Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pentium 4 com superaquecimento e "barulho"


Posts recomendados

Olá pessoal!

Sou novo no fórum e tenho uma dúvida sobre meu processador P4 com tecnologia HT!

de mais ou menos 1 ano pra cá percebi que meu computador estava fazendo um barulho muito estranho parecido com ruídos!

Todas vez que eu fosse rodar algo pesado como Flash MX,Corel Draw,Photoshop,Dreamweaver....

em certas ações o computador fazia esse barulho!

então um certo dia abri o computador e realizei uma ação que fizesse o computador fazer aquele barulho e percebi que o ruido vinha mais forte perto da fonte!

Troquei minha fonte por uma novinha...e.... nada,o computador ficou com o mesmo barulho!Então resolvi pesquisar mais e tal e acabei descobrindo que o meu pentium 4 vinha com HT!

Fui na BIOS e desativei o danado,certo que perdi em processamento,mas fui lá e desativei,impressionantemente o barulho diminuiu em 92% no meu ver!

agora pergunto a você's,tem alguma lógica o barulho vir do PROCESSADOR?

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo o pior é que mesmo com o HT ligado ele continuava a fazer o barulho irritante!

e o cooler está rodando a 2.900!o que é normal pelo meu ver!

agora a questão que me confundiu foi que quando desativei o HT a uns 5 dias atrás o barulho quase sumiu,por isso estou meio intrigado!

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

gde_unk o barulho que estou me referindo não é nem um pouco parecido com barulho de cooler's!realmente é parecido com um ruído!eu não consigo explicar mais ou menos como é o barulho mas é muito estranho nunca ouvi em nenhum outro computador!

o cooler está bem preso!

sobre o processador eu acho que a temperatura está um pouco alta em torno de 60~85 sem HT , em processamentos mais fortes já vi ele chegar a 92 mas com HT!

Para qualquer duvida estou enviando uma imagem com as temperaturas!

no caso ai ele mostra um Fan! mas tenho 4 dentro do gabinte!

usei o HWMonitor!

temperaturas.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, eu tinha um K6II 500Mhz que fazia um barulho como se fosse uma daquelas televisões de tubo quando era ligada, barulhino chato tipo um ziiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii...

Talvez seja o seu caso, quanto ao meu K6II eu mudei a CPU de lugar pra evitar o barulhinho encomodo e assim ficou até o dia que troquei de máquina, não houve impacto nem no desempenho e nem na vida útil do sistema. Se eu fosse você procuraria uma saída desse tipo porque pelo menos no meu não tive maiores problemas.

Agora te explicar o por que disso, aí realmente eu não sei...

Espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nao seria barulho do HD, e nao do processador?

Quando carrega coisas pesadas, alguns HD's costumam fazer barulhos cada vez mais altos conforme vão ficando velhos...

Tenta reparar no LED do HD na frente do seu gabinete nos diz..

edit: opa nao tinha lido todo o post, só o topico

doidera mesmo o.O

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim é o cooler, pois tenho um que faz exatamente esse zunido. E o barulho aumenta conforme a rotação do mesmo. Então melhor você trocar o cooler do processador por um de alto desempenho e uma pasta termica para o mesmo propósito. Até hoje não vi nenhum processador fazer barulho.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais então a uns tempos a traz eu estava realizando a limpeza no meu computador e acabei retirando o meu processador percebi que a pasta térmica estava realmente debilitada!

mas cara será que é o cooler mesmo?

o barulho é muito estranho,é como se fosse alguém arranhando um quadro com as unhas!

então acho que minha saida é comprar um cooler novo e fazer o teste mesmo! :S

qual vocês me recomendariam?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Também tenho esse processador no meu pc e eu realmente detesto do cooler que acompanha o pc, com aquelas travas de plástico que quando não ficam frouxas quebram e esquentam também a sua cabeça de raiva.

No meu caso o meu P4 HT Prescott esquenta quando muitos processos estão abertos em temperatura ambiente acima de 25 graus. Nesta ou acima dessa temperatura (ambiente) o processador fica com temperatura entre 40~45 graus. Isso na normalidade.

Quando o cooler estava ou com uma das travas soltas ou a pasta térmica mau-aplicada a temperatura sobe facilmente para 65~70~80 graus. Claro depois disso reinicia.

Meu antigo cooler frequentemente aparecia com esse barulho estranho mencionado neste tópico: e a temperatura nas alturas (acima de 55 graus). Não deu outra: comprei outro cooler (genérico mesmo) e após a instalação tanto a alta temperatura quanto o alto ruído desapareceram.

Meu conselho: adquira um novo cooler (não genérico) e tenha extrema atenção na quantidade de pasta térmica aplicada, além claro de constatar que as travas estão sempre firmes; é só.

Vai aí um videozinho sobre esse processador, bem interessante:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal então a dica é manter o HT mas trocar o Cooler?

poxa mais eu jurava que não era o cooler! :S

Muito bom o video! Linio

Galera religuei o HT,e o cooler de 2.8~2.9 foi para 3.2~3.3 e o processador chegou a temperatura de impressionantes 101 graus!

e ele está sem pasta térmica!

qual as remomendações?

realmente é o cooler?

edit: Pessoal não consegui manter o computador ligado nem 5 minutos após a religação do HT,tirei o HT novamente se não,sem condições! realmente agora estou achando que é o cooler!

duas perguntas:

Qual a melhor pasta térmica a comprar?

Qual o Cooler recomendavel?

Fico grato a vocês!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exatamente amigo! a temperatura está entre 65~80 (raramente em 80) sem a pasta,melhor dizendo com uma pasta de mais ou menos 3 Anos ;D que é a idade do CPU!

é que na verdade eu tinha apenas 11 anos quando ganhei esse computador então não pude ajudar na escolha das peças e tal ate porque não entendia nada desse assunto,mas acabei fazendo alguns cursos e tal,só que não me dou bem com hardware! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sem pasta térmica (2)!!!!! Impressionante o tempo que continuou ligado sem a pasta.

Sem a pasta térmica não pode ficar, sem chance. Nenhum processador funciona adequadamente sem a pasta. Se até agora você usou sem a pasta arrisco dizer que ESSE era o seu problema!

CUIDADO! Usar o processador sem a pasta térmica equivale a liga-lo sem o cooler pois não há transferência de calor entre o cooler e o processador e claro a consequente ineficaz dissipação de calor!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É voce nos 14 anos e eu nos 15. uahsuahsuhas

Mas vamos lá.

3 anos é muito não? Seu P4 tambem é um guerreiro por aguentar esse tempo todo.

Como cooler eu indico, para não gastar muito, um Cooler Master Hyper TX2 (74,00):

http://www.justshop.com.br/product_info.php?products_id=182&osCsid=ael71cj2g2fil4oft5oh5fbov0

E como a Pasta Térmica a ótima Noctua NT-H1 (25,00):

http://www.justshop.com.br/product_info.php?cPath=92_99&products_id=821&osCsid=ael71cj2g2fil4oft5oh5fbov0

Vai fazer muito bem ao seu pc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!