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É justo essa a função do filtro de linha, que desastradamente tem esse nome aqui no Brasil. Fiz até um tópico sobre isso: Quando o nome ajuda (Estabilizador) - Quando o nome atrapalha (Filtro de Linha)

O único problema das proteções da APC é que, fabricadas para uso nos EUA são somente para tensões de 120 volts, não podendo ser usadas em 220 Volts aonde essa tensão for a tensão de alimentação, aqui no Brasil.

Outro problema são as tomadas e plug dos mesmos, que são no padrão NEMA, diferente do novo padrão brasileiro.

No mais são ótimas proteções..

pois é, o novo padrão Brasileiro é um saco..... o jeito é usar os adaptadores...

agradeço pela resposta, como sempre precisa.

abraço

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Olá faller, tu é o cara se tratando de energia.

Gostaria de fazer uma pergunta.

Eu uso estabilizador de 300va apos ler o topico vou aposentar ele, ai estar meu problema eu possuo um subwoffer de so ligar em 115 volts moro em brasilia onde a energia é 220v, meu monitor w2353v é bivolt e a fonte a também xfx 450w que alias comprei tem poucos dias, também precisarei de 3 tomadas uma para o monitor,fonte e estalizador pra usar o subwoffer "se não tiver outra solução", agora eu preciso de uma indicação sua precisarei um filtro de proteção, para proteger meu pc?? se sim qual, Se não Porque não???

E o subwoffer terei de deixar ele ligado no estalizador mesmo???

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Vi que a pergunta é para o Faller, mas enquanto ele não vem me permita dizer que o LG W2353V não é bivolt, é tensão universal (full range). O mesmo se aplica à fonte. Você não precisa de um filtro com proteção contra surtos para proteger seu PC porque tudo funciona bem ligado à tomada, que fornece a energia correta para tal funcionamento, mas é recomendado que utilize o protetor, porque falhas no fornecimento da energia podem ocorrer e mais vale prevenir do que remediar. Quando digo falhas não me refiro a falta de energia, que simplesmente desligaria os aparelhos, mas a surtos de tensão e outras anomalias. Já para converter tensão de 220 para 110V e vice-versa, existem os autotransformadores:

http://www.magazineluiza.com.br/linha_setores/linha_setor.asp?linha=FS&Setor=FSAT&gclid=CNyw97nksakCFRFU7Aod-mu6NA

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Olá faller, tu é o cara se tratando de energia.

Gostaria de fazer uma pergunta.

Eu uso estabilizador de 300va apos ler o topico vou aposentar ele, ai estar meu problema eu possuo um subwoffer de so ligar em 115 volts moro em brasilia onde a energia é 220v, meu monitor w2353v é bivolt e a fonte a também xfx 450w que alias comprei tem poucos dias, também precisarei de 3 tomadas uma para o monitor,fonte e estalizador pra usar o subwoffer "se não tiver outra solução", agora eu preciso de uma indicação sua precisarei um filtro de proteção, para proteger meu pc?? se sim qual, Se não Porque não???

E o subwoffer terei de deixar ele ligado no estalizador mesmo???

Eu moro em Porto Alegre, aonde a alimentação é distribuida em 127 Volts AC e daria tudo para ter a energia, fase-neutro de 220 Volts como a tens ai. Tu, ao contrário, usas estabilizador para rebaixar a tensão para 110 Volts. Dois problemas em um só..

Alimentar alguma coisa seja ao que for em 220 volts é melhor, mais econômico de maior eficiência que alimentar em 110 Volts

Usar um estabilizador para rebaixar é erro duplo, pela agressão que o mesmo passa a apresentar aos seus equipamentos..

Use tudo o que puderes em 220 volts, a tensão nativa dai e para seu sub-woofer ou usas o maldito estabilizador para não ter de gastar com o equipamento correto para isso, que seria o autotransformador.

Para aumentar o número de tomadas disponíveis e facilitar a sua vida, adote uma proteção. O mercado oferece boas proteções para 220 Volts, como por exemplo a Clone F8, por volta de R$ 30,00

Ao mesmo tempo que a mesma te oferece 8 tomadas também oferece proteção extra para surtos de tensão e oferece uma chave liga desliga para que, na falta de uso, secciones teus equipamentos de uma só vez da tomada elétrica pois grande parte dos equipamentoa modernos nem precisam estar operando para se danificarem no caso de surtos na rede elétrica, basta estar plugados a rede. Desligando na chave geral do filtro aumenta a proteção...

