Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tetraplegia VS Touchpad


Nostromo

Posts recomendados

:(São Paulo, 07 de maio de 2009 - Quinta-Feira - 15:18h.

Queridos e amados amigos.

Que a Graça e a Paz de Nosso Senhor JESUS CRISTO estejam com cada um de vocês.

Gentilmente escrevo na oportunidade e esperança de uma dica, ou solução quanto a um grande problema que a cada dia que a tecnologia se moderniza, ela se agrava.

Tenho uma irmã que é tetraplégica não tendo movimento em nenhum de seus membros. Ela tem um notebook, antigo da Dell, e este existem dois meios de manipular o ponteiro do mouse. Um é o Touchpad, que infelizmente para ela é inútil, o outro, sempre o conheci como AccuPoint, onde ela com uma espátula de madeira na boca consegue com muito esforço manipular a seta do mouse.

Sei que existe a técnica do Windows colocar as funções do mouse nas teclas direcionais, mesmo assim, para ela, isso é outro grande desconforto.

Por favor, peço gentilmente que algum experiente, profissional ou técnico que dêm alguma dica pois, a maioria dos notebooks que estão sendo produzidos recentemente, usam apenas a tecnologia Touch, e abandonaram o AccuPoint; e como eu disse, o notebook que minha irmã Eliana tem já tem anos de uso e precisa ser trocado.

Por favor, existe algo que não a pele humana, sendo passada no TouchPad pode manipular o mouse ? Ou outra sugestão ?

Muito obrigado e que DEUS abençoe a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hi Nostromo, eu acredito que a melhor solucao para a sua amiga Eliana seria um Trackball profissional, eu recomendaria esse aqui

http://www.dabs.com/products/kensington-expert-mouse-optical-39Y6.html

nao 'e muito em conta, mas 'e por USB ou seja pode ser utilizado em maquinas diferentes e 'e especialmente desenhado para deficientes.

Espero ter ajudado, valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Já pensou em tela ou notebook com tela touch screen (e não mouse touchpad)??

Não precisaria do mouse, não precisaria controlar o ponteiro por todo o caminho e ela só tocaria direto no ponto da tela que ela quer "clicar".

Sobre a espátula de madeira na boca... As vezes é mais fácil usar um dispositivo preso na cabeça, como se fosse um boné / chapéu, e um apontador (como se fosse uma antena) presa nele, apontado para frente. Acredito que desta forma o controle seja melhor do que um palito preso com a boca.

Existem outras formas de se adaptar o mouse, mas não é fácil achar, principalmente no Brasil. Existem opções parecendo um joystick ou até controle via movimento dos olhos ou controle neural. Tem um da OCZ que é usado para jogos, não sei se conseguiria usar ele para controle do computador mesmo.

http://www.overclock3d.net/reviews.php?/input_devices/ocz_neural_impulse_actuator_nia_-_the_log/1

http://www.uai.com.br/UAI/html/sessao_8/2008/06/30/em_noticia_interna,id_sessao=8&id_noticia=69498/em_noticia_interna.shtml

Outra opção é o mouse que funciona no ar... Só teria que ver se precisaria apertar algum botão para acionamento dele:

http://www.logitech.com/index.cfm/mice_pointers/mice/devices/3443&cl=br,pt

Ela consegue falar normalmente ou tem algum problema na fala??

Se consegue falar ai o comando por fala / reconhecimento de voz pode auxiliar em algumas funções.

Sobre celulares com o Accupoint / Trackpoint: A lenovo tem modelos que usam esta tecnologia. Entre em contato com eles que eles tinham algumas opções em promoção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

unicas opções reais que vi nos comentarios foi o de impulso neural pois o mouse no ar voce tem que movimentar ele com as maos e como nosso amigo falou isso é meio impossivel

Eu gostaria de te dar alguma ideia mas realmente nao conheço nenhum metodo para tal feito espero que outras pessoas comentem

Boa sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

poxa.

Eu li e estou há umas duas horas pesquisando alguma coisa que de certa forma atenda essa necessidade. Li umas coisas sérias, que me retornam ao mesmo ponto: é MUITO CARA essa tecnologia de acessibilidade motora. O accupoint ainda pode ser encontrado, não em notes básicos, mas a Toshiba, Dell, Lenovo, ainda fazem estes acessórios. O trackball seria interessante, mas demandaria uma aprendizagem adicional que seria cansativa e talvez inadequada. É eficaz, mas não imagino o meio de se mover consantemente a bola. uma baqueta fixa na bola? Embora, repito, seria interessante.

Touchscreen é CARO, pode não atender bem as necessidades da pessoa, e depende de proximidade e um ângulo relativo da cabeça da pessoa em relação a tela, inclinada para baixo. Um suporte seria necessário, além de uma baqueta apropriada. Penso tb no tipo de sensibilidade que este touchscreen deva ter. MAs essa é uma perspectiva que dependeria de um teste prático, por ser coisa mais nova.

um meio de se fazer o mouse se movimentar pelo movimento da cabeça, SmartNav. Não sei se é aplicável, no entanto. Li algo neste documento.

