Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Avaliação de temperaturas - Tópico Fixo!!


Posts recomendados

printvf.png&via=mupload&newlp=1#Configuração:

Placa-Mãe: Asus M2N-MX SE Plus

Processador: AMD Athlon 64 X2 6000+

Memória: 4Gb DDR2 (Kingston)

HD: Seagate ST3320313AS

Fonte: Corsair 400W

O Gabinete é muito, muito ruim. Está aberto dos 2 lados, pois as laterais não possuem aberturas, espaços pra ventilação.

Coolers são somente os da fonte e do processador, sendo esse o que veio junto com o processador mesmo.

mcvpsn.jpg

25p03v7.jpg

Moro no Rio e aqui em casa é muito, muito quente. No verão, PC só funciona com gabinete aberto e ventilador em cima. Mas de uns 15 dias pra cá, começou a esquentar muito, mesmo com o ventilador em cima. Hoje, chegou a bater 70ºC, só com 2 abas aqui do Fórum abertas.

Portanto, peço desesperadamente auxílio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Pessoal,

Montei há três semanas um pc com as configurações conforme coloquei em minha assinatura.

No começo percebi que o processador estava esquentando antes mesmo de finalizar as configurações da BIOS, 2 minutos após ligar o computador o processador chegava a 85 graus. Então descobri que tinha encaixado o cooler (box) na posição errada. Após colocar uma pasta térmica melhor que a de fábrica e encaixar o cooler na posição correta ele parou de esquentar e então consegui instalar o windows e trabalhar com o windows, mas quando fui jogar MafiaII, com 3 minutos de jogo voltou aos 85 graus.

Então resolvi comprar o watercooler H60 da cosair, o que estabilizou a temperatura entre 38 e 43 graus em idle, conforme figura abaixo:

- http://img14.imageshack.us/img14/4724/tempidlel.jpg

Fiz o teste de stress do processador e da memória no software Intel Extreme Tuning Utility:

- http://img841.imageshack.us/img841/7967/tempstress.jpg

- http://img843.imageshack.us/img843/9550/tempstressmemoria.jpg

Como se pode observar nos dois testes as temperaturas ficaram boas, mas após 30 minutos de jogo(MafiaII) a coisa da fica diferente:

- http://img90.imageshack.us/img90/9706/tempjogando.jpg

A temperatura do processador fica estável, mas a placa de vídeo já chegou a 69 graus e a Northbridge já chegou a 75 graus. Tenho de me preocupar com isso? A northbridge opera normalmente em 60-64 graus.

Vi a saga do colega Armbo (http://forum.clubedohardware.com.br/esta-quente/888794?p=4789829) para resfriar seu pc, mas em relação à ventilação do meu gabinete acredito que está ok, segue foto interna do gabinete:

- http://img696.imageshack.us/img696/4524/gabineteint01.jpg

- http://img163.imageshack.us/img163/3093/gabineteint02.jpg

Está certo que aqui em Brasília está muito quente e seco, o clima pode influenciar assim nas temperaturas? Há alguma maneira de resfriação mais eficiente da northbridge?

O fato de a northbridge esquentar tanto assim pode danificar de alguma forma o computador?

Algumas Obs.: A Bios está no default, tudo auto. Observei também que a tensão do processador oscila de vez enquando e quando isso acontece a temperatura aumenta.

Desde já agradeço a atenção!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Olá Pessoal,

Montei há três semanas um pc com as configurações conforme coloquei em minha assinatura.

No começo percebi que o processador estava esquentando antes mesmo de finalizar as configurações da BIOS, 2 minutos após ligar o computador o processador chegava a 85 graus. Então descobri que tinha encaixado o cooler (box) na posição errada. Após colocar uma pasta térmica melhor que a de fábrica e encaixar o cooler na posição correta ele parou de esquentar e então consegui instalar o windows e trabalhar com o windows, mas quando fui jogar MafiaII, com 3 minutos de jogo voltou aos 85 graus.

Então resolvi comprar o watercooler H60 da cosair, o que estabilizou a temperatura entre 38 e 43 graus em idle, conforme figura abaixo:

- http://img14.imageshack.us/img14/4724/tempidlel.jpg

Fiz o teste de stress do processador e da memória no software Intel Extreme Tuning Utility:

- http://img841.imageshack.us/img841/7967/tempstress.jpg

- http://img843.imageshack.us/img843/9550/tempstressmemoria.jpg

Como se pode observar nos dois testes as temperaturas ficaram boas, mas após 30 minutos de jogo(MafiaII) a coisa da fica diferente:

- http://img90.imageshack.us/img90/9706/tempjogando.jpg

A temperatura do processador fica estável, mas a placa de vídeo já chegou a 69 graus e a Northbridge já chegou a 75 graus. Tenho de me preocupar com isso? A northbridge opera normalmente em 60-64 graus.