Para descobrir a potência que um autotransformador deveria ter para aguentar seu sub-woofer, veja sua potência demandada, na traseira do mesmo, ou o fusível de proteção dele, pois potência de abertura do fusível é igual a 110V x a corrente desse fusível.

Se eu fosse comprar um autotransformador iria em uma loja na minha cidade. Uma elétrica, uma ferragem, uma madeireira, um supermercado, um pet shop se duvidar, mas não o buscaria na internet, não se faz necessário. Isso dai é um dispositivo tão simples que tem em qualquer lugar. Mas se queres, veja ai: http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=AUTOTRAF311

Se comprares da Atera, lá tem o filtro de linha da Clone do qual te falei. Esse dai: http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=FILTRO8TNEW

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Eu moro em Porto Alegre, aonde a alimentação é distribuida em 127 Volts AC e daria tudo para ter a energia, fase-neutro de 220 Volts como a tens ai. Tu, ao contrário, usas estabilizador para rebaixar a tensão para 110 Volts. Dois problemas em um só..

Alimentar alguma coisa seja ao que for em 220 volts é melhor, mais econômico de maior eficiência que alimentar em 110 Volts

Usar um estabilizador para rebaixar é erro duplo, pela agressão que o mesmo passa a apresentar aos seus equipamentos..

Use tudo o que puderes em 220 volts, a tensão nativa dai e para seu sub-woofer ou usas o maldito estabilizador para não ter de gastar com o equipamento correto para isso, que seria o autotransformador.

Para aumentar o número de tomadas disponíveis e facilitar a sua vida, adote uma proteção. O mercado oferece boas proteções para 220 Volts, como por exemplo a Clone F8, por volta de R$ 30,00

Ao mesmo tempo que a mesma te oferece 8 tomadas também oferece proteção extra para surtos de tensão e oferece uma chave liga desliga para que, na falta de uso, secciones teus equipamentos de uma só vez da tomada elétrica pois grande parte dos equipamentoa modernos nem precisam estar operando para se danificarem no caso de surtos na rede elétrica, basta estar plugados a rede. Desligando na chave geral do filtro aumenta a proteção...

Para descobrir a potência que um autotransformador deveria ter para aguentar seu sub-woofer, veja sua potência demandada, na traseira do mesmo, ou o fusível de proteção dele, pois potência de abertura do fusível é igual a 110V x a corrente desse fusível.

Cara sabia que tu era o cara mesmo. Certo o meu subwoffer é esse aqui http://www.multilaser.com.br/produtos.php?id=5940, Qual a media de preço de um autotransformador??

- A respeito do filtro sugerido vi o clone f8 mas ele posui 8 tomadas, o que pra min é muito 4 seria o bastante, gostaria de saber se poderia comprar o f4, eles possuem as mesma especificações e o que só muda é o n° de tomadas, ou são diferentes?????

- Outra coisa, não é desconfiando de sua sugestão não mas li durante o topico que filtro de 28 reais não oferece proteção, funciona apenas como uma extensão.

OBS Para o Faller: rsrs esse filtro f8 possui a mesma segurança que aquele super estalizador seu que voce mesmo fez kkkkkkkkkk???

valeu

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Cara sabia que tu era o cara mesmo. Certo o meu subwoffer é esse aqui http://www.multilaser.com.br/produtos.php?id=5940, Qual a media de preço de um autotransformador??

- A respeito do filtro sugerido vi o clone f8 mas ele posui 8 tomadas, o que pra mim é muito 4 seria o bastante, gostaria de saber se poderia comprar o f4, eles possuem as mesma especificações e o que só muda é o n° de tomadas, ou são diferentes?????

OBS Para o Faller: rsrs esse filtro f8 possui a mesma segurança que aquele super estalizador seu que voce mesmo fez kkkkkkkkkk???

valeu

Baseado nessa análise feita em dois filtros da Clone é possível se ver a diferença enorme entre o F8 e no caso o F6. O F4 não seria diferente do F6 ou seria pior ainda.. Te mandei outro link de outro filtro mais simples ainda, da Clone, para veres que as coisas ficam cada vez pior... Vá de F8..

