Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Controle de corrente com TRIAC


AlfredoNick

Posts recomendados

Boa noite amigos do CDH :)

Estou estudando fontes chaveadas e gostaria de usar um TRIAC, na entrada do circuito, para proteger o MOSFET. Ele funcionaria como um fusível ultra rápido desligando o circuito quando a corrente ultrapasse um valor(vou usar um fusível também).

Não tenho muita experiência com TRIACs, na verdade conheço pouco a respeito e gostaria de sugestões sobre o circuito.

Obrigado a todos. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não seria tão ultra rápido assim. Um tiristor ou um triac tem a característica de desligamento quando a corrente através do mesmo cessar. Deste modo, se ele não for religado, não passará mais corrente.

Em AC pode acontecer até de demorar meio ciclo para ele desligar, é o pior caso.

Isso dai daria um tempo de 8,3 mili segundos, que para proteção do MOSFET, como você quer, é um tempo muito grande..

Ademais a proteção desse tipo de elemento, externas, tem que ser feita muito mais por tensão de ruptura, contra surtos de tensão, do que contra os surtos de corrente.

A melhor proteção de corrente para o MOSFET deve ser feita no próprio circuito de controle de PWM do mesmo..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo de uma olhada no circuito a baixo .quando a um curto o foto-acoplador para de operar e assim desarmando o PWM .

não sei se isso ajuda . não entendo muito de fonte chaveada mais tá ai uma dica q eu achei legal num circuito de chaveada .

aproveitando q eu estou aqui deixa eu fazer uma pergunta :rolleyes:.

em relação a proteção por PWM !

é por isso q em algumas fontes tem dois integrados de PWM?

como por exemplo em algumas fontes de PC existe um LM339 e um TL494.

é para isso . um faz o PWM para o fet e o outro faz a proteção ?

se não qual o motivo de usar 2 ?

agora fiquei com essa duvida

Forte abraço

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xiiiiii vendo bem a pergunta dele acho q num tem nada a ver isso q eu coloquei ae .

paguei mico hehehehe

mais bem agora deixa ae né .

a intenção foi de ajudar .

forte abraço

post-391650-13884950924078_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ei Danilo, acho que você não deu fora não. Pelo que entendi, acho que é mais ou menos isso que o colega Afredonick quer. Só pra completar, nesse link http://www.datasheetcatalog.com/datasheets_pdf/F/A/5/3/FA5311.shtml tem o datasheet do CI FA5311 que é um gerador de PWM para fonte. Tem uns exemplos de circuitos mais simples e usam um só PWM fazendo a geração de pulso e o circuito de proteção, ok? Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado a todos pela ajuda!

Na verdade gostaria de usar um TRIAC para proteger o protótipo de uma fonte chaveada que estou fazendo, para evitar que o MOSFET queime, caso eu cometa algum erro com o circuito ou na fabricação do transformador.

Não sabia que o TRIAC era tão lento, acredito que seja mais fácil então usar um MOSFET maior nesse circuito de proteção e desligar a corrente quando passar do "valor de segurança". É como uma fonte de bancada de 110V mas ela desliga quando o surto de corrente passa desse valor. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Não sabia que o TRIAC era tão lento, acredito que seja mais fácil então usar um MOSFET maior nesse circuito de proteção e desligar a corrente quando passar do "valor de segurança". É como uma fonte de bancada de 110V mas ela desliga quando o surto de corrente passa desse valor. ;)

Na verdade o que tentei te dizer é que o próprio MOSFET de chaveamento é quem deve limitar a corrente através de sua correta excitação, que deve monitorar a corrente e desse modo só comandar, só alargar o pulso até quando a corrente demandada estiver numa região segura, fora disso, por estreitamento de pulso ele controla essa corrente..

E o triac não é um elemento lento não. A característica dele de somente cortar se cessar a corrente, aliada ao trabalho em AC 60 Hz é quem deixa o processo lento. Se você mantiver uma corrente constante em cima de um triac ele jamais cortará. Ao contrário, se ele estiver chaveando um AC com frequência de 20KHz sua resposta a não excitação será mais rápida, pois mais rapidamente ele ficará sem corrente, ao final de meio ciclo da tensão de alta frequência. Não é ele que é lento e sim é comprido o ciclo do AC da rede elétrica 60 Hz...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade o que tentei te dizer é que o próprio MOSFET de chaveamento é quem deve limitar a corrente através de sua correta excitação, que deve monitorar a corrente e desse modo só comandar, só alargar o pulso até quando a corrente demandada estiver numa região segura, fora disso, por estreitamento de pulso ele controla essa corrente..

