Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado
GTA IV roda lisinho lisinho no máximo. A única coisa que não dá pra por no máximo é a distância de visão, porque 1GB de memória não é suficiente.

Mas tipo, sei lá o que significa distância máxima, eu jogo e vejo o horizonte bem longe, o único lugar que dá pra perceber que o fundo não fica muito detalhado é quando você sobe com o helicóptero e poderia ver a cidade toda.

Simplesmente muito fera, o GTA IV e a HD4890. :D

Aqui também é assim. Todas as configurações no máximo, somente a bendita distância de visão que não passa do meio que aquela marcação de quantidade de memória da VGA usada ultrapassa os 1GB da HD 4890.

Já li não sei aonde um tutorial para "enganar" esse indicação do jogo, que, em tese, não reconheceria a velocidade da memória DDR5 da HD 4890, que daria sim conta da distância de visão no último mesmo com a engine do jogo dizendo que não. Mas os gráficos ficam excelentes e acho que essa distância de visão nem faria muita diferença.

O único problema é que aqui às vezes dá uns slowdowns de 45 para 25fps. Não sei se o jogo está carregando o cenário à frente ou sei lá o que acontece, mas nada que atrapalhe a jogabilidade.

[]s!

Postado
[...] O único problema é que aqui às vezes dá uns slowdowns de 45 para 25fps. Não sei se o jogo está carregando o cenário à frente ou sei lá o que acontece, mas nada que atrapalhe a jogabilidade.

[]s!

Viw grande, onde você ve a marcação dos FPS ??

Postado

GTA IV é um lixo mal programado. não dá nem pra considerar ele como parâmetro.

Graficamente falando, eu estimo que a 4890 seria capaz de rodar pelo menos 2 GTAs IV ao mesmo tempo, se isso fosse possível.

Postado
GuidoEx, eu uso o Fraps, programinha pequenino que mede fps, tira SS e grava vídeos de jogos. O Fraps é muito mais simples que o ATT e tem tudo o que eu realmente uso (embora não tenha opções de overclock como o ATT, só fps, SS e vídeo mesmo).

Tem nesse link aqui: http://www.baixaki.com.br/download/fraps.htm

[]s!

valeu fera, vou fazer bom uso do programinha aqui.

GTA IV é um lixo mal programado. não dá nem pra considerar ele como parâmetro.

Graficamente falando, eu estimo que a 4890 seria capaz de rodar pelo menos 2 GTAs IV ao mesmo tempo, se isso fosse possível.

Lixo mal programado eu chutaria que seja o Crysis, e é assim de propósito, afinal, se todo mundo otimizasse ao máximo quem faris CrossFire e SLI? Eis a questão de porque o logo de produtores de VGAs aparecem antes do carregamento dos jogos.

• Membro VIP
Postado

Mas garanto que muito mais gente troca de PC pra jogar GTA do que pra jogar Crysis.

Jogo de tiro tem aos montes, muitos tem gráficos bons pra caramba, agora, GTA é GTA.

--

http://www.techpowerup.com/100798/PowerColor_Announces_PCS_HD_4890_2_GB_Graphics_Accelerator.html

4890 com 2 GiB, cooler diferente e com overclock.

Queria ver um teste em CF, resolução super alta e AA 8X..

Postado
Mas garanto que muito mais gente troca de PC pra jogar GTA do que pra jogar Crysis.

Jogo de tiro tem aos montes, muitos tem gráficos bons pra caramba, agora, GTA é GTA.

Isso é verdade. E jogar GTA IV no PC é muito melhor do que em um console, pela sensível diferença na qualidade dos gráficos e pelo próprio teclado e mouse, que são muito melhores para jogar GTA do que os controles dos consoles.

http://www.techpowerup.com/100798/PowerColor_Announces_PCS_HD_4890_2_GB_Graphics_Accelerator.html

E vocês repararam qual o jogo que usaram para mostrar a vantagem de se ter 2GB ao invés de 1GB né?! :D

8c.jpg

O duro é que essa placa com certeza vai ser bem mais cara que a padrão...

[]s!