Filtro de linha CLONE F8 NBR 01062

Se quiseres ver mais filtros de linha analisados por dentro vá ai:

Quanto ao preço do autotransformador, te passei um link da Atera indicando um de 60 watts por R$33,00

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Baseado nessa análise feita em dois filtros da Clone é possível se ver a diferença enorme entre o F8 e no caso o F6. O F4 não seria diferente do F6 ou seria pior ainda.. Te mandei outro link de outro filtro mais simples ainda, da Clone, para veres que as coisas ficam cada vez pior... Vá de F8..

Filtro de linha CLONE F8 NBR 01062

Clone F6 visto por dentro

Clone modelo 01070

Se quiseres ver mais filtros de linha analisados por dentro vá ai: Você já viu seu filtro de linha por dentro?? Não?? Entre e veja!!

Quanto ao preço do autotransformador, te passei um link da Atera indicando um de 60 watts por R$33,00

o.O. É Realmente o f8 é bem melhor mesmo, se não tivesse comprado teria pensando que são a mesma coisa so muda o n° de tomadas, vou comprar o clone f8.

Quanto ao autotransformador eu vou procurar por aqui, se não achar compro pela net, mas quando for procurar preciso so falar pro vendedor se ele tem um autotransformador de 220w pra 110w de 60w ( vi nas especificações que a caixa consome 40w ) e a corrente, ou não precisa. Preciso oferecer outras especificações a respeito de energia quando for comprar????

Minha pergunta pode ser besta mas voce pode ter notado que não entendo nada de energia.

valeu

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Só uma pequena correção..

Autotransformador que converte de 220 Volts para 110 volts por 60 Watts..

Alguns autotransformadores tanto convertem de 220 Volts para 110 Volts quanto de 110 Volts para 220 Volts. O que muda é a ligação do mesmo. Note que seu cabo é feito de tal modo que permite alimentar o mesmo em qualquer lado. Você escolhe..

Veja ai um exemplo desses:

Autotransformadoruniversal.jpg

Se você o alimentar com 110 no lado de 110, terás 220 no lado de 220. Se o alimentares com 220 Volts no lado de 220 Volts, terás 110 no lado de 110 Volts..

Não fazer nada diferente disso dai..

Ou tens autotranformadores específicos, de 220 para 110 e outros modelos de 110 para 220 Volts. Ai são como esses daqui:

Autotransformadorfixo220para110Volts.jpg

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Só uma pequena correção..

Autotransformador que converte de 220 Volts para 110 volts por 60 Watts..

Alguns autotransformadores tanto convertem de 220 Volts para 110 Volts quanto de 110 Volts para 220 Volts. O que muda é a ligação do mesmo. Note que seu cabo é feito de tal modo que permite alimentar o mesmo em qualquer lado. Você escolhe..

Veja ai um exemplo desses:

Autotransformadoruniversal.jpg

Se você o alimentar com 110 no lado de 110, terás 220 no lado de 220. Se o alimentares com 220 Volts no lado de 220 Volts, terás 110 no lado de 110 Volts..

Não fazer nada diferente disso dai..

Ou tens autotranformadores específicos, de 220 para 110 e outros modelos de 110 para 220 Volts. Ai são como esses daqui:

Autotransformadorfixo220para110Volts.jpg

valeu. Minhas duvidas foram esclarecidas. Vou comprar esse clone f8 e o autotransformador e aposentar meu estalizador.

Qualquer duvida volto a pergunta =D.

Obrigado. Fuizz

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Minha intenção na verdade era mostrar como o Faller havia ido muito além e muito tempo antes...

Todo caso acho bom que se divulgue isso, seja la em que meio for.

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O site TecMundo fez a mesma investigação que o Faller e relata aqui nesse link: http://www.tecmundo.com.br/10658-voce-sabia-que-usar-um-estabilizador-nao-serve-para-nada-.htm?baixaki

As conclusões são basicamente as mesmas pelo que entendi, inclusive com o aval de um professor que é Doutor em eletrônica. Na verdade o Faller aprofundou muito mais aqui no forum.

Isso acontece porque, desde os idos de 1940, o Brasil sofre com a instabilidade na tensão das redes elétricas, o que pode causar problemas sérios aos aparelhos eletrônicos.

Está incorreto. Isto acontece porque televisores bem antigos, e também geladeiras do tempo da vovó, necessitavam de estabilização elétrica. Embora nos velhos tempos do regime militar a energia elétrica fosse de fato ruim no Brasil, hoje em dia é muito boa. De maneira nenhuma é verdade que "desde os idos de 1940, o Brasil sofre com a instabilidade na tensão das redes elétricas."