Vi a saga do colega Armbo (http://forum.clubedohardware.com.br/esta-quente/888794?p=4789829) para resfriar seu pc, mas em relação à ventilação do meu gabinete acredito que está ok, segue foto interna do gabinete:

- http://img696.imageshack.us/img696/4524/gabineteint01.jpg

- http://img163.imageshack.us/img163/3093/gabineteint02.jpg

Está certo que aqui em Brasília está muito quente e seco, o clima pode influenciar assim nas temperaturas? Há alguma maneira de resfriação mais eficiente da northbridge?

O fato de a northbridge esquentar tanto assim pode danificar de alguma forma o computador?

Algumas Obs.: A Bios está no default, tudo auto. Observei também que a tensão do processador oscila de vez enquando e quando isso acontece a temperatura aumenta.

Desde já agradeço a atenção!

O northbridge está muito quente, aqui eu estava com esse problema e resolvi colocando uma pequena ventoinha de 4x4 cm em cima (e ainda liguei na rotação baixa). O chipset pode queimar se esquentar demais e aí você perde a placa mãe.

O clima influencia bastante a temperatura do PC, pois os componentes sempre ficam alguns (ou muitos) graus acima da temperatura ambiente.

A oscilação da tensão no processador é normal e é devido a tecnologia de economia de energia. Quando o proc. estiver ocioso, a velocidade e a tensão do processador diminuem, e quando roda um jogo ou algo mais pesado, a tensão e a frequencia sobem para o padrão.

Sua placa de vídeo está normal, até 80°C está ótimo (por incrível que pareça).

O gabinete está um show, mas você poderia colocar um fan na parte traseira do gabinete, puxando ar pra fora. Assim, o fluxo de ar passa por cima do processador e até mesmo do chipset, ajudando.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O northbridge está muito quente, aqui eu estava com esse problema e resolvi colocando uma pequena ventoinha de 4x4 cm em cima (e ainda liguei na rotação baixa). O chipset pode queimar se esquentar demais e aí você perde a placa mãe.

O clima influencia bastante a temperatura do PC, pois os componentes sempre ficam alguns (ou muitos) graus acima da temperatura ambiente.

A oscilação da tensão no processador é normal e é devido a tecnologia de economia de energia. Quando o proc. estiver ocioso, a velocidade e a tensão do processador diminuem, e quando roda um jogo ou algo mais pesado, a tensão e a frequencia sobem para o padrão.

Sua placa de vídeo está normal, até 80°C está ótimo (por incrível que pareça).

O gabinete está um show, mas você poderia colocar um fan na parte traseira do gabinete, puxando ar pra fora. Assim, o fluxo de ar passa por cima do processador e até mesmo do chipset, ajudando.

Abraço.

Obrigado pelas dicas...

Em relação a parte traseira, já tem um fan que veio junto ao watercooler H60 que está jogando o ar quente do "radiador" para fora, é porque ficou escondidinho. Além dele tem mais dois fans (um de 14x14 e um de 12X12 na parte superior, e um de 12x12 na tampa lateral, que também fazem o papel de exaustor. O de 12X12 que fica na parte da frente e o que fica embaixo, ao lado da fonte, estão jogando o ar para dentro.

Em relação ao cooler, você usou só a ventoinha ou usou um dissipador também?

Agora não sei se existe um cooler específico para essa placam, pois não sei se você percebeu a northbrigde tem só um buraco para fixar parafuso, pelo menos nunca vi um cooler que prenda só com um parafuso. (imagem anexa da placa mãe)

Se alguém souber me fala, por favor.

post-916770-13884960577405_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Obrigado pelas dicas...

Em relação a parte traseira, já tem um fan que veio junto ao watercooler H60 que está jogando o ar quente do "radiador" para fora, é porque ficou escondidinho. Além dele tem mais dois fans (um de 14x14 e um de 12X12 na parte superior, e um de 12x12 na tampa lateral, que também fazem o papel de exaustor. O de 12X12 que fica na parte da frente e o que fica embaixo, ao lado da fonte, estão jogando o ar para dentro.

Em relação ao cooler, você usou só a ventoinha ou usou um dissipador também?

Agora não sei se existe um cooler específico para essa placam, pois não sei se você percebeu a northbrigde tem só um buraco para fixar parafuso, pelo menos nunca vi um cooler que prenda só com um parafuso. (imagem anexa da placa mãe)

Se alguém souber me fala, por favor.

O fan da tampa lateral está como exaustor? Se tiver abaixo da placa de vídeo, acho que tá errado, teria que soprar pra dentro, pois o ar frio deve entrar embaixo e, ao esquentar, subir e sair mais em cima. Faça um teste aí invertendo esse fan para ver se melhora.