Postado
Lixo mal programado eu chutaria que seja o Crysis, e é assim de propósito, afinal, se todo mundo otimizasse ao máximo quem faris CrossFire e SLI? Eis a questão de porque o logo de produtores de VGAs aparecem antes do carregamento dos jogos.

não me entenda mal. Eu adoro GTA e detesto o Crysis. Só falei em termos de programação mesmo. Mas eu não acho o Crysis tão mal programado. não existe nada que chegue sequer próximo a ele em termos de gráficos e física. E o jogo roda muito bem (com qualidade superior a de qualquer outro jogo no máximo) numa 8800GT.

A julgar pela forma que ele roda (rodava...) com a 4850, eu tenho certeza de que a 4890 vai empurrar ele no máximo e filtros com folga. Eu já rodava no máximo sem filtros com a 4850...

É um jogo que fica aqui. Sempre que eu quero testar uma placa de vídeo eu jogo ele, hehe.

Postado
não me entenda mal. Eu adoro GTA e detesto o Crysis. Só falei em termos de programação mesmo. Mas eu não acho o Crysis tão mal programado. não existe nada que chegue sequer próximo a ele em termos de gráficos e física. E o jogo roda muito bem (com qualidade superior a de qualquer outro jogo no máximo) numa 8800GT.

A julgar pela forma que ele roda (rodava...) com a 4850, eu tenho certeza de que a 4890 vai empurrar ele no máximo e filtros com folga. Eu já rodava no máximo sem filtros com a 4850...

É um jogo que fica aqui. Sempre que eu quero testar uma placa de vídeo eu jogo ele, hehe.

Realmente não dá pra comparar os gráficos de Crysis com GTA IV, que apesar de ter um ótimo visual não chega aos pés daquele. O que pesa no GTA IV, acho, é o jogo como um todo - não há nenhum load de um ponto a outro da cidade, sendo que o jogo deve ficar constantemente carregando gráficos para serem mostrados na tela...

Viu Danelon, sentiu muita diferença da HD 4850 para a HD 4890? :D

[]s!

Postado

--

Eita...

A 4870 Vapor-x, de 2 giga (não a 4870x2) não é melhor que a 4890 standard. Sera que essa 4890 de 2 giga vai encostar na 4870x2 em termos de performance?? Sei não, acho que vai chegar perto, e menos quente e gastando menos energia :rolleyes:

Postado

Eu vi uma sapphire Vapor-x 2gb, foi amor a primeira vista, mas esse cooler dela que é diferente muda muito do cooler padrão? To pensando um pega um monitor lcd 23 full hd sera que essa 4890 vapor-x 2gb vai da conta do recado? vlwww

Postado

Tava vendo essa 4890 por 780,00 +ou-..

Também a 4870 por 620,00;

E a 4850 por 400 (IceQ 4)

Pra mim que não tenho nenhuma dessas, to rendendo..

Pensei em futuro Crossfire da 4850, mas minha placa mãe nem faz crossfire, ai num dá!! (choore, rs)

O que vocês acham, 4890 ta valendo mais pra mim ?

Postado
Eita...

A 4870 Vapor-x, de 2 giga (não a 4870x2) não é melhor que a 4890 standard. Sera que essa 4890 de 2 giga vai encostar na 4870x2 em termos de performance?? Sei não, acho que vai chegar perto, e menos quente e gastando menos energia :rolleyes:

Grande, aumentar a quantidade de memória da HD4890 não vai aumentar o desempenho, apenas vai aumentar a quantidade disponível de memória. Aliás, para gerenciar 2GB de memória, a tendência é que a placa se "esforce mais", o que é questionável.

Fazendo analogia com caminhão de areia, pense em um caminha que suporta 10ton de areia.. Ele vai até o ponto de entrega em tanto tempo gastando tanto diesel. Dobre a quantidade de areia e mantenha o mesmo caminhão. Opa, ele vai levar o dobro de areia, e vai chegar no destino. Mas eis a pergunta que fica: Como, em quanto tempo, em que condições?

E outra, pra encher 1GB de vídeo precisa caprichar um pouco, tirando GTAIV e testes não sei se outro game (em modos full, sem exageiros tipo Crysis) usam tudo isso.

Pensei em futuro Crossfire da 4850, mas minha placa mãe nem faz crossfire, ai num dá!! (choore, rs)

É fera, se seus PCs são esses da assinatura, acho que vale a pena trocar o micro, não? Deixa a VGA pra depois, investe em uma boa mobo, processador e memória. Mantenha sua VGA, junte uma grana e compre uma VGA legal.

Eu não faria Crossfire de 4850. Pra que usar 2 slots e mais energia se você pode comprar uma HD4890 pelo mesmo preço e ter um desempenho semelhante?

Postado

sinceramente!? eu já penso diferente do guidoex quanto ao pc... penso que poderia só aumentar o processador do pc2, que já estaria de bom tamanho...

já quanto ao CF se estiver querendo fzr mesmo, aí você deveria trocar a mobo e processador...e quanto ao CF você pode colocar uma 4850 e depois a outra pode ser até mesmo uma 4850-4870-4890...

Postado
Grande, aumentar a quantidade de memória da HD4890 não vai aumentar o desempenho, apenas vai aumentar a quantidade disponível de memória. Aliás, para gerenciar 2GB de memória, a tendência é que a placa se "esforce mais", o que é questionável.

Fazendo analogia com caminhão de areia, pense em um caminha que suporta 10ton de areia.. Ele vai até o ponto de entrega em tanto tempo gastando tanto diesel. Dobre a quantidade de areia e mantenha o mesmo caminhão. Opa, ele vai levar o dobro de areia, e vai chegar no destino. Mas eis a pergunta que fica: Como, em quanto tempo, em que condições?

E outra, pra encher 1GB de vídeo precisa caprichar um pouco, tirando GTAIV e testes não sei se outro game (em modos full, sem exageiros tipo Crysis) usam tudo isso.

Tens toda razão, me entusiasmei tanto com a placa que escrevi sem pensar. Eu ia até apagar, pois me caiu a ficha e vi que não fazia muito sentido, mas acabei deixando. Foi mal. Mas valeu pelo seu comentário, muita gente acha que uma placa de memória maior vai ser melhor e ponto. []'s

Postado

Dae galera, surgiu uma oportunidade para mim trocar de VGA sem gastar nada, arrumei um comprador para minha Sapphire 4870 1GB Silent, com o mesmo valor pego uma 4890 1GB, mas com cooler padrão, vou tentar Sapphire mas se não tiver so me resta XFX, sei que a 4890 é melhor que a 4870 e que também faz bem mais over, mas estou preocupado com o aquecimento, não gosto de VGA quente dentro do gabinete pois esquenta todo o PC, também não sou fan de deixar o cooler em rotação maior que 60%.

Para quem tem 4890, XFX, Sapphire ou outras marcas com cooler referencia como fica a temperatura dela idle e full?

Rotação do cooler vou ajustar na bios para ir subindo junto com a temperatura, aqui fiz isso com minha 4870 em idle fica 35% com temp na faixa de 38-40ºC em full vai subindo até 60% com temp na faixa de 55-60ºC e não passa disso, uso ela com clock em 780/3800, quero deixar a 4890 com 900/3900 que deve ser tranquilo para ela.

Postado

GuidoEx,

Veio, quando você falar pra mudar tudo, quase chorei !! :unsure:

Minhas peças foram indicações do pessoal daqui do forum.. (e foi a pouco tempo)

O Processador é frakin (melhor doque o que eu tinhas antes), mais eu comprei na intenção de mudar depois!! E olha que eu infelizmente paguei 400 mangos na M3A78-EM!!

marockosu,

Valeu ae, a intenção é essa mesmo..

Nem é que eu tenha intenção de CF.. é que a 4850 ta a metade do preço da 4890, como não tenho certeza se vou pegar pegar a 4890, queria saber se era mais vantajoso pegar a 4890 por esse preço, ou pegar a 4850 e depois fazer um cf !

Postado
Dae galera, surgiu uma oportunidade para mim trocar de VGA sem gastar nada, arrumei um comprador para minha Sapphire 4870 1GB Silent, com o mesmo valor pego uma 4890 1GB, mas com cooler padrão, vou tentar Sapphire mas se não tiver so me resta XFX, sei que a 4890 é melhor que a 4870 e que também faz bem mais over, mas estou preocupado com o aquecimento, não gosto de VGA quente dentro do gabinete pois esquenta todo o PC, também não sou fan de deixar o cooler em rotação maior que 60%.

