máquina, que é 220 o contador de energia andou lento...

A máquina ligada em 220 Volts direto, fez o contador andar mais rápido....

tem coisa errada ai... Provavelmente esse seu transformador não está levantando a tensão para 220 como deveria. Ou ele arria a tensão pelo consumo da máquina...

O correto seria você medir a tensão apresentada à máquina em cada um dos casos citados.. Por ai começa a solução de seu problema.. No diagnóstico correto.. Compre um multímetro e meça.. Na internet ou no camelô sai menos de R$ 10,00.

Veja ai como exemplo: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-89083768-_JM

Abraço...

Fiz o teste com o multímetro: +- 222 quando funcionando em 220V e +- 229 quando funcionando em 110 V com transformador. O padrão quando funciona em 110 roda de forma contínua ou dá alguns arranques?

Em relação ao filtro de linha, você acha que posso usar o da SMS provisoriamente até a próxima semana. Seria arriscado?

Abraço.

• Membro VIP
Postado
Fiz o teste com o multímetro: +- 222 quando funcionando em 220V e +- 229 quando funcionando em 110 V com transformador. O padrão quando funciona em 110 roda de forma contínua ou dá alguns arranques?

Em relação ao filtro de linha, você acha que posso usar o da SMS provisoriamente até a próxima semana. Seria arriscado?

Abraço.

Não seria arriscado não.. Pode correr esse risco tranquilamente. Não deixe ligado na tomada quando tiver tempestade elétrica...

Postado

Amigo Faller, realmente estas fotos assustam.... pior que eu também tenho experiências ruins com os da APC desde que começaram a ser fabricados no Brasil... mas os importados dos USA continuam sendo um bom produto!

Eu recomendo sem nenhuma dúvida uma marca de filtros : TRIPP-LITE !

É importado, e não se acha muito fácil, mas de vez em quando tem eles na Santa Ifigênia aqui em SP.

Eu uso na minha residência 2 modelos bem diferentes, da antiga linha ISOBAR, se vocês abrirem para ver eles tenho certeza de que vão postar as fotos e comprar para vocês, pois é um daqueles raros produtos que um bom entendedor de eletrônica paga o preço que for para ter um...

Um deles tem garantia life-time de SURGE PROTECTION com seguro de até US$ 6.000 caso o aparelho protegido pelo filtro seja danificado !!!! E olha que tenho esse filtro fazem uns 15 anos ....

Sou radio amador, tenho até centelhadores nos cabos das antenas, e já tomei 2 impactos diretos na torre, queimou tudo na minha casa exceto o que estava ligado nesses filtros ....... ambos os filtros queimaram alguns varistores de entrada e os dijuntores internos abriram, bastou apenas trocar esses varistores e pronto !!!!!

Porisso que recomendo essa marca, se quiserem segue o site do fabricante :

http://www.tripplite.com/EN/index.cfm

Dêem só mais uma olhada neste produto, é similar ao que eu tenho aqui de uso, eles dão garantia LIFETIME de danos de US$ 100.000,00 !!!!!!

http://www.tripplite.com/EN/products/model.cfm?txtModelID=107

Pode até falar que são caros, mas com uma garantia assim voce nunca mais ia precisar comprar outro produto durante toda a sua vida !!!!

Quanto aos outros fabricantes que encontramos aqui no Brasil, eu simplesmente me pergunto como conseguiram a aprovação Inmetro ..... acho que é igual aos fabricantes de chuveiro que foram TODOS reprovados pelos testes do IDEC ...... todos podem nos tostar durante um banho, e mesmo assim deixam vender .... bom, num adianta falar mais nada né ...

Eu sou partidário de NÃO SE USAR NEM FILTRO DE LINHA NEM NO-BREAKS NACIONAIS OU IMPORTADOS DA CHINA !!!!!

Em vez disso, contrate um seguro residencial com danos elétricos que sai mais barato !!!

Paulo

• Membro VIP
Postado
Eu recomendo sem nenhuma dúvida uma marca de filtros : TRIPP-LITE !

Tenho dois desses Tripp-Lite, foram minhas primeiras proteções. Um pouco diferente daquele mostrado por ti.. Eis a caixa dele. Veja que também promete seguro de até U$ 150.000 de equipamentos danificados desde que plugados nele.. Nunca os tive danificados..

2Caixa.jpg

Veja ai uma análise que fiz do mesmo.. http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=222147

O usava no PC antes de fazer, eu mesmo, a minha proteção. Feita a minha, passei a usá-la no PC e o Tripp-Lite passou para a TV de 42...

Eis a minha: http://forum.clubedohardware.com.br/como-tornei-util/492673

Não penso na proteção da APC como muito ruim não, gosto bastante dela. Muito melhor que as proteções fabricadas no Brasil, que aliás, a maioria delas, muito pouco ou nada tem de proteção..

Abraço...

Postado

Faller, gostei muito dos seus 2 artigos, e muito mais do seu filtro artesanal !!!!!!!

Agora vou te fazer uma pergunta, já que voce gosta deste tema, porque que voce mesmo não fabrica uma linha Artesanal para aqueles que sabem o que querem ????

Eu mesmo não me importo de pagar caro por um bom produto, seja um estabilizador decente ou um filtro real, e com certeza aqui mesmo no CDH devem ter dezenas de pessoas que pensam como eu.

Eu já pensei em fabricar desta maneira estabilizadores com excelente filtragem e ESTABILIZAÇÃO VERDADEIRA com multiplos steps e relés rápidos com contatos especiais anti-centelhamento, só não toquei em frente porque a "patroa" pegou pesado contra a ideia de eu virar fabricante de qqr coisa ...

Mas fica a ideia aqui, junto com os meus parabéns pelo seu desenvolvimento ok ?

Um abraço.

Paulo

• Membro VIP
Postado
porque que voce mesmo não fabrica uma linha Artesanal para aqueles que sabem o que querem ????

Agradeço às tuas palavras mas não tenho, no momento, tempo necessário para dedicar a uma tarefa dessas dai. Prefiro passar o conhecimento que colhi ao longo do tempo, sob a forma de experimentação e boa documentação, para quem queira fazer poder se embasar..

E tem uma série de outros tópicos aonde desço mais ainda o nível a ponto de simplificar ao máximo a melhoria de uma proteção..

Veja ai duas dessas incursões:

Proteção e Filtro - Como melhorar a sua régua

Modificando e melhorando a proteção Clone para 220 Volts

Abraço...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!