Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Water Cooler - Refrigeração Liquida - Topico atualizado


Posts recomendados

povo, uma duvida:

A bomba de um WC perde desempenho com o tempo?

acontece muito rápido?

estou querendo pegar um Corsair H50, mas só vou precisar dele mesmo em julho quando eu pegar um i7, ai vai a duvida:

se eu ficar usando ele até la, ja vai acontecer uma perda de desempenho?

se acontecer compro e deixo ele encostado aqui (tenho 1 esquema aqui que consegui 1 excelente preço)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então Panela, esse adaptador pro Apogee GTZ, o AM2 Hold Down Plate Kit, vai servir perfeitamente com o Apogee GTZ.

Realmente, achar um bloco específico para AM3 é difícil. Eu pelo menos, nunca vi um.

O único WC que eu vi que suporta o AM3, e que está nas especificações, é o Corsair H50.

Eu não sei se você já possui o sistema WC, mas se não possuir, pode comprar esse Apex Ultima, ou montar um, ou então comprar esse Corsair H50, apesar de só servir pro processador.

Ainda não tenho watercooler, porém estou montando um com uma bomba de aquário que funciona com fluxo de até 1750L/h da marca “Via Aqua” que funciona a 220v e consome pouco mais de 10w, irei usar também um grande radiador de alumínio de carro, que tem suporte para 8 coolers de 120mm, é um projeto caseiro, porém acredito eu que terá um ótimo desempenho, e o melhor de tudo é que terá um baixo custo.

Irei montar a bomba, o radiador e o reservatório em uma caixa de alumínio que colocarei fora do gabinete, dentro do gabinete apenas terá a tubulação e o block da cpu e quem sabe mais tarde um block para a vga e a mobo.

Sobre o adaptador do Apogee GTZ, qual é melhor eu pegar, o universal ou o especifico para AM3?

Muito obrigado pelas indicações.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ohhh Davi....beleza

É meu amigo, demorei pra montar essa máquina...viu!!! Tenho algumas coisas ainda pra colocar...como um Blu Ray, e um WC.

Não sei também se é necessário trocar o gabinete...porque to achando muito apertado...do jeito que está...

Não é nem questão de over...e sim de refrigeração mesmo...tá muito quente...as VGA´s chegam 85° jogando e sem jogar 73°, já o processador sem jogar fica em 40° e jogando a quase 65°, eu sei que não há a necessidade de over...afinal já jogo tudo no máximo e não trava nada, nadinha....qualquer jogo...é tudo no Full...

Crysis, Cysis Warhead, Fear2, Far Cry2, jogos pesados...não travam nada...

MAs só fico preocupado na temp..mesmo...

De qualquer forma obrigado por se preocupar....

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah, então Panela, sei lá...

Eu acho desnecessário comprar o soquete universal, principalmente, porque, ele só vai servir pra soquetes mais velhos que o AM2.

Pega o específico de AM2 mesmo. Já que o próprio bloco vem com suporte para os soquetes 1366 (i7) e LGA775.

Bom, minha opinião pelo menos, né! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah, então Panela, sei lá...

Eu acho desnecessário comprar o soquete universal, principalmente, porque, ele só vai servir pra soquetes mais velhos que o AM2.

Pega o específico de AM2 mesmo. Já que o próprio bloco vem com suporte para os soquetes 1366 (i7) e LGA775.

Bom, minha opinião pelo menos, né! :D

È, vou pegar o suporte para especifico para AM2 mesmo.

Muito obrigado pela ajuda.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora uma dúvida...

qual tipo de radiador seria mais efetivo? teria melhor troca de calor?

o que tem os tubos redondos ou os que são de tubos chatos?

eu pergunto porque o carro da minha mãe tem o radiador com os tubos chatos, e assim esquenta normal, o da minha esposa tem o radiador com os tubos redondos e eu acho que ele esquenta menos....

kkk o tópico vai virar mecânica automotiva... kkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lucas, seu projeto ficou bem interessante. Porém, mesmo com o WC instalado, não ficou meio barulhento?

