Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Razões pelas quais os estabilizadores atrapalham a fonte do PC.


Posts recomendados

O estabilizador pode ser 220V, mas é provável que a saída dele seja 115V. E se assim for é óbvio que a fonte deve ficar em 115V. Mas, por outro lado, se você montou o PC e levou pra ela, podia e devia ter instalado ele sem o estabilizador.
Pode sim. Fontes 220V ligadas em 115V se comportam das mais diversas formas: Não ligam, ligam e desligam após algum tempo de uso, ligam mas não dão partida no micro, ligam mas travam no BIOS, ligam mas não dão vídeo no micro, etc.

Kayke era isso mesmo, o estabilizador estava em 220v, mas a saida era 115v e a fonte estava com a chave em 220,liguei direto na tomada 220v e os problemas acabaram,valeu.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não sei... Mas meu antigo pc ficou uns 9 anos com estabilizador e nunca precisei trocar peças nele. Somente me desfiz dele pois já estava muito ultrapassado. Hoje tenho dois pcs, o mais comunzinho, um cerelon, uso o estabilizador por causa das tomadas, impressora fiscal (110, aqui é 220 a rede)... há 5 anos só formatei por causa de vírus ou por minha culpa mesmo (instalando porcarias nele), nunca deu nenhum problema. Já o outro que é mais potente um pouco, uso um filtro de linha, modificado por mim (acrescentei alguns componentes de proteção contra surtos vindo da rede de energia), há mais de um ano não deu nenhum defeito. Os únicos cuidados que tenho é não deixar os quipamentos na tomada sem uso, e o principal: Usar tomadas ATERRADAS!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, depois de ler o tópico todo resolvi me livrar do meu estabilizador,tive dificuldade em encontrar marcas recomendas aqui no forum. Qual desses dois modelos comprar, citaram o SMS Clean Energy, mas o que encontrei é o Protector Energy, é o mesmo? Posso comprar o Protector Energy que é bom, uso uma fonte Fonte Corsair TX750M funciona de boa?

Link do filtro de linha:

http://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum3/produtos/descricao.cgi?id=01:03:288:293:21772&tag=FILTRO%%%LINHA%

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Posso comprar o Protector Energy que é bom, uso uma fonte Fonte Corsair TX750M funciona de boa?

Link do filtro de linha:

http://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum3/produtos/descricao.cgi?id=01:03:288:293:21772&tag=FILTRO%%%LINHA%

Melhor pagar 36 na Balão do que 50 na Kabum:

https://www.balaodainformatica.com.br/site/index.asp?prod_id=34445

Quanto ao nome não se preocupe. SMS Energy Clean ou SMS Protector Energy Clean é o mesmo produto. O que ficou um tanto invertido é dizer SMS Clean Energy.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que acontece aqui são as variações na carga elétrica. Eu não tenho como saber o quanto, mas em certos casos o meu computador reiniciava, de tão forte a variação era.

Carga elétrica? Você tem certeza que sabe o que é carga elétrica?

Carga elétrica é uma grandeza fundamental na física. Hoje sabe-se que é um valor discreto, múltiplo do valor da carga do elétron, que pela definição de Coulomb vale -1,60217653(14)×10−19 C, medido pela célebre experiência de gotas de óleo de Millikan. Na verdade existem cargas fracionárias, pertencentes aos quarks, mas como são indissociáveis, continua válida a definição.

Se você se refere à variação temporal de carga, também conhecida como corrente elétrica, então é uma ótima notícia que a carga elétrica varia na sua residência. Significa que passa corrente pelos fios da sua casa.

O que pode fazer seu PC reiniciar é a variação de tensão, que é diferente de variação de carga elétrica. É disto que eu falei no meu post anterior e que é o assunto do tópico. Imagine uma lâmpada incandescente, um elemento puramente resistivo. Elementos deste tipo geram uma potência proporcional à tensão em que são alimentados. Uma lâmpada feita paro perar em 110V, se submetida a uma baixa tensão como 30V, nem brilha. Em 60V deve apresentar um brilho fraco. Acima dos 110V, vai brilhar mais forte, até o ponto em que o filamento se torna muito quente e a lâmpada queima. Lâmpadas são, então, um ótimo indicador de variação de tensão. O brilho das lâmpadas na sua casa variam? Queimam? Variam tanto quanto o brilho da lâmpada do vídeo deste post? Desça um pouco o post que encontrará o vídeo. Pois veja que apesar da variação insana da tensão de entrada, desde aproximadamente 30V até uns 260V, uma fonte com PFC ativo continua fornecendo tensões estáveis para seu PC, o impedindo de reiniciar. Obviamente, fontes sem PFC ativo não possuem uma capacidade tão ampla, mas ainda assim são muito mais tolerantes com variação do que as lâmpadas da sua casa.

