Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Razões pelas quais os estabilizadores atrapalham a fonte do PC.


Posts recomendados

to usando um aqui, toda hora que eu vou jogar um jogo pesado, começa a feder queimado :lol:

Com Certeza sem medo de errar o problema é o seu estabilizador. Ligue o seu PC direto na tomada, ou então para acrescentar proteção um bom filtro de linha tipo esse: http://videosonic.com.br/produtos_detalhe.asp?codigo_produto=AF05&ord=0

observando a tensão 110 ou 220v.

Do jeito que está é só apostar o que vai queimar primeiro o estabilizador ou a sua fonte.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pior, os estabilizadores daqui parecem com estabilizadores brasileiros de 20 anos atrás.

Eu queria saber a diferença entre um sólido e um híbrido. Pensei que isso eram estados da matéria, mas aqui sao qualidades do estabilizador.

No fórum abaixo explicaram a diferença ou o que se entende como sólido e híbrido no Peru:

http://www.dhforo.com/computadoras/diferencias-estabilizador-hibrido-y-solido-874.html

O último comentarista lá até que entende bem o assunto:

"un estabilizador no protege, sino que mantiene la tensión dentro del rango nominal de salida especificado, dentro de ciertos límites de tensión de entrada., si la tensión de entrada varía LENTAMENTE entre 180 y 240 Volt (para los países contensión de red de 220 Volt), el estabilizador mantendrá la tensión de salida en alrededor de 220 Volt con una variación no mayor al 10%.Cuando digo lentamente, quiero decir que la tensión cambie enperíodos de tiempo que oscilen en los 0,2-0,3 segundos.Pero no son estas las variaciones que pueden dañar a un equipo electrónico, sino aquellas de gran amplitud y muy corta duración, digamos unos 800 volt o más y duraciones de no más de 5-6 milisegundos(0.005 seg). Estos picos, pueden ser producidos por equipos eléctricos inductivos de muy alto consumo (motores, equipos de soldadura eléctrica) y la unica forma de proteger tu computadora de esto es con el filtro de línea que TODAS LAS COMPUTADORAS TRAEN DE FABRICA, el cual solo funciona cuando se lo conecta a tierra, por eso, es indispensable conectar a tierra la PC y todo quipo electrónico sensible".

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depois de ler bastante a seção de Energia do Fórum estou prestes a dispensar o estabilizador baratinho que uso em meu PC.

Comprei o Upsai FHT-1200 vendido pela Videosonic e cortei o estabilizador da jogada.

Nesses 2 dias sem o estabilizador fui surpreendido pela não ocorrência de um problema frequente no meu micro.

O PC aqui de casa fica ligado quase o dia inteiro. A intervalos de 1 ou duas horas a imagem "congelava", mouse e teclado também travavam, e o led do HD ficava aceso e estático, sem piscar. Tinha que dar um boot no botão. Apesar dos testes que rodei darem negativo, tinha quase certeza que o problema era na memória RAM ou no HD que estariam bichados.

Mas eis que o travamento parou de ocorrer. Não entendi como é que poderia o estabilizador estar causando isso. Se ele estivesse forçando demais a fonte o que poderia acontecer é que ela queimaria.

Minha fonte é essa daí, com PFC ativo: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/1477.

Abraços!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Comprei o Upsai FHT-1200 vendido pela Videosonic e cortei o estabilizador da jogada.

Nesses 2 dias sem o estabilizador fui surpreendido pela não ocorrência de um problema frequente no meu micro.

O PC aqui de casa fica ligado quase o dia inteiro. A intervalos de 1 ou duas horas a imagem "congelava", mouse e teclado também travavam, e o led do HD ficava aceso e estático, sem piscar. Tinha que dar um boot no botão. Apesar dos testes que rodei darem negativo, tinha quase certeza que o problema era na memória RAM ou no HD que estariam bichados.

Mas eis que o travamento parou de ocorrer. Não entendi como é que poderia o estabilizador estar causando isso. Se ele estivesse forçando demais a fonte o que poderia acontecer é que ela queimaria.

Minha fonte é essa daí, com PFC ativo: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/1477.

Abraços!

Na minha cabeça muito simples o diagnóstico: Veja ai a provável explicação: Você já viu um Tlec?? - Estabilizadores -

O funcionamento do estabilizador e seus Tlecs, absolutamente desnecessários e prejudiciais, são potenciais geradores de impulsos elétricos capazes de fazer congelar seu PC com certeza...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas eis que o travamento parou de ocorrer. Não entendi como é que poderia o estabilizador estar causando isso. Se ele estivesse forçando demais a fonte o que poderia acontecer é que ela queimaria.

Minha fonte é essa daí, com PFC ativo: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/1477.

Abraços!

