Ir ao conteúdo

DataReader, Dataset, TableAdapter?

bartsimpson

Posts recomendados

Postado

Boa tarde pessoal, estou iniciando em programação C# e lendo algumas apostilas, sites, sempre leio muito sobre esses termos... DataSet, DataReader, sei até mesmo utilizá-los para colocar dados no grid, consulta ao banco de dados, porém até agora não entendi muito bem o funcionamento deles, o conceito, qual a diferença entre eles? O que cada um faz? Qual é para ser utilizado?

Por favor, se alguém puder me explicar, eu agradeço bastante.

Atenciosamente,

Fernando.

Postado

DataSet por conceito é a reprensentação tabular de um banco de dados... ou seja... é um "meio" de enxergar (literalmente) as tabelas e relaçoes existentes em um banco de dados... ou seja... os objetos de um banco de dados...

DataReader é uma classe que implementa a leitura de dados atraves de seus metodos, seja esses dados de um DataSet (possivel mas pouco usado) ou de banco de dados externo...

TableAdapter é um metodo que literalmente ajusta os dados obtidos à sua representação da tabela dentro do form...

• mês depois...
Postado

index.xp só faltou dizer que um dataset é uma respresentação em memória dessas tabelas. Por isso, não vai correndo ler a tabela da base de dados toda pro dataset, porque ele ocupa memória.

Quando usa um datareader por exemplo para encher um dataset está a trabalhar em ram. E ram é precisosa. Usa só para o que for mesmo necessário, senão lê da base de dados através do comando sql, os dados extritamente necessários.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Mostrar mais  

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

Mostrar mais  
  • Criar novo...