Ir ao conteúdo

DirectX 10 e 10.1

Roberto91

Posts recomendados

Postado

Estava fazendo uma pesquisa e encontrei placas de vídeos da nVidia topo de linha que usam DirectX 10.

E placas de vídeo topo de linha da ATI/AMD que usam DirectX 10.1.

Isso significa que as placas da ATI/AMD são melhores que as nVidia?

E esses DirectX rodam em XP (32 ou 64 bits)?

Grato desde já.

PS.: As placas eram Radeon HD 4870 X2 e nVidia Geforce 9800 GX2.

• Membro VIP
Postado

Não, não significa que uma é melhor que a outra, spo que elas suportam tecnologias diferentes, e isso traz benefícios em alguns jogos para as ATI, da mesma forma que para a nVidia existe o PhysX, ambos são pontos discutíveis sobre a utilidade.

A ATI usa o DirectX 10.1 desde a série 3000, são todas as VGA, desde as onboard, passando pelas mais fracas até as topo de linha, o mesmo vale para a série 4000.

A nVidia usa o DX 10 desde a série 8 até as GTX, todos os modelos, incluindo víeo onboard.

DirectX10 só no Vista.

A placa top da nVidia é a GTX295 ;)

Postado
Não, não significa que uma é melhor que a outra, spo que elas suportam tecnologias diferentes, e isso traz benefícios em alguns jogos para as ATI, da mesma forma que para a nVidia existe o PhysX, ambos são pontos discutíveis sobre a utilidade.

A ATI usa o DirectX 10.1 desde a série 3000, são todas as VGA, desde as onboard, passando pelas mais fracas até as topo de linha, o mesmo vale para a série 4000.

A nVidia usa o DX 10 desde a série 8 até as GTX, todos os modelos, incluindo víeo onboard.

DirectX10 só no Vista.

A placa top da nVidia é a GTX295 ;)

valeu mesmo.

• mês depois...
Postado

Li um pouco sobre a tecnologia Physx da nVidia e achei interessante. Queria saber se a AMD/ATI tem alguma resposta a altura (afinal no momento as GPU's da mesma estão dando um banho nas da nVidia).

E tenho outra dúvida se por exemplo eu compra um 9800 GT que tem DX10, no futuro ela aceitaria DX10.1 (talvez no Windows 7) ou somente o DX10 da especificação? (Com atualizações via software)

E se eu comprasse uma HD4850 com DX10.1, ela no futuro aceita uma tecnologia parecida com Physx ou eu teria de fazer outro upgrade de GPU? (Com atualizações via software)

Essas são minhas dúvidas pois eu penso eu em migrar para um AMD/ATI no futuro quando eu trocar de PC, porém as placas da nVidia tem Physx que é muito interessante.

Postado

Pena que o Vista não compensa. Eu já testei o Windows 7 com Directx 11. Se mostrou muito superior os jogos carregavam muito rápido. Pena que o Windows 7 ainda é muito novo e tem muitos problemas de compatibilidade.

Mas quando ele sair em agosto, garanto que vai ser o bicho! ^^

Agora sinceramente, não vejo muita diferença do 9 para o 10 não.

Postado

Eu junco com um colega aqui fizemos alguns testes de uma placa 9800GTX+ com o recurso de physX liga e desligado no jogo GEAR OF WAR e sinceramente pra nós não existiu nenhuma diferença, pode até ser que tenha uma diferença mínima mais não conseguimos ver a olho nú, e mais, o desempenho continuava da mesma forma como se realmente não tiverse-mos modificando nada. Mais claro que esse foi o teste que eu e meu colega fizemos. Li algo na net que falava que o DX11 viria com um recurso deste tipo para a realização de calculos de PhysX na VGA, então creio que não será uma tecnologia de uma marca de VGA mais da desenvolvedora da API fazendo com que as duas gigantes se beneficie disso.

Postado

O PhysX só funciona pra jogos que foram feitos para ele. Do mesmo modo você pode jogar Counter em DX10, não vai ter melhora nenhuma.