Quanto a eu saber ou não alguma coisa, me assusta eu ver gente que não sabe tanto quanto eu dizer que a partir de agora vai ligar o computador direto na parede

Vai ver essas pessoas não sabem tão pouco quanto pensa, ou quem sabe sabem até mais. Não é difícil, se for levar em consideração a sua pérola acima.

ou então usar os filtros de linha que não fazem coisa alguma.

Perceba, como eu disse no post anterior, que a função do filtro de linha realmente não é de proteção, mas sim, de filtragem de baixas frequências, como seu nome sugere. Dentro os produtos que recebem o nome de filtro de linha pelos seus fabricantes, encontramos desde meras extensões, até produtos que incorporam, dentro de si, elementos de proteção contra surtos de tensão.

Cabe, agora, uma explicação da diferença entre surto e variação de tensõo. A variação já foi explicada logo acima. O surto é um aumento abrupto, rápido e violento de tensão. É invisível, você não o vê acontecendo como vê a variação. O sintoma mais claro é a queima de equipamentos. Surtos são mais comuns em eventos de apagões. O que muitas pessoas, porém, concluem erroneamente, é que a causa do dano ao equipamento foi a queda da tensão em si, e para remediarem este problema imaginário, compram no-breaks para seus PCs, achando assim estarem seguros. A fonte de todo dano, porém, não é a queda de energia, que é inofensiva ao PC, mas a descarga de elementos indutivos que possam estar presentes nas redondezas de onde vive, como motores elétricos. Isso é agravado principalmente se estiver próximo de uma região industrial.

Perceba também que a maioria dos no-breaks não possuem proteções contra surtos, pois não é esta sua função. Alguns podem conter estas proteções, e talvez seja o caso do seu no-break, mas não é esta a regra. Na maioria das vezes eles apenas se comportam como meros estabilizadores na presença da rede elétrica, e como baterias de péssima qualidade na ausência desta.

É para discutir, dentre as centenas de opções que o mercado disponibiliza, aquelas que oferecem proteções adequadas, que existe este post.

Por isso eu perguntei se existe sites especializados em computação

Você está em um deles.

publicando artigos oficiais sobre o assunto

O que quer dizer com artigos oficiais? E sobre que assunto? Parece que você busca um argumento de autoridade ao invés de informação. Perceba… um estabilizador é tão inútil e nocivo para um computador que dificilmente você vai ver um artigo não recomendando o uso. É como procurar um artigo não recomendando colocar o dedo na tomada. Por que alguém faria isso? Tente fazer o contrário, procure um artigo incentivando o uso, principalmente em sites estrangeiros.

Quanto a no-breaks, eles servem a um propósito, e você parece usar o seu para outro. É como querer achar um artigo que não recomende passar por seções de quimioterapia se não tem câncer. Procure artigos recomendando o uso.

Procure em sites de grandes fabricantes de computadores, como HP, se eles recomendam o uso destes aparelhos, ou se os vendem junto de suas máquinas, se são tão importantes.

Pense por que você não precisa colocar no-break na sua TV.

Pense...

E no caso de encontrar um artigo oficial, qual sua atitude em relação ao artigo? Vai pular para a conclusão final e seguir cegamente o que diz lá? Pois se o que te interessa é discussão de qualidade e alto nível, aqui mesmo tem. Alguns bons tópicos pra você começar:

http://forum.clubedohardware.com.br/doencas-eletricas-seus/654141

http://forum.clubedohardware.com.br/break-realmente-salvacao-duvida/912800

http://forum.clubedohardware.com.br/fonte-pfc-ativo/677836

http://forum.clubedohardware.com.br/razoes-pelas-quais/663018

http://forum.clubedohardware.com.br/recomendacao-filtro-linha/843871

http://forum.clubedohardware.com.br/correção-fator-potencia/431794

Eu ainda não vi nada.

Realmente dificilmente vai ver, pelos motivos explicados acima. Ainda assim, existe muita discussão de bom nível, como mostrei acima.

Enquanto isso, vou usando os meus no-breaks, que estão mantendo minhas máquinas a salvo.

Seu PC estava doente, rezou pra tudo quanto é equipamento de proteção, e agora acredita no-break. Essa atitude pouco tem a ver com a de investigação que você parece defender ao longo do post.