Pesquise no google a expressão "multiplicador de problemas elétricos" e você encontrará referências ao estabilizador. É exatamente isso o que ele é. Já foi um mal necessário em tempos antigos para regular tensão de coisas antigas. Hoje é um mal desnecessário.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caramba, Faller.. não tinha lido ainda o post da foto do Tlec que você indicou. Pra mim ficou absolutamente clara a obsolescência do estabilizador.

Vocês fazem alguma ideia da extensão do desgaste ocorrido na fonte devido ao estresse, considerando que ela ficou em uso com esse estabilizador durante 1 ano?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Caramba, Faller.. não tinha lido ainda o post da foto do Tlec que você indicou. Pra mim ficou absolutamente clara a obsolescência do estabilizador.

Vocês fazem alguma ideia da extensão do desgaste ocorrido na fonte devido ao estresse, considerando que ela ficou em uso com esse estabilizador durante 1 ano?

Fique tranquilo. O efeito danoso do estabilizador em uma fonte não tem características cumulativas. Retire o mesmo e passe usar sua fonte do modo como o fabricante da mesma imaginou que o fizesse e para tal foi projetada, ligada a uma tomada. Opcionalmente, para aumentar a disponibilidade de tomadas para organizar sua instalação ai, e de lambuja oferecer uma proteção adicional contra surtos de tensão a todos os seus equipamentos, adote um bom filtro de linha/proteção. Veja ai análise de alguns deles em dois tópicos:

Avaliações e fotos de filtros de linha

Você já viu seu filtro de linha por dentro?? Não?? Entre e veja!!

Abraço...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exatamente. Por isso que fabricantes honestos, ao contrário da Microsol, não fazem "módulos isoladores" e sim transformadores isoladores, sem AVR.

Inúmeras. Melhor manter longe dessas casas, prédios e condomínios os estabilizadores e transformadores isoladores. Não que o transformador isolador fará algum mal, como acontece com o módulo isolador Microsol ou com os estabilizadores comuns, mas a utilização de transformador isolador na tentativa de resolver anomalias e deficiências da rede elétrica é uma ilusão. Transformador isolador tem praticamente nenhuma utilidade nos dias de hoje. Só mesmo nos casos em que há a necessidade de dar proteção contra choque elétrico. E de preferência deve-se fazer o uso de núcleos toroidais na implementação desses transformadores.

Qualquer cenário elétrico que não faça uso de um nobreak online de dupla conversão está sujeito a surtos de tensão.

O uso de nobreak é necessário para backup de energia. Raras pessoas têm tal necessidade. Isso não diz respeito à integridade do sistema operacional, mas à integridade dos trabalhos que se encontrarem abertos e não salvos no momento de um corte de energia.

- O que me diz então de TVs, video cassetes, esses aparelhos para DVDs, aparelhos de som ? neste caso ha alguma necessidade de algum modulo isolador ?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

- O que me diz então de TVs, video cassetes, esses aparelhos para DVDs, aparelhos de som? neste caso ha alguma necessidade de algum modulo isolador?

Evidente que não. Imagine se cada aparelho de TV que um americano ou europeu (e japonês, chinês, australiano, etc) comprasse viesse com um alerta em inglês: Warning: não ligue este aparelho sem antes importar do Brasil um módulo estabilizador.

Mas existem em qualquer lugar do mundo dispositivos que são utilizados para dar proteção a equipamentos eletrônicos. Tais dispositivos estão dentro dos bons filtros de linha com proteção contra surtos.

Alguem me indica um supressor de energia com protecao pra linha telefonica também de qualidade?

caiu um raio aqui por perto a 3 dias e mando meu modem pro espaco : >

aqui a rede é 127v

http://www.videosonic.com.br/produtos_detalhe.asp?codigo_produto=AF05&ord=0

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu caro amigo Faller olhei varios forums a respeito de energia, estabilizadores ,etc. e você estar sempre por dentro do assunto parabéns .

Mais queria que você se puder resolva essa bronca pra mim . seguite tenho um estabilzador SMS 300VA evolution III e ele estar esquentando muito o led fica piscando . onde moro a energia e fornecida de forma inrregular, tipo muitas casas em uma unica rede .

notei que ele costuma esquentar sempre mais a noite, e penso eu que ele fica puxando enegia para suprir meu hardware

fiz essa comparaçao porque meu micro ondas durante o dia funciona normal a noite o micro ondas nao esquenta

o que você me indicar para usar que tenha um bom custo/benefício ? help ! obs meu amigo vai me emprestar o modulo isolador dele pra eu testar . e qual risco corre a minha maquina se eu continuar usando este estabilazador ou modulo isolador ?

OBS: minha fonte ainda nao e esta da assinatura e uma c3tech 600w que por milagre ela estaaguentando =/

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
...se puder resolva essa bronca pra mim .
Se essa sua fonte tem PFC ativo, seu problema desde quando a colocaste está resolvido. Deixe a mesma respirar da energia da tomada. Ela dá conta de bem alimentar seu PC.. Preocupe-se com seu refrigerador, com o ar condicionado, com o micro-ondas, mas não com o PC.