De qualquer maneira, BOA!

Após a instalação do WC a fonte de ruído vem da fonte de alimentação Seventeam 1000W, que usa fan de 80x250 da Sunon.

Modelo: PMD1208PTB1-A

Size: 80x80x25mm

Bearing System: Double Ball Bearing

Rated Voltage: 12V

Speed: 4700 RPM

Air Flow: 60.00 CFM

Noise Level: 47.00 dBA

http://www.suntekpc.com/htm-2/fn-8025-sunon-b2ph-34p2-12v-dc-cooling-fan-pmd1208ptb1-a.htm

Obrigado pela “BOA” :D

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Após a instalação do WC a fonte de ruído vem da fonte de alimentação Seventeam 1000W, que usa fan de 80x250 da Sunon.

Modelo: PMD1208PTB1-A

Size: 80x80x25mm

Bearing System: Double Ball Bearing

Rated Voltage: 12V

Speed: 4700 RPM

Air Flow: 60.00 CFM

Noise Level: 47.00 dBA

http://www.suntekpc.com/htm-2/fn-8025-sunon-b2ph-34p2-12v-dc-cooling-fan-pmd1208ptb1-a.htm

Obrigado pela “BOA” :D

[]'s

De nada... ;)

Mas você podia pensar em uma fonte resfrada a água, como essa da Koolance de 1000 W: PSU-1000ATX-12N.

Assim, você quase não teria ruídos!

O problema é o preço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora uma dúvida...

qual tipo de radiador seria mais efetivo? teria melhor troca de calor?

o que tem os tubos redondos ou os que são de tubos chatos?

eu pergunto porque o carro da minha mãe tem o radiador com os tubos chatos, e assim esquenta normal, o da minha esposa tem o radiador com os tubos redondos e eu acho que ele esquenta menos....

kkk o tópico vai virar mecânica automotiva... kkkk

hi Marockosu, normalmente os de tubo "chato" sao mais efetivos do que os de tubos "redondos". Isso porque os tubos chatos oferecem uma maior area de contato para as haletas e oferecem uma transmissao de calor mais efetiva entre o tubo e o liquido. Outra vantagem 'e a mais fácil passagem de ar pelo radiador oferecendo desse modo um trabalho mais fácil aos fans e consequentemente mais silencioso.

'E difícil de se comparar o sistema com um radiador de um carro, nao so pelo tamanho mas tambem pelo proprio funcionamento do mesmo, ja que o radiador em um carro nao quer que a agua fique o mais fria possivel mas sim na melhor temperatura para o funcionamento do motor, o que por algumas vezes pode ser mais alto em um veiculo e menos em outro, nao pelo modelo do radiador mas sim pelas caracteristicas do motor, bem a aula de mecanica termina aqui :lol: , espero ter te ajudado, valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Xineis, estou operando o novo PC em fase Beta (a 3.8 24/7), as temperaturas da NB com o Fusion esta em 45/55 (idle/load), SB 44/50, mobo 37/45 essa temperaturas tiradas no pelo Asus Probe II, no ar eu nao tenho como comparar ja que desde o comeco eu rodei em WC, semana que vem vou colocar os sensores analogicos do T-Balance bigNG e calibrar pelos digitais ai talvez tenha mais informações, valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Xineis, estou operando o novo PC em fase Beta (a 3.8 24/7), as temperaturas da NB com o Fusion esta em 45/55 (idle/load), SB 44/50, mobo 37/45 essa temperaturas tiradas no pelo Asus Probe II, no ar eu nao tenho como comparar ja que desde o comeco eu rodei em WC, semana que vem vou colocar os sensores analogicos do T-Balance bigNG e calibrar pelos digitais ai talvez tenha mais informações, valeu.

Muito obrigado pela resposta Beto!

As temperaturas me parecem boas! Apesar de não poder comparar temperaturas com air cooling e water cooling, estas estão parecendo boas.

Eu tenho mais um pedido, se houver tempo disponível: será que dá pra medir as temperaturas com clock em stock? Só pra ter um parâmetro para comparação.