No meu chipset, só usei a ventoinha, e prendi com 1 parafuso só, e nem tem buraco no dissipador não, parafusei entre duas aletas do dissipador mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Pessoal da uma olhada aqui nessas temperaturas pra mim:

O processador é o da minha ssinatura o cooler também,estou estando um over nele,que o pessoal me ajudou na seção de over!!!

Só uma pergunta:

Quanto tempo devo deixar no OCCT?

temperaturay.jpg

Se for só esses 50°C que eu vi aí, está maravilhoso! É isso mesmo? voce tem o mesmo cooler que eu, suponho que aí na sua cidade deve estar bem frio, nao é?

Pra saber se o overclock está estável, dizem que é bom deixar umas 8 horas testando. Os entusiastas deixam 24h, mas isso é pra quem quer ajustar o over nos mínimos detalhes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se for só esses 50°C que eu vi aí, está maravilhoso! É isso mesmo? voce tem o mesmo cooler que eu, suponho que aí na sua cidade deve estar bem frio, nao é?

Pra saber se o overclock está estável, dizem que é bom deixar umas 8 horas testando. Os entusiastas deixam 24h, mas isso é pra quem quer ajustar o over nos mínimos detalhes.

Sim Moreira é essa a temperatura,aqui está por volta de 25º..

É que eu estava meio desanimado com o hyper tx3,então resolvi dar uma olhada na base dele,e percebi que ela não era 100% lisa,então peguei uma lixinha daquelas bem fininhas(lixa d'agua)e dei uma boa polida na base dele,e vou e contar deu um resultado melhor que o esperado,e olha que eu uso uma implastec de 6 conto...

Em idle ele fica 33º..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Sim Moreira é essa a temperatura,aqui está por volta de 25º..

É que eu estava meio desanimado com o hyper tx3,então resolvi dar uma olhada na base dele,e percebi que ela não era 100% lisa,então peguei uma lixinha daquelas bem fininhas(lixa d'agua)e dei uma boa polida na base dele,e vou e contar deu um resultado melhor que o esperado,e olha que eu uso uma implastec de 6 conto...

Em idle ele fica 33º..

Caramba mano, vou lixar o meu tambem hehehe! Aqui em divi ta fazendo mais de 30° de tarde e o processador vai lá em 62 em full, e uso a pasta cinza que veio com o TX3.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caramba mano, vou lixar o meu tambem hehehe! Aqui em divi ta fazendo mais de 30° de tarde e o processador vai lá em 62 em full, e uso a pasta cinza que veio com o TX3.

Pode lixar que não vai se arrepender,antes tinha que passar um pouco mais de pasta pra poder entrar nas frestas das aletas..

Eu também usava a que veio muito boa por sinal,mas acabou.

É que sou meio chato com esse negócio de limpeza e impo tudo cada 40~45 dias..

Ahh! Eu também coloquei uma segunda fan no cooler..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Pode lixar que não vai se arrepender,antes tinha que passar um pouco mais de pasta pra poder entrar nas frestas das aletas..

Eu também usava a que veio muito boa por sinal,mas acabou.

É que sou meio chato com esse negócio de limpeza e impo tudo cada 40~45 dias..

Ahh! Eu também coloquei uma segunda fan no cooler..

Hum, sabe qual o numero certo da lixa? Tem que ser bem fina ne? Aqui eu tava usando 2 fans mas não aguentava o barulho do fan original dele e botei só um zalman zm-f2 blue led com redutor de velocidade p/ 1600rpm (sem o redutor fica uma turbina de 2800rpm mas diminui 5 graus). ainda assim, resfria muito mais que o cooler chinês de 10 reais que eu usava antes rsrs. vou ver quantos graus diminui com o lixamento hehe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hum, sabe qual o numero certo da lixa? Tem que ser bem fina ne? Aqui eu tava usando 2 fans mas não aguentava o barulho do fan original dele e botei só um zalman zm-f2 blue led com redutor de velocidade p/ 1600rpm (sem o redutor fica uma turbina de 2800rpm mas diminui 5 graus). ainda assim, resfria muito mais que o cooler chinês de 10 reais que eu usava antes rsrs. vou ver quantos graus diminui com o lixamento hehe.

Lixa numero 600..

O fan original não faz barulho se configurar ele certinho na Bios..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Lixa numero 600..

O fan original não faz barulho se configurar ele certinho na Bios..

Minha placa mãe não tem a configuração certinha do fan na bios. É só a vel. maxima ou regular de acordo com a temperatura :mad: Nem se apertar Ctrl F1 pra desbloquear as opções avançadas não aparece nada la...

Mas valeu aí!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, Boa Tarde!