O equipamento é responsável pela conexão de aparelhos eletrônicos a tomadas na casa dos brasileiros há décadas, antes mesmo de existirem os computadores pessoais.

Em televisores e geladeiras dos tempos antigos sim. Ficou parcialmente incorreto isso aí ou pelo menos mal expresso.

Pode-se dizer que os estabilizadores servem para queimar no lugar dos aparelhos.

Isso se aplica aos filtros e não aos estabilizadores. Está relacionado ao uso dos varistores e não ao fusível.

Filtros de linha são um pouco melhores do que estabilizadores, mas estão bem longe de serem os verdadeiros salvadores. A grande maioria deles não corrige problemas na rede elétrica, passando o mesmo ruído recebido pela tomada para os aparelhos que estiverem conectados. Pelo menos é isso que acontece com os filtros mais baratos do mercado.

Porém não com os bons filtros. E bons filtros também são baratos, na casa dos 40 reais. Eles, os bons filtros, são, sim, os salvadores da pátria para proteção eletrônica. E muito melhores que os estabilizadores. Melhores inclusive que os nobreaks.

Qual a verdadeira salvação?

Aqui o autor, que não alcança corretamente todo o raciocínio do engenheiro e o interpreta a seu modo, cai no vício comum da supervalorização dos nobreaks. Exatamente como ocorreu com essa outra matéria:

http://www.profissionaisti.com.br/2010/04/estabilizador-nao-serve-para-proteger-equipamentos-de-ti-afirma-especialista/

O nobreak do senso comum dos brasileiros não passa de outro estabilizador com bateria. Acima do filtro - que é o que o mundo inteiro utiliza - estariam apenas os nobreaks online de dupla conversão.

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O que ocorre nos notebooks? a bateria não funciona como um nobreak online, já que a energia só carrega a bateria e o computador só usa energia da bateria?

O que dizer de alguém que liga um notebook num estabilizador? ehheheh

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Pessoal, antes de eu finalizar minha compra (Filtro de Linha Profissional Upsai FHT-1200 (1300W) - 110V - Padrão Novo), eu queria saber se há alguma problema de eu comprar este filtro com 8 tomadas, sendo que usarei apenas 3ou 4 ?? não encontrei nenhum tópico falando de outro filtro de linha Upsai com menos tomadas e que ofereça a mesma proteção que este de 8.

Alguém pode me ajudar? a reforma tá comendo solta aqui em casa e preciso urgente sanar esta dúvida!

Desde já fico muito grato.

Abraços a todos.

EDIT: também preciso de um filtro de linha com tomadas independentes (6 tomadas) para montar o painel elétrico do meu aquário, alguma recomendação? obrigado!

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Pessoal, antes de eu finalizar minha compra (Filtro de Linha Profissional Upsai FHT-1200 (1300W) - 110V - Padrão Novo), eu queria saber se há alguma problema de eu comprar este filtro com 8 tomadas, sendo que usarei apenas 3ou 4 ?? não encontrei nenhum tópico falando de outro filtro de linha Upsai com menos tomadas e que ofereça a mesma proteção que este de 8.

Alguém pode me ajudar? a reforma tá comendo solta aqui em casa e preciso urgente sanar esta dúvida!

Desde já fico muito grato.

Abraços a todos.

EDIT: também preciso de um filtro de linha com tomadas independentes (6 tomadas) para montar o painel elétrico do meu aquário, alguma recomendação? obrigado!

A Upsai tem outros filtros de linha, mais simples, inclusive que até foram testados pelo INMETRO, e levaram pau. Olha ai, aquele da marca K é da Upsai: http://www.inmetro.gov.br/consumidor/produtos/filtro_linha.pdf

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Beleza, faller, obrigado! mas, não existem outros filtros confiáveis com menos tomadas? 8 é muita coisa aqui! tanto o Clone F8 quanto este Upsai tem 8 entradas. Ah, e preciso de outro filtro com tomadas independentes para o meu aquário. Alguma indicação?

Obrigado e até mais!

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Aproveitando o embalo.

Descobri que os gringos também fabricam estabilizadores, e provavelmente para vender no mercado latino.

