Ir ao conteúdo

Receber (-VCC) em I/O do PIC?

Digão AMD

Posts recomendados

Postado

Olá meus amigos,

Gostaria da resposta dos sabedores do assunto, em como ou melhor, qual é o comportamento do PIC ao receber uma tensão negativa (ex:-5VCC) em algum pino I/O configurado como entrada?:confused:

- Ele irá interpretar como nível lógico baixo?:confused:

- É possível fazer isso (receber uma tensão negativa) sem "destruir" o PIC?:confused:

- E por último, seria possível essa tensão ser mais Negativa ainda (ex: -9VCC, -12VCC, etc) ou eu teria que usar mão de divisores de tensão (resistores) para deixar essa tensão negativa em "nivel TTL ao contrario" (hihihi), como por exemplo os -5VCC no MAX?:wacko::confused:

Desculpem pela quantidade de perguntas, mas honestamente eu não entendo e também não sei como funcionaria um circuito usando PIC na pratica e este recebendo nos I/O niveis de tensão negativa!:(

Agradeço muito de ante-mão aos prestadores de ajuda comunitária!:D

Grande Abraço,

R.Costa.

Postado

Vi o datasheet do PIC16F84, a menor tensão na entrada não pode ser menor que VSS ou seja GND.

O sinal varia entre -VCC e GND? Você pode usar um photoacoplador (catodo do led no terra e -VCC no anodo) ou um transistor PNP com coletor a massa e o -VCC na base.

Acredito que tenha diodos de proteção internamente no PIC limitando a tensão de entrada entre VCC e VSS.

Postado

Caríssimos Amigos,

Jorge, eu honestamente de princípio penso como você! Mas eu resolvi perguntar justamente por isso, porque não tenho CERTEZA!:( Parece que eu já ouvi falar que se eu colocar tensão negativa no PIC ele pode queimar ou sei lá o que mais...então continuei com a dúvida, mesmo que fosse apenas os -5VCC!:confused:

Amigo Alfredo...obrigado também por se dispor a tentar me sanar essas grandes dúvidas, mas de qualquer forma, mesmo com esse tipo de ligação que você citou sobre o fotoacoplador, como seria isso?!:confused: Pois pelo que entendi no seu comentario, eu tiraria o sinal então de onde? Pelo coletor do transistor interno ao fotoacoplador?

Por exemplo, voce disse:

Você pode usar um photoacoplador (catodo do led no terra e -VCC no anodo)
Se eu fizer exatamente essa ligação que voce citou, a duvida é: Por onde retiro o sinal pra "avisar" ao PIC que determinada coisa aconteceu? Esse sinal se "transformaria" em um sinal positivo? E a outra coisa é: Se eu ligo o anodo do led em -VCC e o catodo em GND, o que aconteceria? O LED irá conduzir a tensão negativa via anodo pra terra?:confused:

Outra coisa:

O sinal varia entre -VCC e GND?

Na verdade eu tenho um sinal com amplitude de -10VCC, mas sei que não dá pra colocar isso na entrada do PIC, então o que eu pensei foi: se o PIC interpretar a tensão negativa como nivel baixo, otimo, eu então atraves de divisores de tensão resistivos faria esses -10VCC virarem -5VCC e pronto, teria a entrada do PIC em nivel baixo, ou seja, ele interpretaria como ZERO, mas na pratica é isso aí que esta me deixando sem saber das coisas e nao quero queimar de maneira alguma meu unico PIC.

Eita...sinceramente tem horas que meu cerébro dá uns nós meio sinistros...rss...é por isso que eu conto com a ajuda de vocês!

Pessoal, "clareia" as coisas aí pra mim por favor! De que me adianta saber programar o PIC mas ficar "capenga" das pernas quanto a projetar o hardware!?:(:huh:

Grande Abraço a todos,

R.Costa.