E não se preocupem com o DX10.1, a nVidia vai esmagar qualquer produtora que tentar lançar um título com suporte ;)

• Membro VIP
Postado

E não se preocupem com o DX10.1, a nVidia vai esmagar qualquer produtora que tentar lançar um título com suporte ;)

Ela pode tentar, mas duvido que conseguirá fazer isso com a Valve a Blizzard, que disseram que vão programas em DX 10.1 (mas não se sabe o que). ^_^

Postado
Li um pouco sobre a tecnologia Physx da nVidia e achei interessante. Queria saber se a AMD/ATI tem alguma resposta a altura (afinal no momento as GPU's da mesma estão dando um banho nas da nVidia).

E tenho outra dúvida se por exemplo eu compra um 9800 GT que tem DX10, no futuro ela aceitaria DX10.1 (talvez no Windows 7) ou somente o DX10 da especificação? (Com atualizações via software)

E se eu comprasse uma HD4850 com DX10.1, ela no futuro aceita uma tecnologia parecida com Physx ou eu teria de fazer outro upgrade de GPU? (Com atualizações via software)

Essas são minhas dúvidas pois eu penso eu em migrar para um AMD/ATI no futuro quando eu trocar de PC, porém as placas da nVidia tem Physx que é muito interessante.

Veja então um exemplo.

Postado

O physx ainda está nos primórdios, "engatinhando" digamos assim.

EU, meu ser, como opinião pessoal, não consideraria ele como um parametro a comparar na hora de adquirir uma vga pelo menos atualmente

Os efeitos que eu vi por aí são bem simples, e se a ATi fizesse algo, também seriam executados por placas delas, mas talvez isso nem embarque ou faça muito sucesso

Comparando placas de mesma faixa de preço, como por exemplo 8600 GT vs 2600XT, 9600 GT/GSO vs 4670, 9800 GTX vs 4850, as da ATi tem preço ligeiramente melhor, e desempenho próximo ou superior em diferentes casos, e isso sim eu acho um fator que deve ser considerado.

Abraços

Postado
O physx ainda está nos primórdios, "engatinhando" digamos assim.

EU, meu ser, como opinião pessoal, não consideraria ele como um parametro a comparar na hora de adquirir uma vga pelo menos atualmente

Os efeitos que eu vi por aí são bem simples, e se a ATi fizesse algo, também seriam executados por placas delas, mas talvez isso nem embarque ou faça muito sucesso

Comparando placas de mesma faixa de preço, como por exemplo 8600 GT vs 2600XT, 9600 GT/GSO vs 4670, 9800 GTX vs 4850, as da ATi tem preço ligeiramente melhor, e desempenho próximo ou superior em diferentes casos, e isso sim eu acho um fator que deve ser considerado.

Abraços

concordo plenamente...o phisX ainda é muito "basico" pra garantir diferenças consideraveis usando ou nao usando ele.

e quanto a parte das pl. de video nvidia/ATI , também concordo q o custo/benefício da ATI é melhor que o da nvidia, mas mesmo assim a nvidia já possui seus fãs, fazendo com que essa diferença de preços entre ambas as empresas nao tenha grande impacto nas vendas.

mas mesmo assim, vale a pena comparar o poder grafico das pl. de video concorrentes das duas empresas! ;D

valeu! :D

Postado
Veja então um exemplo.

Sinceramente nesse vídeo as únicas diferenças que eu notei foram estilhaços de vidros e pedaços de panos e folhas que aparecem na tela. Que ao meu ver aparecem com "tanta perfeição" que parece que o jogador foi nas opções do jogo e colocou "Modo tucxi-tucxi ON"(Como pode uma tela ter panos e a outra não?!). Nenhuma diferença clara!

Postado

Eu també penso assim.

E por meio se Software, as Radeons também poderiam processar os mesmos efeitos futuramente, então eu não considero o Physx como fator decisivo pra escolher as duas empresas, e sim, o desempenho de placas concorrentes, a que ganha em poder, e a que tem o melhor preço e custo/benefício

A mesma dúvida ocorria na época das Geforce 7 e Radeons X1kkk.

Na época, as Radeons eram as únicas com capacidade de processar HDR+AA em um jogo ou processamento gráfico.