Como não tenho nenhum estabilizador nem no-break, um PC ligado a um filtro de linha e outro diretamente na tomada, e nunca tive problemas, me permito ser ateu.

Indo além, na minha ignorância eu estou tentando me informar. Pior do que ser ignorante é continuar ignorante por falta de iniciativa ou bom senso. Como eu bem terminei, não disse que a informação estava errada, mas que não fazia sentido para mim. E ainda não faz.

A informação está toda aí, cabe a você agora ir atrás e ser crítico. Buscar argumentos de autoridade não é ser crítico, tampouco ter fé nos seus equipamentos.

Eu não sei... Mas meu antigo pc ficou uns 9 anos com estabilizador e nunca precisei trocar peças nele.

Minha tia fuma há 40 anos e nunca precisou trocar um órgão. Devo concluir que cigarro é excelente pra saúde? Devemos recomendar cigarro a todos para evitar falência de órgãos?

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só um único detalhe de dúvida: tenho um senoidal em casa, e ao que tudo indica a construtora (num "surto" de consciência... perdão o trocadilho... :D ) colocou sistemas de proteção anti-surto nos quadros de cada apartamento (não, não é só disuntor e fusível, tem umas coisas meio "inéditas" lá).

Pergunta: todo senoidal tem proteção contra surtos? E como eu verifico se o meu no-break ou meu quadro de luz tem?

E, acima de tudo, eu tenho no-break porque a máquina existe e está sendo (re)ativada para cálculos que duram DIAS, logo, não posso me dar ao luxo das quedas de luz. ;)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por lotuss

Minha tia fuma há 40 anos e nunca precisou trocar um órgão. Devo concluir que cigarro é excelente pra saúde? Devemos recomendar cigarro a todos para evitar falência de órgãos?

Não, não mesmo! nem leu todo meu post... Um ''amigo'' nunca fumou, tinha uma saúde de ferro, morreu baleado em um assalto aos 20 anos de idade.. a culpa foi dele?... é isso que eu quis dizer...Independente de se tiver um circuito de proteção ou não, a mais provável causa de ''queimar'' o micro são os ruidos provenientes da rede de energia elétrica. Daí vem a nescessidade de usar algum equipamento de proteção e usar o aterramento no equipamento. Até pode pensar que, não usando, ou usando como queira, como eu disse uso um micro com e o outro sem e não vejo diferença na PRÁTICA, estará prolongando a vida útil do seu equipamento, no caso micro, mas será que daqui há alguns anos seu equipamento não estará ultrapassado, obrigando você a comprar um mais moderno, pois esse já não roda os programas atuais que precisas? ou em outro caso você entregaria seu equipamento moderno de carissimo na mãos de um simples estabilizador e ou protetor de linha que pouco ''ajuda'', é isso que eu quis dizer, tem que usar alguma proteção no euipamento.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Só um único detalhe de dúvida: tenho um senoidal em casa, e ao que tudo indica a construtora (num "surto" de consciência... perdão o trocadilho... :D ) colocou sistemas de proteção anti-surto nos quadros de cada apartamento (não, não é só disuntor e fusível, tem umas coisas meio "inéditas" lá).

Pergunta: todo senoidal tem proteção contra surtos? E como eu verifico se o meu no-break ou meu quadro de luz tem?

E, acima de tudo, eu tenho no-break porque a máquina existe e está sendo (re)ativada para cálculos que duram DIAS, logo, não posso me dar ao luxo das quedas de luz. ;)

a Primeira coisa a procurar é: seu nobreak é REALMENTE senoidal?

se for senoidal, de que fabricante? é novo ou mais antigo?

passei 10 anos da minha vida trabalhando com nobreaks.. e mesmo alguns nobreaks senoidais causam interferências graves em monitores e afins.

tive uma experiencia um dia que o cliente tinha um nobreak que ficava numa extremidade da sala e os computadores na noutra extremidade. uma sala de uns 3 metros de comprimento.com o nobreak ligado, você via claramente linhas horizontais subindo no monitor como se o monitor fosse velho e estivesse com defeito.

desligava o nobreak, os monitores ficavam normais.

o nobreak era dito dupla conversão (que realmente era, mas sua proteção e seu circuito inversor/carregador estavam ocasionando tal interferência nas máquinas)

um equipamento desse vale a pena? na minha opinião não, mas o cliente alegou que ele foi barato...

eu apenas lamentei e aconselhei a troca por um equipamento melhor..

então você tem que observar que certas marcas não primam pela qualidade...assim como as fontes e computadores, temos que avaliar a confiabilidade do equipamento.

não é só ser senoidal ou dupla conversão que ele vai ter as proteções devidas...

eu não sei se é regra, mas os equipamentos mais antigos normalmente são de qualidade superior aos novos, isso em equipamentos de mesmo fabricante(opinião minha).