Vi mais coisas, mas não achei adequadas, ou ao menos, não consegui encontar algo mais concreto. (1), (2), (3), (4), (5).

Infelizmente não tenho como ajudar mais, no momento. Se eu ver algo novo, informo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
o mouse no ar voce tem que movimentar ele com as maos e como nosso amigo falou isso é meio impossivel

Se ele se movimenta no ar provavelmente ele deve ter acelerômetros dentro (igual o joystick do Wii). Se é desta forma ele consegue pegar qualquer movimento que você faça com este mouse, movimento com a mão, movimento com a cabeça,... é mais fácil você ficar com um mouse em cima da cabeça preso em uma faixa / boné / chapéu do que ficar com um palito na boca controlando um trackpoint.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já desenvolvi projetos para pessoas com deficiências físicas, um exemplo foi uma cadeira stand up, que o paraplégico podia ficar em pé, este mercado é complicado, tudo é muito caro eu particularmente acho que exploram muito essas pessoas, na época uma cadeira importada como essa custava US$ 11.000, conseguimos fazer um modelo pra ser vendido por +- R$ 3000, em produção artesanal.

Bem vamos ao que interessa, curiosamente entrei no site que o amigo BetoUK recomendou para mostrar o Track ball e tive uma ideia instantânea:

Adaptar ou/e desenvolver um trackball desses que funcionaria da seguinte forma:

Ficaria na frente da boca da pessoa e ela controlaria a bola com a língua, ou com o queixo parece estranho, mas acho que é o melhor local para isso e os click dos botões seriam com o pressionamento da bola. Acredito que dessa forma o problema seria resolvido.

O mais complicado seria encontrar uma empresa incubadora pra desenvolver a ideia ou uma pessoa com aptidões pra realizar o feito.

Nos CEFETS de todo o País existiam fundações que utilizavam o talento dos alunos e as instalações tecnológicas para auxílio em projetos de pessoas e empresas, era muito produtiva a parceria, mas o Governo Federal proibiu essas fundações, "capando" toda essa maravilha, cortando empregos, desestimulando professores, alunos e acabando com o sonho de muita gente, infelizmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já desenvolvi projetos para pessoas com deficiências físicas, um exemplo foi uma cadeira stand up, que o paraplégico podia ficar em pé, este mercado é complicado, tudo é muito caro eu particularmente acho que exploram muito essas pessoas, na época uma cadeira importada como essa custava US$ 11.000, conseguimos fazer um modelo pra ser vendido por +- R$ 3000, em produção artesanal.

Bem vamos ao que interessa, curiosamente entrei no site que o amigo BetoUK recomendou para mostrar o Track ball e tive uma ideia instantânea:

Adaptar ou/e desenvolver um trackball desses que funcionaria da seguinte forma:

Ficaria na frente da boca da pessoa e ela controlaria a bola com a língua, ou com o queixo parece estranho, mas acho que é o melhor local para isso e os click dos botões seriam com o pressionamento da bola. Acredito que dessa forma o problema seria resolvido.

O mais complicado seria encontrar uma empresa incubadora pra desenvolver a ideia ou uma pessoa com aptidões pra realizar o feito.

Nos CEFETS de todo o País existiam fundações que utilizavam o talento dos alunos e as instalações tecnológicas para auxílio em projetos de pessoas e empresas, era muito produtiva a parceria, mas o Governo Federal proibiu essas fundações, "capando" toda essa maravilha, cortando empregos, desestimulando professores, alunos e acabando com o sonho de muita gente, infelizmente.

Achei essa a ideia melhor e talvés a perfeita; pois com a espátula na boca, ela está tendo desgaste dentário. Com o boné não dá, pois ela não tem movimentos no pescoço, e infelizmente só fica deitada.

Quero imensamente agradecer a cada um de vocês, que DEUS esteja cada vez mais fazendo parte da vida de cada um. Saibam todos que, apesar de não conhecê-los, eu e a Eliana, amamos cada um.

Muito obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

é o que eu disse antes: o problema, é que é muito caro. Poxa, o sambaquy tem experiência nisso, e isso é importante, já que é complicado realmente. o cameramouse tb e interessante, mas as limitações, pelo que vi, dificultam este uso.

Apesar desta coisa ser complicada, o trackball acaba sendo opção pelo custo, mesmo.

Poxa, nostromo, qualquer coisa, pergunte, peça que a gente vê o que pode fazer, porque é realmente importante este tipo de trabalho. Lamento poder não ter muito o que pôr aqui.

abraços a todos, e continuo acompanhando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!