Olhe ai para ver: Fonte com PFC ativo - Matando a cobra e mostrando o PAU

Estabilizador ou o MIE atrapalham as fontes muito mais do que ajudam. Algumas fontes aguentam o estabilizador, outras não. Não sei de que lado está a sua...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Evidente que não. Imagine se cada aparelho de TV que um americano ou europeu (e japonês, chinês, australiano, etc) comprasse viesse com um alerta em inglês: Warning: não ligue este aparelho sem antes importar do Brasil um módulo estabilizador.

Mas existem em qualquer lugar do mundo dispositivos que são utilizados para dar proteção a equipamentos eletrônicos. Tais dispositivos estão dentro dos bons filtros de linha com proteção contra surtos.

http://www.videosonic.com.br/produtos_detalhe.asp?codigo_produto=AF05&ord=0

- - Certo, mas Filtro de linha não funciona se não estiver aterrado, e nestes casos ?

até pouco tempo atras eu aterrava no neutro da tomada, mas parece que não adianta tambem.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

- - Certo, mas Filtro de linha não funciona se não estiver aterrado, e nestes casos ?

Qualquer filtro de linha, por pior que seja, funciona se for plugado na tomada e deixado o botão de ligar na posição ON.

Só é importante assinalar que o filtro com proteção contra surtos - e portanto mais adequadamente chamado de protetor contra surtos - oferece dois modos de proteção: O modo diferencial e o modo comum.

Como o Faller é mestre para explicar essas coisas de maneira fácil, vou apenas transcrever abaixo algo já explicado por ele mil vezes em mil fóruns diferentes:

Modo diferencial: Aonde os surtos de tensão aparecem entre fase e neutro. Para supressão ou atenuação desses surtos o fio terra ou aterramento não se faz necessário. Esse tipo de surto de tensão é o mais comum de acontecer e é derivado do desligamento de grandes máquinas elétricas ao longo da rede ou de manobras no sistema de energia. Surtos de tensão em modo diferencial podem estar acontecendo agora mesmo, sem que o clima, o tempo, esteja fechado, ou com tempestade. A proteção referida, da clone, vai proteger contra esse tipo de surto independentemente de ter ou não aterramento ai na sua tomada..

Modo comum: Aonde os surtos de tensão aparecem na fiação com relação ao massa (planeta terra). Nesse caso se faz necessário o aterramento para proteção desse tipo de surto. Esse tipo de surto de tensão é derivado de tempestades elétricas (os raios) e quando a coisa fica preta lá pelos céus, retirar o plug da tomada pode ser uma boa alternativa..

A proteção citada não é das mais eficazes ao enfrentar esse tipo de surto caso você não disponha do aterramento na tomada. Continua protegendo de algum modo, até mesmo em função do neutro estar aterrado em algum ponto da rede, mas não é tão efetiva como poderia ser se tivesses um bom aterramento na tomada.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom esse topico, vou me livrar daquele estabilizador que tenho a 5 anos. =X

E me digam uma coisa, é melhor um filtro de linha ou um No-break(contando que ele não faça o mesmo do estabilizador)?

Sugiro que leia:

http://forum.clubedohardware.com.br/showthread.php?t=912800

http://forum.clubedohardware.com.br/showthread.php?t=654141

Depois de ler esses dois links saberá a resposta e o porquê dela.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A fonte além de ter a mesma funcionalidade que o estabilizador.. ainda tem a função de transformar energia alternada em continua certo??

então se for assim.. realmente.. o estabilizador só ajuda a encurtar o tempo de vida da fonte e a gastar mais energia(e assim aumentando os custos das contas do fim do mês ¬¬).. entendi certo???

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A fonte além de ter a mesma funcionalidade que o estabilizador.. ainda tem a função de transformar energia alternada em continua certo??

então se for assim.. realmente.. o estabilizador só ajuda a encurtar o tempo de vida da fonte e a gastar mais energia(e assim aumentando os custos das contas do fim do mês ¬¬).. entendi certo???

Certinho ;)

Analisou a função de cada um e percebeu sozinho a inutilidade do estabilizador.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pessoal, então deixa eu perguntar, vocês me garantem q eu posso ligar minha fonte OCZ 400W SXS 2 PFC Ativo novinha q eu acabei de comprar direto na tomada?!?!?!

to meio apavorado de fazer isso....

a única coisa q ajudaria a proteger meu PC seria um filtro de linha bom???

outra pergunta, se por acaso cair um relampago ou sei lá o que aqui, a fonte queima antes dos componentes internos (placa-mãe, HDs, etc)??? ou queima a fonte e tudo junto??

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!