E um dúvida agora: como eu já falei antes, eu pretendo colocar meu novo PC em um CM HAF 922. Agora, eu gostaria de saber onde devo colocar os radiadores (pretendo usar 2 duplos). Eu estava pensando em colocar um na parte de trás (com o "radbox") e um na parte superior (dentro do gabinete).

Porém, após ler alguns fóruns, e ver projetos com casemods, eu pergunto se devo "dar um jeito" de colocar um radiador na parte da frente, ou na lateral, onde entra ar "frio"...

Lembrando que o sistema todo (menos a fonte, memos, e HD) estará usando WC.

Outra: vale a pena, além dos 2 radiadores (provavelmente fora e em cima) colocar um radiador simples na parte de baixo do gabinete, onde há espaço para uma ventoinha de 120mm? A perda de pressão, ou "flow" ou seja lá o que for, vai ser compensada por aumento no desempenho?

Obrigado! Me perdoem pelo post gigante como de costume...

PS: aqui está um exemplo do que eu quero dizer, apenas adicionando o radiador na parte externa traseira, e o NBMAX: Project HAF Envy.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hi Xineis, eu nao vejo muito espaco nesse case para um radiador duplo frontal, voce poderia como no exemplo que voce citou, retirar o case dos HDs e dai voce tem espaco para cortar o fundo do gabinete e fixar um radiador duplo, muito bem, mas voce perde espaco para a bomba, ou coloca outro problema na lista.

Fixar um radiador simples nao vai prejudicar a pressao ou o flow tanto quando a adicao de um duplo, mas o ganho de performance pode ser duvidoso (_(

Sugestao, esquece o 922 e vai de 932, voce ganha espaco para trabalhar, melhora a circulacao de ar interno e pode colocar um radiador triplo na parte superior, apesar de nao demonstrar ele suporta com facilidade. Futuramente com ele voce tem espaco suficiente para fixar um radiador duplo na posicao vertical logo apos os hds, algo que acho talvez desnecessario se voce investir em um bom radiador triplo. A diferenca de preco entre dois radiadores duplo e um radiador triplo pode ate mesmo pagar pela diferenca do preco entre os cases, alem de que FULLTOWER is FULLTOWER e voce nunca mais vai voltar para a classe do "meio".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas Beto, a diferença de um HAF 922 pra um HAF 932 é muito pouca...

Tipo, se for olhar as especificações, o HAF 932 é só um pouco mais alto.

De qualquer maneira, eu pensei em pegar o Cosmos S, mas desisti, pois não dá pra instalar o radiador duplo na parte de trás sem falzer algum modding (o que eu não pretendo fazer, podendo chegar a no máx. pintar o interior do case de preto).

Não é possível colocar o radiador alinhado com o fan traseiro no HAF 932, bem como no Cosmos S (como falado acima), porque os furos não ficam exatamente em cima do exaustor traseiro, como no HAF 922.

Então, voltei com a ideia do HAF 922, aproveitando pra economizar no que der.

Specs: HAF 932 > (W) 243 x (H) 560 x (D) 564 mm

HAF 922 > (W) 253 x (H) 502 x (D) 563 mm

Se você vier com uma solução pra colocar o radiador atrás, com o radbox, de modo que ele fique em pé, sem modding, eu fico com o 932 ou até mesmo o Cosmos S... ^_^

PS: esperando pelo seu projeto e resultados.

Ah, não seria Biohazard? Ou o Bioharzard foi intencional?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Foi errror de dirgitarcao :lol:

Bem a solucao com o Radbox 'e perfeitamente viavel e acredito que seria a solucao mais pratica ja que nao necessita de modificacao alguma no case.

Mas me veio uma ideia talvez interessante, caso voce for montar o kit peca por peca e esquecer o kit da Swiftech voce poderia usar os novos radiadores Swiftech MCR220 - QP Stack, voce pode colocar dois juntos com fans no meio, ou seja, ficaria mais ou menos assim:

Um radiador no lado de fora em cima do gabinete, os fans e o outro radiador na parte de dentro, voce teria que fazer apenas 'e furar dois orificios para a passagem dos conectores entre os radiadores, como a HAF 922 ja tem um aspecto "bruto" ficaria mais ainda.