Eu entendi mas como estou fazendo testes com o circuito gostaria de fazer um circuito anterior (a fonte) que desligue a alimentação na entrada da fonte quando a corrente chegar a um valor limite.

Exemplo: Imagine você consertando uma fonte chaveada com defeito na etapa de controle e sendo obrigado a ficar trocando fusíveis. Gostaria de fazer um "fusível ativo" :)

E o triac não é um elemento lento não. A característica dele de somente cortar se cessar a corrente, aliada ao trabalho em AC 60 Hz é quem deixa o processo lento. Se você mantiver uma corrente constante em cima de um triac ele jamais cortará. Ao contrário, se ele estiver chaveando um AC com frequência de 20KHz sua resposta a não excitação será mais rápida, pois mais rapidamente ele ficará sem corrente, ao final de meio ciclo da tensão de alta frequência. Não é ele que é lento e sim é comprido o ciclo do AC da rede elétrica 60 Hz...

Por curiosidade, quanto tempo um TRIAC começa a conduzir após ser acionado pelo gate? Existe alguma forma de interromper a condução em AC antes da passagem por zero?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Eu entendi mas como estou fazendo testes com o circuito gostaria de fazer um circuito anterior (a fonte) que desligue a alimentação na entrada da fonte quando a corrente chegar a um valor limite.

Exemplo: Imagine você consertando uma fonte chaveada com defeito na etapa de controle e sendo obrigado a ficar trocando fusíveis. Gostaria de fazer um "fusível ativo"

Uma solução bem simplista mas prática é a adoção de uma lâmpada incandescente em série com a alimentação da fonte, de 100 Watts na tensão da rede elétrica.. Resolve quase a totalidade dos problemas.. Fonte em curto, acende a lâmpada série. Fonte normal, lâmpada série com brilho fraco. Bypasse a série quando quiser extrair potência da fonte..

Por curiosidade, quanto tempo um TRIAC começa a conduzir após ser acionado pelo gate? Existe alguma forma de interromper a condução em AC antes da passagem por zero?

O tempo fica na ordem de micro segundos para a maioria dos Triacs.

Não necessariamente a tensão tem que estar cruzando um zero de tensão, mas sim a corrente deve ficar abaixo da Ih, ou Holding Current, na faixa de mili Amperes para Triacs comuns..

Já vi algumas aplicações em que se força o desligamento do triac ou curto circuitando o mesmo por um curto intervalo de tempo, via tiristor e capacitor, ou via mosfet, ou até mesmo transistor bipolar..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma solução bem simplista mas prática é a adoção de uma lâmpada incandescente em série com a alimentação da fonte, de 100 Watts na tensão da rede elétrica.. Resolve quase a totalidade dos problemas.. Fonte em curto, acende a lâmpada série. Fonte normal, lâmpada série com brilho fraco. Bypasse a série quando quiser extrair potência da fonte..

Gostei dessa ideia, vou usar isso na bancada =]

O tempo fica na ordem de micro segundos para a maioria dos Triacs.

Não necessariamente a tensão tem que estar cruzando um zero de tensão, mas sim a corrente deve ficar abaixo da Ih, ou Holding Current, na faixa de mili Amperes para Triacs comuns..

Já vi algumas aplicações em que se força o desligamento do triac ou curto circuitando o mesmo por um curto intervalo de tempo, via tiristor e capacitor, ou via mosfet, ou até mesmo transistor bipolar..

Obrigado por responder minha dúvida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

isso é fundamental em uma bancada , eu no inicio achava besteira ! hoje em dia não sei trabalhar sem ela .

pra se ter uma ideia . em algumas televisão eu consigo diagnosticar o defeito por ela .

se for fly back cuto em fonte defleqtora , só em ligar a TV na lampada em serie já da para ter uma base de que o aparelho tem .

principalmente para projetos de potencia . tem q ter uma . uma não 3

tem uma conta para isso . você tem q usar um valor para cada tipo de equipamento q você esta testando na bancada ,

mais nem me pergunte qual o calculo q eu nem lembro , eu uso uma de 60 mesmo . pra tudo .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!