Na época, isso fez muitas pessoas migrarem pra ATI, e a coisa realmente foi boa pois logo após vários jogos começaram a usar o HDR intensivamente, e disponibilizar o filtro de AA.

Pode ser que a mesma coisa aconteça com o physx(agente não bote fé, e no final ele acabe sendo adotado por todos os jogos), ou não..Na verdade não sabemos.

Postado
que parece que o jogador foi nas opções do jogo e colocou "Modo tucxi-tucxi ON"

Mas é isso mesmo, o PhysX pode ser ligado e desligado dentro do jogo.

E por meio se Software, as Radeons também poderiam processar os mesmos efeitos futuramente, então eu não considero o Physx como fator decisivo pra escolher as duas empresas, e sim, o desempenho de placas concorrentes, a que ganha em poder, e a que tem o melhor preço e custo/benefício

Mas o PhysX é um software. Mas é proprietário da nVidia, então necas pra ATI. Se a ATI fizer seu próprio PsyX isso só seria mais dor de cabeça pros desenvolvedores, que terão que fazer seus jogos compatíveis com cada vez mais programas proprietários. Daí surge a dúvida se isso vai mesmo pegar. Mirror's Edge foi financiado pela nVidia, assim até eu lanço um jogo no mercado :D

Postado

Verdade...eu ia comentar sobre isso.

Mirrors Edge teve sua parte da "bufunfa" pra receber esses efeitos aí.

Mas continuamos na mesma: EU não considero o Physx uma grande diferença, portanto ficaria com a placa que tivesse o maior desempenho e menro preço:D

• Membro VIP
Postado

O PhysX sendo um software pode ser habilitado para as placas ATI de duas formas:

- Algum camarada consegue isso através de suas habilidades em programação

- A ATI faz um acordo com a nVidia

A terceira hipótese que seria a nVidia abrir isso para todos eu acho bem remota.

Ah, as placas ATI (ou seriam os drivers ?) são compatíveis com a engine física Havok (ou Havoc, esqueci) que a tia Intel comprou faz um tempo e está disponível em um bom npumero de jogos.

Isso é bem diferente do HDR + AA na série 7, pois era limitação de hardware o uso de HDR com FPBlending + AA. Ou era um ou outro. Tanto que jogos sem o HDR com FPBlending, como Half-Life 2- Epiode One rodam com HDR + AA numa GF 7.

O DX10.1 e o PhysX são duas apostas, mas uma pode ser revertida, a outra não. Resta saber se teremos mesmo jogos em DX 10.1, se isso vai significar alguma coisa em tempos de DX11, e o que de bom esse DX 10.1 trará. (não consegui ver com o Assassin's Creed, to no DX 9 ainda hehehe)

Postado
O PhysX sendo um software pode ser habilitado para as placas ATI de duas formas:

- Algum camarada consegue isso através de suas habilidades em programação

- A ATI faz um acordo com a nVidia

A terceira hipótese que seria a nVidia abrir isso para todos eu acho bem remota.

Ah, as placas ATI (ou seriam os drivers ?) são compatíveis com a engine física Havok (ou Havoc, esqueci) que a tia Intel comprou faz um tempo e está disponível em um bom npumero de jogos.

Isso é bem diferente do HDR + AA na série 7, pois era limitação de hardware o uso de HDR com FPBlending + AA. Ou era um ou outro. Tanto que jogos sem o HDR com FPBlending, como Half-Life 2- Epiode One rodam com HDR + AA numa GF 7.

O DX10.1 e o PhysX são duas apostas, mas uma pode ser revertida, a outra não. Resta saber se teremos mesmo jogos em DX 10.1, se isso vai significar alguma coisa em tempos de DX11, e o que de bom esse DX 10.1 trará. (não consegui ver com o Assassin's Creed, to no DX 9 ainda hehehe)

Opa Xita:D

Eu citei as placa da série 7 contra as da série X1KKK só de exemplo, não por serem problemas similares, e sim porque a dúvida do pessoal pra escolher entre as fabricantes por alguma tecnologia extra era a mesma entendeu?

Foi mal o mal entendido(mau com "U" ou com "L" nesses casos?:P)

• 1 ano depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!