Ir ao conteúdo

Pasta térmica adianta até que ponto?

Lucascps

Posts recomendados

Postado

Bom, atualmente tenho a seguinte configuração:

E4500

P5K-SE

Radeon 4850

250gb hd

2x 1gb ram ddr2 800

fonte huntkey 450W

comprei agora um processador E8400 e fui coloca-lo.. pra minha surpresa a temperatura comecou a subir, subir, o fps nos jogos comecou a decer até chegar a 20 e o pc desligou. Nao queria mais ligar, resetei no CMOS e ligou. nao durou mais muito tempo e desligou de novo, fui ver a temperatura e para a minha surpresa.. atingia os 70 graus facilmente quase em idle..

Agora nao sei muito o que fazer, nao estou usando pasta termica no processador e ja encomendei a Artic Silver 5, se nao me engano é esse o nome. Existe algo mais que eu possa fazer? meu gabinete tem uma ventoinha traseira jogando ar pra fora + a ventoinha do processador + uma ventoinha na frente do gabinete, pequena como de enfeite, puxando ar pra dentro.

A minha fonte sei que nao é das mais fortes, mas aguenta a minha configuração atual e aguenta também o E8400, portanto eu praticamente descartei a possibilidade de a temperatura estar elevada por causa da fonte. Queria saber se usar pasta térmica resolveria mesmo o meu problema, caso contrario ficarei mesmo sem saber o que fazer..

valeu pessoal, espero que alguem responda =D e que o topico seja util pra mais gente.

Postado

é bem provável que o cooler esteja mal conectado. Vê se o cooler tá bem fixo na placa mãe e vem apertado nos quatro pinos, assim ele fica bem encostado no die da CPU.

E esse 8400 teu, é OEM? se não, ele veio com cooler e aquele adesivinho que faz o papel de uma pasta térmica numa nice.

• Membro VIP
Postado

bom amigo terá que dar uma olhada no cooler do processador como fala o amigo acima pois se estiver mal encaixado as temperaturas sempre serão altas, o correto é que os 4 pinos de fixação estejam bem encaixados, e também pasta termica de mais atrapalha a dissipação do calor ao invéz de ajudar tem que ser colocada na quantidade correta ou seja um pouco pois quando for apertar o cooler a pasta tomará conta da superficie do processador por completo sem a necessidade de colocar muita pasta, para saber mais sobre aplicação de pasta termica dar uma olhada no artigo que tem aqui mesmo no forum:

como aplicar corretamente a pasta térmica

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/1126/1

abraços amigo e espero que tenha ajudado.

Postado

bom pessoal, acredito que o cooler esteja encaixado corretamente sim. Por enquanto nao estou usando pasta termica mas ja encomendei uma Artic Silver 5 que me parece ser uma das melhores. Agora, se o problema persistir utilizando a pasta térmica, eu nao vou saber o que fazer

• Membro VIP
Postado

Se você não está usando a pasta termica com certeza é a causa do problema de temperaturas elevadas, após a aplicação da pasta provavelmente as temperaturas retornarão ao normal mais não deixa de postar o resultado amigo.

E não deixa de dar uma lida nesse artigo antes de aplicar a pasta termica.

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/1126/1

abraços.

Postado

Bom, fiz um teste e reencaxei os coolers e parece que melhorou bastante, agora estou com duvida na medicao da everest, ta mostrando assim:

Temperatura placa-mãe: 41 graus

Temperatura processador: 32 graus

temperatura CPU / núcleo 1: 60 graus

temperatura cpu / núcleo 2: 61 graus

A temperatura afinal é 60 ou 30 graus? e ta alta ainda?

Postado

E ai Lucascps

...bom cara provavelmete teu cooler nao ta encaixado corretamente, da uma olhada nisso e poe pasta termica, eu uso essa pasta pode fica tranquilo se colocar um pouco de mais ele nao conduz eletrecidade portando nao vai queimar eu processador......

espero ter ajudado...

Postado
Bom, fiz um teste e reencaxei os coolers e parece que melhorou bastante, agora estou com duvida na medicao da everest, ta mostrando assim:

Temperatura placa-mãe: 41 graus

Temperatura processador: 32 graus

temperatura CPU / núcleo 1: 60 graus

temperatura cpu / núcleo 2: 61 graus

A temperatura afinal é 60 ou 30 graus? e ta alta ainda?

sim ta um pouco alta :( quantos coolers tem seu pc?

da uma olhada se o q você tem tira ar quente ou poe ar frio. Se tirar ar quente coloque mais um de 80mm para colocar ar frio dentro do gabinete.

Postado
sim está um pouco alta :( quantos coolers tem seu pc?

da uma olhada se o q você tem tira ar quente ou poe ar frio. Se tirar ar quente coloque mais um de 80mm para colocar ar frio dentro do gabinete.

tem um de 120mm tirando ar quente e um de 80mm na frente puxando ar frio

Postado
tem um de 120mm tirando ar quente e um de 80mm na frente puxando ar frio

mas essas temperaturas são sem pasta termica, ja encomendei a artic silver 5 e acho que vai resolver.

• Membro VIP
Postado

Pasta não faz milagres, apenas melhora o contato entre o processador e o dissipador. Se não tiver um bom contato então não tem o que melhorar.

Postado

eu queria saber se as temperaturas que eu informei ai em cima estão altas mesmo, pois la diz:

TEMPERATURA PROCESSADOR: 30 graus, em idle, acredito que seja baixa.

núcleo CPU 1: 60 graus esses 2 ja estão mais altos

núcleo CPU 2 : 60 graus

caso eu coloque a pasta e nao melhore muito, eu nao sei o que pode ser o problema. Talvez a fonte, mas tenho certeza que ela aguenta minha configuração numa boa

asus p5k-se

e8400 (antes eu usava E4500 com over)

2gb ram

radeon 4850

1 hd 250gb

fonte huntkey 450W

Postado

irmão...

se esta sem a pasta termica.. nen ligue o pc....

depois que você colocar a pasta termica e fixar bem o cooler essas temperaturas vai ficar normais...!

nunca utilize processador sem pasta termica... isso pode vir a queimar teu processador...

blzinha....!

abraço!

Postado

É como o hacker avulso falou, sem pasta térmica n dá.

A area de contato entre o processador e o cooler fica prejudicada, o cooler não consegue refrigerar o processador o suficiente. Provavel q com a pasta térmica seu pc vá rodar friozinho.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...