Chicago Digital Power

http://www.cdpups.com

Forza Power Technologies

http://www.forzaups.com/

Agora uma dúvida técnica, levando em conta que sou leigo em eletricidade:

Como sei que a corrente é 220V fase-neutro ou fase-fase?

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O neutro, por definição, é normalmente referenciado ao terra. Geralmente é derivado de um transformador com a topologia de um secundário em estrela.

Assim:

Trianguloestrela-1.jpg

Note que no secundário se encontram 3 distintas fases e um neutro geralmente referenciado, ligado ao terra..

No primário se vê ai no exemplo a ligação triângulo, diferente da topologia estrela. Na topologia triângulo (que bem poderia estar no secundário, com mais baixas tensões) não se tem neutro e sim os três fases.

Se medires a tomada com uma chave de testes, uma neon por exemplo, se a topologia for fase neutro (estrela portanto) num borne o neon se acenderá e noutro não..

Se a topologia e a distribuição de baixa tensão for fase-fase, triângulo portanto, em ambos os bornes da tomada encontrarás fase..

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O neutro, por definição, é normalmente referenciado ao terra. Geralmente é derivado de um transformador com a topologia de um secundário em estrela.

Assim:

Trianguloestrela-1.jpg

Note que no secundário se encontram 3 distintas fases e um neutro geralmente referenciado, ligado ao terra..

No primário se vê ai no exemplo a ligação triângulo, diferente da topologia estrela. Na topologia triângulo (que bem poderia estar no secundário, com mais baixas tensões) não se tem neutro e sim os três fases.

Se medires a tomada com uma chave de testes, uma neon por exemplo, se a topologia for fase neutro (estrela portanto) num borne o neon se acenderá e noutro não..

Se a topologia e a distribuição de baixa tensão for fase-fase, triângulo portanto, em ambos os bornes da tomada encontrarás fase..

Vamos ver se entendi (definitivamente eletricidade nao é o meu forte).

Se eu colocar a chave teste e em qualquer dos bornes ela "acender" é fase-fase, do contrário, se "acender" em apenas um, esse é o fase e o outro é o neutro, correto?

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Por tudo que conheço de eletricidade, sim, sua conclusão está correta..

Variações disso são instalações que fogem a regra, por uma razão ou outra não tem aterramento do neutro, anômalas no meu entendimento..

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Vou precisar de uma chave teste para ver isso. Mais uma coisa: o filtro de linha tem que ser para 220V correto? Mesmo sendo fase-fase, ou fase-neutro, nao há problemas para o filtro? Vou ter que buscar no tópico algum APC que foi recomendado e que eu encontre por aqui.

Valeu faller.

Vou precisar de uma chave teste para ver isso. Mais uma coisa: o filtro de linha tem que ser para 220V correto? Mesmo sendo fase-fase, ou fase-neutro, nao há problemas para o filtro? Vou ter que buscar no tópico algum APC que foi recomendado e que eu encontre por aqui.

Valeu faller.

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Passando só pra agradecer ao Faller pela indicação do filtro F8, já encomendei o meu naquela loja. Parabens Faller, sua contribuição tem sido inestimável em todos os foruns que participa.

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Beleza, faller, obrigado! mas, não existem outros filtros confiáveis com menos tomadas? 8 é muita coisa aqui! tanto o Clone F8 quanto este Upsai tem 8 entradas. Ah, e preciso de outro filtro com tomadas independentes para o meu aquário. Alguma indicação?

Obrigado e até mais!

Ninguém pode responder minha dúvida? a reforma tá correndo solta aqui! help !!

Abraços a todos!

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Ninguém pode responder minha dúvida? a reforma tá correndo solta aqui! help !!

Abraços a todos!

Lá atrás falaste em tomadas individuais para ligação dos implementos de um aquário, correto???

Alternativa viável (já fiz dois deles):

Encontrar filtros com esse tipo de tomadas individualizadas e separar a alimentação das mesmas colocando uma chave, liga desliga, na lateral do filtro, entre as tomadas.. Desse modo deixas a metade das tomadas com ligação direta e outra metade com uma chave liga/desliga no filtro de linha

(útil para a iluminação do aquário ou alguma bomba)

Filtrosemvergonhasi.jpg

02_FiltrooriginalVisointerna.jpg

Chave que usei:

http://www.soldafria.com.br/chave-alavanca-mts101-2t-ligadesliga-p-742.html

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