Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Exaustor ou ventilador


arpanetc

Posts recomendados

æ galera!!!  essa é a primeira vez q posto uma mensagem aqui...

estava querendo saber o q é melhor:

o cooler "soprar"(ventilador)  no processador ou ele "sugar o vento"(exaustor).

 tenho uma placa-mãe pcchips 810s71C (dessas q vem com processador e cooler onboard) reparei q o cooler dela funciona como um ventilador. (a temp tá entre 50º e 55º).

como eu faria pra inverter o sentido de rotação?? será q se eu inverter a polaridade do cooler ele vai rodar ao contrario ou vai queimar?? será q se eu colocá-lo como exaustor a temp vaii diminuir??  

aguardo respostas. valeu galera!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se voce inverter os polos dos fios pode crer, vai queimar... quanto a outra questao, vi opnioes contraditorias. se o ventilador assopra, teoricamente ele tem mais volume de ar se chocando diretamente contra o dissipador de ar cujo fluxo sera bem dirigido. No modo exatuao, o fluxo e irregular exigindo um sistema de canalizacao do ar sulgado (por isso alguns coolers tem uma capa revestindo parte de seu dissipador) mas considerando a pressao sobre o dissipador, vai haver uma reducao a mesma sobre a superficie pois esta se aspirando o ar presente, e reducao da pressao atmosferica (embora pequena) provoca um aumento da absocao calorica (gas sendo comprimido libera calor, sendo rarefeito absorve calor). o quanto isto influencia somente um fisico ou quimico talvez pudesse dizer, tem algum presente ai??? d-:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só resfria se o ventilador estiver bemmmm em cima do cooler.

 Neste caso, gabinetes com furos nas laterais com duto levando e direcionando ar diretamente para o Cooler.

 TEm relatos aqui mesmo de gente que conseguiu uma melhora surpreendente assim.

 O lance de jogar o ar de fora direto no Coole funciona melhor que jogar ar pra dentro do gabinete, pois até chegar no cooler o ar já sofreu acréscimos de temperatura de CD's, HD's e componentes.

 Ábraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 anos depois...
  • Membro VIP

victorbochilof, deu uma dessenterrada no tópico federal hein...

inverter os polos nao tem problema algum!

só vai inverter a rotaçao do cooler!

já fiz isto aqui na minha maquina!

e fiko de boa!

O fluxo de ar se dá de dentro para fora na direção do adesivo na fan então basta o rapaz orientar da maneira que for conveniente, como exaustor ou ventilador, apenas virando a fan.

Os motores das fans não trabalham igual um motor DC, por isso essa inversão não é possível.

Inverter a polaridade da fan fará com que ela pare de funcionar completamente. A maioria das fans, pelo menos as de qualidade, possuem um pequeno PCB com um diodo. Ele é o principal responsável por não permitir essa "inversão" de polaridade.

Além disso seria necessário substituir os transistores com o inverso equivalente, de NPN para PNP.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!