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pergunta: todo senoidal tem proteção contra surtos? E como eu verifico se o meu no-break ou meu quadro de luz tem?

Não sei como normalmente é o tipo de proteção desses no-breaks, mas os online de dupla conversao isolam seu PC da rede elétrica, os deixando completamente protegidos… agora repare que eu não sei se os próprios no-breaks estão protegidos…

E, acima de tudo, eu tenho no-break porque a máquina existe e está sendo (re)ativada para cálculos que duram DIAS, logo, não posso me dar ao luxo das quedas de luz.

Então você precisa de no-break, faz quimioterapia porque está doente, e não porque tem alguma doença imaginária.

Independente de se tiver um circuito de proteção ou não, a mais provável causa de ''queimar'' o micro são os ruidos provenientes da rede de energia elétrica. Daí vem a nescessidade de usar algum equipamento de proteção

??? Então adianta ou não usar equipamento de proteção? Primeiro é inútil por que a causa da queima do micro são ruídos, e depois conclui que é necessário de novo?

Um micro é uma coisa composta de muitas coisas. Uma delas é a fonte, cuja função é justamente transformar a tensão ruidosa da rede elétrica em corrente contínua estável e sem ruído pro seu PC.

Até pode pensar que, não usando, ou usando como queira, como eu disse uso um micro com e o outro sem e não vejo diferença na PRÁTICA, estará prolongando a vida útil do seu equipamento, no caso micro, mas será que daqui há alguns anos seu equipamento não estará ultrapassado, obrigando você a comprar um mais moderno, pois esse já não roda os programas atuais que precisas?

Se eu entendi bem você está querendo dizer que usar alguma proteção faz pouca diferença na prática, mas faz diferença a longo prazo, mas é inútil porque você já vai ter trocado o micro? Então pra que usar?

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por lotuss

Perceba, como eu disse no post anterior, que a função do filtro de linha realmente não é de proteção

Minha tia fuma há 40 anos e nunca precisou trocar um órgão. Devo concluir que cigarro é excelente pra saúde? Devemos recomendar cigarro a todos para evitar falência de órgãos?

??? Então adianta ou não usar equipamento de proteção? Primeiro é inútil por que a causa da queima do micro são ruídos, e depois conclui que é necessário de novo?

Um micro é uma coisa composta de muitas coisas. Uma delas é a fonte, cuja função é justamente transformar a tensão ruidosa da rede elétrica em corrente contínua estável e sem ruído pro seu PC.

Se eu entendi bem você está querendo dizer que usar alguma proteção faz pouca diferença na prática, mas faz diferença a longo prazo, mas é inútil porque você já vai ter trocado o micro? Então pra que usar?

Justamente o contrário! você disse acima que usar estabilizadores e filtros é inútil e comparou com uma doença, e o que eu quis dizer é que na pratica não tem muita diferença em usar estabilizador ou não, mas TEM que usar algum equipamento de proteção contra surtos e ruidos como um filtro, e ambos dispositivos, desde que sejam de fabricação descentes contam com tais dispositivos.

Você ainda disse que usa direto na tomada seus equipamentos, mas então seria o certo não usar nada? as fontes são, então, suficientes para isso?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você ainda disse que usa direto na tomada seus equipamentos, mas então seria o certo não usar nada? as fontes são, então, suficientes para isso?

Algumas fontes incorporam elementos de proteção, como varistores e etc. As fontes que possuem esses elementos protegem seu PC num eventual surto, desde que não muito elevado. Um surto muito elevado pode fritar sua fonte, então neste caso colocar um filtro com proteções para fritar no lugar da fonte pode ser uma boa ideia.

Se a fonte não tem essas proteções, surtos menores podem danificar seu PC todo, então aí aumenta a utilidade dos filtros.

Vale lembrar que PCs não são mais frágeis que TVs ou outros equipamentos. Se está preocupado com surtos, deveria colocar filtros em todos os seus eletrônicos. Agora, se é só o seu PC que queima, então tem algo muito errado com a sua fonte.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vale lembrar que PCs não são mais frágeis que TVs ou outros equipamentos.