Postado
Na verdade eu tenho um sinal com amplitude de -10VCC, mas sei que não dá pra colocar isso na entrada do PIC, então o que eu pensei foi: se o PIC interpretar a tensão negativa como nivel baixo, otimo, eu então atraves de divisores de tensão resistivos faria esses -10VCC virarem -5VCC e pronto, teria a entrada do PIC em nivel baixo, ou seja, ele interpretaria como ZERO, mas na pratica é isso aí que esta me deixando sem saber das coisas e nao quero queimar de maneira alguma meu unico PIC.

1)-Use um transistor PNP (um BC327 por exemplo).

2)-Coloque o emissor para o potencial de +5VCC

3)-Coloque o coletor pra o GND através de um resistor (1k-4k7-10k) faça por tentativas.

4)-Ajunção do coletor do BC327 com o resistor você liga ao pino do PIC que você que fazer variar.

5)-coloque um resistor de uns 10k ou menos ligado da base do BC327 para o +5V

6)-Coloque mais um resistor de uns 10k na base do seu BC327com a outra extermidade conectada ao -10VCC.

RESULTADO:

Qundo você tiver -10vcc na entrada do resistor de 10K, teremos +5v (nivel1) no coletor do transistor e consequentemente no pino do PIC que você quer variar.

Quando você retirar os -10Vcc do resistor de 10k, o seu transistor BC327 estará cortado e portanto você terá 0V no coletor do transistor (Pino do PIC).

Postado
Caríssimos Amigos,

Jorge, eu honestamente de princípio penso como você! Mas eu resolvi perguntar justamente por isso, porque não tenho CERTEZA!:( Parece que eu já ouvi falar que se eu colocar tensão negativa no PIC ele pode queimar ou sei lá o que mais...então continuei com a dúvida, mesmo que fosse apenas os -5VCC!:confused:

Acredito que exista 2 diodos em cada entrada: o primeiro com o anodo na entrada e o catodo ao +VCC do PIC; o segundo com o catodo na entrada e o anodo ao GND. No datasheet diz que a menor tensão aceita é VSS.

Amigo Alfredo...obrigado também por se dispor a tentar me sanar essas grandes dúvidas, mas de qualquer forma, mesmo com esse tipo de ligação que você citou sobre o fotoacoplador, como seria isso?!:confused: Pois pelo que entendi no seu comentario, eu tiraria o sinal então de onde? Pelo coletor do transistor interno ao fotoacoplador?

Por exemplo, voce disse:

Se eu fizer exatamente essa ligação que voce citou, a duvida é: Por onde retiro o sinal pra "avisar" ao PIC que determinada coisa aconteceu? Esse sinal se "transformaria" em um sinal positivo? E a outra coisa é: Se eu ligo o anodo do led em -VCC e o catodo em GND, o que aconteceria? O LED irá conduzir a tensão negativa via anodo pra terra?:confused:

Peço desculpas ficou meio confusa a explicação :D

Seriam 2 opções: fotoacoplador ou transistor PNP.

Você usaria um fotoacoplador com o anodo do led ao terra e entraria esse sinal no catodo, ou seja, quando você tivesse -VCC o transistor conduziria. Bom, o transistor do fotoacoplador, ligue o emissor ao terra e o coletor a entrada do PIC, coloque um resistor de 4.7K entre o coletor e o +VCC.

No caso de usar somente o transistor PNP, ligue o sinal na base e coloque um resistor de 4.7k entre a base e o +VCC. O coletor vai ao terra, o emissor vai na entrada do PIC com um resistor entre o emissor e o +VCC, pode ser de 4.7k se preferir :)

Outra coisa:

É um sinal quadrado ou uma senóide? Você quer contar a frequência? Se é para contar você poderia ceifar o sinal com diodos.

