Ir ao conteúdo

Calculadora mão-na-roda!

rmlazzari

Posts recomendados

Postado

Srs., mesmo correndo o risco de estar tentando ensinar o padre-nosso ao vigário... xeretando por aí acabei descobrindo uma calculadora que está me ajudando bastante a dimensionar componentes para a fonte de que preciso.

Chama-se MiscEl (Miscellaneos Eletronic Calculator) e oferece recursos para cálculo automático e simulaões para vários circuitos. Tá aqui:

http://www.miscel.dk/MiscEl/miscel.html

Ainda não sei usar muito bem mas, por exemplo, na aba para cálculo de fontes, pus os valores que eu tinha achado pra minha fonte e todos os campos ficaram vermelhos, indicando que os valores eram absurdos. (Quando os valores fazem sentido, o campo fica branco. Um toque: ponha apenas os valores e não as unidades. Por exemplo, informe "60" e não "60Hz").

Bem, decepcionado com os campos todos vermelhos, inputei os mesmos valores que o autor mostra como exemplo na web e, mal entrei o último valor, o programa me mostrou o comportamento do osciloscópio.

Mantive o cursor piscando num campo (Vout) e na medida em que ia teclando Ctrl-N (aumentar o valor), a calculadora foi ajustando os valores dos outros campos. Ctrl-M diminui o valor do campo corrente.

Se os valores ficam muito pequenos ou muito grandes, a calculadora avisa sugerindo que se mude algum outro componente.

Tomara que sirva prá alguém!

Postado

Caro rmlazzari,

Esse programinha é muito útil sim!

Se não me engano, o nosso amigo soschip foi quem também deu a dica desse mesmo programa em alguns posts atrás.

Muito bom mesmo.

Abração,

R.Costa.

Postado

Oi, digam!

Cara, não só procurei pelo fórum como quando fui por as palavras-chave nada realcionado apareceu, nem "calculadora", "cálculo", etc...

Acho que "chovi no molhado" :lol:, se o modera quiser matar o tópico...

Valeu!

Postado

Fala lazzari,

Realmente você está certo. Não encontrei também digitando essas keywords...enfim, mas está em algum tópico por aí...

Abração,

R.Costa.

• Coordenador
Postado

Colega Rmlazzari!, o "modera" não "matará" o tópico em quanto ele estiver dentro das regras do nosso fórum!!!, A dica é muito boa!..., e auxiliará a muitos membros!... Ok?

Fique tranquilo!!!

Grande abraço.

• Membro VIP
Postado
Esse programinha é muito útil sim!

Se não me engano, o nosso amigo soschip foi quem também deu a dica desse mesmo programa em alguns posts atrás.Esse programinha é muito útil sim!

Boa memória, digam AMD.

Se o programa é bom, é sempre válido outro tópico indicar ele com título diferente.

http://forum.clubedohardware.com.br/eletronica-programa-free/659300?t=659300

Postado

ae pessoal vocês nao vão acreditar ontem anoite tinha começado a traduzir o programa, mais hoje quando liguei o pc pum tinhao atualizado a hora e tcham o programa que eu tava usando expirou hahahah, to procurando outro para comecar a traduzir novamente mais isso so segunda.

isso é o que da quando muita gente usa o pc,você configura pra uma coisa e vem alguém e futuca nele.

• Membro VIP
Postado
ae pessoal vocês nao vão acreditar ontem anoite tinha começado a traduzir o programa, mais hoje quando liguei o pc pum tinhao atualizado a hora e tcham o programa que eu tava usando expirou hahahah, to procurando outro para comecar a traduzir novamente mais isso so segunda.

Que programa é esse ?

Se for algum editor HEX ou ASCII, pode usar o HxD:

http://mh-nexus.de/en/hxd/

http://download.cnet.com/HxD-Hex-Editor/3000-2352_4-10891068.html

Postado

Caro CPEXPERT, creio que o autor não só não se incomodaria se você traduzisse o programa como ia ficar bem contente. Talvez libere até os fontes, pelo menos os que contêm as mensagens. Me parece que esse não é o ganha-pão dele e que ele é um cara bem humilde, bem legal. Aqui vai uma conversa que tive com ele, no endereço [email protected] :

Hi Renato

The way the program works is not always well defined: sometimes I uses

formulas to arrive at the result at other times I simply guesses at the

correct solution (I.e. uses the computers fast speed to check a lot of

solutions and picks the best one). The program also has a build in

component database (Can be extended by you), that includes the most

important data for the used components, and some of these data are not

only static values, but curves, that depends on operating values.

Many pages has a "Analyze" and a "Design" tab, the Design tab will

analyze the entered value, and show the result. The "Design" tab will

try to calculate the best values for the specified parameters. Sometimes

you might want to copy the values from the "Design" to the "Analyze", to

play with them and find a better solution, Ctrl-N and Ctrl-M is very

useful for this.

The only "manual" is the website that you can access with the F1 key. If

you need some specific information you can write me, and I might answer

you directly or add it to the website.

Best regards

Henrik K. Jensen

[email protected] wrote:

>

> Renato M. Lazzari ([email protected]) wrote a question:

>

> Hi!

>

> Thanks for the nice work, but I have a question... yes, I know it could seem a stupid question, but... how does this calculator works? May I calculate, e.g., at the \"Power Supply\" tab, LM337 mode, the values that I need for R1 and R2?

>

> Err... do you have any manual?

>

>

> Thanks

----------------------

Caro SOSCHIP, o programa do Henrik substitui, por exemplo, o uso do osciloscópio, se você tem todos os parâmetros de um circuito. E, caso você não os tenha, ele completa, calculando o que falta. No meu caso, eu queria calcular os valores de componentes num circuito que usa um regulador de tensão. Informei uns valores e o programa calculou o que restava, baseado no funcionamento do chip que faz a regulagem.

Esse programa que você postou agora é utilíssimo, permite editar qualquer arquivo em PCs. você pode, por exemplo, editar um executável, ver, em hexadecimal, o conteúdo binário do arquivo.

Assim, dá até pra editar as mensagens que esse executável põe na tela, por exemplo. Desde que a mensagem traduzida tenha o mesmo número de caracteres da mensagem original.

Mas precisa tomar cuidado: um byte que seja mudado "sem querer" pode estragar o executável. Acho que vale a pena, no caso da tradução da calculadora, falar com o Henrik, quem sabe até incuir o nome do tradutor nos créditos. [;)]

• 4 meses depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!