Para quem tem 4890, XFX, Sapphire ou outras marcas com cooler referencia como fica a temperatura dela idle e full?

Rotação do cooler vou ajustar na bios para ir subindo junto com a temperatura, aqui fiz isso com minha 4870 em idle fica 35% com temp na faixa de 38-40ºC em full vai subindo até 60% com temp na faixa de 55-60ºC e não passa disso, uso ela com clock em 780/3800, quero deixar a 4890 com 900/3900 que deve ser tranquilo para ela.

Vou falar sobre a XFX com o cooler padrão, porque é a que eu tenho. Então, o meu modelo vem com pequeno over de fábrica (875MHz ao invés de 850MHz padrão) e as temps ficam em média de 40 a 50º C em idle e 60 a 70º C em load. Pelo que vi, essas temperaturas são completamente normais para HD 4890, que opera um pouco mais "quente" que a HD 4870 mesmo. Já fiz over para 900MHz na GPU e 1000MHz nas memórias e as temperaturas ficaram estáveis no mesmo patamar do clock padrão.

O cooler é bastante "audível" quando em load, mas como você tem uma HD 4870 deve estar acostumado, pois ambas produzem praticamente o mesmo ruído. Em idle o cooler é bem silencioso.

Se possível, tente comprar uma Sapphire com cooler personalizado, tipo Vapor-X ou Toxic. Mas mesmo assim acredito que as temperaturas não vão cair muito, pelo fato da própria placa operar em clocks e temps mais altos.

E quanto a temperatura interna do gabinete, aqui o NB e o SB sempre ficam em 30 a 40ºC. O processador também não sai dessa faixa. Então acredito que a HD 4890, mesmo em load, não influa muito na temperatura dos outros componentes do PC.

[]s!

O Processador é frakin (melhor doque o que eu tinhas antes), mais eu comprei na intenção de mudar depois!! E olha que eu infelizmente paguei 400 mangos na M3A78-EM!!

Então, seu processador não é ruim, mas ele vai dar gargalo com a HD 4890. Se não quiser trocar de processador, compre uma HD 4850 que também é uma ótima placa. Se quiser comprar uma HD 4890, troque o processador por um Phenom II, por exemplo, que ficará perfeito. Precisa ver se sua fonte aguenta também.

Valeu ae, a intenção é essa mesmo..

Nem é que eu tenha intenção de CF.. é que a 4850 ta a metade do preço da 4890, como não tenho certeza se vou pegar pegar a 4890, queria saber se era mais vantajoso pegar a 4890 por esse preço, ou pegar a 4850 e depois fazer um cf !

Com relação ao CF, não compensa porque você teria de investir numa placa-mãe com suporte ao CF (sendo certo que nenhuma placa-mãe que suporte CF é barata :D). Caso queira dar um bom upgrade no PC, compre uma HD 4890 e troque o processador, como já falei acima. Se você for fazer CF de HD 4850, terá de comprar duas HD 4850, outro processador, outra placa-mãe e ainda, provavelmente, trocar de fonte, já que duas HD 4850 consomem e esquentam mais que apenas uma HD 4890.

[]s!

Postado
Tens toda razão, me entusiasmei tanto com a placa que escrevi sem pensar. Eu ia até apagar, pois me caiu a ficha e vi que não fazia muito sentido, mas acabei deixando. Foi mal. Mas valeu pelo seu comentário, muita gente acha que uma placa de memória maior vai ser melhor e ponto. []'s

Fórum é pra isso fera, sem problemas!!

GuidoEx,

Eu exagerei fera, deveria ter lido um pouco mais sobre seu PC.

Eu acho que um Phenon II ai, como o amigo ai de cima falou, pode dar um UP interessante no seu PC. Como já foi citado, só colocar a placa de vídeo não vai resolver muito seu problema, mas um processador tipo um Phenon II X4 já começa a fazer um barulho bom.

Qual sua fonte?

Postado
Vou falar sobre a XFX com o cooler padrão, porque é a que eu tenho. Então, o meu modelo vem com pequeno over de fábrica (875MHz ao invés de 850MHz padrão) e as temps ficam em média de 40 a 50º C em idle e 60 a 70º C em load. Pelo que vi, essas temperaturas são completamente normais para HD 4890, que opera um pouco mais "quente" que a HD 4870 mesmo. Já fiz over para 900MHz na GPU e 1000MHz nas memórias e as temperaturas ficaram estáveis no mesmo patamar do clock padrão.