Tenho um notebook ACER Aspire 5738-6536, é um ótimo note, segue as config.

http://support.acer.com/acerpanam/notebook/2009/acer/aspire/Aspire5738G/Aspire5738Gsp2.shtml

O meu é o modelo com:

VGA: ATI Mobility Radeon™ HD 4570 (512 MB of dedicated DDR3 VRAM)

Processador: Intel® Core™2 Duo Processor T6600 (2M Cache, 2.20 GHz, 800 MHz FSB)

Memória: 4 GB of DDR3 1066 MHz

HD: 500 GB

Acho que é o que mais interessa na parte de config.

Bom, eu uso o note exclusivamente para jogos, e a temp do processador me assusta as vezes, chegando a 80° fácil dependendo do jogo.

Atualmente estou jogando Mass Effect 2, as config gráficas estão no max, excluindo AA que esta no 0x, o desempenho em relação a fps dos jogos não é abalada, indicando que o jogo "roda", mesmo com gráficos no max não sinto lag durante as partidas, apenas nos cenários em que tenho uma vista panorâmica ai sinto uma pequena lentidão.

Já tive problemas com a temperatura durante os jogos, Cabal Online(esse é um jogo relativamente leve e rodo com gráficos no minimo pra fica sempre com fps de 60 fincado, ele roda fácil no minimo ate mesmo numa GF6200 256MB) , Fallout 3 e New Vegas, Dragon Age Origins/II, Warhammer 40k Dawn of War II/Chaos Rising/Retribuition e Space Marine, sendo todos eles com config gráfica auto estipulada pelo jogo.

A temp normalmente durante o uso é de 50°, ouvindo música ou assistindo vídeos, durante o jogo sobe para 68~75, chegando a picos de 80°, com medo de algo mais sério eu limitei a temp critica na bios para desligar com 80, assim antes desliga do que chega a 90+ sem eu percebe e frita de vez.

O note esta sobre daquelas plataformas de madeira que usa na cozinha pra por panelas, que é toda xadrez, e fornece uma altura melhor pra ventilação.

Alguém tem alguma sugestão do que eu posso fazer para diminuir essa temp exorbitante? não quero gasta agora, to montando um Desktop novo com meu chefe que me deu um bom desconto, por isso vou passar o note pra um amigo que vai usa-lo para trabalho e esta ciente do problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pessoal meu computador com core 2 quad q8200 sem mexer em nada ta ficando com 56ºC. E quando coloco algum jogo com dragon age origins ele vai pra 80 a 85ºC. Isso ta normal ? pode estragar ? o que devo fazer ?

aqui o link da imagem com o print do everest:

http://img690.imageshack.us/img690/6741/semttuloafd.png

obrigado desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

ninjamatheus, voce pode comprar um desses coolers de notebook: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-202387539-base-suporte-mesa-p-notebook-usb-c3-coolers-manhattan-_JM mas para ter certeza que vai resolver, coloque um ventilador comum 110 soprando do lado dele e confira as temperaturas jogando. Se resolver (não pode passar de 65°C) pode comprar desse produto acima.

neoreload, seu quad tá fritando, pode ser que o cooler tá mal encaixado ou muito sujo (acontece muito aparecer uma camada de poeira em cima do dissipador impedindo a ventilação). tira esse cooler, aproveita e troca a pasta térmica, coloca de novo (no manual da placa mãe geralmente fala direitinho como colocar cooler de presilha). no seu gabinete tem coolers atrás puxando ar pra fora? ou é só o da fonte mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ninjamatheus, voce pode comprar um desses coolers de notebook: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-202387539-base-suporte-mesa-p-notebook-usb-c3-coolers-manhattan-_JM mas para ter certeza que vai resolver, coloque um ventilador comum 110 soprando do lado dele e confira as temperaturas jogando. Se resolver (não pode passar de 65°C) pode comprar desse produto acima.

neoreload, seu quad tá fritando, pode ser que o cooler tá mal encaixado ou muito sujo (acontece muito aparecer uma camada de poeira em cima do dissipador impedindo a ventilação). tira esse cooler, aproveita e troca a pasta térmica, coloca de novo (no manual da placa mãe geralmente fala direitinho como colocar cooler de presilha). no seu gabinete tem coolers atrás puxando ar pra fora? ou é só o da fonte mesmo?

ele tem so um atrás alem o da fonte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só 1 é "mei pouco", mas não justifica essa temperatura altíssima. O cooler do processador com certeza está sujo ou mal encaixado ou até mesmo com defeito na ventoinha fazendo ela girar mais devagar. Verifica isso aí!

opa, rapaz eu limpei o cooler do processador, encaixei direito e ta ficando em 50 a 52ºC sem mexer, colocando o teste do everest chega a 80 a 82ºC do mesmo jeito :X. o que devo fazer agora ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!