Se você precisa medir a amplitude, use um amplificador operacional e some +vcc ao sinal, isso vai colocar a amplitude para +VCC e GND (se precisar divida o sinal para conseguir isso)

Eita...sinceramente tem horas que meu cerébro dá uns nós meio sinistros...rss...é por isso que eu conto com a ajuda de vocês!

Pessoal, "clareia" as coisas aí pra mim por favor! De que me adianta saber programar o PIC mas ficar "capenga" das pernas quanto a projetar o hardware!?:(:huh:

Grande Abraço a todos,

R.Costa.

Queimar os neurônios é a melhor coisa para um técnico ou engenheiro é o equivalente a correr de um atleta :D

Explicar melhor o que você vai fazer que a gente bola umas idéais ai ;)

Abraços.

Postado

Caro Alfredo, Obrigado pela presteza!

Na verdade eu não desejo contar, nem nada, a forma de onde desse sinal eu não sei, pois na verdade saber qual a forma de onde não foi necessário pra essa minha aplicação até hoje. O que eu tenho é um sinal contínuo mesmo, com amplitude por volta dos -10VCC como citei anteriormente. O que eu desejo é apenas fazer o PIC entender (rsss) que quando eu tenho TENSÃO NEGATIVA na entrada, então ele não faz NADA mas se esse sinal "ficar" positivo (ex: 10VCC - sei que eu teria que dividir esse sinal de 10VCC pra não "derreter" dessa vez os miolos do PIC e não os meus, rssss) aí sim ele faz o que deve ser feito! Isso tudo nao passa de um simples comando IF na programacao...mas o problema é saber como fazer o PIC entender -10VCC como nivel baixo sem precisar acrescentar "montoeira" de circuitos externos pra isso!:huh:

Muito obrigado pela sua explicação seguinte, agora ficou claro no meu entendendimento:

Seriam 2 opções: fotoacoplador ou transistor PNP.

Você usaria um fotoacoplador com o anodo do led ao terra e entraria esse sinal no catodo, ou seja, quando você tivesse -VCC o transistor conduziria. Bom, o transistor do fotoacoplador, ligue o emissor ao terra e o coletor a entrada do PIC, coloque um resistor de 4.7K entre o coletor e o +VCC.

No caso de usar somente o transistor PNP, ligue o sinal na base e coloque um resistor de 4.7k entre a base e o +VCC. O coletor vai ao terra, o emissor vai na entrada do PIC com um resistor entre o emissor e o +VCC, pode ser de 4.7k se preferir smile.gif

Baseado nessa ideia sua, eu acredito realmente que a ligação que voce disse usando o Fotoacoplador daria certo! Mas aí eu continuaria dependendo de um outro componente (CI) externo ao PIC para fazer essa tarefa de "transformar" aos "olhos do PIC" uma tensão negativa em positiva...

Quanto à utilizar o transistor PNP (ex: BC557) acredito que neste caso seja a melhor opcão levando em consideração tamanho do circuito X custo do projeto final!:rolleyes:

Então, eu acho que o problema de fazer o PIC entender a tensão negativa, de uma forma ou outra esta sanado né?! ;)

Agora, se eu retirar o sinal que eu quero que seja o de "aviso" ao PIC para fazer determinada coisa, baseado na sua solução que utilizaria o transistor PNP, eu acredito que eu não poderia retirar esse sinal ali da seção entre o RESISTOR de 4,7K e o EMISSOR do transistor PNP (que vai tudo ligado ao +VCC) caso eu precise "ATIVAR a I/O do PIC" com um nivel logico baixo né?!:confused: Isso porque se eu tirar o sinal daí eu penso que terei os "5VCC" da fonte na I/O do PIC e isso seria considerado pelo PIC obviamente como um nivel logico alto! Então eu faço o que? Uso um outro resistor entre o coletor do PNP e o GND e tiro o sinal daí desse meio...para que seja "enviado" ao PIC um nivel logico ZERO (baixo)?:confused:

Pois é...de vez em quando a coisa "atravanca"...rss. Mas como você disse meu amigo...vamos deixar os neurônios fazendo exercício! :D

Agora ficaram então "só" mais essas dúvidas!:wacko:

Deixo meu Muito Obrigado Alfredo.

Grande Abraço,

R.Costa.

Postado

Caramba!!!:lol:

Caro amigo Valdenir_Duarte, muito obrigado é apenas o que posso dizer!:D

Você e o amigo Alfredo responderam praticamente ao mesmo tempo e quando eu vi o topico só me apareceu o post do Alfredo!:confused: Então nem vi o seu, e como fui responder (e demorei tb porque estava fazendo alguns cálculos) fiquei sem saber do seu até agora!

Enfim, então neste momento VOCÊS responderam TUDO!;) Pois a dúvida que eu mandei para o Alfredo neste ultimo post eu simplesmente perguntei exatamente o que você respondeu antes de eu perguntar! (rsssssss). Cara, obrigado de coração, agora o hardware está mais nítido na minha "retina" de como ser desenvolvido!:D

Pessoal, tô contente de ver que a amizade, o respeito e a vontade de dividir conhecimento (que na verdade vocês também estão somando conhecimento com certeza) é algo NOTA 10 aqui no nosso Clube!

P.S.: (Amigo Valdenir, você realmente fez o "papel de WatchDog" agora - resetou o circuito e colocou pra rodar de novo! Apenas brincadeiras...:P)

Mais uma vez meu muito obrigado.

Grande Abraço,

Rodrigo Costa.

• Membro VIP
Postado

Você não informou se esse -10VCC tem referência em comum com o GND do seu PIC.

caso não seja comum, basta inverter a entrada, colocando o -10V em comum com o GND e a referência do -10V na entrada do PIC, com divisor de tensão, é claro.

Se não quer ter esta preocupação, basta passar o sinal de entrada por uma ponte de diodos, com os anodos comuns dos diodos ligados ao GNG do PIC.

Em ambos os casos quando tiver -10V na entrada, o PIC vai ter um sinal positivo na sua entrada, mas isso você resolve invertendo a leitura por software.

Postado

Caro soschip!

Valeu por mais essa!;)

Posso te fazer mais umas perguntas só para testar se eu consegui realmente "pescar" suas idéias? Seguinte:

Você não informou se esse -10VCC tem referência em comum com o GND do seu PIC.

Esses -10VCC não utiliza o GND mesmo do PIC não. Ele tem utiliza como referência o GND do próprio circuito onde esses -10VCC são "gerados", dessa forma então o PIC e o -10VCC possuem referencias GND separadas.

Pra te ser sincero, até o momento eu não tenho esse hardware montado, estou aqui pedindo essa grande ajuda a vocês principalmente por esta razão, pois não quero fazer besteiras bobas mas que me farao ficar "chateado". :D

Outra:

caso não seja comum, basta inverter a entrada, colocando o -10V em comum com o GND e a referência do -10V na entrada do PIC, com divisor de tensão, é claro.

Amigo soschip, se eu entendi bem você aqui quer dizer para que eu ligue no caso o (GND) desses -10VCC na entrada do PIC (por meio do divisor de tensão) e ligue o "positivo" (-10VCC) no GND?!:confused: Caso seja isso mesmo, como seria feito na prática esse divisor, seria ligado tb em +VCC da alimentação?! (Desculpa mesmo, mas me perdi aqui)

Se não quer ter esta preocupação, basta passar o sinal de entrada por uma ponte de diodos, com os anodos comuns dos diodos ligados ao GNG do PIC.

Eu acho que essa seria a "melhor" maneira (em materia de praticidade) de se fazer tudo não? O que você acha? Isso porque o comportamento exato do meu circuito, de onde esses -10VCC se originam é que o circuito fica "mandando" essa tensão de -10VCC digamos 98% das horas do dia, e os outros 2% o circuito faz mudar essa tensão, que no caso, de -10VCC se tornam em 10VCC positivos e é exatamente aí que me interessa o circuito, pois pra resumir, enquanto o circuito esta enviando -10VCC esse sinal não me interessa, mas quando ele muda a tensão enviando os 10VCC positivos, aí sim, meu circuito com o PIC precisa utilizar esse sinal de -10VCC positivos e a partir dai desempenhar qualquer coisa!!! Então o que eu pensei agora, quando vi sua dica de utilizar a ponte de diodos, pelo que entendi seria a melhor opção porque assim, enquanto o circuito origem dos -10VCC estiver enviando essa tensão negativa, essa tensão estara sendo "desviada" pra TERRA, mas quando essa tensão negativa "virar" positiva (aqueles 2% do total) aí os diodos não conduziriam e deixariam esse sinal de 10VCC positivos chegar até o I/O do PIC (e nesta parte eu uso os resistores como divisores de tensão ou na pior das hipoteses apenas um em serie ligando a entrada do PIC com esse circuito externo só pra causar uma queda de no minimo 5VCC nas "costas dele" e assim o PIC receber "5VCC" (nivel 1)!!! Estou certo?!:confused:

e pra finalizar e parar de te perturbar, lá vai:

Em ambos os casos quando tiver -10V na entrada, o PIC vai ter um sinal positivo na sua entrada, mas isso você resolve invertendo a leitura por software.

É isso aí! Então será que minha tentativa de te explicar melhor como meu circuito funciona aí no meu comentário acima procede?! E a programação (você sabe que sou apenas um aprendiz ainda nessa parte...:unsure:) eu apenas teria que fazer algo do tipo: "SE o sinal for negativo na entrada do PIC (seria logica 0) faz determinada coisa (neste caso seria pela descricao acima quando a entrada do PIC estivesse recebendo a tal tensão negativa (-10VCC) desviada para a terra por intermedio do diodo) e SE o sinal for "positivo" na entrada do PIC (quando a entrada estiver recebendo 10VCC positivos, então o diodo não conduz e manda esse sinal dividido por resistores para o PIC que entenderá como nivel 1)?! Putz...acho que falei demais e compliquei mais ainda!:mellow:

Enfim, eu só posso te agradecer assim como aos demais e dizer que a ajuda de vocês, pessoas experientes, pra mim tem Deveras importância!

Obrigado.

Grande Abraço,

Rodrigo Costa.

Postado

porque nao usa um simples transistor pnp,q faria o seguinte:Enquanto ele recebece tensão negativa ele conduziria aterrando um resistor q recebe o +5v levanto então o pino do pic ao nivel 0,porém quando a tensão inverte ai sim temos os +5v no pic porque o transistor pnp nao conduzira mais.então no seu programa você simplesmente fara assim: enquanto o pino x for =0 faz tal coisa ,porém quando for 1 faz outra coisa,q e a hora q o sinal passa a ser positivo.Capitou?

Postado

Jorgeeletronico!:D

porque nao usa um simples transistor pnp,q faria o seguinte:Enquanto ele recebece tensão negativa ele conduziria aterrando um resistor q recebe o +5v levanto então o pino do pic ao nivel 0,porém quando a tensão inverte ai sim temos os +5v no pic porque o transistor pnp nao conduzira mais.então no seu programa você simplesmente fara assim: enquanto o pino x for =0 faz tal coisa ,porém quando for 1 faz outra coisa,q e a hora q o sinal passa a ser positivo.Capitou?

PERFEITO! Solução simples e funcional! Foi isso também que entendi na dica do amigão Alfredo! Assim como a do Valdenir_Duarte!

