Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Controle de corrente com TRIAC


AlfredoNick

Posts recomendados

Boa noite amigos do CDH :)

Estou estudando fontes chaveadas e gostaria de usar um TRIAC, na entrada do circuito, para proteger o MOSFET. Ele funcionaria como um fusível ultra rápido desligando o circuito quando a corrente ultrapasse um valor(vou usar um fusível também).

Não tenho muita experiência com TRIACs, na verdade conheço pouco a respeito e gostaria de sugestões sobre o circuito.

Obrigado a todos. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não seria tão ultra rápido assim. Um tiristor ou um triac tem a característica de desligamento quando a corrente através do mesmo cessar. Deste modo, se ele não for religado, não passará mais corrente.

Em AC pode acontecer até de demorar meio ciclo para ele desligar, é o pior caso.

Isso dai daria um tempo de 8,3 mili segundos, que para proteção do MOSFET, como você quer, é um tempo muito grande..

Ademais a proteção desse tipo de elemento, externas, tem que ser feita muito mais por tensão de ruptura, contra surtos de tensão, do que contra os surtos de corrente.

A melhor proteção de corrente para o MOSFET deve ser feita no próprio circuito de controle de PWM do mesmo..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo de uma olhada no circuito a baixo .quando a um curto o foto-acoplador para de operar e assim desarmando o PWM .

não sei se isso ajuda . não entendo muito de fonte chaveada mais tá ai uma dica q eu achei legal num circuito de chaveada .

aproveitando q eu estou aqui deixa eu fazer uma pergunta :rolleyes:.

em relação a proteção por PWM !

é por isso q em algumas fontes tem dois integrados de PWM?

como por exemplo em algumas fontes de PC existe um LM339 e um TL494.

é para isso . um faz o PWM para o fet e o outro faz a proteção ?

se não qual o motivo de usar 2 ?

agora fiquei com essa duvida

Forte abraço

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx