Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Avaliação de temperaturas - Tópico Fixo!!


Posts recomendados

Dúvida:

Eu instalei o meu A70 sobre a CPU, mas acho que fiz isso na posição errada: deixei os fans voltados pras laterais, e não pra cima e pra baixo. Um dos fans está voltado pro fan do gabinete. Será que isso pode tirar a eficiência de refrigeração tanto do gabinete quando do processador? Eu posso deixar o cooler nessa posição ou tenho que inverter? E teria que trocar a pasta térmica ao fazer tal troca de posição? Que tipo de pano seria adequado pra limpar o processador?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

CMTE_FAVERO, bom suas temperaturas realmente estão altas, hm, isso é um problema comum nos i5 e i7, em q a intel subdimenciona o cooler desdes....

você tem duas opações para isso, você pode faze um undervolt, q seia um processo contrario ao overclock, quero dizer, visa reduzir a tensão, consequentemente a temperatura, ou então gastando cerca de R$50, na compra de um cooler para o seu pocessador, estou meio por fora do mercado, mas tem o tx3 q é bom, o buffalo, dentre varios outros...

o undevolt nem sempre soluciona o problema por completo, mas ja queba um galho...

rpompeus, primeiramente você deve fazer os testes, o cooler da amd, são bons, eles aceleram a rotação confome a temperatura, podendo chegar até 7000 de rpm, (eu ja vi se não não iria acreditar), recomendo você fazer os testes antes de fazer a compra de outro... q talvez nem seja necessario, a pasta pode deixar a que vem de fabrica, não a necessidade de passar outra, apesar q melhora a performance...

Diego Hwoarang, hm deixo ver se entendi o cooler esta posicionado sobre o processador, e como ele possui dois cooler você deixou um você deixou jogando ar no a70, e outro puxando, certo? e eles estão jogando ar para a lateral do gabinete, digo a traseira, onde se conecta monitor, mouse teclado e tal... certo?, se for isso mesmo, esta certo..

quais sao as suas temperaturas?

para limpar o processador eu uso papel higienico mesmo, para tirar o exesso de pasta, depois disso passe uma flanela com alcool comum mesmo, para evitar de ficar restos de pasta, a tenha cuidado n recomendo encostar na parte q tem os contatos do processador...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Bom pessoal, terminei de montar o meu PC e tomei um baita susto com a temperatura do processador. Sempre, logo após de montar um PC, faço um teste de estabilidade do Aida 64 para ver se está tudo correto. Pois bem... a screen shot mostra o problema [...]

O cooler box da intel costuma ser fraco para os i7, mas acho que não era pra esquentar tanto assim. Pode ser que o cooler esteja mal encaixado, acontece muito, as vezes uma das presilhas fica mal encaixada e o cooler não encosta totalmente no processador, causando altas temperaturas. Caso queira, procure um tutorial para instalação desses coolers e reinstale-o (muita gente não sabe, instala meio que na sorte mesmo, mas quando tira e coloca de novo esquece de puxar e travar a presilha, verifica isso).

Olá a todos!

Montei uma máquina com a seguinte configuração:

- MOBO Gigabyte GA-990FXA-UD3

- Phenom II X6 1100T Black Edition

- 16GB Kingstom 1333

- MSI AMD Radeon 6790 1Gb DDR5

- Fonte Corsair TX650

- Gabinete TT V3

Esse gabinete já vem com uma ventoinha de 120 na parte de trás, coloquei mais duas de 120, uma no topo como exaustor e uma na frente como ventilador, ambas da akasa de 1400 RPMs e 18dB. Era pra ser uma máquina silenciosa mas ela é muito barulhenta.

Instalei o AIDA64 para verificar e a máquina em Idle, só com o explorer ligado, está marcando 56º no processador e 44º em cada núcleo. Descobri que a tempuratura máxima deste meu processador é de 62º, por isso fiquei com receio de fazer mais testes.

O que vocês recomendam? Estou usando o cooler box e não passei pasta térmica, pois ele já vem melecado. Passo mais pasta? Compro um cooler melhor? qual tem um óm custo benefício?

Atenciosamente,

Roberto Pompeu

Pode fazer o teste sem problemas, um tempinho que ficar acima de 62°C não vai dar nenhum problema, aqui quando testo overclock, deixo horas testando com o processador a quase 80°C. Pra saber se seu cooler está dando conta, tem que testar por umas meia hora no aida64 (marque as caixinhas Stress CPU e Stress FPU). A maquina pode estar barulhenta porque o cooler estaria numa rotação muito alta, ou uma das ventoinhas pode estar fazendo mais que esses 18db indicados (pare uma a uma no dedo, inclusive a do processador, e veja). Caso precise mesmo trocar o cooler, o TX3 está por volta de 50 reais e dá conta do recado, mas tome cuidado, olhe o n° de série dele, o "GP" é o bom, o "G1" é ruim.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado WMoreira!

fiquei receoso em fazer o teste no aida, mas parei as ventoinhas no dedo e realmente o barulho é da ventoinha do cooler do cpu.

Comprei um TX3 como você indicou e uma pasta térmica da akasa "não sei o que 450 com prata e o escambau".

Devo instalar hoje de noite e testar, aí posto os resultados.

Obrigado e abraços,

Roberto Pompeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

MatheusLPS

O prime 95 ta acusando erro com menos de 1 minuto como pude ver nas imagens de 4.3ghz, e quando ele acha erro, o teste para mesmo. Mas as temperaturas estão ótimas, 56°c é bem pouco pra um over desse.

Quanto ao over, sei pouco sobre os AMD, mas erro no prime geralmente é falta de vcore, porém, 1.55 me parece muito alto, no site da amd diz que o limite é 1.40, não acho que vai rolar aumentar nao hein.

Falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal

meu computador esta esquntando de mais!

nem consegui usar o Prime porque ele trava. :(

Mais vou postar usando o stress do everest mesmo.

Configurações:

Tipo de processador QuadCore Intel Core 2 Quad Q9400, 2.6 GHz

Nome da Placa Mãe Asus P5QPL-AM

Memória 2GB Kingston DDR2 667

Fonte 550 Watts reais Blue Case

Coolers Original do Processador e o da fonte

Hd Western Digital 160GB

Idle

http://imageshack.us/photo/my-images/696/idletemperatura.jpg/

full

http://imageshack.us/photo/my-images/12/fulltemperatura.jpg/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Pessoal

meu computador esta esquntando de mais!

nem consegui usar o Prime porque ele trava. :(

Mais vou postar usando o stress do everest mesmo.

Configurações:

Tipo de processador QuadCore Intel Core 2 Quad Q9400, 2.6 GHz

Nome da Placa Mãe Asus P5QPL-AM

Memória 2GB Kingston DDR2 667

Fonte 550 Watts reais Blue Case

Coolers Original do Processador e o da fonte

Hd Western Digital 160GB

Idle

http://imageshack.us/photo/my-images/696/idletemperatura.jpg/

full

http://imageshack.us/photo/my-images/12/fulltemperatura.jpg/

Quase certeza que o cooler do processador está solto. Tira ele e põe de novo. Como o cooler é o padrão, é bom procurar saber como instalar, pois muita gente se confunde e acaba instalando o cooler com as presilhas "abertas".

Fernam

Tem o Freezer Pro 13: http://www.megamamute.com.br/prod/348805/1129/0/cooler-para-processador-freezer-pro-13-arctic.aspx

O Corsair A50: http://www.megamamute.com.br/prod/349147/1129/0/cooler-para-processador-air-series-cafa50-corsair.aspx

Todos recomendados por esse site, e o A50 em especial tá muito barato, recomendo ele!

Tem também o Hyper 212 Plus, que apesar de nao ter sido recomendado, é otimo e nao perde quase nada pra esses de cima, e tá muito barato também: http://www.megamamute.com.br/prod/344684/1129/0/cooler-p-processador-hyper-212-plus-cooler-master.aspx

Todos são bem melhores que o cooler box.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quase certeza que o cooler do processador está solto. Tira ele e põe de novo. Como o cooler é o padrão, é bom procurar saber como instalar, pois muita gente se confunde e acaba instalando o cooler com as presilhas "abertas".

Fernam

Tem o Freezer Pro 13: http://www.megamamute.com.br/prod/348805/1129/0/cooler-para-processador-freezer-pro-13-arctic.aspx

O Corsair A50: http://www.megamamute.com.br/prod/349147/1129/0/cooler-para-processador-air-series-cafa50-corsair.aspx

Todos recomendados por esse site, e o A50 em especial tá muito barato, recomendo ele!

Tem também o Hyper 212 Plus, que apesar de nao ter sido recomendado, é otimo e nao perde quase nada pra esses de cima, e tá muito barato também: http://www.megamamute.com.br/prod/344684/1129/0/cooler-p-processador-hyper-212-plus-cooler-master.aspx

Todos são bem melhores que o cooler box.

Quando vi que ele estava esquentando ja verifiquei retirei troquei pasta termica e recoloquei tomando cuidado.

como o gabinete é original de uma configuração bem inferior, vou trocar de gabinete com mais coolers, tambem estava vendo o cooler Master v8 é bom tem um cara que me vende por R$150 ta na me dia né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Quando vi que ele estava esquentando ja verifiquei retirei troquei pasta termica e recoloquei tomando cuidado.

como o gabinete é original de uma configuração bem inferior, vou trocar de gabinete com mais coolers, tambem estava vendo o cooler Master v8 é bom tem um cara que me vende por R$150 ta na me dia né?

O V8 tambem é bom e por 150 ta otimo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só pra dar um feedback do meu caso.

Estava usando o cooler box do meu 1100T BE e estava marcando 56º no processador e 44º em cada núcleo em idle.

Instalei um TX3 conforme me foi indicado pelo usuário WMoreira e agora, em idle, está marcando 45º no processador e 34º em cada núcleo !

Obrigado a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só pra dar um feedback do meu caso.

Estava usando o cooler box do meu 1100T BE e estava marcando 56º no processador e 44º em cada núcleo em idle.

Instalei um TX3 conforme me foi indicado pelo usuário WMoreira e agora, em idle, está marcando 45º no processador e 34º em cada núcleo !

Obrigado a todos.

Que bom que abaixou eu ja encomendei o meu v8 espero ter bom resultados tb, porque meu pc nossa nada roda por mais de 15 min sem da lag...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então Pessoal, o meu v8 que tanto esperei fui na loja o cara me disse que nao encontrou e tal procurei em outras lojas apenas uma tinha o v8 porém quando cheguei lá estava no sistema mais nao estava no estoque -.-'.

comprei um Cooler Master Hyper Tx3, porque ja vi o teste efetuado aqui no site e diz que relação custo\beneficio é bom, paguei barato + - R$70,00.

Verifiquei a Temperatura e baixou 30 Cº fica em torno de 70 Cº utilizando o pc no maximo e nao passava disso, fiquei muito satisfeito com o resultado.

obrigado pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá galera, enfrento esse problemas há mais de um ano e meio.

Tenho uma GA-M61PME-S2 (F4) da Giga, com um X2 5200+ 2,7Ghz (13,5 x 200) Brisbane 65nm e uma memo de 2Gb-800Mhz. Há um problema porque ta esquentando muito...em idle da uma média 50~60°C, mas se abro uma aplicação mais pesada, vai pra 100+ chegando a resetar quando atinge por volta de 120°C. Colocando o dedo no dissipador eu sinto esquentar bastante, não sei dizer se é tudo isso. O dissipador do chipset esquenta muito no dedômetro também.

Para conseguir usar o pc (ainda mais em época de calor), reduzi o clock para 2Ghz (10x), desativei um núcleo da CPU de cada processo com a ajuda de um programa, e deixo a tampa lateral aberta. Isso para conseguir as temperaturas que já citei, mas se abro um jogo ou aplicação em flash, por exemplo, tenho que ficar pausando até ele esfriar.

Já troquei o composto que vem no cooler do BOX por uma pasta térmica e atualizei a BIOS de F2 para F4 - uma antes da beta - e não tive sucesso. O cooler fica em 3000 RPM.

Este tópico fala sobre a mesma mobo que a minha, e dizem que pode sera rede elétrica. Será? Não tentei trocar a fonte, será que influencia?

Qualquer dica, sugestão ou mais informações é só falar. Desde já fico grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

idle

http://imageshack.us/photo/my-images/23/idet.png

full

http://imageshack.us/photo/my-images/707/fullu.png

jogando

http://imageshack.us/photo/my-images/543/jogandov.png

Tipo de processador DualCore Intel Core i3-540, 3066 MHz (23 x 133)

Nome da Placa Mãe Asus P7H55-M BR

DIMM1: Kingston 99U5471-002.A01LF 2 GB DDR3-1333 DDR3 SDRAM (8-8-8-22 @ 609 MHz) (7-7-7-20 @ 533 MHz) (6-6-6-17 @ 457 MHz)

DIMM2: Kingston 99U5471-001.A01LF 2 GB DDR3-1333 DDR3 SDRAM (8-8-8-22 @ 609 MHz) (7-7-7-20 @ 533 MHz) (6-6-6-17 @ 457 MHz)

Adaptador gráfico NVIDIA GeForce GTS 450 (1024 MB)

fonte 500 W reais

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu Netbook chega a pegar 93C ... quando ligo a placa de video .

Queria saber se é normal isso e se esquentar de mais ele se desliga ou se queima algo antes, e se me recomendam algum cooler daqueles de notebook.

Conf : i7 2.4Ghz / Nvidia 335M / 4GB de Ram Dell / placa-mãe Alienware M11xR2

Obrigada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos,Tenho um computadora a qui core i3 e ele esta chegando a 90 graus,absurdo pois nos programas chegam a 90 graus,e fica baixando e voltando,mas como pode,se fosse verdade o pc reiniciava direto. a pasta termina esta ok.