Tvs lcds, plasma... São tão frágeis como pc, mas se for uma tv de trc, ai não dá para comparar. Mas em geral os pcs trabalham com tensões muito menores ques os outros aparelhos, por isso que um ruído qualquer PODE fazer um estrago.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Tvs lcds, plasma... São tão frágeis como pc, mas se for uma tv de trc, ai não dá para comparar. Mas em geral os pcs trabalham com tensões muito menores ques os outros aparelhos, por isso que um ruído qualquer PODE fazer um estrago.

nada a ver, a TV, e qualquer outro aparelho vai trabalhar na mesma tensão (110V, 220V ou 100~240V), o que ocorre depois disso é particulariade de cada fonte dos aparelhos, se ela se comporta bem ou não, e todas elas foram feitas para trabalharem diretamente na tomada, levando o seu exemplo, se tenho uma TV lcd com tomada já n padão novo (troquei a tomada da sala) e a mesma é ligada diretamente a tomada, e funciona até hoje, mesmo após um incidente de tensão baixa após queda de energia, ruido pode estragar qualquer aparelho, assim como surto de tensão, pois se os mesmos não tiverem proteções, ou algo para proteger eles disso eles vão apresentar mal funcionamento ou até queimarem, e por sinal uma boa fonte com PFC ativo é melhor que muitas fontes desses aparelhos, então elas aguentam mais porradas, mas como é sempre bom prevenir a remediar nesses casos, recomenda-se um bom protetor contra surtos, vulgo "filtro de linha" (veja que não me refiro a filtro de linha, mas sim um protetor contra surtos que no brasil foi dado o nome de filtro de linha [em alguns lugares e chamado de protetor contra surto mesmo]).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nada a ver, a TV, e qualquer outro aparelho vai trabalhar na mesma tensão (110V, 220V ou 100~240V), o que ocorre depois disso é particulariade de cada fonte dos aparelhos, se ela se comporta bem ou não, e todas elas foram feitas para trabalharem diretamente na tomada, levando o seu exemplo, se tenho uma TV lcd com tomada já n padão novo (troquei a tomada da sala) e a mesma é ligada diretamente a tomada, e funciona até hoje, mesmo após um incidente de tensão baixa após queda de energia, ruido pode estragar qualquer aparelho, assim como surto de tensão, pois se os mesmos não tiverem proteções, ou algo para proteger eles disso eles vão apresentar mal funcionamento ou até queimarem, e por sinal uma boa fonte com PFC ativo é melhor que muitas fontes desses aparelhos, então elas aguentam mais porradas, mas como é sempre bom prevenir a remediar nesses casos, recomenda-se um bom protetor contra surtos, vulgo "filtro de linha" (veja que não me refiro a filtro de linha, mas sim um protetor contra surtos que no brasil foi dado o nome de filtro de linha [em alguns lugares e chamado de protetor contra surto mesmo]).

Eu quis falar das tensões internas, pois nas tvs, som, dvd, trabalham com tensões maiores e frequência menores que os pcs. É mais fácil danificar a memória do que queimar um componente que trabalha com tensão alta. Geralmente os que entram para reparo aqui, costumam queimar componentes que trabalham com tensões baixissímas, devido ao riple que entra pela rede de energia.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei o SMS Protector Energy e chegou até mais rápido que o esperado. Fiquei com uma dúvida a respeito de manutenção.

Devo fazer alguma manutenção nele depois de X tempo de uso? Por exemplo os fusíveis, o modelo que comprei vi que tem 2, devo trocar depois de algum tempo?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei o SMS Protector Energy e chegou até mais rápido que o esperado. Fiquei com uma dúvida a respeito de manutenção.

Devo fazer alguma manutenção nele depois de X tempo de uso? Por exemplo os fusíveis, o modelo que comprei vi que tem 2, devo trocar depois de algum tempo?

Manutenção 0, é só usar, usar e usar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Eu quis falar das tensões internas, pois nas tvs, som, dvd, trabalham com tensões maiores e frequência menores que os pcs. É mais fácil danificar a memória do que queimar um componente que trabalha com tensão alta. Geralmente os que entram para reparo aqui, costumam queimar componentes que trabalham com tensões baixissímas, devido ao riple que entra pela rede de energia.

Por um acaso TV tem a mesma fonte que PC, monitor também, porém trabalham com 12V, olha que coicidencia o pc também trabalha com 12V que é a tensão principal de alimentação do micro (processador, placa mãe, placa de vídeo), então como assim trabalham com tensão maior???

DVD e som trabalham com 3V e 5V tabém (alimentação dos motores, que varia de acordo com o modelo). A fonte desses aparelhos não são tão boas quanto a de um PC (fontes de qualidade com PFC ativo).

Assim como a memória de um PC é sensível, a memória desses aparelhos também o são, assim como seus chips de controle (chip central).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...