Segue um link com fotos dos radiadores montados e preco, valeu.

http://www.aquatuning.co.uk/product_info.php/info/p6854_Swiftech-MCR220---QP-Stack-240mm-Radiator.html

Detalhe eu acho que eles nao sao compatives com o radiador que vem no kit mas uma adaptacao pode ser perfeitamente possivel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, acho que não me expressei direito, ou meu post ficou confuso.

O HAF 922 possui a saída dos tubos em cima do exaustor traseiro. Assim:

7.jpg?2021882499

Ou seja, dá pra posicionar o radiador (com radbox) atrás do exaustor, de modo que o exaustor "ajude" os fans do radiador.

Mas no Cosmos S, e no HAF 932, os tubos não ficam diretamente acima do exaustor. Assim:

finishedrear.jpg&usg=AFQjCNEuEG7xqy-fPGCnR4zWw1qIqD45BQ

e assim:

8.jpg?224287553

Então, eu não sei se dá pra instalar direito o radiador sem dobrar os tubos, ou ter que furar o gabinete.

Provavelmente dá pra fazer isso no Cosmos, mas no HAF 932, os furos ficam muito longe...

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

observei que o meu reservatório de 1.5lts estava baixando o nivel de fluído muito rápido, quando me dei conta a bomba da pollar está vasando.

se alguém perguntar dessa bomba pollar sai fora que é fria.

8k em um pc e fui querer economizar na bomba, tenho que levar taca mesmo pra aprender.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

observei que o meu reservatório de 1.5lts estava baixando o nivel de fluído muito rápido, quando me dei conta a bomba da pollar está vasando.

se alguém perguntar dessa bomba pollar sai fora que é fria.

8k em um pc e fui querer economizar na bomba, tenho que levar taca mesmo pra aprender.

Que pena essa bomba hein?

Apesar de ser uma boa iniciativa, "ainda é nacional"... (_(

JMala, você que tem um Cosmos S, e conhece a área de watercooling, poderia me dizer se é possível fixar um radbox da Swiftech na traseira do gabinete, sem ter que fazer modding?

Eu achei algumas imagens de pessoas que fixaram o radbox no Cosmos, mas não deu pra ver se modificaram alguma coisa:

Picture.jpg

DSCN0728.jpg

Parece que nessa última, o cara está usando esses radiadores que podem ser presos um no outro, como você falou Beto.

Link para o tópico do Overclock.net: Cosmos 1000 - Watercooled.

Apesar do gabinete dele não ser um Cosmos S, é um Cosmos 1000, e parece ser idêntico, pelo menos na parte de trás, onde há os furos e o exaustor. Então, acho que vou poder pegar o COSMOS S!!! :D

Nesse caso, dá pra pegar um rad triplo, e um duplo. A pergunta é: a bomba aguenta?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o gabinete cosmos tem duas saidas de mangueiras na traseira, acredito que dara para fixar sim.

observando um detalhe, devido a bomba que deu problema, instalei novamente o cooler original do i7 até chegar a outra bomba da Shif.

realmente o water detona, eu não tinha comparado e agora deu.

Jogando em 1980x1080 com todos os filtros ligados o processador bate em 31 com o water.

com o cooler original levei um susto, passou de 60.

Agora até animei pra meter water na vga, que jogando ta dando 78.

alguém comprou o bloco full para hd5870? como ficou as temp? onde comprou?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A bomba é a Swiftech MCP655, que vem como o kit.

Mas eu esqueci dos conectores com ângulos de 90º e 45º.

eu vou ver se dá pra conectar tudo, incluindo radiador, sem essas conexões de ângulo, mas se não der, eu uso.

JMala, eu não comprei ainda, mas eu pretendo comprar esse block aqui: Swiftech Komodo-5800.

Ele funciona tanto pra HD5870 quanto pra HD5850. Então, se precisar depois, deve ser mais fácil de vender. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!