O amigo soschip pelo que entendi da dica para utilizar diodos, se eu entendi bem, é a que seria a ligação mais SIMPLES e econômica de todas! ;)

Mas o que você acabou de citar, assim como os demais amigos, DEFINE de vez eu acredito a minha dúvida!:D

Vou aguardar somente a posição do caro soschip! Após isso nosso caro amigo e moderador BCPETRONZIO poderá se quiser, dar o tópico com Resolvido! Opz, mas ainda não Petronzio, por favor...rss

Caras, vocês são 10!

Muito obrigado de coração.

Grande Abraço,

R.Costa.

Postado

Jorgeeletronico meu amigo,

Então agora tá mais que falado!

Te agradeço por ter simulado e testado a sua dica! Como prevíamos então, tudo vai funcionar 100%!:D Obrigado meu caro.

Só fico agora aguardando a "martelada final" (hihihi) do amigo soschip! Tô ansioso pra saber o parecer dele sobre o que eu escrevi.

Mas a solução mais adequada então até agora, foi a da utilizacao do transistor PNP!

E agora que você já testou jorge, to mais seguro ainda da ideia de fazer essa ligação entre o circuito externo e o MCU PIC. ;)

Pessoal...VALEU!

Grande Abraço,

R.Costa.

• Membro VIP
Postado
Caro soschip!

Amigo soschip, se eu entendi bem você aqui quer dizer para que eu ligue no caso o (GND) desses -10VCC na entrada do PIC (por meio do divisor de tensão) e ligue o "positivo" (-10VCC) no GND?!:confused: Caso seja isso mesmo, como seria feito na prática esse divisor, seria ligado tb em +VCC da alimentação?! (Desculpa mesmo, mas me perdi aqui)

Eu acho que essa seria a "melhor" maneira (em materia de praticidade) de se fazer tudo não? O que você acha? Isso porque o comportamento exato do meu circuito, de onde esses -10VCC se originam é que o circuito fica "mandando" essa tensão de -10VCC digamos 98% das horas do dia, e os outros 2% o circuito faz mudar essa tensão, que no caso, de -10VCC se tornam em 10VCC positivos e é exatamente aí que me interessa o circuito, pois pra resumir, enquanto o circuito esta enviando -10VCC esse sinal não me interessa, mas quando ele muda a tensão enviando os 10VCC positivos, aí sim, meu circuito com o PIC precisa utilizar esse sinal de -10VCC positivos e a partir dai desempenhar qualquer coisa!!! Então o que eu pensei agora, quando vi sua dica de utilizar a ponte de diodos, pelo que entendi seria a melhor opção porque assim, enquanto o circuito origem dos -10VCC estiver enviando essa tensão negativa, essa tensão estara sendo "desviada" pra TERRA, mas quando essa tensão negativa "virar" positiva (aqueles 2% do total) aí os diodos não conduziriam e deixariam esse sinal de 10VCC positivos chegar até o I/O do PIC (e nesta parte eu uso os resistores como divisores de tensão ou na pior das hipoteses apenas um em serie ligando a entrada do PIC com esse circuito externo só pra causar uma queda de no minimo 5VCC nas "costas dele" e assim o PIC receber "5VCC" (nivel 1)!!! Estou certo?!:confused:

e pra finalizar e parar de te perturbar, lá vai:

É isso aí! Então será que minha tentativa de te explicar melhor como meu circuito funciona aí no meu comentário acima procede?! E a programação (você sabe que sou apenas um aprendiz ainda nessa parte...:unsure:) eu apenas teria que fazer algo do tipo: "SE o sinal for negativo na entrada do PIC (seria logica 0) faz determinada coisa (neste caso seria pela descricao acima quando a entrada do PIC estivesse recebendo a tal tensão negativa (-10VCC) desviada para a terra por intermedio do diodo) e SE o sinal for "positivo" na entrada do PIC (quando a entrada estiver recebendo 10VCC positivos, então o diodo não conduz e manda esse sinal dividido por resistores para o PIC que entenderá como nivel 1)?! Putz...acho que falei demais e compliquei mais ainda!:mellow:

Tá meio complicado de entender...