Comprei 1 cooler e coloquei mas ainda continua.

Seria algum erro na BIOS ou POST? pois nos 2 programas que testei apresentam isto....

Seria alguma imcompatibilidade de fonte???

Obrigado aguardo respostas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Olá galera, enfrento esse problemas há mais de um ano e meio.

Tenho uma GA-M61PME-S2 (F4) da Giga, com um X2 5200+ 2,7Ghz (13,5 x 200)...

Pra chegar a 120°C esse cooler deve estar mal encaixado ou com algum defeito. Testa outro cooler aí!

Boas temperaturas, mano!

Meu Netbook chega a pegar 93C ... quando ligo a placa de video .

Queria saber se é normal isso e se esquentar de mais ele se desliga ou se queima algo antes, e se me recomendam algum cooler daqueles de notebook.

Conf : i7 2.4Ghz / Nvidia 335M / 4GB de Ram Dell / placa-mãe Alienware M11xR2

Obrigada

Não entendi direito esse "quando liga a placa de video", mas de qualquer forma tá muito alto esses 93°C, seja para o processador ou placa de vídeo. Geralmente a máquina desliga quando atinge uma certa temperatura, no caso de net/notebooks costuma ser por volta de 100°C, mas a partir de uns 70 - 75°C a vida útil das peças fica prejudicada. Seria bom sim um cooler de notebook pra ver se diminui essa temperatura absurda aí.

Amigos,Tenho um computadora a qui core i3 e ele esta chegando a 90 graus,absurdo pois nos programas chegam a 90 graus,e fica baixando e voltando,mas como pode,se fosse verdade o pc reiniciava direto. a pasta termina esta ok.

Comprei 1 cooler e coloquei mas ainda continua.

Seria algum erro na BIOS ou POST? pois nos 2 programas que testei apresentam isto....

Seria alguma imcompatibilidade de fonte???

Obrigado aguardo respostas.

Cada processador tem uma temperatura limite na qual ele desliga automaticamente. Já verificou a temperatura na BIOS? Verificou se a instalação do cooler está certa? Cada uma das quatro presilhas tem que fazer um estalo ao instalar o cooler. A fonte só teria a ver no caso se o cooler dela estivesse ruim e não houvesse nenhum cooler extra no gabinete puxando ar pra fora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Config PC -

Corei5 2500k 3,3Ghz

Asus GTX 570 Overclocked Edition

Asus P8P67 Pro

8GB Ram DDR3 Corsair Vengeance

Fonte Corsair 850w HX

Gabinete Cooler Master Elite 430

Fans gabinete - 1 120mm traseiro e 1 140mm frontal - Ambos Aerocool Shark

Temperatura ambiente aproximadamente 25º.

* CPU

- Programa usado para o teste - Prime95 versão 26.6 Build 3

- Tipo de Teste - Blend

- Duração - 40min

- Programa usado para o monitoramento - Aida64 Extreme Edition Full e Asus Probe

- IDLE - 38 - 40º

- Full - Processador - 50º

- Full - CPU Package - 69º

Obs: Durante um jogo a CPU não passa de 58º.

* GPU -

- Programa usado para o teste FurMark 1.9.0

- Config do programa - 1920 x 1080 , Full Screen , 8x MSAA, Dynamic Camera

- Duração - 10min

- Pograma usado para o monitoramento - Aida64 Extreme e Nvidia

- IDLE - 37º

- Full - 61º

E ai o que acham, precisa melhorar,esta ótimo,esta seguro... ???

Aproveitando é normal o núcleo 3 estar sempre bem mais quente que os outros,coisa de 5º ou mais ???

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A temperatura do i5 está um pouco alta, mas só é conseguida com esses programas de estresse. Nunca no dia a dia, o processador será tão exigido a ponto de chegar a 69°C. Como você mesmo disse, nos jogos chega a 58°. Está tranquilo, mano! Quanto ao núcleo 3 mostrar temperatura maior, saiba que a medição de temperatura de núcleos costuma ser imprecisa e eu geralmente a desconsidero. O importante mesmo é a temperatura do processador, que nos sandy bridge parece ser indicada pelo CPU Package.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Eu Queria Saber Se Minha maquina esta meio doida quando abro jogos como cs cally of duty ele desliga pode ser a temperatura

segue as imagens abaixo

http://imageshack.us/photo/my-images/684/68317498.png/

Seu processador tá FERVENDO!!!

Veja se a ventoinha do processador está rodando. Veja também se o cooler não está mal encaixado na placa mãe.

O gabinete tambem pode estar mal ventilado, mas isso não causaria uma temperatura tão alta assim, é certeza que o cooler do processador tá ruim!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!