O cooler é bastante "audível" quando em load, mas como você tem uma HD 4870 deve estar acostumado, pois ambas produzem praticamente o mesmo ruído. Em idle o cooler é bem silencioso.

Se possível, tente comprar uma Sapphire com cooler personalizado, tipo Vapor-X ou Toxic. Mas mesmo assim acredito que as temperaturas não vão cair muito, pelo fato da própria placa operar em clocks e temps mais altos.

E quanto a temperatura interna do gabinete, aqui o NB e o SB sempre ficam em 30 a 40ºC. O processador também não sai dessa faixa. Então acredito que a HD 4890, mesmo em load, não influa muito na temperatura dos outros componentes do PC.

[]s!

[]s!

Minha 4870 usa cooler da Toxic, por isso é mais fria e mais silenciosa, por isso também minha duvida quanto a 4890 com cooler padrão. Mas pelo que andei vendo acho que ela não é quente não, acho que é até mais fria que a 4870 com cooler normal também.

Postado

Cara, acho que a temperatura em idle e em load também podem ser influenciadas um pouco pelo local onde você more. Aqui por exemplo é sempre muito quente. É verão o ano todo. Em idle aqui minha xfx fica em 54/55ºc com 30% do fan speed. Com certeza se aumentar o fan speed pra 35% a temperatura cai pra menos de 50ºc(idle). Já em load, depende muito mesmo. Depende da atividade da placa, depende de quanto você quer deixar o fan speed. Eu ainda não testei aqui com um aplicativo que exiga um pouco mais da placa. Terminei de baixar Prototype ontem, vou instalar aqui pra ver como ficam as temperaturas jogando e quanto de fan speed vou usar. Outra coisa, essa parada de a temperatura da placa de vídeo influenciar na temperatura da cpu deve ser bem relativa. Tipo, se seu gabinete for bem ventilado, deve influenciar quase nada, mas caso contrario, influencia mais na temperatura dos outros componentes é claro.

Postado
Cara, acho que a temperatura em idle e em load também podem ser influenciadas um pouco pelo local onde você more. Aqui por exemplo é sempre muito quente. É verão o ano todo. Em idle aqui minha xfx fica em 54/55ºc com 30% do fan speed. Com certeza se aumentar o fan speed pra 35% a temperatura cai pra menos de 50ºc(idle). Já em load, depende muito mesmo. Depende da atividade da placa, depende de quanto você quer deixar o fan speed. Eu ainda não testei aqui com um aplicativo que exiga um pouco mais da placa. Terminei de baixar Prototype ontem, vou instalar aqui pra ver como ficam as temperaturas jogando e quanto de fan speed vou usar. Outra coisa, essa parada de a temperatura da placa de vídeo influenciar na temperatura da cpu deve ser bem relativa. Tipo, se seu gabinete for bem ventilado, deve influenciar quase nada, mas caso contrario, influencia mais na temperatura dos outros componentes é claro.

Legal, to sabendo que o clima e o gabinete influenciam e muito na temperatura.

De qualquer forma vou ter opção de pegar Sapphire também, por R$ 20,00 a mais, e acho que vou nela, nada contra XFX, ja tive varias XFX e nunca tive problemas, mas acho que para ATI Sapphire sempre foi referencia, caso não tenha outra opção pego a XFX sem problemas, garanto que é otima placa.

Postado

É arriscado overclockar essa placa que tem 850MHz para 1GHz somente com um Bom gabinete ventilado(CM-690 c/ 7 Fans) e a placa refrigerada pelo proprio cooler dela com a rotação controlada automaticamente ou em 100%?

• Membro VIP
Postado
É arriscado overclockar essa placa que tem 850MHz para 1GHz somente com um Bom gabinete ventilado(CM-690 c/ 7 Fans) e a placa refrigerada pelo proprio cooler dela com a rotação controlada automaticamente ou em 100%?

Sempre teu seus prós e contras, mas 1 GHz não foram todos que conseguiram.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...