Mas vamos ver se entende o que vou dizer agora:

Suponhamos que o seu sinal tem amplitude de -10V em relação ao GND do circuito que gera o sinal... então o GND desse dispositivo em certo momento tem uma DDP de 10V positiva em relação a esses -10V...certo.

Se ligar esses -10V ao GND do PIC, o GND do dispositivo de entrada logo vai ser 10V maior que o GND do PIC.

Um simples diodo zener de 4V7 ou 5V1 da entrada do PIC ao GND do PIC resolve, mas com resistor em série para limitar a corrente.

Mesmo que esse sinal fosse ora +10V e ora -10V (ALTERNADA) em relação ao GND, basta o zener com o resistor.

Neste caso quando a entrada for negativa, o zener fica diretamente polarizado, jogando essa tensão para o GND. Quando a entrada for positiva, o zener corta o excesso de tensão, jogando-o para GND(circuito ceifador). Não esqueça do resistor.

Em ambos os casos, se a entrada não for analógica, não é aconselhável usar uma onda senoidal na entrada, pois o PIC (ou outro CI digital) só interpreta 0 e 1.

veja a ilustração;

post-163362-13884951003125_thumb.gif

Postado

Caso QUASE Encerrado!!!:D

Caro soschip, entendi legal agora! E depois da sua explicação e a imagem do esqueminha (muito obrigado, ajudou 100% a visualização mental...rs) fico com a solução numero 2! Isso porque o sinal que tenho na entrada do PIC não é alternado (SENOIDE), a unica coisa é que ele passa 98% do tempo como um sinal continuo de amplitude (-10VCC) e os outros 2% esse mesmo sinal vira positivo (10VCC) e como eu disse antes, é aí que meu programa tem que fazer determinada tarefa (a base do programa é esse pulso positivo que chega). Então, pelo seu desenho acredito que o circuito 2 é o melhor pro meu caso ao invés de jogar os -10VCC no GND do PIC.

Agora pra finalizar legal, será que eu poderia "aproveitar" essa tensão negativa (-10VCC) que estará a maior parte do tempo "escoando" pelo zener diretamente polarizado pra por exemplo ligar um LED e resistor em serie com o zener e GND? Acho que sim né...assim eu teria também uma forma "visual - LED" para saber que a tensão ali na entrada do PIC ainda esta NEGATIVA e quando o LED apagar, sei que chegou o pulso mais esperado de tensão positiva (10VCC) correto?!;)

Cara, obrigado pela grande disposição em ajudar! Isso me faz toda a diferença!

Obrigado à todos.

Abração,

Rodrigo Costa.

• Membro VIP
Postado

Basta colocar o LED antes do resistor de 1K, mas com outro resistor em série só com ele.

O anodo deve ficar no GND e o Katodo no sinal pulsante. Assim o LED só acenderá quando a entrada for negativa.

Postado

Yes!

Agora sim, caso ENCERRADO!!!:):D

Obrigado por confirmar minha teoria amigo soschip! Informações muito preciosas pra mim e que servirão com certeza pra sempre!

Caro Bcpetronzio, vai que é sua! (brincadeiras a parte...rs)

Mas por mim, todas as minhas dúvidas foram sanadas! Agradeço de coração à vocês meus amigos! Valeu!;)

Grande Abraço,

Rodrigo Costa.

• Membro VIP
Postado

Caro amigo bcpetronzio.

Pode adicionar este complemento ao tópico referido, por favor, já que o mesmo já está fechado.

Receber (-VCC) em I/O do PIC?

Este é só para informar para o amigo digam AMD que a corrente alternada não é necessariamente senoidal. Ela pode ser triangular, quadrada (quando os dois semiciclos são iguais em tempo) e retangular (quando os tempos são diferentes, como neste caso).

Para ser alternada, basta que o sentido da corrente (ou a polaridade da tensão) fique alternando entre + e -.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!